1.
O conceito
de empreendedorismo foi entendido de diferentes forma em diferentes épocas.
Mencione as características do empreendedorismo no séc. XVII
R:
As características do empreendedorismo no seculo XVII são:
ü O
surgimento dos primeiros indícios de relação entre assumir riscos e
empreendedorismo;
ü O
empreendedor estabelecia um acordo contratual com o Governo para realizar algum
serviço ou fornecer um produto.
2.
Fale da
contribuição de Jean Batiste Say no entendimento do conceito de
empreendedorismo.
R:
A contribuição deJean Batiste Sayno entendimento do conceito de
empreendedorismo, para ele o empreendedor é identificado como um indivíduo que
transfere recursos econômicos de um setor de baixa produtividade para um setor
de produtividade mais elevada. Também enfatizou a importância do empreendedor
para o bom funcionamento do sistema económico, e ainda, apresentou alguns
requisitos necessários para ser empreendedor tais como o julgamento,
perseverança e conhecimento sobre o mundo e sobre o negócio, possuindo também a
arte da administração.
Richard
3.
Na origem e
desenvolvimento do empreendedorismo existiram teorias que se notabilizaram,
diga o que defendia a teoria psicológica. E quem foi o seu percussor.
R:
A teoria psicológica defendia que o empreendedorismo está vinculado
directamente ao indivíduo, ou seja, resulta de um conjunto de traços típicos da
sua personalidade. E os seus percursores são: Deakins e Freel.
4.
Diferencie
empreendedor, empresário, e administrador
R: Pode ser
denominado empreendedor aquele que tem a capacidade de gerar uma boa ideia,
aproveitando uma oportunidade de mercado, conseguindo os recursos necessários
para sua implementação, desta forma o empreendedor assume riscos e funda seu
próprio negócio. Enquantoo administrador é responsável por administrar um
empreendimento, ele ocupa funções e de tentem conhecimentos funcionais ou
gerais. O administrador evita assumir riscos, ele não toma decisões a riscadas
dentro da empresa. Por sua vez, o empresário é todo indivíduo que tem
competência para perpetuar uma empresa ou negocio, consegue fazer crescer e prosperar
aquilo que foi concebido e precisa amadurecer.
5.
“A
importância do estudo do empreendedor é baseado na premissa e convicção de que
o empreendedor não nasce mais faz-se”. Comenta a afirmação mencionando qual é a
parte do empreendedor que se faz ou aprende?
R: Um empreendedor pode ser nato, assim como pode ser
construído. Por um lado, para ser empreendedor é necessário possuir algumas características intrínsecas
á personalidade/ DNA do empreendedor, tais como a inteligência, persistência, personalidade, energia de
trabalhar e ousadia. Contudo ainda assim o empreendedor precisa passar
por um processo de capacitação para poder aproveitar positivamente suas
características natas. Por outro lado, qualquer pessoa pode se tornar
empreendedor, devendo para tal beneficiar de cursos ou expor-se a
circunstâncias que permitam desenvolver suas habilidades, competências e
atitudes, por isso, existem escolas e cursos de empreendedorismo.
·
Os empreendedores natos geralmente são
os mais conhecidos e aclamados. Suas histórias são brilhantes e, muitas vezes,
começam do nada e criam grandes impérios. Começam a trabalhar muito jovens e
adquirem habilidade de negociação e de vendas. Em países ocidentais, esses
empreendedores natos são, em sua maioria, imigrante ou seus pais e avós o
foram. São visionários, otimistas, estão à frente do seu tempo e comprometem-se
100% para realizar seus sonhos.Enquanto
·
O empreendedor que aprende, este tipo de
empreendedor tem sido muito comum. É normalmente uma pessoa que, quando menos
esperava, se deparou com uma oportunidade de negócio e tomou a decisão de mudar
o que fazia na vida para se dedicar ao negócio próprio. É uma pessoa que nunca
pensou em ser empreendedor, que antes de se tornar uma via alternativa de
carreira em grandes empresas como a única possível.
6.
