Introdução……………………………………………………………………….4
Objectivos………………………………………………………………………5
Justificativa da pesquisa………………………………………………………..5
Problema da pesquisa……………………………………………………….….6
Hipotises……………………………………………………………………......7
Revisão da literatura……………………………………………………………7
Definição e discussão dos conceitos……………………………………………8
Metodologias da pesquisa……………………………………………………...9
Cronograma de actividades……………………………………………………10
Orçamento…………………………………………………………………….10
Conclusão..........................................................................................................11
Bibliografia……………………………………………………………………12
INTRODUCAO
O presente trabalho surge na sequência das constatações
havidas durante as aulas tidas na UP-Maxixe onde contactou o impacto social de construção
de uma escola Secundaria no Município da Maxixe: caso do bairro Manhala Rex.
De referir que vai se falar sobre o impacto social da
construção de uma escola secundária, essa proposta provém das dificuldades que
a maior parte dos alunos residentes no bairro escolhido ter falta duma escola
secundária, desde modo leva aos moradores daquela urbe, assim como os bairros
vizinhos como por exemplo: Rumbana, Joacane, C3 e Mahangue a percorrerem longas
distâncias atrás duma escola secundária e muitas das vezes chegam a desistir.
Em outra vertente, pretende-se com este, contribuir na urbanização da cidade e minimizar
os problemas inerentes no que tange aos problemas económicos para o transporte
escolar.
1. OBJECTIVOS
1.1.Objectivo geral
1.1.1.
Estudar o impacto Social da construção de uma escola
secundaria em Manhala Rex
1.2.Objectivos Específicos
1.2.1.
Identificar as causas do impacto Social da construção de
ema escola na área de estudo;
1.2.2.
Comparar o antes e o depois apois da construção da escola
Secundaria em Manhala Rex;
1.2.3.
Organizar medidas para rápido desenvolvimento educacional
naquele bairro.
2.
JUSTIFICATIVA
A escolha deste
tema pelo qual se concede o presente tema tem motivação de varias ordens, a
destacar:
O conhecimento
sobre o facto de existentência de alguns jovens que não apresentam pelo menos o
nível básico do ensino geral, gerado por falta
de uma escola secundária nas proximidades das suas residências, isto
condiciona a varias desistências .
Encarado como ponto de partida para
proporcionar formas de minimização do problema propondo ideias melhorativas
para evitar que as próximas gerações tenham o mesmo problema.
A preocupação
de identificar o impacto de construção de uma escola secundaria, no lado possessivo
para bairro de Manhala Rex.
Sendo uma
cidade que se encontra num país ainda em via desenvolvimento o mais básico é,
através de construções de instituições
públicas podem estes contribuírem para o desenvolvimento do país em particular
a cidade Maxixe.
Para tal é
importante investigar a dimensão do problema com vista a garantir a nível
local, regional e nacional algumas práticas que possam ser usadas na redução do
analfabetismo dos cidadãos, visando aumentar as escolas e implementar esforços
relacionados ao processo construção.
3.
PROBLEMA DE PESQUISA
A educação escolar assume grande parte no âmbito dos problemas de falta de
escolas secundarias, que preocupam a população de Inhambane em geral o distrito
da Maxixe em particular aos seus arredores o bairro de Manhala Rex, dai que a
abordagem deste fenomino demonstra a sua longa existência e uma continua evolução
estimuladas pelos vários factores que contribuem para vulnerabilidade da área
de estudo.
Desta forma que o nível de educação naquele bairro tornasse lento desta
forma construíra-se uma escola secundaria para minimizar esse problema que
assola aquele bairro.
Diante deste factores colocasse a seguinte questão:
Qual e o impacto social da construção de escola Secundaria na Manhala Rex?
4.
HIPOTESE
4.1.Muita participação dos alunos que já
não frequentavam a escola devido a falta de escola Secundaria naquele bairro;
4.2.O nível de educação na área de estudo
mudara rápido.
5.
REVISÃO DE LITERATURA
Na concepção
de DANILO GANDIN A construção de de projecto politico-pedagogico e uma
tarefa complexa porem necessária para aqueles que buscam uma educacao voltada
para construção de uma sociedade mais justa e que respeite as diferenças.
Na concepção
de (DEWEY) por exemplo, a educação é uma necessidade que garante a
continuidade da vida humana, através da transmissão constante das experiências
acumuladas pelo grupo às novas gerações, que deve cumprir a função social de
produzir um ser humano “plenamente desenvolvido”. Por isso é considerado por
ele uma instancia social positiva.
(DEWEY ) salienta a importância da educação que
integre o desenvolvimento natural à eficiência social. Tal concepção de homem,
aliada a uma concepção da educação que produz este homem, ocorreria num
contexto mais amplo de definição da sociedade ideal, a sociedade democrática.
Nesta sociedade a socialização seria o processo que expõe o indivíduo ao
pensamento cientifico, levando-o a uma visão mais racional do mundo.
Para ( KATRIN) a escola cumpre um papel
ideologicamente, ou seja, através de uma imposição sutil, leva os educandos a
adquirirem uma visão de mundo compatível com a manutenção da sociedade de
classes; assim, ela está a serviço dos interesses dos grupos que nesta formação
social monopolizam o poder económico, social , político e cultural.
Subjacente a
essas duas formas extremas de conceber o papel social da educação escolar,
encontram-se as duas tendências teóricas mais representativas do pensamento
sociológico.
