quinta-feira, 11 de abril de 2019

Respostas das perguntas de estudo


1R: A parte do empreendedor que faz ou aprende, embora exista características natas do empreender, é necessário ter características adquiridas que são: Criatividade, conhecimento, habilidades.
2R: A empresa Samsung usou a estratégia de crescimento diversificado relacionado ou concêntrica porque há compartilhamento de tecnologia no seu processo de produção.
3R: A paternidade corporativa consiste em analisar o estilo de gestão que a empresa adopta para melhor ajustar as competências de gestão auxiliando a interelacao entre as diversas sbu.
Na paternidade corporativa analisamos a gestão de portfólio, estratégia financeira e o papel da paternidade corporativa.
4R: a figura mostra o mapa estratégico de uma indústria de calçados, neste mapa a análise é feita com base em duas dimensões estratégicos o preço (alto ou baixo) e linha de produtos (estreito, baixo e ampliado).
5R: As características dos empreendedores no seculo XVII são: os empreendedores estabeleciam um acordo contratual com o governo para realizar algum serviço ou fornecer produtos.
Como geralmente os preços eram prefixados, qualquer lucro ou prejuízo era exclusivo do empreendedor. Richard Cantillon, importante escritor economista do séculoXVII, é por muitos como um dos criadores do termo empreendedorismo, tendo sido um dos primeiros a diferenciar o empreendedor — aquele que assumia riscos —, do capitalista — que fornecia o capital Dornelas (2010).
6R: A contribuição do Jean Baptistesay disse que o empreendedor é o indivíduo que transfere recursos económicos de um setor de baixa produtividade para um sector de produtividade mais elevada. O autor enfatizou ainda a importância do empreendedor para o bom funcionamento do sistema económico. Também apresentou alguns requisitos necessários para ser empreendedor como: julgamento, perseverança e um conhecimento sobre o mundo, assim como, sobre os negócios. Deveria também, segundo ele, possuir a arte da superintendência e da administração.
7R:Na perspectiva psicológica com destaque para a escola comportamentalista – o empreendedorismo está vinculado directamente ao indivíduo, ou seja, resulta de um conjunto de traços típicos de sua personalidade.
David McClelland (1986), que buscou compreender o desenvolvimento de diferentes nações com base nas características de indivíduos que marcaram a história e cujo comportamento seria um modelo a ser imitado.
8R: 5R: O grau de abertura pode determinar ações empreendedoras da seguinte forma: um país não deve isolar se dos outros, é neste contexto que o mesmo, deve criar facilidades (competição comércio internacional, baixas taxas aduaneiras) para que outros países possam oferecer os seus produtos ou serviços. Com forma de criar cooperação entre os mesmos. 
Em relação ao ensino: a educação e a formação de elevada qualidade são importantes para o potencial inovador de um país.
9R: A inovação no processo empreendedor é importante porque é um factor diferencial das empresas como forma de satisfazer as necessidades dos pequenos grupos existentes no mercado, e manter – se actualizado em relação a produtividade da concorrência.
10R: O senhor francisco tem falta de uma ideia. Ideia consiste é um pensamento, impressão ou noção, que pode favorecer ou não o senhor francisco, e que esta associada a criatividade. 
11R: os tipos de inovação segundo Schumpter são: Inovação no produto, processo, organizacional, na gestão, e no marketing.
Clarck são:a criação ou ruptura de ligações de mercado vis-à-vis, o reforço de ligações de mercado existente (dimensão do mercado). Na dimensão tecnológica, a inovação que faz com as competências existentes se tornem obsoletas na tecnologia e produção, e por fim a inovação que reforça as competências existentes na tecnologia e a produção.   
Henderson: Inovação arquitectural, criação de nicho, regular ou incremental  e revolucionária.
12R: a) A fonte de ideia foi observação de tendências.
b) O método usado para a geração da ideia foi grupo de discussão (focusgroup).