Explica como o grau de abertura (tarifas aduaneiras) e a edução podem determinar acções
empreendedoras?
R: O grau de abertura e a educação podem determinar
acções empreendedoras pois este factor possibilita a inserção do espirito
empreendedor entre as comunidades e pessoas. Uma sociedade que preza pelo
ensino do empreendedorismo permite que seus membros tenham acesso a matérias e
matérias relevantes para a materialização de seus sonhos, assim como gerar o
espirito empreendedor noutros membros.
7.
Qual é a relação existente entre o empreendedorismo e crescimento económico
R: A relação existente entre o empreendedorismo e
crescimento económico reside no facto de que o empreendedorismo traz o
surgimento de novas empresas o que acarreta a geração de postos de emprego para
uma determinada comunidade. Além do mais, o empreendedorismo é directamente
responsável por produzir as riquezas de um país. Em suma o empreendedorismo é a
melhor arma contra o desemprego.
8.Qual
é a importância da inovação no processo empreendedor
R: A inovação é importante no processo empreendedor
na medida em que aumenta as vantagens competitivas, isto é, a capacidade de um
empreendedor vender os seus produtos em-detrimento do outro, mas também a
inovação traz novidades para o mundo porque envolve a introdução de um novo
produto no mercado.
9. Que relação existe entre inovação e
diferenciação
R: A relação existente entre inovação e diferenciação
reside no facto de que a inovação é a capacidade de mudar ou alterar coisas
produzindo novidades que gera o diferencial, desta forma a inovação e
diferenciação têm uma relação de interdependência isto é a inovação é uma das
formas mais eficiente de diferencial o produto e buscar melhor o espaço no
mercado ou seja a vantagem competitiva.
10. Quais as dimensões
que se analisam na matriz de inovação proposta por Sharkar (2010)
R: As dimensões (âmbito de analise, o que analise) que se
analisam na matriz de inovação proposta por Sharkar (2010) são;
ü
Grau de novidade e
ü
Grau de protecção.
11. Qual é a
diferença que existe entre inovação e invenção
R: A diferença existente entre
inovação e invenção reside no facto de que a invenção envolve a descoberta de
algo novo relacionado com produtos e processos enquanto que a inovação é o acto de fazer algo diferente
aproveitando produtos e processos já existentes.
12. Dê exemplos concretos da inovação arquitectural (Mudança
de estrutura de um produto).
ü
Televisor corcunda para plasma
ü
Telefones antigos com teclados para smart
phone
ü
Desc top para laptop
13. Mencione 5 risco no processo de
inovação.
R: os riscos no processo de inovação são;
ü
Risco de Gestão
ü
Risco de financiamento e controle de
gestão
ü
Risco de Mercado
ü
Risco cultural
ü
Dependência da empresa no novo produto
ü
Imitação da inovação pelo mercado com
incorporação e utilização de processos mais eficientes.
14. O senhor Francisco
ganhou na lotaria e tem a possibilidade de criar um negócio com facilidade,
pois ele tem dinheiro, sente que tem abertura por parte do mercado para
introduzir um negócio e prosperar, mas o senhor Francisco está a sentir-se
perdido.
a) Quais os elementos que faltam para
que o senhor Francisco abra o seu negócio e diga em que consiste.
R. Falta ideia do que produto ou serviço vai oferecer no mercado e
criatividades.
15. A padaria universal na cidade de
Inhambane, é reconhecido a nível da cidade como uma das melhores padarias no
fornecimento de pão de lenha, mas no entanto com o aumento das vendas surge a
necessidade de aumentar a produção, tendo introduzido uma nova linha de
produção baseada na eletricidade, sem no entanto quebrar a linha de produção
anterior. Esta mudança foi para atender aos clientes de forma segmentada.
a. Indique os tipos de inovação patente
no estudo segundo as tipologias de inovação apresentada por Schumpter e por
clark e Henderson ambos citados no livro de sharkar (2010).
