quinta-feira, 11 de abril de 2019

modulo de Empreendedorismo e Estratégia Empresarial oferece aos estudantes (UEM) - JOB FEITO FEITO



1.      INTRODUÇÃO
O modulo de Empreendedorismo e Estratégia Empresarial oferece aos estudantes, um vasto conjunto de técnicas que os ajudarão, futuramente como profissionais e como inovadores, na instalação de novos negócios, criação de empresas, promoção e venda de produtos e/ou serviços assim como na relação com os colaboradores, clientes e diversos públicos intervenientes nas suas atividades.

1.1  Características gerais da unidade curricular
Empreendedorismo e Estratégia Empresarial é uma disciplina dinâmica e inovadora que aborda técnicas de atuação no mercado usando ferramentas de outras disciplinas como o marketing, a análise de projetos de investimento, Direito, Estudos de mercado.
A disciplina de Empreendedorismo e Estratégia Empresarial élecionada no quarto ano do curso de Gestão de mercados turísticos e Gestão Hoteleira, e de caracter obrigatório e nuclear constituído por 8 créditos. Ela compreende os seguintes temas
1.      Introdução ao empreendedorismo
2.      Enquadramento do pensamento estratégico empresarial
3.      Formulação da estratégia empresarial: Análise e Conceção, responsabilidade e risco
4.      Plano de negócio

1.2  Objectivos: Resultados de Aprendizagem
No fim deste módulo o estudante devera estar capacitado para reconhecer os principais aspetos de empreendedorismo e de gestão de negócio. O saber:
ü  Compreender os conceitos, conceções históricos, etc.
ü  Elaborar um plano de Negócio tendo em conta a definição da missão, visão e objetivos; definir estratégias de Acão no mercado e identificar os desafios da implementação e do controlo deste plano.
ü  Adquirir competências que envolvem as estratégias empresariais.

Educativos:
ü  Contribuir a formar aos estudantes numa conceção científica do mundo utilizando sistemas de conhecimento, hábitos e habilidades a traves da contabilidade geral.
ü  Desenvolver capacidades de raciocínio sobre a necessidade de um mundo dinâmico e cambiante.

Atitudes e valores:
ü  Estar sensibilizado para a complexidade e diversidade do mundo atual.
ü  Tomar consciência das mudanças que percorrem as sociedades.
ü  Desenvolver o espírito crítico.

2.      ESTRATÉGIA DE ENSINO DE APRENDIZAGEM

O módulo terá 4 horas de encontro por semanas divididas em aulas teóricas e praticas, ela será administrada numa abordagem didática de aprender – fazendo, fundamentado na metodologia do construtivismo. Serãousadas várias ferramentas participativas com técnicas de chuva de ideias, documentação e visualização, etc.
No decurso das aulas, caso se mostre oportuno, serão promovidas palestras, seminários com empresários locais, assim como visitar empreendimentos (de empreendedores nacionais ou estrangeiros) no Municípioe a nível provincial.
ü  Aulas Teóricas
As aulas teóricas serão orientadas pelos docentes da disciplina, com recurso ao método de exposição oral e interação com estudantes. Para cada tema a abordar, o estudante terá a indicação da bibliografia que o orientará para uma leitura mais aprofundada.
ü  Aulas Práticas
O teor destas aulas será a resolução de exercícios e a discussão em grupo baseada em estudos de caso identificado, e na bibliografia disponível para a disciplina ou na realidade local.
Ainda neste contexto os estudantes deverão elaborar planos de negócio possíveis de serem aplicados.

3.      ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÕES
Para avaliar o desempenho e a capacidade do estudante será realizado 2 tipos de avaliação

1.      Avaliação sistemática: os estudantes serão submetidos a uma (1) provas escritas e individual a serem realizadas na sala de aulas, um (1) trabalho de pesquisa em grupo a ser e entregues aos docentes. No trabalho em grupo será avaliada a componente escrita e a apresentação e defesa oral.

