quinta-feira, 11 de abril de 2019

O conceito de empreendedorismo- JOB FEITO


1.      O conceito de empreendedorismo foi entendido de diferentes forma em diferentes épocas. Mencione as características do empreendedorismo no séc. XVII
R: As características do empreendedorismo no seculo XVII são:
ü  O surgimento dos primeiros indícios de relação entre assumir riscos e empreendedorismo;
ü  O empreendedor estabelecia um acordo contratual com o Governo para realizar algum serviço ou fornecer um produto.
2.      Fale da contribuição de Jean Batiste Say no entendimento do conceito de empreendedorismo.
R: A contribuição deJean Batiste Sayno entendimento do conceito de empreendedorismo, para ele o empreendedor é identificado como um indivíduo que transfere recursos econômicos de um setor de baixa produtividade para um setor de produtividade mais elevada. Também enfatizou a importância do empreendedor para o bom funcionamento do sistema económico, e ainda, apresentou alguns requisitos necessários para ser empreendedor tais como o julgamento, perseverança e conhecimento sobre o mundo e sobre o negócio, possuindo também a arte da administração.
Richard

3.      Na origem e desenvolvimento do empreendedorismo existiram teorias que se notabilizaram, diga o que defendia a teoria psicológica. E quem foi o seu percussor.
R: A teoria psicológica defendia que o empreendedorismo está vinculado directamente ao indivíduo, ou seja, resulta de um conjunto de traços típicos da sua personalidade. E os seus percursores são: Deakins e Freel.

4.      Diferencie empreendedor, empresário, e administrador
R: Pode ser denominado empreendedor aquele que tem a capacidade de gerar uma boa ideia, aproveitando uma oportunidade de mercado, conseguindo os recursos necessários para sua implementação, desta forma o empreendedor assume riscos e funda seu próprio negócio. Enquantoo administrador é responsável por administrar um empreendimento, ele ocupa funções e de tentem conhecimentos funcionais ou gerais. O administrador evita assumir riscos, ele não toma decisões a riscadas dentro da empresa. Por sua vez, o empresário é todo indivíduo que tem competência para perpetuar uma empresa ou negocio, consegue fazer crescer e prosperar aquilo que foi concebido e precisa amadurecer.
5.      “A importância do estudo do empreendedor é baseado na premissa e convicção de que o empreendedor não nasce mais faz-se”. Comenta a afirmação mencionando qual é a parte do empreendedor que se faz ou aprende?
R: Um empreendedor pode ser nato, assim como pode ser construído. Por um lado, para ser empreendedor é necessário possuir algumas características intrínsecas á personalidade/ DNA do empreendedor, tais como a inteligência, persistência, personalidade, energia de trabalhar e ousadia. Contudo ainda assim o empreendedor precisa passar por um processo de capacitação para poder aproveitar positivamente suas características natas. Por outro lado, qualquer pessoa pode se tornar empreendedor, devendo para tal beneficiar de cursos ou expor-se a circunstâncias que permitam desenvolver suas habilidades, competências e atitudes, por isso, existem escolas e cursos de empreendedorismo.

·         Os empreendedores natos geralmente são os mais conhecidos e aclamados. Suas histórias são brilhantes e, muitas vezes, começam do nada e criam grandes impérios. Começam a trabalhar muito jovens e adquirem habilidade de negociação e de vendas. Em países ocidentais, esses empreendedores natos são, em sua maioria, imigrante ou seus pais e avós o foram. São visionários, otimistas, estão à frente do seu tempo e comprometem-se 100% para realizar seus sonhos.Enquanto
·         O empreendedor que aprende, este tipo de empreendedor tem sido muito comum. É normalmente uma pessoa que, quando menos esperava, se deparou com uma oportunidade de negócio e tomou a decisão de mudar o que fazia na vida para se dedicar ao negócio próprio. É uma pessoa que nunca pensou em ser empreendedor, que antes de se tornar uma via alternativa de carreira em grandes empresas como a única possível.

