Introdução
O
presente trabalho procura de uma forma resumida falar daquela que é a historia
da estatística, surgimento, quando que a estatística tornou se uma disciplina
autónoma, quem foi o homem que cunhou o nome da estatística que é conhecido ate
os dias atuais. Assim como fala da importância desta de um modo geral, na
pesquisa e na educação. Abordou se também neste relatório acerca da população
em estatística, amostra, variável em estatística, onde conceitualizou-se cada
elemento e deram se os devidos exemplos, assim como a classificação destes
elementos.
Na
parte dois do relatório procurou-se apresentar alguns dados numa tabela de frequência,
apresentação de dados brutos, em rol e fez-se cálculos da mediana, media,
desvio padrão, e classificou-se a dispersão dos dados usando o coeficiente de
variação.
Historial do surgimento da
estatística
A origem da
palavra Estatística está associada à palavra latina STATUS (Estado).
Há indícios de que 3000 anos A.C. já se faziam censos na
Babilônia, China e Egito e até mesmo o 4º livro do Velho Testamento faz
referência à uma instrução dada a Moisés, para que fizesse um levantamento dos
homens de Israel que estivessem aptos para guerrear.
Estas
informações eram utilizadas para a taxação de impostos ou para o alistamento
militar. O Imperador César Augusto, por exemplo, ordenou que se fizesse
o Censo de todo o Império Romano. Foi nesta época que
a bíblia nos mostra que José e Maria saíram de Nazaré para Belém da Judeia para
fazerem o censo.
Lucas 2:1-5(1 E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de Cesar
Augusto, para que todo o mundo se alistasse, 2 Este primeiro, alistamento foi feito sendo Quirino presidente da
Síria, 3 E todos iam alistar-se cada
um a sua própria cidade, 4 E subiu
também José da Galileia da cidade de Nazaré a Judeia a cidade de Davi, chamada
Belém, 5 A fim de alistar-se com sua
mulher Maria, desposada com ele, a qual estava gravida)
A palavra CENSO é
derivada da palavra CENSERE,
que em Latim significa TAXAR. Em 1085, Guilherme,
O Conquistador, solicitou um levantamento estatístico da Inglaterra, que
deveria conter informações sobre terras, proprietários, uso da terra,
empregados e animais. Os resultados deste censo foram publicados em 1086 no
livro intitulado “DomesdayBook”e
serviram de base para o cálculo de impostos.
Contudo, mesmo que
a prática de coletar dados sobre colheitas, composição da população humana ou
de animais, impostos, etc., fosse conhecida pelos egípcios, hebreus, caldeus e
gregos, e se atribuam a Aristóteles cento
e oitenta descrições de Estados, apenas no século XVII a Estatística passou a ser
considerada disciplina
autônoma, tendo como objetivo básico a descrição dos BENS do Estado.
A palavra Estatística foi
cunhada pelo acadêmico alemão GottfriedAchenwall(1719-1772),
que foi um notável continuador dos estudos de HermannConrig(1606-1681).
Importância da estatística
Sendo
a estatística uma ciência ou método que se ocupa da recolha, organização e
analise de dados. Ela é importante porque ajuda qualquer um que quiser avaliar
uma situação, por exemplos, os políticos usam-na para ver a possibilidade de
vencer as eleições, assim como na pesquisa pode ser usada para avaliar dados
recolhidos a fim de tirar as devidas conclusões. Na educação assim como no meu
curso a estatística é importante para o tratamento de informações que
eventualmente possam ser recolhidas no quotidiano do seu trabalho. Assim
fazendo-se necessário saber como recolher, como organizar, analisar e
interpretar essas informações.
População em estatística, Amostra,
Variável estatística e sua classificação
População em estatística
é o conjunto de elementos (indivíduos, seres, objetos, acontecimentos, etc) com
algumas características comum e com interesse para o estudo.
Exemplos:
Conjunto
de eleitores de um País;
As
contas Bancarias de um banco;
Os
carros que circulam numa determinada cidade;
Amostra é
um subconjunto finito da população, em que as caraterísticas a estudar são com
a maior aproximação possível, iguaisas da população.
