Universidade
Pedagógica – Maxixe
Disciplina: Sociologia da Educação
Resumo
Da urgência da
formação do “professor intercultural” na sociedade das diferenças
Nos dias actuais, vivemos numa sociedade marcada, principalmente,
pelos contactos culturais. Este facto permite-nos perceber que a escola, sendo
uma instituição social, está fortemente habitada por indivíduos que pertencem a
diferentes sensibilidades culturais.
Sociedade das
diferenças vs escola multicultural e intercultural
De acordo com Pieroni e tal (2014.p,32) a globalização é
um produto de pensamento liberal e o fenómeno é considerado, por um lado, uma
feliz meta da história e, por outro, alguns só vêem os efeitos contraditórios
dela. Como resultado deste fenómeno, observa-se que, aumentaram sem precedentes
os contactos entre as culturas e a coabitação entre os diferentes modos de
vida, contribuindo para multi/interculturalidade das sociedades e das escolas.
Como se pode deduzir, a escola no geral, e o professor,
de modo particular, precisam flexibilizar as suas práticas pedagógicas de modo
a adequá-las às novas exigências da sociedade, ou seja, a escola deve dar
resposta à realidade pluricultural que constitui a população escolar.
A interculturalidade aponta para a comunicação e a interacção
entre as culturas, buscando uma qualidade interactiva das relações das culturas
entre si e não uma mera coexistência fáctica entre distintas culturas em um
mesmo espaço e orienta processos que têm por base o reconhecimento do direito à
diferença e à luta contra todas as formas de discriminação e desigualdade
social.
Novas
exigências na formação de professores: o professor intercultural
O projecto intercultural escolar para poder ser realizado
precisa de professores que sejam conscientes e à altura da função que deverão
exercer. Para Zeichner (1993), se adoptarmos uma definição pragmática e
contextualizada de cultura tendo presente que cada individuo está integrado em
grupos múltiplos, justapostos e multiculturais. Por definição, cada um de nós é
um ser intercultural, independentemente das suas identidades culturais e todos
os professores devem preocupar-se com o problema da comunicação intercultural,
independentemente das identidades culturais e da composição demográfica do seu
grupo de alunos.
Para uma
competência intercultural
Segundo Azevedo (1996) citado por (Gonsalves, 1999,p.112)
formar “professores interculturais” é, na verdade, um imperativo ético, na
medida em que só a acção destes, coadjuvada, necessariamente, pela dos
restantes agentes educativos, poderá, transformar a escola numa instituição de promoção
da tolerância, da paz e do respeito pela diferença, através, e como resultado,
de atitudes e práticas.
Neste âmbito, a interculturalidade significa “um estado
ideal de partilha e valorização das culturas, para o qual se deve tender”, e em
que o “eu” e “o outro” reconhecendo-se, embora, como distintos, constroem um
universo comum de convivencialidade, solidariedade e fraternidade.
A formação intercultural visa, em última análise, dotá-lo
da competência intercultural. A competência intercultural tem, portanto, uma combinação
de atitudes, conhecimento, comportamentos e habilidades aplicadas através de acções
que permitem um sujeito.
A competência intercultural não pode ser adquirida de
forma espontânea por indivíduos, e nem simplesmente através da exposição e
encontros com pessoas de diferentes culturas se o contacto ocorrer em condições
inadequadas. O professor embutido de competência intercultural, não é um
professor particular, mas um professor geral ou das várias áreas disciplinares
que se torna sensível as problemas da equidade social.
Reflexão
Considerando as diferenças da actualidade, vive-se numa
sociedade multicultural, e sendo assim, o professor, em particular, deve
adoptar novos métodos, novas práticas pedagógicas que vão de acordo com a
multiculturalidade da nossa sociedade. As escolas devem adquirir novas
competências culturais através de percursos educativos, formativos e
pedagógicos.
O professor actual deve, também, ser capaz de ter uma
competência intercultural e uma combinação de comportamentos e habilidades
individuais ou em conjunto com os outros professores para compreender a nossa
sociedade multicultural (a escola em particular).
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