domingo, 28 de abril de 2019

historia da estatística, surgimento -Job feito


Introdução
O presente trabalho procura de uma forma resumida falar daquela que é a historia da estatística, surgimento, quando que a estatística tornou se uma disciplina autónoma, quem foi o homem que cunhou o nome da estatística que é conhecido ate os dias atuais. Assim como fala da importância desta de um modo geral, na pesquisa e na educação. Abordou se também neste relatório acerca da população em estatística, amostra, variável em estatística, onde conceitualizou-se cada elemento e deram se os devidos exemplos, assim como a classificação destes elementos.
Na parte dois do relatório procurou-se apresentar alguns dados numa tabela de frequência, apresentação de dados brutos, em rol e fez-se cálculos da mediana, media, desvio padrão, e classificou-se a dispersão dos dados usando o coeficiente de variação.




Historial do surgimento da estatística
A origem da palavra Estatística está associada à palavra latina STATUS (Estado). Há indícios de que 3000 anos A.C. já se faziam censos na Babilônia, China e Egito e até mesmo o 4º livro do Velho Testamento faz referência à uma instrução dada a Moisés, para que fizesse um levantamento dos homens de Israel que estivessem aptos para guerrear.
Estas informações eram utilizadas para a taxação de impostos ou para o alistamento militar. O Imperador César Augusto, por exemplo, ordenou que se fizesse o Censo de todo o Império Romano. Foi nesta época que a bíblia nos mostra que José e Maria saíram de Nazaré para Belém da Judeia para fazerem o censo.
Lucas 2:1-5(1 E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de Cesar Augusto, para que todo o mundo se alistasse, 2 Este primeiro, alistamento foi feito sendo Quirino presidente da Síria, 3 E todos iam alistar-se cada um a sua própria cidade, 4 E subiu também José da Galileia da cidade de Nazaré a Judeia a cidade de Davi, chamada Belém, 5 A fim de alistar-se com sua mulher Maria, desposada com ele, a qual estava gravida)

A palavra CENSO é derivada da palavra CENSERE, que em Latim significa TAXAR. Em 1085, Guilherme, O Conquistador, solicitou um levantamento estatístico da Inglaterra, que deveria conter informações sobre terras, proprietários, uso da terra, empregados e animais. Os resultados deste censo foram publicados em 1086 no livro intitulado DomesdayBooke serviram de base para o cálculo de impostos.
Contudo, mesmo que a prática de coletar dados sobre colheitas, composição da população humana ou de animais, impostos, etc., fosse conhecida pelos egípcios, hebreus, caldeus e gregos, e se atribuam a Aristóteles cento e oitenta descrições de Estados, apenas no século XVII a Estatística passou a ser considerada disciplina autônoma, tendo como objetivo básico a descrição dos BENS do Estado.
A palavra Estatística foi cunhada pelo acadêmico alemão GottfriedAchenwall(1719-1772), que foi um notável continuador dos estudos de HermannConrig(1606-1681).

Importância da estatística
Sendo a estatística uma ciência ou método que se ocupa da recolha, organização e analise de dados. Ela é importante porque ajuda qualquer um que quiser avaliar uma situação, por exemplos, os políticos usam-na para ver a possibilidade de vencer as eleições, assim como na pesquisa pode ser usada para avaliar dados recolhidos a fim de tirar as devidas conclusões. Na educação assim como no meu curso a estatística é importante para o tratamento de informações que eventualmente possam ser recolhidas no quotidiano do seu trabalho. Assim fazendo-se necessário saber como recolher, como organizar, analisar e interpretar essas informações.

