quinta-feira, 11 de abril de 2019

O conceito de empreendedorismo - Trabalho feito


1.      O conceito de empreendedorismo foi entendido de diferentes forma em diferentes épocas mencione a característica do empreendedorismo no sec. XVIII
R: o empreendedor foi diferenciado do fornecedor de capital, que é o investidor de risco da actualidade, sendo que a principal causa para esta diferenciação foi a industrialização.
2.      O conceito de Empreendedorismo possui quatro componentes principais mencione
R: Os quatro componentes são: processo, criação de valor, recursos e oportunidades.
3.      Mencione duas importâncias do empreendedorismo no seio empresarial
R:Permite que a mesmamantenha-se competitiva no mercado, através de atitudesinovadoras; Serve de componente para mobilizar capital, agregar valor aos recursosnaturais, produzir bens e administrar os meios para administrar o comércio
4.      “Todo empreendedor é um bom administrador mas nem todo administrador é empreendedores” comenta a afirmação
R:Apesar das similaridades nas funções empreendedoras e administradoras, o empreendedor define o objecto que vai determinar o seu próprio futuro o empreendedordireciona as actividades para o aspecto estratégico das organizações, enquanto o administradorlimita e coordena as atividadesdiárias. Um empreesndedor esta sempre em foco com o future, o administsradorpreocupa-se somente com o futuro. O empreendedorpriveligia as pessoascomofonte de obtencao de resultado, ao contrario do administradorpriveligiaregras e procedimentos.
5.      Qual a importância da inovação no processo empreendedor?
R: a inovação tem sido diferencial do desenvolvimento económico mundial e que este depende de quatro factores críticos que são (talento, tecnologia-ideias, capital-recursos e know-how-conhecimento) onde existe talento há oportunidade de crescer diversificar e desenvolver novos negócios, quando o talento é somado a tecnologia e as pessoas tem boas ideias viáveis, o processo empreendedor está na iminência de ocorrer. Para que o negócio saia do papel é necessário que haja o capital e o conhecimento, ou seja, o conhecimento e habilidade de conseguir convergir um mesmo ambiente, o talento, a tecnologia e o capital é que fazem a empresa crescer.
6.      Mencione os principais percursores do empreendedorismo e diga a contribuição de um deles.
R: Economista irlandês Richard Cantillon, reconhecido por muitos historiadores como o grande teórico da economia, segundo o qual o “entrepreneur é o indivíduo que assume riscos.”
Em 1814, o economista francês Jean-BaptisteSay (1767-1832), usou a palavra para identificar o indivíduo que transfere recursos econômicos de um setor de produtividade baixa para um setor de produtividade mais elevado.
Segundo Schumpeter (1950), o empreendedorismo força a destruição criativa através dos mercados e indústrias, criando, simultaneamente, novos produtos e modelos de negócios
McClelland - Identifica três necessidades do empreendedor: poder, afiliação e sucesso (sentir que se é reconhecido), e afirma que: “o empreendedor manifesta necessidade de sucesso”.
7.      A padaria universal na cidade de Inhambane, é reconhecido a nível da cidade como uma das melhores no fornecimento de pão de lenha, mas no entanto com aumento das vendas surge a necessidade de aumentar a produção, tendo introduzido uma nova linha de produção baseada na electricidade sem no entanto quebrar a linha de produção anterior. Esta mudança foi para atender o público de forma segmentada.
a)      Indique os tipos de inovação patente no estudo de caso segundo as tipologias de inovação apresentada por Shumpter e na de Clark e Henderson(1990) citados por Sharkar (2010). Justificando.
R: as inovações patentes são: inovação tecnológica de processo na qual a padaria decide introduzir uma nova linha de produção baseada na electricidade sem no entanto quebrar a linha de produção anterior e inovação incremental.
8.      O senhor Anderson, possuir uma alfataria vocacionada na produção de uniformes escolares. De uns tempos para cá o senhor Anderson tem observado que a maior parte dos uniformes escolares, as calcas tem cinturas altas e são afuniladas por baixo, mas são todas feitas de um tecido muito leve. No entanto surge uma ideia no senhor Anderson de criar sim as calças mas com cintura normal, afuniladas em baixo e com tecido importado, mais grosso. Assim reunido no conselho de direcção composta por 5 directores e 2 secretarias tentaram discutir o assunto de modo a ter mais subsídio da sua ideia e verificar se ela é exequível ou não.

