1R:
A parte do empreendedor que faz ou aprende, embora exista características natas do
empreender, é necessário ter características adquiridas que são: Criatividade,
conhecimento, habilidades.
2R:
A empresa Samsung usou a estratégia de crescimento diversificado relacionado ou
concêntrica porque há compartilhamento de tecnologia no seu processo de
produção.
3R:
A paternidade corporativa consiste em analisar o estilo de gestão que a empresa
adopta para melhor ajustar as competências de gestão auxiliando a interelacao entre
as diversas sbu.
Na
paternidade corporativa analisamos a gestão de portfólio, estratégia financeira
e o papel da paternidade corporativa.
4R:
a figura mostra o mapa estratégico de uma indústria de calçados, neste mapa a
análise é
feita com base em duas dimensões estratégicos o preço (alto ou baixo) e linha
de produtos (estreito, baixo e ampliado).
5R:
As características dos empreendedores no seculo XVII são: os empreendedores estabeleciam
um acordo contratual com o governo para realizar algum serviço ou fornecer produtos.
Como
geralmente os preços eram prefixados, qualquer lucro ou prejuízo era exclusivo do
empreendedor. Richard Cantillon, importante escritor economista do séculoXVII, é
por muitos como um dos criadores do termo empreendedorismo, tendo sido um dos primeiros
a diferenciar o empreendedor — aquele que assumia riscos —, do capitalista — que
fornecia o capital Dornelas (2010).
6R:
A contribuição do Jean Baptistesay disse que o empreendedor é o indivíduo que transfere
recursos económicos de um setor de baixa produtividade para um sector de produtividade
mais elevada. O autor enfatizou ainda a importância do empreendedor para o bom funcionamento
do sistema económico. Também apresentou alguns requisitos necessários para ser empreendedor
como: julgamento, perseverança e um conhecimento sobre o mundo, assim como, sobre
os negócios. Deveria também, segundo ele, possuir a arte da superintendência e da
administração.
7R:Na
perspectiva psicológica com destaque para a escola comportamentalista – o empreendedorismo
está vinculado directamente ao indivíduo, ou seja, resulta de um conjunto de traços
típicos de sua personalidade.
David
McClelland (1986), que buscou compreender o desenvolvimento de diferentes nações
com base nas características de indivíduos que marcaram a história e cujo comportamento
seria um modelo a ser imitado.
8R:
5R: O grau de abertura pode determinar ações empreendedoras da seguinte forma:
um país não deve isolar se dos outros, é neste contexto que o mesmo, deve criar
facilidades (competição comércio internacional, baixas taxas aduaneiras) para
que outros países possam oferecer os seus produtos ou serviços. Com forma de criar
cooperação entre os mesmos.
Em
relação ao ensino: a educação e a formação de elevada qualidade são importantes
para o potencial inovador de um país.
9R:
A inovação no processo empreendedor é importante porque é um factor diferencial
das empresas como forma de satisfazer as necessidades dos pequenos grupos
existentes no mercado, e manter – se actualizado em relação a produtividade da
concorrência.
10R:
O senhor francisco tem falta de uma ideia. Ideia consiste é um pensamento,
impressão ou noção, que pode favorecer ou não o senhor francisco, e que esta
associada a criatividade.
11R:
os tipos de inovação segundo Schumpter são: Inovação no produto, processo,
organizacional, na gestão, e no marketing.
Clarck
são:a criação ou ruptura de ligações de mercado vis-à-vis, o reforço de
ligações de mercado existente (dimensão do mercado). Na dimensão tecnológica, a
inovação que faz com as competências existentes se tornem obsoletas na
tecnologia e produção, e por fim a inovação que reforça as competências existentes
na tecnologia e a produção.
Henderson:
Inovação arquitectural, criação de nicho, regular ou incremental e revolucionária.
12R:
a) A fonte de ideia foi observação de tendências.
b)
O método usado para a geração da ideia foi grupo de discussão (focusgroup).