13R: A diferença existente entre patente e marca é a seguinte: a patente é um direito exclusivo que uma determinada pessoa possui, por ter um produto inovador com vista a resolver um determinado problema. Que pode ser concedido para outras pessoas a longo prazo. Enquanto a marca é um nome, imagem capaz de identificar um produto ou serviço. 
14R: Concordo com a afirmação, no contexto militar consiste em distribuir e aplicar meios militares como forma de concretizar a política final BasilHart(1967).
A formulação de uma estratégia deve basicamente respeitar quatro princípios fundamentais entre muitos outros: Princípio da escolha do local de batalha, Princípio da concentração das forças, Princípio do ataque, e Princípiodas forças diretas e indiretas.
No contexto empresarial não precisamos eliminar o concorrente para conquistar uma maior cota no mercado mas sim criar estratégias adequadas para superar a conectividade conhecendo os seus pontos fortes e fracos.
15R: a gestão estratégica é tida como uma grande ferramenta de competitividade empresarial porque (permite conhecer o ambiente interno e externo de modo a determinar onde a empresa está, e onde quer ir) é processo contínuo e dinâmico de planeamento organização, liderança e controlo, através do qual as organizações determinam onde estão e para onde querem ir. E como irão chegar e agem em conformidade como caminho traçado ajustando-o continuamente as alterações ocorridas no seu meio envolvente em particular as preferências dos clientes.
16R:o planeamento estratégico baseado no recurso, afirma que o sucesso da organização reside essencialmente na forma com estas conseguem desenvolver os seus recursos (humanos, tecnológicos, financeiros, knowhow, reputação). Enquanto a escola ambiental afirma é uma mera resposta passiva ao ambiente externo, com vista assegurar a adequação da organização ao seu meio envolvente.
17R:A implementação da gestão estratégica de uma empresa é feita no mercado, enquanto o planeamento estratégico é feito no papel.
18R: As fases do planeamento estratégico são: Reflexãoestratégica, Análiseestratégica, Formulaçãoda estratégia, Implementação de Estratégia, Avaliação, controloefeedback
19R: o diagnóstico estratégico consiste no levantamento de todas as informações relevantes referentes ao ambiente interno e externo de uma determinada empresa, para melhor definir as suas estratégias. 
20R: o estudo de mercado é importante porque permite identificar seu público potencial e o que ele espera do mercado. Isso pode determinar a capacidade de crescimento do negócio. É essencial avaliar o mercado, conhecer os principais concorrentes, fornecedores e consumidores.
 Fazemos o estudo do mercado para:
• Conhecer as condições do ambiente geral,assim como o ambiente competitivo;
• Conhecer os tipos de produtos que uma empresa deve produzir e oferecer no seu mercado;
• Para conseguir observar os factores internos e externos que possam influenciar no mercado;
• Para conseguir determinar os tipos de recursos empresariais que devem ser aplicado;
• Para detectar o de tecnologia que possa a ser usada e que se adequa a exigências do momento;
• Para definir as políticas que vai ajudar empresa em produtividade e nas vendas;
• Para conseguir definir o tipo de mercado que a empresa vai ocupar.
21R:As ferramentas disponíveis para analisar: Analise SWOT, Analise PEST; e5 forcas de Porter.
22R:Análise PEST – Ajuda a empresa a avaliar factores ambientais para não ter sua estratégia afectada. Tem como importância estudar o ambiente macro externo ou seja compreender os factores políticos legais, económicos sociais e tecnológicos. Análise de Poter: Rivalidade entre os concorrentes, Ameaça da entrada de novas empresas, Ameaça de produtos e serviços substitutos, Poder dos fornecedores, e Poder dos compradores (clientes).
23R: podemos analisar a atratividade de um determinado sector através das 5 forcas do porter, pois permite apurar a rentabilidade estrutural dos sectores e avaliar a atratividade. (entrantes, fornecedores, consumidor, substitutos e concorrente). 