a)      Qual foi a fonte da ideia do senhor Anderson? Justifique
R: A ideia do Sr. Anderson surgiu a partir de um estudo e observações na qual ele apercebe-se a tendências das calcas e o tecido usado para a sua fabricação que não era de boa qualidade devido as sua especificidades.
9.      A Arte da Guerra nos ensina que o mérito supremo consiste em quebrar a resistência do inimigo sem lutar”. Comente relacionando também ao contexto empresarial.
R: A Guerra não deve implicar o derrame desnecessário de sangue, da mesma maneira que a gestão empresarial não deve envolver o dispêndio desnecessário de recursos. Com efeito todos os planos estratégicos devem promover a realização dos objectivos propostos como mínimo de custos e dentro do menor espaço do tempo possível.
10.  Que ferramentas temos disponíveis para analisar o mercado onde a empresa irá actuar
R: Analise SWOT e Analise PEST, as 5 forcas do competitivas e diamante de Porter.
11.  Mitsemberg considera que as diversas abordagens da estrategia podem ser agrupadas em dez escolas. Mencione  quais são as escolas prescritivas e diga porque são assim designados.
R:Escola de design, de planeamento, de posicionamento, do poder, da culura, ambiental, cognitiva, empreendedor ,aprendizagem e configurativa, designam-se prescritivas preocupam-se com o modo como as estratégias devem ser formuladas descrevendo formulas gerais para criacao de estratégias empresariais.
12.  Mensione a importancia da analise PEST.
R: examinar os impactos que cada um dos factores (Politico, Economico, Social, Tecnologico e Ambiental) tem no ambiente negocial externo e interracao existente entre elas; dectar quais as influencias externas exercidas sobre a organizacao, tanto em termos historicos como em termos futuro; identificamtendencias e permitem que sejamcriadascondicoes que, no futuro, se poderaotornaressenciais para a continuidade das organizacoes, que passarao a possuiratributos para enfrentar as adversidades que, de outro modo, naoteriamsidodetectadas.
13.  Diga como podemos analisar a actratividade de um determinado  sector.
R:analisamos a atractividade de um determinado sector através das 5 forcas de potter,Permite apurar a rentabilidade estrutural dos sectores e avaliar a atratividade.  (Entrantes, fornecedores, consumidor,substituídos, e conorrentes.)

14.  O diferencia factores criticos de sucesso e cadeia de valor
R:factores críticos são elementos indispensáveis para o sucesso da organização, que podem ser determinadas por competências específicas, produtos e clientes.Cadeia de valor serve descreve as principais actividades que suportam a estratégia de organi7zal da empresa, e demonstram como essas actividades se relacionam.