ü R: Inovação
por processo ( Schumpter)
ü Inovação de
Nicho (Segundo Clark e Henderson) incrementar
16. O senhor Anderson, possui uma alfataria vocacionada
na produção de uniformas escolares. De uns tempos para ca ele tem observado que
a maior parte dos uniformas escolares, as calcas femininas tem cinturas altas,
são afuniladas em baixo e fabricados com um tecido bastante leve, o que leva a
desgaste rápido. Assim nasce uma ideia no senhor Anderson de criar as calcas,
mantendo o padrão de cintura normal, afuniladas em baixo porém com um tecido
mais grosso e durável. Deste modo reunido no conselho de direcção composta por
5 directores e 2 secretarias, tentaram discutir o assunto de modo a ter mais
subsídio na sua ideia e verificar se ela é exequível ou não
a) Qual foi a fonte de ideia do senhor Anderson.
Justifique
R: A fonte de ideia do senhor Anderson é
a observação de tendência e observação de deficiência.
b) Qual foi o método que ele usou para avaliar as ideias? Justifique.
R O Método que ele usou para avaliar as
ideias é os grupos de discussão porque reuniu no conselho de direcção composta
por 5 directores e 2 secretarias, tentaram discutir o assunto de modo a ter
mais subsídio na sua ideia e verificar se ela é exequível ou não
17.Diferença
entre patente e marca
R: A marca é a expressão ou o
sinal gráfico que identifica a procedência de um produto ou de um serviço.
Enquanto A patente é um registo obtido sobre uma
invenção ou inovação promovida sobre alguma tecnologia já existente.
18. “A arte da guerra nos ensina que o
mérito supremo consiste em quebrar a resistência do inimigo sem lutar”. Comente
a afirmação relacionando também ao contexto empresarial.
R: É verdade que a
arte da guerra nos ensina que o mérito supremo consiste em quebrar a
resistência do inimigo sem lutar na medida em que definimos as estratégias para
combater o inimigo/concorrente baseando nos seguintes princípios: princípio da
escolha do local de batalha que consiste em estudar o local onde a empresa se
localiza pois o ambiente definirá os recursos necessários para o funcionamento
do negócio: princípio da concentração das forças consiste na determinação dos
recursos que vamos utilizar para combater os concorrentes; princípio de ataque
determina como a empresa irá actuar no mercado e como ela vai se comportar
perante as circunstâncias do mercado e os seus concorrentes e princípio das
forças directas e indirectas determina a gestão das contingências e tácticas
operacionais.
19. A gestão estratégica é tida como
uma grande ferramenta de competitividade empresarial justifique a afirmação.
R: uma empresa com uma boa gestão estratégica consegui se prevenir com
diferentes circunstancia que podem acontecer no mercado isto é, a gestão
estratégica permitirá com que a empresa planear, organizar, dirigir e controlar
as suas actividade o que aumentará a sua eficiência de manter no mercado assim
aumentar a sua vantagem competitividade.
20. Diferencia a escola
de planeamento estratégico baseados no recurso e a escola ambiental.
R: A diferença existente entre a escola baseado no recurso e a escola
ambiental, reside no facto de a escola baseado no recurso olha para os recursos
internos existentes na organização para a formulação das estratégias a fim de
criar a sua vantagem competitiva e a escola ambiental as estratégias baseiam-se
numa análise externa da organização e defende a teoria de selecção natural,
isto é a organização deve-se adequar as mudanças do ambiente em que ela está
inserida.
21. Mencione as fases do planeamento
proposto pela escola do planeamento
R: as fases do planeamento proposto pela escola do planeamento
são;
a) A análise
estratégica da organização;
b) Definição da
missão da organização;
c) Definição dos
objectivos;
d) Geração de
alternativa estratégica;
e) Avaliação e
selecção da estratégia a adoptar;
f) Elaboração
dos planos, programas e orçamentos.
g) Avaliação,
controle e feedback
22. Diferencia gestão estratégica do planeamento estratégico
R: A
diferença existente entre a gestão estratégica e planeamento estratégico reside
no facto de que i) A gestão estratégica é mais ampla enquanto o planeamento estratégico é apenas uma fase dentro da
gestão estratégica ii) a gestão estratégica não é só planear mas sim planear,
organizar, dirigir e controlar enquanto o planeamento estratégico é apenas
planear.