24R:FCS são aqueles recursos, capacidade atributos que numa indústria concreta as empresas devem possuir para conseguir obter sucesso enquanto cadeia de valor eh uma ferramenta proposta por porter para analisar como é que as diversas actividades de uma empresa acrescentam valor aos produtos e serviços que comercializam comparando com o custo da sua produção.
R: Factores críticos de sucesso (FCS) podem ser definidos como componentes ou fatores-chaves para o sucesso de uma empresa.
Exemplos:
• Para uma empresa de microcomputadores, um FCS poderia ser o uso de tecnologia avançada de modo a oferecer microcomputadores de baixo custo.
• Para um fabricante de carros luxuosos, os FCS mais importantes poderiam estar na oferta do melhor modelo que dá para viagens: a personalização e qualidade seriam mais importante que lucro.
Cadeia de Valor
A cadeia de valor é uma série (cadeia) de actividades que inclui logística calculada, operações, logística excedente, marketing e vendas e serviços. Cada uma dessas actividades é investigada para se determinar o que pode ser feito para aumentar o valor percebido pelo cliente. Dependendo do cliente, o valor pode significar preço mais baixo, melhores serviços, melhor qualidade ou exclusividade de produto.
25R: os aspectos devem ser considerado na elaboração de uma missãoempresarial: O que, para que, como e por que.
26R:Actividades de logística: recepção de matérias; armazenamento aquisição
:compra de material; procura de material a baixo custo.
Aprovisionamento: Aquisição; fornecimento
27R:As bases na qual devem construir as suas competências centrais é: análise de cadeia de valores e base de análise de competências. Análise de cadeia de valor consiste na necessidade de criar valor para o cliente excedendo o custo suportado para o fazer logo que atribui valor ao produto do cliente.
28R:As estratégias recatem sobre os 4p’s de marketing k são produto, praça, preço, e promoção.
29R:O estudo de grupos estratégicos surgiu com o objetivo de analisar o ambiente competitivo da indústria. Análise de grupos estratégicos servem para analisar os concorrentes e tirar conclusões sobre o posicionamento estratégico k podem proporcionar maior rentabilidade.
R: Avaliar ate que ponto uma empresa desloca-se de um ponto para outro,
Permite pesquisar comportamento e resultados heterogéneos no interior da empresa k não podem ser explicadas por acções isoladas das firmas.
30R: as barreiras de mobilidade são elementos que fazem com que uma empresa permaneça no sue grupo estratégico, sendo que as empresas de grupos estratégicos com barreiras de mobilidade altas com um maior potencial de lucro do que aquelas que estão situadas em grupos com barreiras de mobilidade mais baixas.
31R:x na matriz swot: fazer cruzamento entre factores internos e factores externos e relaciona-los.
32R:decisão a tomar tirar o máximo proveito dos pontos fortes e aproveitar as oportunidades, decisão imediata de investimento. Ao contrário seria minimizar as pontos fracos.
33R:factores do ambiente externo: Política fiscal e distribuição geografia.
• Economico: Taxa de inflação; e
• Demográfico: Densidade populacional
34R:factores que concorrem para o baixo ou elevado poder negocial dos fornecedores: estão mais concentrados e há poucas empresas rivais a competir no mercado e o seu produto é muito importante para o consumidor.
Concentração; e
• Inexistência de produtos substitutos.
35R:as barreiras a saída podem influenciar na rivalidade quando uma empresa quer abandonar um negocio pouco rentável, onde pode ser forcada a permanecer no mercado, desenvolvido esforços para minimizar a perda, e aumentando a rivalidade.
36R: análise interna é importante porque permite uma avaliação dos principais pontos fortes e fracos que a organização possui.
37R: análise interna envolve: Análise da Capacidade estratégica: Recursos e
Competências.
38R:Na paternidade corporativa pretende saber como se faz um correcto ajuste entre as competências do centro corporativo e as estratégias das SBU’s e estilo de gestão corporativa a organização adopta.