6.         Explica como o grau de abertura (tarifas aduaneiras) e a edução podem determinar acções empreendedoras?
R: O grau de abertura e a educação podem determinar acções empreendedoras pois este factor possibilita a inserção do espirito empreendedor entre as comunidades e pessoas. Uma sociedade que preza pelo ensino do empreendedorismo permite que seus membros tenham acesso a matérias e matérias relevantes para a materialização de seus sonhos, assim como gerar o espirito empreendedor noutros membros.
7.      Qual é a relação existente entre o empreendedorismo e crescimento económico
R: A relação existente entre o empreendedorismo e crescimento económico reside no facto de que o empreendedorismo traz o surgimento de novas empresas o que acarreta a geração de postos de emprego para uma determinada comunidade. Além do mais, o empreendedorismo é directamente responsável por produzir as riquezas de um país. Em suma o empreendedorismo é a melhor arma contra o desemprego.

8.Qual é a importância da inovação no processo empreendedor
R: A inovação é importante no processo empreendedor na medida em que aumenta as vantagens competitivas, isto é, a capacidade de um empreendedor vender os seus produtos em-detrimento do outro, mas também a inovação traz novidades para o mundo porque envolve a introdução de um novo produto no mercado.

9. Que relação existe entre inovação e diferenciação
R: A relação existente entre inovação e diferenciação reside no facto de que a inovação é a capacidade de mudar ou alterar coisas produzindo novidades que gera o diferencial, desta forma a inovação e diferenciação têm uma relação de interdependência isto é a inovação é uma das formas mais eficiente de diferencial o produto e buscar melhor o espaço no mercado ou seja a vantagem competitiva. 
10. Quais as dimensões que se analisam na matriz de inovação proposta por Sharkar (2010)
R: As dimensões (âmbito de analise, o que analise) que se analisam na matriz de inovação proposta por Sharkar (2010) são;
ü  Grau de novidade e
ü  Grau de protecção.


11. Qual é a diferença que existe entre inovação e invenção
R: A diferença existente entre inovação e invenção reside no facto de que a invenção envolve a descoberta de algo novo relacionado com produtos e processos enquanto que a inovação é o acto de fazer algo diferente aproveitando produtos e processos já existentes.
12. Dê exemplos concretos da inovação arquitectural (Mudança de estrutura de um produto).
ü  Televisor corcunda para plasma
ü  Telefones antigos com teclados para smart phone
ü  Desc top para laptop     

13. Mencione 5 risco no processo de inovação.
R: os riscos no processo de inovação são;
ü  Risco de Gestão
ü  Risco de financiamento e controle de gestão
ü  Risco de Mercado
ü  Risco cultural
ü  Dependência da empresa no novo produto
ü  Imitação da inovação pelo mercado com incorporação e utilização de processos mais eficientes.
14. O senhor Francisco ganhou na lotaria e tem a possibilidade de criar um negócio com facilidade, pois ele tem dinheiro, sente que tem abertura por parte do mercado para introduzir um negócio e prosperar, mas o senhor Francisco está a sentir-se perdido.
a) Quais os elementos que faltam para que o senhor Francisco abra o seu negócio e diga em que consiste.
R. Falta ideia do que produto ou serviço vai oferecer no mercado e criatividades.


