1.
Introdução
Neste
presente trabalho irei desenvolver um completo Plano de Negócio, com base nas
diversas áreas do Empreendedorismo, para investir na abertura de uma empresa
que oferecerá serviços de beleza ao público feminino e masculino por meio de um
salão de beleza denominado Salão de Beleza Mauro Fashion.
2.
INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O EMPREMDIMENTO
Dados da Empresa Nome: Salão de Beleza Mauro
Fashion Ltda.
Endereço: Rua da padaria chambone em frente ao
cape-cape,Contacto;840466823,Email;www.Maurofashion@mz.com
2.1.Dados
dos Dirigente •Mauro Pedro
Pastrana – Sócio e Investidor do Salão
de Beleza Mauro Fashion responsável pelas áreas de; Marketing, Atendimento,
Novos Serviços
2.1.1.Previsão para o Inicio das atividades do
empreendimento
Estão
2previstas para iniciar na primeira Semana do 2* Trimestre de 2019 .
2.2.Definição
do Negócio
O Salão de beleza oferecerá aos seus
clientes masculino e feminino um
ambiente agradável e exclusivo com um leque completo de serviços de beleza
realizados por pessoas qualificadas e com produtos de qualidade. Os clientes
terão a sua disposição um atendimento personalizado e flexibilidade nos
horários a um custo/beneficio compatível com a sua renda.
2.3.Chaves para o Sucesso
Boa
Localização; Profissionais qualificados (Manicures, Cabeleireiros, Massagistas,
etc);
Atendimento
personalizado; Ambiente/Clima do local agradável; Conveniência nos serviços;
Boa
Qualidade dos serviços e produtos.
2.4.Necessidade do Mercado a ser Atendida
O Salão de Beleza Mauro Fashion visa atender
as necessidades de um público consumidor Homens e Mulheres – exigente que
valoriza a beleza e estão dispostos a gastar um pouco mais, que gostam de estar
na moda e que querem encontrar em um lugar só, com um atendimento personalizado,
todos os serviços de beleza.
3.O sector de serviços
é o principalmente
neste ramo de actividade, a experiência que consumidor tem com os serviços
prestado, e os atendimentos, procedimentos, ambiente, etc. É um factor crítico
para o sucesso do negócio dado que o nível de competitividade é alto.
Tais
necessidades são:
• Poder agendar com um profissional de sua
preferência;
• O consumidor estar num local no
qual ele se identifica;
•
Ter algumas comodidades: estacionamento, revistas actuais (moda, actualidades e
fofocas), café, água, refrigerante; •
Flexibilidade nos horários de atendimento
•
Ter a sua disposição o que existe de mais atual nos serviços oferecidos.
Visão da Empresa
Ser uma empresa admirada por seus clientes,
colaboradores e fornecedores bem como ser referência no segmento em que actua
pela qualidade dos serviços e produtos oferecidos.
Missão da Empresa
Oferecer o que existe de melhor, mais moderno
e mais bonito no mercado de beleza. Superar as expectativas dos nossos clientes
bem como promover um ambiente de trabalho aos nossos colaboradores propícios a
criatividade e ao bem estar de todos clientes.
Serviços oferecidos
pelo Salão de Beleza Mauro Fashion
O
Salão de Beleza Mauro Fashion oferecerá aos seus clientes diversos tipos de
serviços relacionados à beleza masculina e feminina. Apresentamos, organizados
por linha de serviços, os serviços que serão oferecidos pelo salão de Beleza
empresa.
Linha de Serviço
Cabelo
Coloração , Escova Simples
Escova Permanente
Escova Progressiva Luzes
Corte Feminino Corte Masculino
Hidratação Relaxamento
Mãos
e pé
Manicure
Pedicure
Depilação
1/2 Perna
Perna
Completa
Axila
Íntima
Virilha Íntima Completa
Sombrancelha
Estética
Corporal
Massagem
Relaxante
Drenagem
Linfática
Estética Facial
Limpeza
de pele
Estrutura
do Empreendimento
O Salão de Beleza Mauro Fashion terá uma
estrutura enxuta, porém flexível ao ponto de poder aumentar o nível de fornecimento
de serviços de acordo com o aumento da demanda.
