1. O conceito de empreendedorismo foi entendido de diferentes forma em
diferentes épocas mencione a característica do empreendedorismo no sec. XVIII
R: o empreendedor
foi diferenciado do fornecedor de capital, que é o investidor de risco da
actualidade, sendo que a principal causa para esta diferenciação foi a
industrialização.
2. O conceito de Empreendedorismo possui quatro componentes principais
mencione
R: Os quatro
componentes são: processo, criação de valor, recursos e oportunidades.
3. Mencione duas importâncias do empreendedorismo no seio empresarial
R:Permite que a
mesmamantenha-se competitiva no mercado, através de atitudesinovadoras; Serve
de componente para mobilizar capital, agregar valor aos recursosnaturais,
produzir bens e administrar os meios para administrar o comércio
4. “Todo empreendedor é um bom administrador mas nem todo administrador é
empreendedores” comenta a afirmação
R:Apesar das similaridades
nas funções empreendedoras e administradoras, o empreendedor define o objecto
que vai determinar o seu próprio futuro o empreendedordireciona as actividades
para o aspecto estratégico das organizações, enquanto o administradorlimita e coordena
as atividadesdiárias. Um empreesndedor esta sempre em foco com o future, o
administsradorpreocupa-se somente com o futuro. O empreendedorpriveligia as
pessoascomofonte de obtencao de resultado, ao contrario do
administradorpriveligiaregras e procedimentos.
5. Qual a importância da inovação no processo empreendedor?
R: a inovação tem
sido diferencial do desenvolvimento económico mundial e que este depende de
quatro factores críticos que são (talento, tecnologia-ideias, capital-recursos
e know-how-conhecimento) onde existe talento há oportunidade de crescer
diversificar e desenvolver novos negócios, quando o talento é somado a
tecnologia e as pessoas tem boas ideias viáveis, o processo empreendedor está
na iminência de ocorrer. Para que o negócio saia do papel é necessário que haja
o capital e o conhecimento, ou seja, o conhecimento e habilidade de conseguir
convergir um mesmo ambiente, o talento, a tecnologia e o capital é que fazem a
empresa crescer.
6. Mencione os principais percursores do empreendedorismo e diga a
contribuição de um deles.
R: Economista
irlandês Richard Cantillon, reconhecido por muitos historiadores como o grande
teórico da economia, segundo o qual o “entrepreneur é o indivíduo que assume
riscos.”
Em 1814, o economista francês Jean-BaptisteSay
(1767-1832), usou a palavra para identificar o indivíduo que transfere recursos
econômicos de um setor de produtividade baixa para um setor de produtividade
mais elevado.
Segundo Schumpeter (1950), o
empreendedorismo força a destruição criativa através dos mercados e indústrias,
criando, simultaneamente, novos produtos e modelos de negócios
McClelland - Identifica três
necessidades do empreendedor: poder, afiliação e sucesso (sentir que se é
reconhecido), e afirma que: “o empreendedor manifesta necessidade de sucesso”.
7. A padaria universal na cidade de Inhambane, é reconhecido a nível da cidade
como uma das melhores no fornecimento de pão de lenha, mas no entanto com
aumento das vendas surge a necessidade de aumentar a produção, tendo introduzido
uma nova linha de produção baseada na electricidade sem no entanto quebrar a
linha de produção anterior. Esta mudança foi para atender o público de forma
segmentada.
a)
Indique os tipos de inovação patente no estudo de caso
segundo as tipologias de inovação apresentada por Shumpter e na de Clark e
Henderson(1990) citados por Sharkar (2010). Justificando.
R: as inovações patentes são: inovação tecnológica de processo na qual a padaria decide
introduzir uma nova linha de produção baseada na electricidade sem no entanto
quebrar a linha de produção anterior e inovação
incremental.
8.
O senhor Anderson, possuir uma alfataria vocacionada na
produção de uniformes escolares. De uns tempos para cá o senhor Anderson tem
observado que a maior parte dos uniformes escolares, as calcas tem cinturas
altas e são afuniladas por baixo, mas são todas feitas de um tecido muito leve.
No entanto surge uma ideia no senhor Anderson de criar sim as calças mas com
cintura normal, afuniladas em baixo e com tecido importado, mais grosso. Assim
reunido no conselho de direcção composta por 5 directores e 2 secretarias
tentaram discutir o assunto de modo a ter mais subsídio da sua ideia e
verificar se ela é exequível ou não.
a)
Qual foi a fonte da ideia do senhor Anderson? Justifique
R: A ideia do Sr. Anderson surgiu a partir de um
estudo e observações na qual ele apercebe-se a tendências das calcas e o tecido
usado para a sua fabricação que não era de boa qualidade devido as sua
especificidades.
9.
A Arte da Guerra nos
ensina que o mérito supremo consiste em quebrar a resistência do inimigo sem
lutar”. Comente relacionando também ao contexto empresarial.
R: A Guerra não deve
implicar o derrame desnecessário de sangue, da mesma maneira que a gestão
empresarial não deve envolver o dispêndio desnecessário de recursos. Com efeito
todos os planos estratégicos devem promover a realização dos objectivos
propostos como mínimo de custos e dentro do menor espaço do tempo possível.