2.      Avaliação contínua: através da participação em aulas teórico-práticas, com a apresentação da ficha de leitura dos textos recomendados, entre outros trabalhos práticos pontuais (grupo/individual) e de visitas de estudo. Distribuído de seguinte modo:

Tabela das avaliações:
Avaliação
Peso da avaliação
Data Prevista
Teste Escrito 1
25%
Semana de 09/04 – 13/04
Teste Escrito 2
25%
Semana de 28/05 – 01/06
Trabalho Prático
40%
Semana de:04 a 8/06
Avaliação Contínua
10%
Todas as aulas

As notas de classificação variam de 0 a 20 valores
O calculo da media de frequência e baseado numa formula de ponderação e observa a seguinte lógica
MF = 25% * Teste escrito1 + 25% *Teste escrito 2+40% * Trabalho + 10% * Avaliação continua

A classificação obtida no fim do período definirá a admissão, dispensa ou exclusão ao exame.
ü  Dispensa – de 14,0 Valores em diante
ü  Admissão - entre 10,0 e 13,0 Valores
ü  Exclusão – entre 0,0 e 9,0 Valores

A nota final do estudante, após submissão ao exame normal ou de recorrência, será calculada do seguinte modo:
NF = (2 * MF + nota obtida no exame) / 3) valido para o exame normal e de recorrência em caso de aprovação. Para a recorrência na reprovação assume-se a nota do exame


4.       TEMATICAS

N
TEMA

Horas

Teóricas
Prática
TeóricaPrática
EI
Total
1
I: Introdução ao empreendedorismo
06
02
08
38
54
2
II: Enquadramento do pensamento estratégico empresarial
08
04
04
43
59
3
III: Formulação da estratégia empresarial: Analise e Conceção, responsabilidade e risco
06
00
16
44
66
4
IV: Plano de negócio
02
08
00
51
61
Total
22
14
28
176
240

5.      CALENDARIO DAS AULAS E DAS AVALIAÇÕES.
Nº da aula ou avaliação
Data planificada
Tema da aula
Tipo de aula ou avaliação (prática, etc).
Material de apoio a aulas
Grande Tema 1: Introdução ao Empreendedorismo
1
19/02
Apresentação do docente e estudantes
Teórica




Livros recomendados, textos de apoio, giz apagador, flipcharts, datashou, canetas lapiz e marcadores
2
21/02
Empreendedorismo: Conceitos gerais e contexto do seu surgimento e percursores
Teórica
3
26/02
Características e perfil do empreendedor v administrador
Teórica/ prática
4
28/02
Processo do empreendedorismo
Importância do estudo do empreendedorismoTipologias de empreendedorismo
Teórica
5/6
05 e 07/03
O espírito empreendedor: oportunidade ideias e criatividade
Teórica/prática
7
12 /03
Inovação e risco no empreendedorismo
Teórica/prática
8
14/03
Exercícios do primeiro tema
Pratica
Grande Tema 2: Enquadramento do Pensamento Estratégico Empresarial
9
19/03
Origem e evolução da estratégia
O conceito de estratégia
Teórica
Livros recomendados, textos de apoio, giz apagador, flipcharts, datashou, canetas lapiz e marcadores
10/11
21/03 e 26/03
Escolas de pensamento estratégico
Teórica/prática
12
28/03
Modelos de Gestão Estratégico: Convencional (introdução)
Teórica
13/14
02 e 06/04
Modelos de planeamento estratégico
Teórica
15/16
09/04 – 13/04
Preparação e realização do Teste I
Pratica

Grande Tema 3: Formulação da Estratégia Empresarial: Analise e Conceção, responsabilidade e risco
17/18
16 e 18/04
Análise da missão e Visão empresarial
Teórica/prática



Livros recomendados, textos de apoio, giz apagador, flipcharts, datashou, canetas lapiz e marcadores
19
23/04
Análise do Ambiente Externo: analise PEST
Teórica/prática
20
26/04
Analise do ambiente competitivo (poder negocial do cliente e fornecedor)
Teórica/prática
21
30/04
Analise do ambiente competitivo (produto subsistituto, novos entrantes e rivalidades na industria
Teórica/prática
22
02/05
Analise dos Grupos Estratégicos e da concorrência
Teórica
23
07/05
Analise interna: análise da capacidade estratégica: recursos: tangíveis e intangíveis 
Teórica
24
09/05
Análise da capacidade estratégica: Competência: cadeia de valor e bases de competências centrais: Pontos fortes e fracos
Teórica
25
14/05
Formulação estratégica: Introdução
Teórica/prática
26
18/05
Escolhas das estratégias: estratégias genéricas Orientações estratégicas: Estratégia de crescimento
Teórica/prática
27
21/05
Orientações estratégicas: Estratégia competitivas
Teórica/prática
Grande Tema 4: Plano de Negócio
28
23/05
Plano de negócio. Conceitos gerais
Estrutura do Plano de Negócios
Teórica