Recursos Humanos
O
Salão de Beleza Mauro Fashion contará com os seguintes colaboradores. As
despesas com Recursos Humanos serão detalhadas na tabela a seguir:
Quantidade
|
Função
|
Salário
|
Carga Horária
|
4
|
Cabeleireiras\os
|
Salário fixo
|
10horas/dia
|
3
|
Manicures
|
Comissionada
|
10horas/dia
|
2
|
Depiladoras
|
Salário fixo
|
10horas/dia
|
3
|
Esteticista
|
Salário fixo
|
10horas/dia
|
1
|
Recepcionista
|
Comissionada
|
10horas/dia
|
1
|
Manobrista
|
Comissionado
|
8horas/dia
|
2
|
Faxineira
|
Salário
|
8horas/dia
|
Recursos
de Hardware
Os
recursos de hardware são os equipamentos necessários para o funcionamento do
salão de beleza. O local adequado para receber esses equipamentos será de 79m².
Os custos dos equipamentos bem como do aluguel
Recursos
de hardware necessários para o empreendimento
.
Qtde.
|
Descrição
|
1
|
Recepção
|
4
|
Poltronas
|
2
|
Lavatórios
|
2
|
Macas de Depilação/Massagem
|
4
|
Secadores
|
5
|
Mesas para manicures
|
Projecto do Salão de Beleza
O
projecto do salão de beleza foi desenvolvido para uma área de 79m², com uma
margem para crescer 30%, ou seja, aumentar a oferta de serviços sem a
necessidade de novos investimentos.
ANÁLISE DO MERCADO E DA
LOCALICAZÃO
Panorama Geral
do Sector de Beleza na Maxixe
De
acordo com os meus cálculos, existem na maxixe 415 empresas actuando no mercado
de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. Sendo que 10 empresas
de grande porte, com faturamento líquido sem impostos acima dos 10 milhões de
meticais, que representam 53,4% do faturamento total.
Sob o aspecto de emprego, o sector também apresentou
resultados importantes, quando comparado com os demais sectores. Conforme a
Federação das Indústrias de Inhambane, considerando o índice 100 para o nível
de emprego em Junho de 2017, o sector apresentou em Dezembro de 2017 o índice
de 122,08 – o melhor desempenho entre os 20 sectores analisados - versus índice
de 70,30 para a média geral da indústria Moçambicana, como podemos constatar na
Tabela 7, são
Oportunidades
de trabalho criados pelo sector nos Anos de 2017-2018
ANO
|
2017
|
2018
|
Crescimento
|
Crescimento Médio Anual
|
|
Produção e Administração
|
30,1
|
54,4
|
81,1%
|
5,5%
|
|
Lojas
|
11,0
|
26,7
|
142,7%
|
||
8,4%
|
|||||
Revendedoras- venda directa
|
510,0
|
1.644,6
|
222,5%
|
11,2%
|
|
94,6%
|
|||||
Profissionais de Beleza
|
579,0
|
1.126,9
|
6,2%
|
||
135,6%
|
8,8%
|
||||
TOTAL
|
1.130,1%
|
2.852,7%
|
Local escolhido para o Salão de Beleza Mauro
Fashion
local
escolhido para a implantação do Salão de Beleza Mauro rua da padaria chambone
em frente ao bar Cape -Cape. Uma região tipicamente residencial de classe média
que conta com uma micro região comercial de aproximadamente 1,2 km² com óptimo
fluxo de pessoas, local de fácil acesso tanto de carro como de transporte
público.
A
escolha desse local feita com base em dois factores:
1-O fato dos sócios já terem
conhecimento mercado lógico do bairro e já estarem familiarizados com perfil de
publico alvo do empreendimento;
2. De os dados socioeconómicos
do bairro serem mais atractivos para o empreendimento do que os dos bairros
mais próximos.