O
funcionalismo que tem em (DURKHEIM) seu representante mais importante e
como principio constitutivo a integração. E o materialismo histórico, formulado
por Marx e continuado por outros, que tem como principio constitutivo o
principio da contradição.
6.
Discussão dos conceitos
A escola é uma instituição concebida para o
ensino de alunos sob a direcção de professores. A maioria dos países têm
sistemas formais de educação, que geralmente são obrigatórios.
O ensino secundário ou educação secundária
constitui o ensino ministrado aos adolescentes, com idades que podem ir dos 10
aos 18 anos, conforme o país e o seu sistema educativo. Carateriza-se por
constituir uma transição do ensino primário (tipicamente obrigatório, genérico
e ministrado às crianças) para o ensino terciário (tipicamente opcional,
especializado e ministrado a adultos
Educação é o ato de educar, de instruir, é
polidez, disciplinarmente.
7.
METODOLIA DE TRABALHO
Tendo em conta que este projecto tem por objectivo
contribuir de uma certa forma no desenvolvimento do bairro, é necessário apresentar
alguns métodos usados para a descoberta
do problema inerente na pesquisa do tema em estudo, assim sendo teve-se como método
de estudo e avaliação dos problemas
encontrados no processo de uma pequena visita que durou uma semana, obedeceu a
seguinte sequencia:
7.1. Técnicas
de colectas de Dados
Segundo Gil (2002:121) técnicas de colecta de dados são o conjunto de
preceitos ou processos que se serve uma ciência; são instrumentos usados
durante o trabalho de campo para colher dados referentes as hipóteses
levantadas.
Para o presente trabalho foram usadas as seguintes técnicas: entrevistas e
observação directa.
7.2. Entrevista
A entrevista foi utilizada para a recolha de dados acerca do impacto social
de construção de escola secundaria no bairro de Manhala Rex.. Esta técnica foi
importante para completar os dados obtidos na pesquisa bibliográfica. No uso
desta técnica foi privilegiado o contacto directo com as estruturas e
habitantes daquele bairro. Este exercício pretendia colher informações sobre o
problema de falta de escola secundaria na área de estudo, os impactos causados
pela sociedades as formas de resolução
desse problema.
7.3. Observação directa
A observação directa possibilitou o ponto auge deste trabalho, como também,
a interacção entre o pesquisador e o problema. Foi caracterizada por duas fases
bem distintas: fase exploratória e fase do trabalho de campo.
A fase exploratória ou de reconhecimento decorreu no mês de Maio de 2015,
onde o pesquisador entrou em contacto com as estruturas do bairro de modo a
lhes esclarecer o trabalho que pretendia efectuar. Ainda nesta fase fez-se a
observação preliminar do facto em estudo bem como aviso prévio de alguns
residentes da área de estudo a não ficarem surpreendidos com as entrevistas na
fase subsequente.
8. CRONOGRAMA DE
ACTIDADES
|
ACTIVIDADES/
PERIODOS
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
1
|
Levantamento da literatura
|
x
|
|
|
|
|
|
|
|
2
|
Montagem do
projecto
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|
x
|
|
|
|
|
|
|
3
|
Colecta de
dados
|
|
|
x
|
x
|
X
|
|
|
|
4
|
Tratamento de
dados
|
|
|
x
|
x
|
X
|
x
|
x
|
|
5
|
Elaboração do
relatório final
|
|
|
|
x
|
X
|
x
|
x
|
x
|
6
|
Revisão do
texto
|
|
|
|
|
|
x
|
x
|
|
7
|
Entrega do
trabalho
|
|
|
|
|
|
|
|
x
|
9. ORÇAMENTO
Número de ordem
|
Actividades
|
Material
|
Valor monitario (mt)
|
01
|
Visita a area
de estudo e diagnostico da situação actua
|
Transporte e
agua
|
200mt
|
02
|
Elaborar
entrevista para a recolha de dados
|
Digitação e
impressão de 40 fórmulas
|
300mt
|
03
|
Realização da
entrevista
|
Transporte e
lanche
|
500mt
|
Conclusão
O trabalho em estudo, abordou assuntos
relacionados com o i impacto social de construção de uma escola Secundaria no Município
da Maxixe: caso do bairro Manhala Rex.
Depois de tanta leitura em obra literárias
conclui-se que a construção das escolas contribui bastante no desenevoamento socioeconómico
de uma região e que a educação e a base de desenvolvimento individual e social
de um individuo.
Através das metodologias usadas na realização
deste permitiram uma boa Calheta de dafos sobre o problema em estudo e assim
como ouvir as diversas percepcoes que os
indivíduos teem em torno do impacto
social de construção de uma escola.
Com as informações obtidas na região e
durante a revisão bibliográfica com base
nos manuais obtidos na instituição conclui-se que o bairro de Manhala, cidade
da Maxixe enfrenta graves problemas de escolaridade, por falta de uma escola
secundaria no mesmo bairro.
Como forma de solucionar este problema
optou-se por falar do impacto social de construção de uma escola Secundaria no Município
da Maxixe: caso do bairro Manhala Rex.
Bibliografia
GANDIN, Danilo e GANDIN, Luís Armando. Temas para um projeto político-pedagógico.
Petrópolis-RJ: Vozes, 1999
LUDKE, Menga e ANDRE, Marli E.D.A; Pesquisa em educacao: abordagens
qualitativas. S. Paulo: 1986.
SATOS, Luis Fernando Amaral ; Metodos e tecnicas de pesquisa II; S.
Paulo
Ministerio de educacao; Dicionaro Universal ; Moçambique
editora, Maputo
www. Significados
. com. B r / educacao /
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