Livros recomendados, textos de apoio, giz apagador, flipcharts, datashou, canetas lapiz e marcadores
29
27/05
Preparação para o teste II
Prática
30
30/05
Realização do teste II
Prática
31/32
4 e 06/06
Apresentação oral dos trabalhos em grupo
Pratica

Apresentação oral dos trabalhos em grupo
Pratica
Total












6.      CONSIDERAÇÕES GERAIS
ü  Aqueles alunos que tenham mais de 19% de faltas injustificadas nas aulas ficarão automaticamente reprovados;
ü  A revisão do teste se fará em forma conjunta entre o docente e os estudantes. Os mesmos terão direito a ver seu teste mais eles ficarão com o docente já que é um documento comprovativo (aqueles estudantes que quiseram tirar fotocopias poderão fazer-lho);
ü  Na sala de aula não se pode vir de calções nem de chinelos e muito menos sobre bebidas alcoólicas;
ü  Os estudantes não podem entrar na sala de aulas com telefone, aqueles estudantes que deixarem tocar telefone durante a aula será suspenso das aulas ou pode optar por pagar refresco a toda a turma;
ü  Depois de o docente entrar na sala de aulas e chamar presença não entra nenhum estudante.
ü  O estudante deve esperar pelo docente até pelo menos 30 minutos depois de começar o tempo da aula. Caso não haja alguma informação, os estudantes podem considerar dispensados.





















7.      BIBLIOGRAFIA USADA

7.1  Básica
1.      Dornelas, J. A. (2010) empreendedorismo corporativo: como ser empreendedor inovar e se diferenciar na sua empresa. São Paulo: Elservier editora.
2.      FROES, César (2003). Empreendedorismo Social: a Transição para a Sociedade sustentável. Rio de Janeiro: qualityMarketing
3.      Ferreira, M. Santos, J. Serra, Fernando (2010) Ser Empreendedor: pensar, Criar e moldar a nova empresa. 2ed. Lisboa: Silabo
4.      Gaspar, F. (2010) o Processo empreendedor e criação de empresas de sucessos: vença a crise, criando o seu próprio negócio 2 ed. Lisboa: silabo
5.       MORAIS, Carlos. (2003). Atitudes de empreendedores: os surpreendentes segredos dos empreendedores de êxito. São Paulo: ABRH Nacional.
6.      Rodrigues, Ana. (2004). Estudo de metodologia para formatação de empreendimentos. São Paulo: Atlas.
7.      Porter, Michel. (1998). Competitive Strategy techniques for analysing industries and competitors. Nova Iorque.
8.      Porter, Michel. (1985). Competitive Advantage, creating and sustaining superior performance. Nova Iorque.
9.      Kotler, Philip; BOWEN, John. (1996). Marketing for hospitality and tourism. Nova Iorque: Prentice Hall.
10.  Sharkar S. (2010) empreendedorismo e inovação. Lisboa: editora escolar

7.2  Complementar
  1. Kotler, P. e Armstrong, G. (1999). Princípios de Marketing. 7ª Ed., LTC Editora, RJ.
  2. Kotler, P. Hayes, T. e Bloom, P. (2002). Marketing de Serviços Profissionais: Estratégias Inovadoras para impulsionar sua atividade, sua imagem e seus lucros. 2ª ed., ManoleEditora, SP.
  3. Lindonet al (1999). Mercator XXI – Teoria e Pratica de Marketing. 10ª Ed., Pub.Dom Quixote, Lx.
  4. McCarthy, J. E Perreault, W.(1997). Marketing Essencial: uma abordagem gerencial e global. Atlas Editora
  5. Pires, Aibal (1995), O Marketing; conceitos, técnicas e problemas de gestão, Lisboa:Verbo - Universidade Católica.
6.      Polizei, Eder (2005), Plano de Marketing. Pioneira Thomson Learning, SP

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