Dados
Socioeconómicos do Mercado-Alvo
De
acordo com os estudos feitos no local escolhido para o empreendimento é na zona
da padaria chambone localizado no distrito
de Maxixe.
Justificativa da Escolha do Lugar
A da
Padaria Chambone era até mesmo antes do inicio da elaboração do plano de
negócios para o Salão de Beleza Mauro Fashion, o local que os sócios
investidores já tinham conhecimento e desde então ficou estabelecido que este
fosse o bairro a ser implantando o empreendimento.
Público Alvo
do Salão de Beleza Mauro Fashion
Esta
parte da área dos bairros adjacentes
correspondem a uma área de 1,8 km², considerando que tem uma densidade
demográfica de 6.730 habitantes por km²,
teremos uma população de 12.114 pessoas. Considerando que 83 % da
população têm idade acima de 15 anos, nosso mercado consumidor é de 10.055
pessoas sendo 53% mulheres e 47% mulheres.
4.5.1
Perfil do Público Alvo
O
público alvo do Salão de Beleza Mauro fashion são os homens e mulheres que
valorizam a beleza, gostam de estar na moda e querem encontrar em um só lugar,
com atendimento personalizado e de qualidade, todos os serviços de beleza.
Publico
“Free Time”: Pessoas que moram
no bairro e que tem tempo livre disponível para ficar um pouco mais no salão de
beleza para se cuidar, são principalmente as mulheres donas de casa, estudantes
que ainda não exercem uma profissão. Este público consumiria um ou mais serviços do perfil do salão de beleza.
Público
“Passageiro”
Homens
e mulheres que trabalham na região, devido à vocação comercial do local, que
procuram um lugar que ofereça serviço rápido e com qualidade. Essas pessoas
frequentaram o Salão de Beleza Mauro Fashion no final do expediente e no
horário de almoço. Este público consumiria mais serviços de cabeleireiro,
manicure e pedicure.
Público
“Hard Work’’
Homens
e mulheres que moram na região e trabalham longe, mas gostaria de passar no
final do expediente para usufruir dos serviços: manicure, pedicure e cabeleireiro.
Esse público apesar de estar longe do Salão de Beleza Mauro fashion, gostaria
de ter o atendimento mais personalizado de um estabelecimento de bairro.
Idade do Público Alvo
De
acordo com os cálculos populacionais, 3,
80% da população de Maxixe têm idade
acima de 15 anos. O Salão de Beleza Mauro Fashion tem como idade alvo, as
pessoas que tem entre 20 e 60 anos, ou seja, suas acções de marketing serão
voltadas para esse público-alvo. Nada impedira de atender idades que estão
abaixo ou acima da faixa etária do público-alvo seleccionado
PLANO
DE MARKETING
Uma
empresa raramente consegue satisfazer a todos em um mercado. Nem todos gostam
do mesmo refrigerante, automóvel, faculdade ou filme. Sendo assim, os profissionais
de marketing segmentam o mercado. Identificam e traçam os perfis de compradores
que poderão adquirir seus serviços, em um determinado nicho de mercado, bem
como seus potencias concorrentes. Da análise destas variáveis a empresa define
o seu posicionamento e a estratégia que vai seguir neste mercado, de acordo com
o seu nicho de mercado para buscar um diferencial em relação aos concorrentes.
Estratégia de Promoção
O objectivo do Salão de Beleza Mauro Fashion , de
acordo com a estratégia de propaganda
diferenciando, é atender um determinado segmento de público alvo numa
determinada área geográfica de forma diferenciada aos seus concorrentes e com o
isso canalizar seus esforços, recursos humanos e financeiros para atingir tal
público alvo. Da ferramenta de Marketing Promoção, vamos fazer uso das
seguintes acções:
Propaganda
Elaboração
de folhetos institucionais para serem distribuídos, com o objectivo de
divulgar,
reforçar
a marca entre os actuais clientes e prospectar novos clientes.