15.  Quais os apectos deve ser considerado na elaboracao de uma missao  empresarial
R: A historia da empresa, as preferencias dos gestores e acionistas, a preocupacao com o ambiente, a disponibilidade de recursos e as competitivas distintas da empresa.
16.  Diferencia gestão estrategica do planeamento estratégico
R:a gestão estratégica é mais ampla que o planeamento estratégico, isto é a gestão estratégica é a arte de desenvolver iniciativas no sentido de criar o sucesso de um negocio, e o planeamento é uma fase da etapa da geatao estratégica e tem a função de tentar formalizar a gestão estratégica.
17.  Quais são as fases do planeamento estrategico que aprendeste.
R: A analise de estrategia, a escolha da estrategia e implementacao e controlo de estrategia.
18.  Na analise de cadeia de valor, existe dois tipos de actividades, as primarias e as secundarias. Indica duas actividades da logistica de entrada e duas actividades da aprovisionamento e aquisicao.
R: Logistica de entrada: recepcao de materia prima e armazenamento.Aprovisionamento: aquisicoes de materiais e fornecimento.
19.  Diz-se que uma empresa detem uma vantagem competitiva quando possui as capacidades para fazer algo que os seu concorrentes não podem fazer. Assim existe bases na qual elas devem construir as suas competencias centrais. Mencione-as e explique uma delas.
R: As estrategias competitivas basicas são: ideranca pelo custo total, diferenciacao e foco. Lidernca pelo custo total, a empresa se empenha para atingir os menores custos de producao e distribuicao, de modo que possa cobrar precos baixos, do que seus concorrentes e conquistar uma grande participacao de mercado.
20.  Para implantar uma empresa são necessario estrategias de Marketing mencione sobre que apectos recai estas estrategias?
R: Estrategias de diferenciacao e de posicionamento, onde é feito uma analise do valor, instrumentos para diferenciacao e desenolvimento do posicionamento. Outro aspecto recai na estrategia ao longo de cilco de vida dos produtos, em que sera uma tentativa de conhecer os estagios deistintos da historia das vendas de um produto. Estes estagios são (introducao, crescimento, maturidade e declinio).
21.  Para  que serve o estudo de grupos estrategicos ?
Analisar os concorrentes e tirar conclusoes sobre o posecionamento estrategico que podem proporcionar maior rentabilidade;
Analizar os movimentos estrategicos da concorrencia e sobre os principais factores criticos de sucesso;
Permite conhecer qual é o concorrente mais directo, estabelecer principais base de rivalidade competitiva dentro de entre diferentes grupos;
Avaliar até que ponto uma empresa desloca-se de um grupo estrategico para outro diferente e para melhor identificar as oportunidades e ameacas criadas pelas alteracoes do ambiente macroeconomico e definir as reacoes mais adequadas.
22.  Fale da importancia do plano de negocio.
R:Define claramente o conceito do negocio, descreve como localizar e atender os clientes, contribui para o estabelecimento da vamtagem competitiva, identifica os riscos e como minimiza-los, identica os pontos fortes e fracos, conhecer o mercado actual e dfinira as estrategias de marketing, resumindo  mapear de maneira detalhada , o quê, porque e como sera feito para almenjar os objectivos.
23.  Mencione as parte do plano de negocio que estas a usar, na elaboracao do mesmo.
R:sumario executivo, descricao da empresa, produtos e servicos doa empresa, estrutura organizacional, plano de marketing, plano organizacional, estrutura de captacao de recursos e plano financeiro.
24.  Qual é a funcao do x na matriz swot
R: fazer cruzamento entre factores internos e factores externos e relaciona-los.
25.  Qual é a decisão a tomar quando descobrimos que há muita relacao entre os factores externos e internos no quadrante oportunidade e Pontos fortes, dentro da matriz swot?
R:tirar o maximo proveito dos pontos fortes e aproveitar as oportunidades, decisao imediata de investimento.         ao contrario seria minimizar os pontes fracos.
26.  Os objectivos e metas são exencial para direcionar a execucao das actividades da empresa. De acordo com Teixeira (2011) este apresenta uma serie de caracteristicas. Mencione-as.
R: Específicos (S- specific);Mensuráveis (M- mensurable);Atingíveis (A- attainable,agreed);Realistas (R- realistic, reaching); eCalendarizáveis (T- timed).
27.  Ainda na prespectiva do teixeira (2011), existe tres tipos fundamentais  de objectivos, diferencie-os
R: Económicos (sobrevivência, proveitos e crescimentos);Serviços (criação de benefícios, para a sociedade e responsabilidade social);Pessoal (objectivos dos indivíduos ou grupos dentro da organização).
28.  Da exemplo de 2 factores do ambiente externo que pode inflenciar um determinado negocio, sendo 1 a nivel economico e outro a nivel demografico. E explica uma a tua escolha.
R: Nivel economico: mudanca na renda do consumidor.Nivel demografico: mudancas geograficas da populacao.
29.  Mensione 2 factores que podem concorrer para o elevado ou baixo poder negocial dos fornecedores. E explique uma delas.
R: os factores que podem concorrer para eleado poder negocial dos fornecedores são: estao mais concentrados e há poucas empresas rivais a competir no mercado e o seu produto é muito importante para o consumidor.
30.  Mencione os principais intrumentos financeiros que deve-se analisar numa determinada empresa.
R: Demonstracao dos resultados, balanco geral, fluxo de caixa, TIR, VAL
31.  Fale da estrategia do lider na actuação do mercado
R: a lider de mercado detém maior participacao de mercado e normalmente lidera as outras empresas nas alteracoes de precos, no lancamento de novos produtos, na cobertura de distribuicao e nos gastos em promocao, os concorrentes se concentram nela como uma empresa a desafiar, imitar ou evitar. Para continuarem em primeiro lugar as empresas lider podem optar por uma entre tres opcoes: primeiro podem descobrir meios de expandir a demanda tiotal, em segundo, podem proteger sua participacao de mercado actual por meio de accoes defensivas e ofensivas eficiente. Em terceiro podem tentar expandir ainda mais sua participacao de mercado, mesmo que o tamanho do mercado permaneca o mesmo.
32.  Quais são as vantagens e desvantagem da estrategia de diferenciacao e liderança em custo.
R: Vantagens: a diferenciacao permite captar a lealidade dos consumidores que serao menos sensivesi a variacao nos precos e ter margens de lucro mais altas.Desvantagens: a diferenciacao tem a deificuldade em estimar os custos extras para conseguir diferenciar e a manutencao da diferenciacao pode ser imitada pelos rivais.


























33.  Preencha a tabela
Tipo de empreendedor
Característica
Inesperado (que aprende)
Se deparou com uma oportunidade de negócio e tomou a decisão de mudar o que fazia na vida para se dedicar ao negócio próprio.
Social
Envolve-se em causashumanitárias com comprometimento singular. Tem um desejoimenso de mudar o mundocriandooportunidades para aqueles que não têm acesso aelas.

Serial

É aquele apaixonado não apenas pelas empresas que cria, mas principalmente pelo ato de empreender.
Star-up
Aquele que inicia um negocio
Herdeiro
Recebe logo cedo à missão de levar à frente o legado de sua família
Intra-empreendedor
Aquel que traz mudanças na benéficas a organização, aumento da produtividade.


Tipo de Actividade primaria/ apoio
Característica
Operações
Processamento. Embalagem. Montagem. Manutenção do equipamento. Controlo da qualidade. Etiquetagem. Gestão de instalações, etc
Marketing e vendas – Indução e facilitação da compra do produto
Publicidade, orçamento, gestão de forca de vendas, selecao e gestão de canais precagem
Investigacao e desenvolvimento tecnologico
Aquisição. Criação e desenvolvimento de Know-how. Procedimentos.
Outros recursos tecnológicos necessários.
Infra-estrutura da Organização:
Gestão geral, finanças, contabilidade, relacionamento no topo gestão de qualidde, estruturas e rotinas de manutencao da cultura.



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