39R:Para permanecer como empresa dominante, o líder engaja-se em três actividades:
• Expandir a demanda do Mercado (novos usuários, novos usos e maior taxa de uso de seus produtos);
• Proteger sua participação atual de Mercado (estratégia de posição, floco, antecipação de ataque); e Aumentar sua participação de Mercado
40R:a diferenciação permite captar a legalidade dos consumidores que serão menos sensíveisa variação nos preços e ter margens de lucro mais altas.
41R: ataque flanco, frontal,
42R:Ele permite que o empreendedor compreenda as várias vertentes do seu negócio e pode ser um apoio na apresentação da empresa a outras partes interessadas.
R: Eh importante fazer o plano de negócio para evitar os erros, mas vale errar no papel do que na prática porque os custos desses erros podem ser altos.também servem para conhecer e identificar as oportunidades do mercado, explicar como se pode ganhar com a oportunidades identificada, prever riscos e problemas.
43R: O primeiro grupo é o das escolas de natureza prescritiva, que estão maispreocupadas em como as estratégias devem ser formuladas do que em como são efetivamente formuladas.
• A escola de design
• A escola de planeamento
• Escola de posicionamento
Elas consideram aspectos específicos do processo de formulação de estratégias e preocupam-se menos com a prescrição do comportamento estratégico ideal e mais com a descrição de como as estratégias são, de fato, e como se desdobram.
• Escola Empreendedora
• Escola Cognitiva
• Escola de Aprendizado
• Escola de Poder
• Escola Cultural
• Escola Ambiental
Escola de Configuração
Reúne duas facetas fundamentais do fenômeno organizacional: uma descreve estados da organização e dos contextos que a cercam; a segunda descreve o processo de geração de estratégias. A primeira é chamada de configuração, a segunda de transformação. Essas duas facetas são dois lados da mesma moeda.
“Se uma organização adota estados de ser, então a geração de estratégia tornasse um processo de saltar de um estado para outro”.




Tipo de empreendedor           Característica
Inesperado (que aprende)      Se deparou com uma oportunidade de negócio e tomou a decisão de mudar o que fazia na vida para se dedicar ao negócio próprio.
Social  Envolve-se em causas humanitárias com comprometimento singular. Tem um desejo imenso de mudar o mundo criando oportunidades para aqueles que não têm acesso a elas.
Serial É aquele apaixonado não apenas pelas empresas que cria, mas principalmente pelo ato de empreender.
Star-up            Aquele que inicia um negocio
Herdeiro         Recebe logo cedo à missão de levar à frente o legado de sua família
Intra-empreendedor   Aquele que traz mudanças na benéficas a organização, aumento da produtividade.
Tipo de Actividade primaria/ apoio   Característica
Operações -     Processamento. Embalagem. Montagem. Manutenção do equipamento. Controlo da qualidade. Etiquetagem. Gestão de instalações, etc
Marketing e vendas – Indução e facilitação da compra do produto            Publicidade, orçamento, gestão de forca de vendas, selecao e gestão de canais precagem
Investigacao e desenvolvimento tecnológica - Aquisição. Criação e desenvolvimento de Know-how. Procedimentos.
Outros recursos tecnológicos necessários.
Infra-estrutura da Organização:         Gestão geral, finanças, contabilidade, relacionamento no topo gestão de qualidde, estruturas e rotinas de manutencao da cultura.
As partes do plano de negócio são:
• Apresentação de plano de negócio;
• Introdução;
• Apresentação da empresa;
• Plano de marketing;
• Plano operacional; e
• Plano financeiro.
Características dos objectivos
Hierarquia;
• Consistência;
• Mensurabilidade; e
• Calendarização.
Texeira objectivos
Económicos, de Serviços e Pessoais.
• Os económicos estes tem haver sobrevivência, proveito e crescimento;
• Serviços tem haver com criação de benefícios para a sociedade e
Responsabilidade social; e
• Pessoais tem haver com objetivos dos indivíduos ou grupos dentro da organização.
Os instrumentos financeiros são:
• Balanco geral;
• Demonstracao de resultados; e
• Fluxo de caixa.

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