terça-feira, 25 de junho de 2019

MIC


Indice
Introdução……………………………………………………………………….4
Objectivos………………………………………………………………………5
Justificativa da pesquisa………………………………………………………..5
Problema da pesquisa……………………………………………………….….6
Hipotises……………………………………………………………………......7
Revisão da literatura……………………………………………………………7
Definição e discussão dos conceitos……………………………………………8
Metodologias da pesquisa……………………………………………………...9
Cronograma de actividades……………………………………………………10
Orçamento…………………………………………………………………….10
Conclusão..........................................................................................................11
Bibliografia……………………………………………………………………12








INTRODUCAO
O presente trabalho surge na sequência das constatações havidas durante as aulas tidas na UP-Maxixe onde contactou o impacto social de construção de uma escola Secundaria no Município da Maxixe: caso do bairro Manhala Rex.
De referir que vai se falar sobre o impacto social da construção de uma escola secundária, essa proposta provém das dificuldades que a maior parte dos alunos residentes no bairro escolhido ter falta duma escola secundária, desde modo leva aos moradores daquela urbe, assim como os bairros vizinhos como por exemplo: Rumbana, Joacane, C3 e Mahangue a percorrerem longas distâncias atrás duma escola secundária e muitas das vezes chegam a desistir. Em outra vertente, pretende-se com este, contribuir na urbanização da cidade e minimizar os problemas inerentes no que tange aos problemas económicos para o transporte escolar. 


1.      OBJECTIVOS

1.1.Objectivo geral
1.1.1.      Estudar o impacto Social da construção de uma escola secundaria em Manhala Rex

1.2.Objectivos Específicos
1.2.1.      Identificar as causas do impacto Social da construção de ema escola na área de estudo;

1.2.2.      Comparar o antes e o depois apois da construção da escola Secundaria em Manhala Rex;

1.2.3.      Organizar medidas para rápido desenvolvimento educacional naquele bairro.

2.      JUSTIFICATIVA
A escolha deste tema pelo qual se concede o presente tema tem motivação de varias ordens, a destacar:
O conhecimento sobre o facto de existentência de alguns jovens que não apresentam pelo menos o nível básico do ensino geral, gerado por falta  de uma escola secundária nas proximidades das suas residências, isto condiciona a varias desistências .
 Encarado como ponto de partida para proporcionar formas de minimização do problema propondo ideias melhorativas para evitar que as próximas gerações tenham o mesmo problema.
A preocupação de identificar o impacto de construção de uma escola secundaria, no lado possessivo para bairro de Manhala Rex.
Sendo uma cidade que se encontra num país ainda em via desenvolvimento o mais básico é, através  de construções de instituições públicas podem estes contribuírem para o desenvolvimento do país em particular a cidade Maxixe.
Para tal é importante investigar a dimensão do problema com vista a garantir a nível local, regional e nacional algumas práticas que possam ser usadas na redução do analfabetismo dos cidadãos, visando aumentar as escolas e implementar esforços relacionados ao processo construção.
3.      PROBLEMA DE PESQUISA
A educação escolar assume grande parte no âmbito dos problemas de falta de escolas secundarias, que preocupam a população de Inhambane em geral o distrito da Maxixe em particular aos seus arredores o bairro de Manhala Rex, dai que a abordagem deste fenomino demonstra a sua longa existência e uma continua evolução estimuladas pelos vários factores que contribuem para vulnerabilidade da área de estudo.
Desta forma que o nível de educação naquele bairro tornasse lento desta forma construíra-se uma escola secundaria para minimizar esse problema que assola aquele bairro.
Diante deste factores colocasse a seguinte questão:
Qual e o impacto social da construção de escola Secundaria na Manhala Rex?

4.      HIPOTESE
4.1.Muita participação dos alunos que já não frequentavam a escola devido a falta de escola Secundaria naquele bairro;
4.2.O nível de educação na área de estudo mudara rápido.






5.      REVISÃO DE LITERATURA
Na concepção de DANILO GANDIN A construção de de projecto politico-pedagogico e uma tarefa complexa porem necessária para aqueles que buscam uma educacao voltada para construção de uma sociedade mais justa e que respeite as diferenças.

Na concepção de (DEWEY) por exemplo, a educação é uma necessidade que garante a continuidade da vida humana, através da transmissão constante das experiências acumuladas pelo grupo às novas gerações, que deve cumprir a função social de produzir um ser humano “plenamente desenvolvido”. Por isso é considerado por ele uma instancia social positiva.
(DEWEY )  salienta a importância da educação que integre o desenvolvimento natural à eficiência social. Tal concepção de homem, aliada a uma concepção da educação que produz este homem, ocorreria num contexto mais amplo de definição da sociedade ideal, a sociedade democrática. Nesta sociedade a socialização seria o processo que expõe o indivíduo ao pensamento cientifico, levando-o a uma visão mais racional do mundo.
 Para ( KATRIN) a escola cumpre um papel ideologicamente, ou seja, através de uma imposição sutil, leva os educandos a adquirirem uma visão de mundo compatível com a manutenção da sociedade de classes; assim, ela está a serviço dos interesses dos grupos que nesta formação social monopolizam o poder económico, social , político e cultural.
Subjacente a essas duas formas extremas de conceber o papel social da educação escolar, encontram-se as duas tendências teóricas mais representativas do pensamento sociológico.
O funcionalismo que tem em (DURKHEIM) seu representante mais importante e como principio constitutivo a integração. E o materialismo histórico, formulado por Marx e continuado por outros, que tem como principio constitutivo o principio da contradição.