Exemplos:
Uma
parte da população Moçambicana;
Uma parte dos estudantes de uma escola ou
turma;
Variável estatística
Num
estudo, parte-se de um conjunto a que se denomina população. Cada elemento
desse conjunto (unidade estatística) tem provavelmente muitas caraterísticas.
Dependendo do objetivo do estudo, centra-se numa ou mais caraterísticas deste.
A essas caraterísticas chamam-se variáveis do estudo, ou também variável
estatística é o atributo ou caraterística que se pretende estudar nos elementos
da população.
Exemplos:
Num
conjunto de alunos de uma turma pode se verificar muitas variáveis tais como:
cor dos olhos, altura, notas de estatísticas, distancia de casa á escola, sexo,
numero de irmãos, etc.
Classificação das Variáveis
As
variáveis podem ser qualitativas ou quantitativas.
Variáveis
qualitativas são as que exprimem uma qualidade, não podendo ser mensuráveis.
Estas variáveis qualitativas podem ser nominais ou ordinais.
As
variáveis qualitativas Nominais são as que não é possível estabelecer uma ordem
natural entre os dados.
Exemplos:
Sexo
(feminino ou masculino)
Bebe
(sim ou não)
Variáveis qualitativas ordinais
são as que a ordem das categorias faz sentido.
Exemplos:
Comportamento de alunos
(mau, suficiente, Bom, muito Bom e Excelente)
Gostar da disciplina de
estatística (Não gosto, Gosto pouco, Gosto e Gosto muito)
Variáveis quantitativas
são as mensuráveis (podem ser atribuídos números) e estes podem ser:
Discretas:
assumem um número finito ou infinito numerável de valores, isto é, é uma
variável que assume valores pontuais.
Exemplos:
A
idade e o numero de irmãos,
O
número de chinelos que uma pessoa calça;
Contínuas
são as variáveis que podem assumir teoricamente qualquer valor entre duas
observações; ou quando podem assumir qualquer valor dentro de um intervalo
considerado.
Exemplos:
A
tempo gasto para chegar a escola;
A
altura dos residentes de um bairro.
Parte
II
2.a)
Tabela de Frequência
Gráfico das frequências
absolutas
Segundo
os dados acima, podemos dizer que a maior frequência absoluta esta nos alunos
com comportamento mau, e a sua moda é 11.
B)
Os alunos do 4 ano tiveram as seguintes notas em estatística.
13
12 17 14 18 11 12 14 15 13 11 10 9 15 16 17 17 13 12 18 16 12 14 11 11 10 13 14
17 15 13 14 18 16 16 16 16 12
Roll 9 10 10 11 11 11 11 1212121212 1313131313
1414141414 15 15 15 161616 16 16 16 17 17 17 17 18 18 18
Gráfico das frequências
absolutas simples
Segundo
o gráfico acima a moda é 16 valores, visto que é o valor que apresenta maior
frequência.
Mediana
Interpretação:
50% dos alunos vão ate nota 14valores (inferior ou igual) e os outros 50% da
turma são maiores ou iguais a 14 valores.
Media
aritmética
50%
dos alunos tem uma nota inferior 13.97 valores enquanto que 50% dos alunos tem uma
media superior a 13.97 valores.
Para
o calculo da Variância usou-se a media aproximada, 13.97≈14
Variância
Desvio
padrão
Dp=S
Coeficiente
de Variação CV=17.71%
CV=17.71%
media dispersão
Conclusão
A
estatística é muito importante na vida do homem pois sem ela seria impossível o
homem avaliar dados ou saber quantas pessoas residem numa certa cidade ou pais,
mas graças a estatística é fácil sem precisar de abranger toda a população
chegar a uma conclusão acerca dos residentes de um pais, mas para isso fazendo
o uso de uma amostra. Com a estatística conseguimos perceber o nível de
dispersão das notas de um aluno isso em caso de querer perceber qual e o aluno
que tem maior possibilidade de manter a notar em caso de dois alunos com a
mesma media.
A
estatística proporciona-nos grandes valias naquela que é a recolha, organização
assim como processamento de dados, para futuramente tirar as possíveis
conclusões.
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