Público
Alvo: Moradores, pessoas que trabalham na região.
Elaboração
de folhetos promocionais, com o objectivo de divulgar novas promoções: de datas
especiais
e/ou comemorativas, de semanas especiais ou de fim de semana. Público Alvo:
Moradores e pessoas que trabalham na região.
Marketing
Directo:
Envio
de mala directa para os actuais clientes e potencias clientes;
Promoções:
Cartão
de Fidelidade: cartão similar no qual
o cliente acumula pontos para ser usado no pagamento de serviços por ele mesmo
ou por pessoas que indicadas por ele. Este cartão acumulará pontos quando for
usado no próprio salão de beleza bem como nos estabelecimentos convenientes.
Datas Comemorativas: Serão promovidos
descontos especiais em datas especiais: dias dos pais, dias das mães, dias dos
namorados, dia de aniversários.
Estratégia de Serviços
O
Salão de Beleza Mauro Fashion concentrará 70% dos seus esforços nos assuntos
relacionados prestação de serviços, tal atenção dá pelo fato de ser o alicerce
da missão do negócio e o diferencial em relação aos concorrentes. Além do leque
de serviços oferecidos aos clientes, o salão de beleza empresa fará algumas
acções com objectivo de fortalecer o relacionamento e a fidelização junto ao
seu público-alvo, tendo como os principais pontos:
-Treinamento
dos Funcionários;
-Atendimento
personalizado;
-Qualidade
nos serviços prestados;
-Aprimoramento
dos métodos de aplicação dos serviços;
-Parcerias
com empresas
Análise Financeira do
Empreendimento
Uma
das etapas mais importante na elaboração de um projecto industrial é a análise
de sua viabilidade económica e financeira do projecto. Nesta secção iremos
analisar a viabilidade económica do projecto, ou seja, verificar se o projecto
é rentável a ponto de trazer retorno financeiro para cobrir o investimento
inicial num determinado período de tempo e para isso, utilizaremos as
ferramentas de analise da Engenharia Económica. A Engenharia Económica é
importante para todos que precisam decidir sobre propostas tecnicamente
correctas, e seus fundamentos podem ser utilizados tanto para empresas privadas
como estatais e se baseia na matemática financeira, que se preocupa com o valor
do dinheiro no tempo. Apresentemos de forma breve os principais métodos.
Investimento
inicial
Investimento Inicial
|
||
N*
|
Descrição
|
Valores em (MT)
|
1
|
Construção Civil
|
10 000 000
|
2
|
2 Moveis e Acessórios
|
45
000
|
3
|
Pacote inicial para salão de beleza
|
8 000 000
|
4
|
Estrutura da Informática
|
5 300 00
|
Valor TOTAL
|
23345000
|
Projecção das Despesas com
Recursos Humanos
Cargo
|
Quantidade
|
Salário
|
Total Mensal
|
Total Anual
|
Recepcionista
|
1
|
4000
|
4000
|
48000
(Mts)
|
Cabeleireiro
|
4
|
5000
|
20
000
|
240
000 (Mts)
|
Fachineira
|
2
|
3000
|
6000
|
72000 (Mts)
|
Esteticista
|
3
|
3000
|
9000
|
108
000 (Mts)
|
Manicure
|
4
|
2000
|
8000
|
96000 (Mts)
|
Depiladora
|
2
|
1500
|
3000
|
36000 (Mts)
|
Manobrista
|
1
|
1300
|
1300
|
156000 (Mts)
|
Projecção das Despesas com
Vendas e Marketing
Numero
|
Quantidade
|
Descrição
|
Custo
Semanal
|
Custo
Mensal
|
Custo
Anual
|
|
1
|
Propaganda
|
Valores
(Mts)
|
||||
2
|
Promoções
|
100
|
400
|
4800
|
||
3
|
Cartões de Visita
|
150
|
600
|
7200
|
||
Total =
|
250
|
1000
|
12 000
|
Projecção dos Custos Fixos
Mês/ano
|
Outubro(2016)
|
Maio(2017)
|
Julho(2018)
|
||||
Previsto
|
Realizado
|
Previsto
|
Realizado
|
Previsto