6.      Discussão dos conceitos

A escola é uma instituição concebida para o ensino de alunos sob a direcção de professores. A maioria dos países têm sistemas formais de educação, que geralmente são obrigatórios.

O ensino secundário ou educação secundária constitui o ensino ministrado aos adolescentes, com idades que podem ir dos 10 aos 18 anos, conforme o país e o seu sistema educativo. Carateriza-se por constituir uma transição do ensino primário (tipicamente obrigatório, genérico e ministrado às crianças) para o ensino terciário (tipicamente opcional, especializado e ministrado a adultos
Educação é o ato de educar, de instruir, é polidez, disciplinarmente.


7.      METODOLIA DE TRABALHO
Tendo em conta que este projecto tem por objectivo contribuir de uma certa forma no desenvolvimento do bairro, é necessário apresentar alguns métodos  usados para a descoberta do problema inerente na pesquisa do tema em estudo, assim sendo teve-se como método de estudo e avaliação  dos problemas encontrados no processo de uma pequena visita que durou uma semana, obedeceu a seguinte sequencia:
7.1. Técnicas de colectas de Dados
Segundo Gil (2002:121) técnicas de colecta de dados são o conjunto de preceitos ou processos que se serve uma ciência; são instrumentos usados durante o trabalho de campo para colher dados referentes as hipóteses levantadas.
Para o presente trabalho foram usadas as seguintes técnicas: entrevistas e observação directa.
7.2. Entrevista
A entrevista foi utilizada para a recolha de dados acerca do impacto social de construção de escola secundaria no bairro de Manhala Rex.. Esta técnica foi importante para completar os dados obtidos na pesquisa bibliográfica. No uso desta técnica foi privilegiado o contacto directo com as estruturas e habitantes daquele bairro. Este exercício pretendia colher informações sobre o problema de falta de escola secundaria na área de estudo, os impactos causados pela sociedades  as formas de resolução desse problema.

 7.3. Observação directa
A observação directa possibilitou o ponto auge deste trabalho, como também, a interacção entre o pesquisador e o problema. Foi caracterizada por duas fases bem distintas: fase exploratória e fase do trabalho de campo.
A fase exploratória ou de reconhecimento decorreu no mês de Maio de 2015, onde o pesquisador entrou em contacto com as estruturas do bairro de modo a lhes esclarecer o trabalho que pretendia efectuar. Ainda nesta fase fez-se a observação preliminar do facto em estudo bem como aviso prévio de alguns residentes da área de estudo a não ficarem surpreendidos com as entrevistas na fase subsequente.










8.      CRONOGRAMA DE ACTIDADES

ACTIVIDADES/ PERIODOS
1
2
3
4
5
6
7
8
1
Levantamento  da literatura
x







2
Montagem do projecto

x






3
Colecta de dados


x
x
X



4
Tratamento de dados


x
x
X
x
x

5
Elaboração do relatório final



x
X
x
x
x
6
Revisão do texto





x
x

7
Entrega do trabalho







x


9.      ORÇAMENTO
Número de ordem
Actividades
Material
Valor monitario (mt)
01
Visita a area de estudo e diagnostico da situação actua
Transporte e agua
200mt
02
Elaborar entrevista para a recolha de dados
Digitação e impressão de 40 fórmulas
300mt
03
Realização da entrevista
Transporte e lanche
500mt






Conclusão
O trabalho em estudo, abordou assuntos relacionados com o i impacto social de construção de uma escola Secundaria no Município da Maxixe: caso do bairro Manhala Rex.
Depois de tanta leitura em obra literárias conclui-se que a construção das escolas contribui bastante no desenevoamento socioeconómico de uma região e que a educação e a base de desenvolvimento individual e social de um individuo.
Através das metodologias usadas na realização deste permitiram uma boa Calheta de dafos sobre o problema em estudo e assim como ouvir as diversas percepcoes que  os indivíduos  teem em torno do impacto social de construção de uma escola.
Com as informações obtidas na região e durante a revisão bibliográfica  com base nos manuais obtidos na instituição conclui-se que o bairro de Manhala, cidade da Maxixe enfrenta graves problemas de escolaridade, por falta de uma escola secundaria no mesmo bairro.
Como forma de solucionar este problema optou-se por falar do impacto social de construção de uma escola Secundaria no Município da Maxixe: caso do bairro Manhala Rex.



Bibliografia
GANDIN, Danilo e GANDIN, Luís Armando. Temas para um projeto político-pedagógico.
Petrópolis-RJ: Vozes, 1999
LUDKE, Menga e ANDRE, Marli E.D.A; Pesquisa em educacao: abordagens qualitativas. S. Paulo: 1986.
SATOS, Luis Fernando Amaral ; Metodos e tecnicas de pesquisa II; S. Paulo
Ministerio de educacao; Dicionaro Universal ; Moçambique editora, Maputo
www. Significados . com. B r  / educacao /


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