15. A padaria universal na cidade de Inhambane, é reconhecido a nível da cidade como uma das melhores padarias no fornecimento de pão de lenha, mas no entanto com o aumento das vendas surge a necessidade de aumentar a produção, tendo introduzido uma nova linha de produção baseada na eletricidade, sem no entanto quebrar a linha de produção anterior. Esta mudança foi para atender aos clientes de forma segmentada.
a. Indique os tipos de inovação patente no estudo segundo as tipologias de inovação apresentada por Schumpter e por clark e Henderson ambos citados no livro de sharkar (2010).
ü  R: Inovação por processo ( Schumpter)
ü  Inovação de Nicho (Segundo Clark e Henderson) incrementar
16. O senhor Anderson, possui uma alfataria vocacionada na produção de uniformas escolares. De uns tempos para ca ele tem observado que a maior parte dos uniformas escolares, as calcas femininas tem cinturas altas, são afuniladas em baixo e fabricados com um tecido bastante leve, o que leva a desgaste rápido. Assim nasce uma ideia no senhor Anderson de criar as calcas, mantendo o padrão de cintura normal, afuniladas em baixo porém com um tecido mais grosso e durável. Deste modo reunido no conselho de direcção composta por 5 directores e 2 secretarias, tentaram discutir o assunto de modo a ter mais subsídio na sua ideia e verificar se ela é exequível ou não
a) Qual foi a fonte de ideia do senhor Anderson. Justifique
R: A fonte de ideia do senhor Anderson é a observação de tendência e observação de deficiência.
b) Qual foi o método que ele usou para avaliar as ideias? Justifique.

R O Método que ele usou para avaliar as ideias é os grupos de discussão porque reuniu no conselho de direcção composta por 5 directores e 2 secretarias, tentaram discutir o assunto de modo a ter mais subsídio na sua ideia e verificar se ela é exequível ou não

17.Diferença entre patente e marca
R: A marca é a expressão ou o sinal gráfico que identifica a procedência de um produto ou de um serviço. Enquanto A patente é um registo obtido sobre uma invenção ou inovação promovida sobre alguma tecnologia já existente.
18. “A arte da guerra nos ensina que o mérito supremo consiste em quebrar a resistência do inimigo sem lutar”. Comente a afirmação relacionando também ao contexto empresarial.
R: É verdade que a arte da guerra nos ensina que o mérito supremo consiste em quebrar a resistência do inimigo sem lutar na medida em que definimos as estratégias para combater o inimigo/concorrente baseando nos seguintes princípios: princípio da escolha do local de batalha que consiste em estudar o local onde a empresa se localiza pois o ambiente definirá os recursos necessários para o funcionamento do negócio: princípio da concentração das forças consiste na determinação dos recursos que vamos utilizar para combater os concorrentes; princípio de ataque determina como a empresa irá actuar no mercado e como ela vai se comportar perante as circunstâncias do mercado e os seus concorrentes e princípio das forças directas e indirectas determina a gestão das contingências e tácticas operacionais.   

19. A gestão estratégica é tida como uma grande ferramenta de competitividade empresarial justifique a afirmação.
R: uma empresa com uma boa gestão estratégica consegui se prevenir com diferentes circunstancia que podem acontecer no mercado isto é, a gestão estratégica permitirá com que a empresa planear, organizar, dirigir e controlar as suas actividade o que aumentará a sua eficiência de manter no mercado assim aumentar a sua vantagem competitividade.
20. Diferencia a escola de planeamento estratégico baseados no recurso e a escola ambiental.
R: A diferença existente entre a escola baseado no recurso e a escola ambiental, reside no facto de a escola baseado no recurso olha para os recursos internos existentes na organização para a formulação das estratégias a fim de criar a sua vantagem competitiva e a escola ambiental as estratégias baseiam-se numa análise externa da organização e defende a teoria de selecção natural, isto é a organização deve-se adequar as mudanças do ambiente em que ela está inserida.
21. Mencione as fases do planeamento proposto pela escola do planeamento
R: as fases do planeamento proposto pela escola do planeamento são;
a)      A análise estratégica da organização;
b)      Definição da missão da organização;
c)      Definição dos objectivos;
d)     Geração de alternativa estratégica;
e)      Avaliação e selecção da estratégia a adoptar;
f)       Elaboração dos planos, programas e orçamentos. 
g)      Avaliação, controle e feedback

22. Diferencia gestão estratégica do planeamento estratégico
R: A diferença existente entre a gestão estratégica e planeamento estratégico reside no facto de que i) A gestão estratégica é mais ampla enquanto o planeamento estratégico é apenas uma fase dentro da gestão estratégica ii) a gestão estratégica não é só planear mas sim planear, organizar, dirigir e controlar enquanto o planeamento estratégico é apenas planear.
23. Quais são as fases do planeamento estratégico que aprendeste.
R: as fases do planeamento estratégico são;
a)      Reflexão estratégica;
b)      Análise estratégica;
c)      Formulação de estratégias;
d)     Implementação de estratégia;
e)      Avaliação, controle e feedback.