R: Analise SWOT e Analise PEST, as 5 forcas do
competitivas e diamante de Porter.
11.
Mitsemberg considera que as diversas abordagens da
estrategia podem ser agrupadas em dez escolas. Mencione quais são as escolas prescritivas e diga
porque são assim designados.
R:Escola de design, de planeamento, de
posicionamento, do poder, da culura, ambiental, cognitiva, empreendedor
,aprendizagem e configurativa, designam-se prescritivas preocupam-se com o modo
como as estratégias devem ser formuladas descrevendo formulas gerais para
criacao de estratégias empresariais.
12.
Mensione a importancia da analise PEST.
R: examinar os impactos que cada um dos factores
(Politico, Economico, Social, Tecnologico e Ambiental) tem no ambiente negocial
externo e interracao existente entre elas; dectar quais as influencias externas
exercidas sobre a organizacao, tanto em termos historicos como em termos
futuro; identificamtendencias e permitem que
sejamcriadascondicoes que, no futuro, se poderaotornaressenciais para a
continuidade das organizacoes, que passarao a possuiratributos para enfrentar
as adversidades que, de outro modo, naoteriamsidodetectadas.
13.
Diga como podemos analisar a actratividade de um
determinado sector.
R:analisamos a atractividade de um
determinado sector através das 5 forcas de potter,Permite apurar a
rentabilidade estrutural dos sectores e avaliar a atratividade. (Entrantes, fornecedores,
consumidor,substituídos, e conorrentes.)
14. O diferencia
factores criticos de sucesso e cadeia de valor
R:factores críticos são elementos
indispensáveis para o sucesso da organização, que podem ser determinadas por competências
específicas, produtos e clientes.Cadeia de valor serve descreve as principais
actividades que suportam a estratégia de organi7zal da empresa, e demonstram
como essas actividades se relacionam.
15. Quais os
apectos deve ser considerado na elaboracao de uma missao empresarial
R: A historia da empresa, as preferencias dos gestores
e acionistas, a preocupacao com o ambiente, a disponibilidade de recursos e as
competitivas distintas da empresa.
16.
Diferencia gestão estrategica do planeamento
estratégico
R:a gestão estratégica é mais ampla
que o planeamento estratégico, isto é a gestão estratégica é a arte de
desenvolver iniciativas no sentido de criar o sucesso de um negocio, e o
planeamento é uma fase da etapa da geatao estratégica e tem a função de tentar
formalizar a gestão estratégica.
17.
Quais são as fases do planeamento estrategico que
aprendeste.
R: A analise de estrategia, a escolha da estrategia e
implementacao e controlo de estrategia.
18. Na analise
de cadeia de valor, existe dois tipos de actividades, as primarias e as
secundarias. Indica duas actividades da logistica de entrada e duas actividades
da aprovisionamento e aquisicao.
R: Logistica de entrada: recepcao de materia prima e
armazenamento.Aprovisionamento: aquisicoes de materiais e fornecimento.
19. Diz-se que
uma empresa detem uma vantagem competitiva quando possui as capacidades para
fazer algo que os seu concorrentes não podem fazer. Assim existe bases na qual
elas devem construir as suas competencias centrais. Mencione-as e explique uma
delas.
R: As estrategias competitivas basicas são: ideranca pelo
custo total, diferenciacao e foco. Lidernca pelo custo total, a empresa se
empenha para atingir os menores custos de producao e distribuicao, de modo que
possa cobrar precos baixos, do que seus concorrentes e conquistar uma grande
participacao de mercado.
20. Para implantar uma empresa são necessario estrategias
de Marketing mencione sobre que apectos recai estas estrategias?
R: Estrategias
de diferenciacao e de posicionamento, onde é feito uma analise do valor,
instrumentos para diferenciacao e desenolvimento do posicionamento. Outro
aspecto recai na estrategia ao longo de cilco de vida dos produtos, em que sera
uma tentativa de conhecer os estagios deistintos da historia das vendas de um
produto. Estes estagios são (introducao, crescimento, maturidade e declinio).
21. Para que serve
o estudo de grupos estrategicos ?
Analisar os
concorrentes e tirar conclusoes sobre o posecionamento estrategico que podem
proporcionar maior rentabilidade;
Analizar os
movimentos estrategicos da concorrencia e sobre os principais factores criticos
de sucesso;
Permite
conhecer qual é o concorrente mais directo, estabelecer principais base de
rivalidade competitiva dentro de entre diferentes grupos;
Avaliar até que
ponto uma empresa desloca-se de um grupo estrategico para outro diferente e
para melhor identificar as oportunidades e ameacas criadas pelas alteracoes do
ambiente macroeconomico e definir as reacoes mais adequadas.
22. Fale da importancia do plano de negocio.
R:Define claramente
o conceito do negocio, descreve como localizar e atender os clientes, contribui
para o estabelecimento da vamtagem competitiva, identifica os riscos e como
minimiza-los, identica os pontos fortes e fracos, conhecer o mercado actual e
dfinira as estrategias de marketing, resumindo
mapear de maneira detalhada , o quê, porque e como sera feito para
almenjar os objectivos.
