IntroduçãoO presente trabalho tem como objectivo de servir como auxílio nos processos do ensino e aprendizagem para o aluno Onde referimos que o andebol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cujo objectivo é introduzir a bola na baliza da equipa adversária e evitar que ela seja introduzida na sua, respeitando as regras do jogo.
Andebol é um
jogo desportivo colectivo de oposição, colaboração jogado quase em exclusivo
com as mãos, em espaço partilhado por duas equipas com situações de carácter
intenso, determinadas pela colaboração com os companheiros de equipa e em luta
com adversário aonde a existência de contacto físico esta bem presente na
disputa complexa de movimentos, com e sem a bola, executando sob posições
variava em espaço reduzido (Cruz, 2007).
O andebol é uma
modalidade desportiva colectiva de cooperação, oposição e interacção com duas
equipas se confortam num espaço com disputado a bola e procurando marcar mais
golos que o adversário (Prudente 2006).
O andebol de
sete era já um jogo bastante difundido na Alemanha, com o século: xix. No
entanto, 1920, Shellenz, professor da escala normal superior de educação física
de Berlim, lançou as bases de andebol de onze, praticando no campo de futebol e
inspirado nas suas regras mais jogado pelas mãos. Nos países escandinavos e por
razoes climáticas, este desporto era praticado no recito coberto e com 7
jogadores (Graziano 2015).
Com o
aparecimento desta modalidade desportiva grande interesse tendo se disputado o
i campeonato mundial realizado em 1938, tendo vencedor a Alemanha (Graziano
2015).
O andebol,
enquanto Jogo desportivo Colectivo está estruturado por normas tácticas que
determinam as condutas a serem assumidas pelos participantes expressando a
lógica interna deste jogo. A sequência estrutural do jogo corresponde à lógica
desta modalidade desportiva.
Metodologia
Como metodologia para elaboração deste trabalho tomou se
base método de pesquisa bibliográfica através de qual fez se consulta de obras
internet para alcançar oscertos objectivos
Historial de
andebol
Através dos séculos houve sempre jogos populares mais ou
menos parecidos com o Andebol, diz-se mesmo que é dos jogos desportivos mais
antigos.
Mais tarde, na Idade Média, segundo algumas crónicas da
época, eram realizados nos castelos jogos entre grupos de guerreiros que muito
entusiasmavam os senhores feudais. Estes jogos eram conhecidos Jogos de Mão.
Já na Idade Contemporânea há conhecimento de que, em
vários países, eram praticados jogos parecidos com o Andebol; na Checoslováquia
(chamavam-lhe “Arena”), na Alemanha (o “Raffballspiel”) e até mesmo em Portugal
se praticava um jogo a que chamavam o “Malheiral”, que tinha sido criado pelo
professor de Educação física, Porfírio Malheiro.
É considerado o criador oficial do Andebol o professor
Alemão KonradKoch, através do “Raffballspiel”, no final do século passado, mais
precisamente em 1890. Este jogo tinha regras semelhantes às do Futebol, em
cujos campos era praticado, mas jogado com as mãos.
Em Portugal, o Andebol foi praticado pela 1ª vez, em
1929, trazido pelo Alemão Armando Tshopp. Mais tarde nos países nórdicos, e
dado o seu clima difícil, o Andebol passou a ser praticado dentro de Ginásios e
Pavilhões. Por esse motivo, este jogo acabou por ser praticado em recintos fechados,
num campo com dimensões reduzidas e com equipas constituídas por sete
jogadores.
As duas variantes, de sete e onze jogadores coexistiram
ainda durante bastante tempo, mas gradualmente o Andebol de sete foi
congregando preferência dos adeptos e fundamentalmente dos praticantes, devido
às condições em que era praticado e às características do jogo: maior movimentação,
mais golos, mais emoção.
Em 1972 surgiu pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de
Munique.
Em Portugal apareceu no ano de 1949 atravésdo Alemão
Henrique Feist, que realizou o primeiro torneio d
Modalidade de
Andebol
Objectivo do Jogo:
Introduzir a bola na baliza do adversário e evitar que
esta entre na nossa, respeitando sempre as regras do jogo.