|
Realizado
|
||
Saldo
inicial
|
1
000 00
|
1
000 00
|
2 000 00
|
2 000 00
|
1500 00
|
1500 00
|
|
Dinheiro
|
3500
|
3500
|
4500
|
3500
|
2300
|
1300
|
|
Cheque
|
10,000
|
10,000
|
23000
|
23000
|
1500
|
3500
|
|
Total de entrada
|
113500
|
103500
|
227500
|
226500
|
153800
|
154800
|
|
Fornecedores
|
2 000
|
1000
|
300
|
250
|
1200
|
1200
|
|
Agua
e luz
|
450
|
430
|
1230
|
1350
|
2200
|
2300
|
|
Telefones
|
18700
|
23400
|
34500
|
34500
|
3000
|
2000
|
|
Despesas
Bancárias
|
13400
|
45600
|
5670
|
5470
|
2450
|
1230
|
|
Propaganda
|
10 000
|
150 00
|
2 000 00
|
1400 00
|
23400
|
12700
|
|
Equipamentos
|
12400
|
34000
|
34500
|
45690
|
13 000
|
13 000
|
|
Outras
despesas
|
24 000
|
45 000
|
34 000
|
456 000
|
345 000
|
234 000
|
|
Investimento
|
167 000
|
423 000
|
348 00
|
348 00
|
300 00
|
350 00
|
|
Impostos e taxas
|
134 00
|
150 00
|
234 00
|
134 00
|
234 00
|
234 00
|
|
Total de Saída
|
2492900
|
5889300
|
369300
|
719400
|
443650
|
114230
|
|
Saldo Final
|
2606400
|
5993800
|
596800
|
945900
|
597450
|
269030
|
Análise
da Concorrência
No mercado de salões de beleza, até então,
a concorrência era pequena, com uma clientela geralmente fixa, que só procurava
a concorrência caso os serviços não eram oferecidos de forma satisfatória. Entretanto,
hoje há uma grande concorrência com o crescimento das redes, principalmente a
rede de venda de cosméticos de beleza , que estão se instalando nos principais
bairros, o que pode fazer com que muitos pequenos estabelecimentos de bairros
deixem o mercado, como ocorreu com as barbearias tradicionais.
Apesar de ser difícil de
quantificar, podemos considerar também como concorrentes, os produtos de beleza
da categoria “faça você mesmo”. São produtos de tinturas, tratamentos, limpeza
de pele que são vendidos em lojas de cosméticos, supermercados para o público
que gosta de cuidar da beleza, mas não querem para ir ao salão de beleza que
geralmente é mais caro.
A concorrência no segmento de beleza na cidade de maxixe é
alta. De acordo com os cálculos feitos, detectamos que existem 6 potenciais
concorrentes em um raio de 600 metros, sendo 5 concorrentes num raio de 200
metro . Cada estabelecimento oferece uma composição de leque de serviços de
beleza parecidos em alguns casos.
Fornecedores
A
Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos existentes na maxixe 113
empresas actuando no mercado de produtos de higiene pessoal, cosméticos e
perfumaria, sendo que, na área de produtos acabados, 15 empresas são de grande
porte (vendas líquidas superiores a 100 milhões/ano) e representam 76% do
faturamento total. Mais de 400 marcas diferentes de produtos de perfumaria,
cosméticos e de higiene pessoal importados, estão presentes no mercado
Moçambicano. Na sua grande maioria, 46,36 % do total, estão localizadas na
Província de Inhambane, que compreende
21,4% da população e aproximadamente 27% do potencial de consumo dos produtos.
Apesar
do mercado, dos fornecedores, ser concentrado, os salões de beleza têm a sua
disposição inúmeras empresas que fornecem linhas completas de produtos, ou
seja, insumos para os salões de beleza. Fornecem produtos que vão desde os
cosméticos usados no dia-a-dia, equipamentos até softwares de agenciamento do
negócio de beleza. Diante disso, constatamos que o São de Beleza Mauro Fashion não
terá problema com o abastecimento de suprimentos de insumos.