População em estatística, Amostra, Variável estatística e sua classificação
População em estatística é o conjunto de elementos (indivíduos, seres, objetos, acontecimentos, etc) com algumas características comum e com interesse para o estudo.
Exemplos:
Conjunto de eleitores de um País;
As contas Bancarias de um banco;
Os carros que circulam numa determinada cidade;

Amostra é um subconjunto finito da população, em que as caraterísticas a estudar são com a maior aproximação possível, iguaisas da população.
Exemplos:
Uma parte da população Moçambicana;
 Uma parte dos estudantes de uma escola ou turma;

Variável estatística
Num estudo, parte-se de um conjunto a que se denomina população. Cada elemento desse conjunto (unidade estatística) tem provavelmente muitas caraterísticas. Dependendo do objetivo do estudo, centra-se numa ou mais caraterísticas deste. A essas caraterísticas chamam-se variáveis do estudo, ou também variável estatística é o atributo ou caraterística que se pretende estudar nos elementos da população.
Exemplos:
Num conjunto de alunos de uma turma pode se verificar muitas variáveis tais como: cor dos olhos, altura, notas de estatísticas, distancia de casa á escola, sexo, numero de irmãos, etc.

Classificação das Variáveis
As variáveis podem ser qualitativas ou quantitativas.
Variáveis qualitativas são as que exprimem uma qualidade, não podendo ser mensuráveis. Estas variáveis qualitativas podem ser nominais ou ordinais.
As variáveis qualitativas Nominais são as que não é possível estabelecer uma ordem natural entre os dados.
Exemplos:
Sexo (feminino ou masculino)
Bebe (sim ou não)
Variáveis qualitativas ordinais são as que a ordem das categorias faz sentido.
Exemplos:
Comportamento de alunos (mau, suficiente, Bom, muito Bom e Excelente)
Gostar da disciplina de estatística (Não gosto, Gosto pouco, Gosto e Gosto muito)

Variáveis quantitativas são as mensuráveis (podem ser atribuídos números) e estes podem ser:
Discretas: assumem um número finito ou infinito numerável de valores, isto é, é uma variável que assume valores pontuais.
Exemplos:
A idade e o numero de irmãos,
O número de chinelos que uma pessoa calça;
Contínuas são as variáveis que podem assumir teoricamente qualquer valor entre duas observações; ou quando podem assumir qualquer valor dentro de um intervalo considerado.
Exemplos:
A tempo gasto para chegar a escola;
A altura dos residentes de um bairro.

Parte II
2.a) Tabela de Frequência

Gráfico das frequências absolutas
Segundo os dados acima, podemos dizer que a maior frequência absoluta esta nos alunos com comportamento mau, e a sua moda é 11.


B) Os alunos do 4 ano tiveram as seguintes notas em estatística.
13 12 17 14 18 11 12 14 15 13 11 10 9 15 16 17 17 13 12 18 16 12 14 11 11 10 13 14 17 15 13 14 18 16 16 16 16 12
Roll 9 10 10 11 11 11 11 1212121212 1313131313 1414141414 15 15 15 161616 16 16 16 17 17 17 17 18 18 18





Gráfico das frequências absolutas simples

Segundo o gráfico acima a moda é 16 valores, visto que é o valor que apresenta maior frequência.
Mediana      
Interpretação: 50% dos alunos vão ate nota 14valores (inferior ou igual) e os outros 50% da turma são maiores ou iguais a 14 valores.

Media aritmética    

50% dos alunos tem uma nota inferior 13.97 valores enquanto que 50% dos alunos tem uma media superior a 13.97 valores.

Para o calculo da Variância usou-se a media aproximada, 13.97≈14
Variância  

Desvio padrão

Dp=S
Coeficiente de Variação      CV=17.71%
CV=17.71% media dispersão
Conclusão
A estatística é muito importante na vida do homem pois sem ela seria impossível o homem avaliar dados ou saber quantas pessoas residem numa certa cidade ou pais, mas graças a estatística é fácil sem precisar de abranger toda a população chegar a uma conclusão acerca dos residentes de um pais, mas para isso fazendo o uso de uma amostra. Com a estatística conseguimos perceber o nível de dispersão das notas de um aluno isso em caso de querer perceber qual e o aluno que tem maior possibilidade de manter a notar em caso de dois alunos com a mesma media.
A estatística proporciona-nos grandes valias naquela que é a recolha, organização assim como processamento de dados, para futuramente tirar as possíveis conclusões.



0 comentários:

Enviar um comentário