23. Quais são as fases
do planeamento estratégico que aprendeste.
R: as fases do planeamento estratégico são;
a)
Reflexão estratégica;
b)
Análise estratégica;
c)
Formulação de estratégias;
d) Implementação de estratégia;
e)
Avaliação, controle e
feedback.
24. Diga em que consiste o
diagnóstico estratégico
R. O
diagnóstico estratégico consiste em realizar uma análise da organização a
partir das informações referentes aos ambientes interno e externo da mesma com
objectivo de fazer uma análise completa da organização e em tudo o que pode
influencia-la
25. No processo do
surgimento do empreendedorismo duas teorias notabilizaram, mencione e
diferencias sem esquecer de apresentar os precursores de cada teoria
R. As teorias que notabilizaram o surgimento de empreendedorismo
são Teoria psicológico e teoria
económico
A diferença existente entre teoria psicológico e teoria económico
reside no facto de que a teoria psicológico defende que o empreendedorismo esta
vinculado directamente ao individuou ou seja resulta de um conjunto de traços
típicos a sua personalidade, e o seu precursor é Deakins enquanto
a teoria económico estabelece uma associação directa entre o empreendedorismo e
a inovação com vista a criação da riqueza. E o seu precursor é Jean Batiste Say
Prencha com V e F
1.
A macro ambiente consiste no
ambiente geral das organizações onde estão todos os factores externos a uma
organização (V)
2.
Se o mercado cresce lento ou
fica estagnado diminui a rivalidade (concorrência) das empresas (V).
3.
Para uma empresa de animação
turística a taxa de deflação de 80% é uma oportunidade (V).
4.
A capacidade de inovação é
uma oportunidade para empresa (V).
Classifique os
seguintes factores em Forcas (F), Fraquezas (D), Oportunidade (O) e Ameaça (A)
1.
O período de cobrança aos
seus clientes é de 90 dias (D)
2.
Alta rotatividade de
recursos humanos (D)
3.
Existência de muitos
produtos substitutos no mercado onde a empresa opera (A)
4.
Integração regional (O)
5.
A população apresenta um
índice alto de consumo (O)
6.
Áreas estratégicas funcionam
bem concebidas (F)
Fontes de geração de
ideia
ü Identificação de necessidades (satisfazer as necessidades dos
clientes)
ü Observação das tendências (olhar par o mercado e observar tendências)
ü Observação de deficiência (produtos que precisa algumas melhorias)
ü Derivação de ocupação actual (deixar o seu emprego e abrir seu
próprio negocio)
ü Procura de novas aplicações ( a procura de novos uso para bens já
existente)
ü Hobbies (nos seus hobbies indivíduos pode encontrar necessidades
não satisfeita)
ü Imitação do sucesso de outro
Métodos de geração de
novas ideia
ü O brainstorming (tempestado de ideia)
ü Os grupos de discussão (o empreendedor pode recorrer a um grupo de
discussão para gerar novas ideias de produto, serviço ou negocio)
ü Os questionários ( são usados para recolher informações de uma
amostra de indivíduos)
ü Day-in-the-life-reserch (colaboradores da empresa passar o dia com
um cliente actual ou potencial para identificar aspectos do seu comportamento e
as atitude que pode ser uma base para a criação de novas ideia para um produto,
serviço ou negocio)
ü Análise de inventário de problemas
ü O método do checklist (desenvolver uma nova ideia a partir de um
conjunto de questões)
ü O método de livre associação (escrever uma palavra relacionada com
o problema depois outra e outra palavra procurando com cada nova palavra
adicionar algo de novo e criando uma cadeia de ideias)
ü O método de anotações colectivas (os participantes pensam em um
problema no sue dia dia e escrever possíveis soluções e ideias depois sumarize
todas as ideias e sugestões depois a as ideias são discutidas e escolher a
melhor ideia.
0 comentários:
Enviar um comentário