Características do Jogo:
Ø As equipas são constituídas por 14 jogadores, sendo eles
7 efectivos (um deles o guarda- redes) e 7 suplentes;
Ø O jogo tem uma duração de 2x 30 minutos com 10 minutos de
intervalo;
Ø Existem 2 árbitros em campo, 1 central e 1 de baliza.
Regras do
Andebol
1. O Terreno de jogo
As medidas do terreno de jogo e as suas linhas estão
indicadas na figura 1. Os jogadores podem-se movimentar por todo o terreno de
jogo menos dentro da área do guarda-redes, pois esta só a ele pertence. O
objectivo do andebol é marcar golos na baliza da equipa adversária.
2. A baliza
A diferença da baliza do andebol para a baliza do
mini-andebol é que nesta desce-se mais a barra. Há escolas que possuem balizas
mais pequenas para o mini-andebol. É importante pôr uma rede entre os travessões
para evitar os “golos fantasmas”, isto é, considerar um golo válido sem este
ter passado completamente os postes da baliza. Se a bola passar por cima do
travessão regulamentar, então a bola é reposta em jogo pelo guarda-redes.
3. A bola
A bola do mini-andebol é mais fácil de manejar, porque é
mais pequena e também pesa menos. Deve-se manejar a bola só com uma mão o que
se consegue com muita facilidade. Com ela podes correr, passar ao teu
companheiro, rematar à baliza e até marcar golo. A bola é de couro e tem de
circunferência 44 cm para a categoria de “banbys” é de 48 cm para “infantis”.
4. A equipa Para
participar nos torneios é preciso no mínimo 7 jogadores e um máximo de 10
jogadores inscritos. Durante o jogo só podem jogar 5 jogadores (o guarda-redes
e quatro jogadores de campo). Todos os inscritos poderão ser guarda-redes e
jogadores de campo, embora a camisola do guarda-redes tenha que ser diferente
das outras. É obrigado a que em cada período de jogo jogue um guarda-redes
diferente. Todos os jogadores inscritos têm que jogar dez minutos seguidos no
mínimo. As equipas podem se mistas.
5. O guarda-redes
e a sua área
O guarda-redes pode defender a sua baliza com qualquer
parte do corpo. Dentro da sua área , ele pode deslocar-se à vontade com a bola.
Se não estiver com a bola pode sair da sua área. Quando se encontra fora da sua
área fica sujeito às regras dos outros jogadores de campo, não podendo
ultrapassar a linha de meio campo.
6. Duração do jogo
O jogo divide-se em duas partes, que por sua vez se
subdividem em dois períodos de 10 minutos de jogo, com dois minutos de
intervalo entre os períodos de 10 minutos e seis minutos de intervalo entre as
duas partes. O professor deve sempre incentivar os alunos a divertirem-se
durante o jogo e a pensar que o resultado é o menos importante, o que realmente
importa é conhecer bem as regras.
7. Regras básicas
do andebol.
Inicio do
jogo:
Ø O jogo inicia-se com ambas as equipas no seu meio campo,
tendo a equipa que possui a bola fazer um lançamento de saída (passe) através
de um jogador no centro da linha de meio campo.
Ø Quando há golo, a equipa que sofreu reinicia o jogo da mesma
forma, não sendo necessário a equipa adversária estar no seu meio campo.
Ø Depois da marcação de uma falta, o jogo recomeça no local
onde a falta foi cometida.
Bola fora:
1º Se saiu pela linha de fundo a bola é colocada em jogo
pelo guarda- redes (dentro da sua área).
2º Se saiu pela linha lateral, é colocada em jogo no
local onde saiu, tendo de se colocar um dos pés sobre a linha lateral e o outro
no exterior do campo.
Regras de
manipulação da bola:
Pode-se lançar,
bater, empurrar, parar e agarrar a bola com todo o corpo à excepção das pernas
e pés. Pode-se dar apenas três passos (quatro apoios) com a bola nas mãos.
O golo
Qualquer jogador, inclusive o guarda-redes pode marcar
golo. Para ser golo, a bola deve entrar por completo dentro da baliza.