23. Mencione as parte do plano de negocio que estas a
usar, na elaboracao do mesmo.
R:sumario executivo, descricao da empresa, produtos e
servicos doa empresa, estrutura organizacional, plano de marketing, plano
organizacional, estrutura de captacao de recursos e plano financeiro.
24. Qual é a funcao do x na matriz swot
R: fazer
cruzamento entre factores internos e factores externos e relaciona-los.
25. Qual é a decisão a tomar quando descobrimos que há
muita relacao entre os factores externos e internos no quadrante oportunidade e
Pontos fortes, dentro da matriz swot?
R:tirar o maximo proveito dos pontos fortes e aproveitar
as oportunidades, decisao imediata de investimento. ao contrario seria minimizar os pontes
fracos.
26. Os objectivos e metas são exencial para direcionar a
execucao das actividades da empresa. De acordo com Teixeira (2011) este
apresenta uma serie de caracteristicas. Mencione-as.
R: Específicos (S- specific);Mensuráveis (M-
mensurable);Atingíveis (A- attainable,agreed);Realistas (R- realistic,
reaching); eCalendarizáveis (T- timed).
27. Ainda na prespectiva do teixeira (2011), existe tres
tipos fundamentais de objectivos,
diferencie-os
R: Económicos (sobrevivência, proveitos e crescimentos);Serviços (criação de
benefícios, para a sociedade e responsabilidade social);Pessoal (objectivos dos
indivíduos ou grupos dentro da organização).
28. Da exemplo de 2 factores do ambiente externo que pode
inflenciar um determinado negocio, sendo 1 a nivel economico e outro a nivel
demografico. E explica uma a tua escolha.
R: Nivel
economico: mudanca na renda do consumidor.Nivel demografico: mudancas
geograficas da populacao.
29. Mensione 2 factores que podem concorrer para o elevado
ou baixo poder negocial dos fornecedores. E explique uma delas.
R: os factores
que podem concorrer para eleado poder negocial dos fornecedores são: estao mais
concentrados e há poucas empresas rivais a competir no mercado e o seu produto
é muito importante para o consumidor.
30. Mencione os principais intrumentos financeiros que
deve-se analisar numa determinada empresa.
R: Demonstracao
dos resultados, balanco geral, fluxo de caixa, TIR, VAL
31. Fale da estrategia do lider na actuação do mercado
R: a lider de
mercado detém maior participacao de mercado e normalmente lidera as outras
empresas nas alteracoes de precos, no lancamento de novos produtos, na
cobertura de distribuicao e nos gastos em promocao, os concorrentes se
concentram nela como uma empresa a desafiar, imitar ou evitar. Para continuarem
em primeiro lugar as empresas lider podem optar por uma entre tres opcoes:
primeiro podem descobrir meios de expandir a demanda tiotal, em segundo, podem
proteger sua participacao de mercado actual por meio de accoes defensivas e
ofensivas eficiente. Em terceiro podem tentar expandir ainda mais sua
participacao de mercado, mesmo que o tamanho do mercado permaneca o mesmo.
32. Quais são as vantagens e desvantagem da estrategia de
diferenciacao e liderança em custo.
R: Vantagens: a
diferenciacao permite captar a lealidade dos consumidores que serao menos
sensivesi a variacao nos precos e ter margens de lucro mais altas.Desvantagens:
a diferenciacao tem a deificuldade em estimar os custos extras para conseguir
diferenciar e a manutencao da diferenciacao pode ser imitada pelos rivais.
33. Preencha a tabela
Tipo de
empreendedor
|
Característica
|
Inesperado (que aprende)
|
Se deparou com uma oportunidade de negócio e tomou a decisão de mudar o
que fazia na vida para se dedicar ao negócio próprio.
|
Social
|
Envolve-se em causashumanitárias com comprometimento singular. Tem um
desejoimenso de mudar o mundocriandooportunidades para aqueles que não têm
acesso aelas.
|
Serial
|
É aquele apaixonado não apenas pelas empresas que cria, mas
principalmente pelo ato de empreender.
|
Star-up
|
Aquele que inicia um negocio
|
Herdeiro
|
Recebe logo cedo à missão de levar à frente o legado de sua família
|
Intra-empreendedor
|
Aquel que traz mudanças na benéficas a organização,
aumento da produtividade.
|
Tipo de
Actividade primaria/ apoio
|
Característica
|
Operações
|
Processamento.
Embalagem. Montagem. Manutenção do equipamento. Controlo da qualidade.
Etiquetagem. Gestão de instalações, etc
|
Marketing e vendas – Indução e facilitação da compra do
produto
|
Publicidade, orçamento, gestão de forca de vendas,
selecao e gestão de canais precagem
|
Investigacao e desenvolvimento tecnologico
|
Aquisição.
Criação e desenvolvimento de Know-how. Procedimentos.
Outros recursos tecnológicos necessários.
|
Infra-estrutura da Organização:
|
Gestão geral, finanças, contabilidade, relacionamento
no topo gestão de qualidde, estruturas e rotinas de manutencao da cultura.
|
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