13R:
A diferença existente entre patente e marca é a seguinte: a patente é um
direito exclusivo que uma determinada pessoa possui, por ter um produto
inovador com vista a resolver um determinado problema. Que pode ser concedido
para outras pessoas a longo prazo. Enquanto a marca é um nome, imagem capaz de
identificar um produto ou serviço.
14R:
Concordo com a afirmação, no contexto militar consiste em distribuir e aplicar
meios militares como forma de concretizar a política final BasilHart(1967).
A
formulação de uma estratégia deve basicamente respeitar quatro princípios fundamentais
entre muitos outros: Princípio da escolha do local de batalha, Princípio da
concentração das forças, Princípio do ataque, e Princípiodas forças diretas e
indiretas.
No
contexto empresarial não precisamos eliminar o concorrente para conquistar uma
maior cota no mercado mas sim criar estratégias adequadas para superar a
conectividade conhecendo os seus pontos fortes e fracos.
15R:
a gestão estratégica é tida como uma grande ferramenta de competitividade
empresarial porque (permite conhecer o ambiente interno e externo de modo a
determinar onde a empresa está, e onde quer ir) é processo contínuo e dinâmico de
planeamento organização, liderança e controlo, através do qual as organizações determinam
onde estão e para onde querem ir. E como irão chegar e agem em conformidade como
caminho traçado ajustando-o continuamente as alterações ocorridas no seu meio envolvente
em particular as preferências dos clientes.
16R:o
planeamento estratégico baseado no recurso, afirma que o sucesso da organização
reside essencialmente na forma com estas conseguem desenvolver os seus recursos
(humanos, tecnológicos, financeiros, knowhow, reputação). Enquanto a escola
ambiental afirma é uma mera resposta passiva ao ambiente externo, com vista
assegurar a adequação da organização ao seu meio envolvente.
17R:A
implementação da gestão estratégica de uma empresa é feita no mercado, enquanto
o planeamento estratégico é feito no papel.
18R:
As fases do planeamento estratégico são: Reflexãoestratégica, Análiseestratégica,
Formulaçãoda estratégia, Implementação de Estratégia, Avaliação, controloefeedback
19R:
o diagnóstico estratégico consiste no levantamento de todas as informações
relevantes referentes ao ambiente interno e externo de uma determinada empresa,
para melhor definir as suas estratégias.
20R:
o estudo de mercado é importante porque permite identificar seu público
potencial e o que ele espera do mercado. Isso pode determinar a capacidade de
crescimento do negócio. É essencial avaliar o mercado, conhecer os principais
concorrentes, fornecedores e consumidores.
Fazemos o estudo do mercado para:
•
Conhecer as condições do ambiente geral,assim como o ambiente competitivo;
•
Conhecer os tipos de produtos que uma empresa deve produzir e oferecer no seu
mercado;
•
Para conseguir observar os factores internos e externos que possam influenciar no
mercado;
•
Para conseguir determinar os tipos de recursos empresariais que devem ser aplicado;
•
Para detectar o de tecnologia que possa a ser usada e que se adequa a exigências
do momento;
•
Para definir as políticas que vai ajudar empresa em produtividade e nas vendas;
•
Para conseguir definir o tipo de mercado que a empresa vai ocupar.
21R:As
ferramentas disponíveis para analisar: Analise SWOT, Analise PEST; e5 forcas de
Porter.
22R:Análise
PEST – Ajuda a empresa a avaliar factores ambientais para não ter sua estratégia
afectada. Tem como importância estudar o ambiente macro externo ou seja
compreender os factores políticos legais, económicos sociais e tecnológicos. Análise
de Poter: Rivalidade entre os concorrentes, Ameaça da entrada de novas empresas,
Ameaça de produtos e serviços substitutos, Poder dos fornecedores, e Poder dos
compradores (clientes).
23R:
podemos analisar a atratividade de um determinado sector através das 5 forcas
do porter, pois permite apurar a rentabilidade estrutural dos sectores e avaliar
a atratividade. (entrantes, fornecedores, consumidor, substitutos e
concorrente).
24R:FCS
são aqueles recursos, capacidade atributos que numa indústria concreta as
empresas devem possuir para conseguir obter sucesso enquanto cadeia de valor eh
uma ferramenta proposta por porter para analisar como é que as diversas
actividades de uma empresa acrescentam valor aos produtos e serviços que
comercializam comparando com o custo da sua produção.