Os
produtos do sector são distribuídos através de três canais básicos:
• Distribuição
tradicional, incluindo o atacado e as lojas de varejo;
• Venda
directa, evolução do conceito de vendas domiciliares;
• Industria,
lojas especializadas e personalizadas
Neste
ramo de actividade, de institutos de beleza e salões de beleza, a escolha dos
fornecedores, produtos, condições de pagamento ou meios de compra (directo do
fabricante ou por meio do distribuidor), esta directamente ligada ao segmento
de mercado que o salão de beleza vai actuar e também pelo porte do negócio.
O
Salão de Beleza Mauro Fashion adoptará como seu fornecedor o distribuidor ABDUL
COSMETICOS. Empresa que actua desde 2016, na distribuição de produtos das
melhores marcas das áreas de beleza e estética e na fabricação de móveis e
equipamentos para salões, institutos e clínicas de estéticas. Estão as
principais marcas/fabricantes de produtos para o sector de beleza.
A escolha do ABDUL
COSMETICOS se justifica pelo fato de o
Salão de Beleza Mauro Fashion ser mais atractivo de comprar de um distribuidor
do que directamente do fabricante. Os preços de compra por meio do fabricante
são mais altos do que os vendidos pelos distribuidores, devido ao baixo de
volume de compra por parte do Salão de Beleza Mauro Fashion. Outro factor
positivo é a facilidade de encontrar em um lugar só todos os produtos e
acessórios necessários ao nosso negócio, além de poder contar com a acessória
de consultores especializados no ramo de beleza.
PLANO DE MARKETING
Uma
empresa raramente consegue satisfazer a todos em um mercado. Nem todos gostam
do mesmo refrigerante, automóvel, faculdade ou filme. Sendo assim, os
profissionais de marketing segmentam o mercado. Identificam e traçam os perfis
de compradores que poderão adquirir seus serviços, em um determinado nicho de
mercado, bem como seus potencias concorrentes. Da análise destas variáveis a
empresa define o seu posicionamento e a estratégia que vai seguir neste
mercado, de acordo com o seu mercado
para buscar um diferencial em relação aos concorrentes.
Das ferramentas de marketing
disponíveis: Produto, Preço, Distribuição e Propaganda. O Salão de Beleza Mauro
Fashion vai trabalhar as seguintes de marketing com o objectivo de atingir o
seu mercado alvo: Produto/Serviços e Propaganda.
Posicionamento do Salão de Beleza Mauro Fashion
O processo de posicionamento é
uma sequência natural do processo estratégico de segmentação de mercado. A
análise voltada para a segmentação permite verificar como o mercado é definido
e direccionar os esforços de marketing para uma ou mais oportunidades de
mercado. O posicionamento direcciona-se a um segmento de mercado alvo e
possibilita avaliar como competir mais efectivamente naquele segmento.
O verdadeiro posicionamento é o processo de
distinguir uma empresa ou um produto de seus competidores com base em dimensões reais - produtos ou valores
corporativos significativos para seus consumidores - para se tornar a empresa
ou o produto preferido no mercado. O posicionamento auxilia os consumidores a
distinguir as diferenças entre produtos concorrentes, de modo que possam escolher aquele percebido como o de maior
valor e o que preenche exactamente as suas necessidades e desejos.
O Salão de Beleza Mauro Fashion vai se posicionar como
um negócio de beleza no qual o seu público-alvo terá a sua disposição em um
único lugar um completo portfólio de serviços voltados aos cuidados da beleza.
O objectivo do negócio é não bater de frente com os
concorrentes do mercado, a estratégia será trabalhar com a segmentação de
especialização selectiva , ou seja, são escolhidos os segmentos que apresentam
atractividade e são adequados aos objectivos e recursos da empresa. Não é
indispensável haver sinergia entre eles, mas todos devem ser potencialmente
rentáveis. Essa cobertura estratégica tem a vantagem de diversificar o risco da
emprese.