24. Diga em que consiste o diagnóstico estratégico
 
R. O diagnóstico estratégico consiste em realizar uma análise da organização a partir das informações referentes aos ambientes interno e externo da mesma com objectivo de fazer uma análise completa da organização e em tudo o que pode influencia-la

25. No processo do surgimento do empreendedorismo duas teorias notabilizaram, mencione e diferencias sem esquecer de apresentar os precursores de cada teoria 
R. As teorias que notabilizaram o surgimento de empreendedorismo são Teoria psicológico e teoria económico
A diferença existente entre teoria psicológico e teoria económico reside no facto de que a teoria psicológico defende que o empreendedorismo esta vinculado directamente ao individuou ou seja resulta de um conjunto de traços típicos a sua personalidade, e o seu precursor é Deakins enquanto a teoria económico estabelece uma associação directa entre o empreendedorismo e a inovação com vista a criação da riqueza. E o seu precursor é Jean Batiste Say

 Prencha com V e F
1.      A macro ambiente consiste no ambiente geral das organizações onde estão todos os factores externos a uma organização (V)
2.      Se o mercado cresce lento ou fica estagnado diminui a rivalidade (concorrência) das empresas (V).
3.      Para uma empresa de animação turística a taxa de deflação de 80% é uma oportunidade (V).
4.      A capacidade de inovação é uma oportunidade para empresa (V).
Classifique os seguintes factores em Forcas (F), Fraquezas (D), Oportunidade (O) e Ameaça (A)
1.      O período de cobrança aos seus clientes é de 90 dias (D)
2.      Alta rotatividade de recursos humanos (D)
3.      Existência de muitos produtos substitutos no mercado onde a empresa opera (A)
4.      Integração regional (O)
5.      A população apresenta um índice alto de consumo (O)
6.      Áreas estratégicas funcionam bem concebidas (F)
Fontes de geração de ideia
ü  Identificação de necessidades (satisfazer as necessidades dos clientes)
ü  Observação das tendências (olhar par o mercado e observar tendências)
ü  Observação de deficiência (produtos que precisa algumas melhorias)
ü  Derivação de ocupação actual (deixar o seu emprego e abrir seu próprio negocio)
ü  Procura de novas aplicações ( a procura de novos uso para bens já existente)
ü  Hobbies (nos seus hobbies indivíduos pode encontrar necessidades não satisfeita)
ü  Imitação do sucesso de outro

Métodos de geração de novas ideia
ü  O brainstorming (tempestado de ideia)
ü  Os grupos de discussão (o empreendedor pode recorrer a um grupo de discussão para gerar novas ideias de produto, serviço ou negocio)
ü  Os questionários ( são usados para recolher informações de uma amostra de indivíduos)
ü  Day-in-the-life-reserch (colaboradores da empresa passar o dia com um cliente actual ou potencial para identificar aspectos do seu comportamento e as atitude que pode ser uma base para a criação de novas ideia para um produto, serviço ou negocio)
ü  Análise de inventário de problemas
ü  O método do checklist (desenvolver uma nova ideia a partir de um conjunto de questões)
ü  O método de livre associação (escrever uma palavra relacionada com o problema depois outra e outra palavra procurando com cada nova palavra adicionar algo de novo e criando uma cadeia de ideias)
ü  O método de anotações colectivas (os participantes pensam em um problema no sue dia dia e escrever possíveis soluções e ideias depois sumarize todas as ideias e sugestões depois a as ideias são discutidas e escolher a melhor ideia.

0 comentários:

Enviar um comentário