R:
Factores críticos de sucesso (FCS) podem ser definidos como componentes ou
fatores-chaves para o sucesso de uma empresa.
Exemplos:
•
Para uma empresa de microcomputadores, um FCS poderia ser o uso de tecnologia
avançada de modo a oferecer microcomputadores de baixo custo.
•
Para um fabricante de carros luxuosos, os FCS mais importantes poderiam estar
na oferta do melhor modelo que dá para viagens: a personalização e qualidade
seriam mais importante que lucro.
Cadeia
de Valor
A
cadeia de valor é uma série (cadeia) de actividades que inclui logística calculada,
operações, logística excedente, marketing e vendas e serviços. Cada uma dessas
actividades é investigada para se determinar o que pode ser feito para aumentar
o valor percebido pelo cliente. Dependendo do cliente, o valor pode significar
preço mais baixo, melhores serviços, melhor qualidade ou exclusividade de
produto.
25R:
os aspectos devem ser considerado na elaboração de uma missãoempresarial: O que,
para que, como e por que.
26R:Actividades
de logística: recepção de matérias; armazenamento aquisição
:compra
de material; procura de material a baixo custo.
Aprovisionamento:
Aquisição; fornecimento
27R:As
bases na qual devem construir as suas competências centrais é: análise de
cadeia de valores e base de análise de competências. Análise de cadeia de valor
consiste na necessidade de criar valor para o cliente excedendo o custo suportado
para o fazer logo que atribui valor ao produto do cliente.
28R:As
estratégias recatem sobre os 4p’s de marketing k são produto, praça, preço, e
promoção.
29R:O
estudo de grupos estratégicos surgiu com o objetivo de analisar o ambiente
competitivo da indústria. Análise de grupos estratégicos servem para analisar
os concorrentes e tirar conclusões sobre o posicionamento estratégico k podem
proporcionar maior rentabilidade.
R:
Avaliar ate que ponto uma empresa desloca-se de um ponto para outro,
Permite
pesquisar comportamento e resultados heterogéneos no interior da empresa k não
podem ser explicadas por acções isoladas das firmas.
30R:
as barreiras de mobilidade são elementos que fazem com que uma empresa permaneça
no sue grupo estratégico, sendo que as empresas de grupos estratégicos com barreiras
de mobilidade altas com um maior potencial de lucro do que aquelas que estão situadas
em grupos com barreiras de mobilidade mais baixas.
31R:x
na matriz swot: fazer cruzamento entre factores internos e factores externos e
relaciona-los.
32R:decisão
a tomar tirar o máximo proveito dos pontos fortes e aproveitar as
oportunidades, decisão imediata de investimento. Ao contrário seria minimizar as
pontos fracos.
33R:factores
do ambiente externo: Política fiscal e distribuição geografia.
•
Economico: Taxa de inflação; e
•
Demográfico: Densidade populacional
34R:factores
que concorrem para o baixo ou elevado poder negocial dos fornecedores: estão
mais concentrados e há poucas empresas rivais a competir no mercado e o seu
produto é muito importante para o consumidor.
Concentração;
e
•
Inexistência de produtos substitutos.
35R:as
barreiras a saída podem influenciar na rivalidade quando uma empresa quer
abandonar um negocio pouco rentável, onde pode ser forcada a permanecer no
mercado, desenvolvido esforços para minimizar a perda, e aumentando a
rivalidade.
36R:
análise interna é importante porque permite uma avaliação dos principais pontos
fortes e fracos que a organização possui.
37R:
análise interna envolve: Análise da Capacidade estratégica: Recursos e
Competências.
38R:Na
paternidade corporativa pretende saber como se faz um correcto ajuste entre as competências
do centro corporativo e as estratégias das SBU’s e estilo de gestão corporativa
a organização adopta.