Diferencial Competitivo do Serviço do Salão de Beleza
Mauro Fashion
Ao
lidar com as forças competitivas, uma empresa pode escolher entre três
estratégias genéricas: liderança em custo, diferenciação e enfoque.
Ao
adoptar a estratégia de liderança em custo, a empresa objectiva minimizar seus
custos, seja através do aumento substancial da escala de produção, seja por
meio de um forte controle de custos e despesas gerais ou mesmo através da
redução de custos em áreas como P&D, assistência, força de vendas,
publicidade.
A
estratégia de diferenciação, por sua vez, visa “...diferenciar o produto ou o
serviço oferecido pela empresa, criando algo que seja considerado único ao
âmbito de toda a indústria. Assim, as fontes de diferenciação para uma empresa
e seus produtos e serviços podem ser a marca, a tecnologia empregada, os
serviços personalizados, a rede de fornecedores Com a estratégia de enfoque a
empresa opta por actuar em um ambiente competitivo estreito dentro de uma
indústria, como um segmento específico de clientes ou um determinado mercado
geográfico, por exemplo. Ao fazê-lo, a empresa pode adorar um enfoque nos
custos ou na diferenciação.
Exemplos de características de
empresas que poderiam constituir uma vantagem competitiva incluem:
• Foco no cliente, valor para o cliente;
• Qualidade superior do produto ou serviço;
• Distribuição ampla;
• Alto valor de marca e reputação positiva da empresa;
• Técnicas de produção com baixo custo;
• Patentes, direitos autorais e de propriedade
industrial;
• Protecção do governo (subsídios e monopólio);
• Equipe gerências e de funcionários superior;
• Preço baixo.
Salão de Beleza Mauro Fashion
vai adoptar a estratégia de enfoque, ou seja, competir num mercado em enfoque
na diferenciação dos serviços prestados, por meio da qualidade do atendimento
aos clientes, ou seja, proporcionar ao cliente uma elevada satisfação ao
experimentar os nossos serviços. Esta estratégia vem de encontro com o espaço
deixado por seus potenciais concorrentes, que tem seu enfoque na diferenciação
por preço. Este enfoque, qualidade de atendimento aos clientes, será sustentado
pelo treinamento dos funcionários da linha de frente, que terão contacto
directo com os clientes.
Estratégia de
Promoção
O objectivo do Salão de Beleza Mauro Fashion, de
acordo com a estratégia de enfoque
diferenciando, é atender um determinado segmento de
público alvo numa determinada área
geográfica de forma
diferenciada aos seus concorrentes e com o isso
canalizar seus esforços, recursos humanos e
financeiros para atingir tal público alvo. Da
ferramenta de Marketing Promoção, vamos fazer uso
das seguintes acções:
• Propaganda:
Elaboração
de folhetos institucionais para serem distribuídos, com o objectivo de
divulgar,
reforçar a marca entre os actuais clientes e prospectar novos clientes.
Público
Alvo: Moradores, pessoas que trabalham na região.
Elaboração
de folhetos promocionais, com o objectivo de divulgar novas promoções: de datas
especiais e/ou comemorativas, de semanas especiais ou de fim de semana. Público
Alvo: Moradores e pessoas que trabalham na região.
• Marketing
Directo:
Envio de mala directa para os actuais clientes e
potencias clientes;
• Promoções:
Cartão
de Fidelidade: cartão similar ao de
milhas no qual o cliente acumula pontos para ser usado no pagamento de serviços
por ele mesmo ou por pessoas que indicadas por ele. Este cartão acumulará
pontos quando for usado no próprio salão de beleza bem como nos estabelecimentos
conversados.
Datas
Comemorativas: Serão promovidos
descontos especiais em datas especiais: dias dos pais, dias das mães, dias dos
namorados, dia de aniversários.
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