39R:Para
permanecer como empresa dominante, o líder engaja-se em três actividades:
•
Expandir a demanda do Mercado (novos usuários, novos usos e maior taxa de uso
de seus produtos);
•
Proteger sua participação atual de Mercado (estratégia de posição, floco,
antecipação de ataque); e Aumentar sua participação de Mercado
40R:a
diferenciação permite captar a legalidade dos consumidores que serão menos sensíveisa
variação nos preços e ter margens de lucro mais altas.
41R:
ataque flanco, frontal,
42R:Ele
permite que o empreendedor compreenda as várias vertentes do seu negócio e pode
ser um apoio na apresentação da empresa a outras partes interessadas.
R:
Eh importante fazer o plano de negócio para evitar os erros, mas vale errar no
papel do que na prática porque os custos desses erros podem ser altos.também
servem para conhecer e identificar as oportunidades do mercado, explicar como
se pode ganhar com a oportunidades identificada, prever riscos e problemas.
43R:
O primeiro grupo é o das escolas de natureza prescritiva, que estão
maispreocupadas em como as estratégias devem ser formuladas do que em como são
efetivamente formuladas.
•
A escola de design
•
A escola de planeamento
•
Escola de posicionamento
Elas
consideram aspectos específicos do processo de formulação de estratégias e
preocupam-se menos com a prescrição do comportamento estratégico ideal e mais
com a descrição de como as estratégias são, de fato, e como se desdobram.
•
Escola Empreendedora
•
Escola Cognitiva
•
Escola de Aprendizado
•
Escola de Poder
•
Escola Cultural
•
Escola Ambiental
Escola
de Configuração
Reúne
duas facetas fundamentais do fenômeno organizacional: uma descreve estados da
organização e dos contextos que a cercam; a segunda descreve o processo de
geração de estratégias. A primeira é chamada de configuração, a segunda de
transformação. Essas duas facetas são dois lados da mesma moeda.
“Se
uma organização adota estados de ser, então a geração de estratégia tornasse um
processo de saltar de um estado para outro”.
Tipo
de empreendedor Característica
Inesperado
(que aprende) Se deparou com uma
oportunidade de negócio e tomou a decisão de mudar o que fazia na vida para se dedicar
ao negócio próprio.
Social Envolve-se em causas humanitárias com
comprometimento singular. Tem um desejo imenso de mudar o mundo criando
oportunidades para aqueles que não têm acesso a elas.
Serial
É aquele apaixonado não apenas pelas empresas que cria, mas principalmente pelo
ato de empreender.
Star-up
Aquele que inicia um negocio
Herdeiro Recebe logo cedo à missão de levar à
frente o legado de sua família
Intra-empreendedor Aquele que traz mudanças na benéficas a
organização, aumento da produtividade.
Tipo
de Actividade primaria/ apoio Característica
Operações
- Processamento. Embalagem. Montagem.
Manutenção do equipamento. Controlo da qualidade. Etiquetagem. Gestão de
instalações, etc
Marketing
e vendas – Indução e facilitação da compra do produto Publicidade, orçamento, gestão de forca de vendas,
selecao e gestão de canais precagem
Investigacao
e desenvolvimento tecnológica - Aquisição. Criação e desenvolvimento de
Know-how. Procedimentos.
Outros
recursos tecnológicos necessários.
Infra-estrutura
da Organização: Gestão geral,
finanças, contabilidade, relacionamento no topo gestão de qualidde, estruturas
e rotinas de manutencao da cultura.
As
partes do plano de negócio são:
•
Apresentação de plano de negócio;
•
Introdução;
•
Apresentação da empresa;
•
Plano de marketing;
•
Plano operacional; e
•
Plano financeiro.
Características
dos objectivos
Hierarquia;
•
Consistência;
•
Mensurabilidade; e
•
Calendarização.
Texeira
objectivos
Económicos,
de Serviços e Pessoais.
•
Os económicos estes tem haver sobrevivência, proveito e crescimento;
•
Serviços tem haver com criação de benefícios para a sociedade e
Responsabilidade
social; e
•
Pessoais tem haver com objetivos dos indivíduos ou grupos dentro da organização.
•
Balanco geral;
•
Demonstracao de resultados; e
•
Fluxo de caixa.
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