Substituições
O professor no início de cada período, dirá ao árbitro
qual a composição da sua equipa. Quando substituir alguém o professor deve
dizer aos alunos que vão entrar no jogo tudo o que terão de fazer para melhorar
o jogo e não cometerem erros. É importante que exista feedbacks positivos da
parte do professor para os alunos que saíram do jogo. Só se podem fazer
substituições quando está alguém lesionado ou quando há um intervalo.
O árbitro
O árbitro penalizará e castigará todas as penalidades e
irregularidades que aconteçam durante o jogo. Desta forma os jogadores vão
entender melhor o jogo e suas regras. Aescolha do campo é por sorteio.
Regras do Andebol
Se interromper o drible não se pode
voltar a driblar. O Guarda Redes pode utilizar qualquer parte do corpo para
defender, desde que esteja dentro da sua área de baliza.
Ø Violação da
área de baliza : Não se pode
pisar dentro da área de baliza, pode-se entrar lá dentro apenas se for pelo ar,
aquando por exemplo dum remate;
Ø Lançamento
Livre : Sempre que alguma equipa faz
uma falta é marcado um lançamento livre Se essa falta ocorrer no espaço de
jogo: Lançamento livre no mesmo local
Se a falta ocorrer entre os 6m e os
9m Lançamento livre de 9 m Se for
uma falta grave
Lançamento livre de 7 m,
Marcação do livre de 9 m : Caso as faltas
sejam cometidas entre as linhas dos 6 e 9 metros. O jogador que vai marcar a
falta coloca-se na linha de 9 m, estando o resto da equipa fora do campo, com
os adversários no mínimo a 3 m.
Ø Quando um jogador barra o caminho ao adversário com os
braços, pernas ou mãos.
Ø Quando um jogador arranca a bola ao adversário ou o
agarra.
Marcação
do livre de 7 metros:
Ø O jogador que vai executar o livre coloca-se na marca de
7 metros, sem pisar a linha ou mexer o pé de apoio, esperando pelo apito do
árbitro. Todos os jogadores têm de estar atrás da linha de 9 metros. O
executante tem 3 segundos para a sua realização;
Ø Caso o guarda – redes entre na sua área com a bola nas
mãos;
Ø Quando um jogador
entra intencionalmente dentro da sua área de baliza prejudicando as acções da
equipa contrária;
Ø Quando um jogador
passa a bola ao guarda – redes quando este está na sua área;
Ø Quando um jogador empurra, agarra, ou rateira um atacante
que se encontra isolado ou em boa posição para obter golo.
Elementos
técnicos de andebol.
Pega da
bola
Com as duas
mãos:
Ø As mãos formam uma ampla superfície côncava;
Ø Dedos afastados e ligeiramente Flectidos;
Ø A bola repousa junto ao peito, a fim de facilitar a sua
protecção a permitir o seu rápido manejo.
Com uma mão:
Ø A mão encontra-se sobre a bola formando uma ampla
superfície côncava;
Ø Dedos ligeiramente flectidos e afastados, exceptuando o
polegar, que se encontra em extensão completa, exercem uma ligeira pressão
sobre a bola;
Ø Mão em sumi flexão dorsal em que a zona palmar faz um
arco que não toca na bola.
Passe de ombro
descrição técnica
Ø O pé de apoio oposto ao braço armado está avançado;
Ø Cotovelo do braço hábil está num plano acima do ombro;
Ø Antebraço flectido fazendo um ângulo superior a 90º com o
braço;
Ø Ligeira rotação do tronco para a direita, para um jogador
destro;
Ø Na fase final do passe o braço acompanha a bola;
Ø O pulso e dedos executam uma flexão final propulsionando
e direccionando a bola ao peito do receptor.
Recepcao
Descrição
técnica
Ø Manter o contacto visual com o colega que possui a bola;
Ø No momento de receber a bola orientar-se na direcção do
portador da bola, ir o encontro da bola e não esperar por ela;
Ø Os braços em extensão frontal, ligeiramente flectidos e
descontraídos vão ao encontro da bola;
Ø Posição das mãos: polegares próximos uns do outro e os
dedos afastados e descontraídos, formando com os polegares e indicadores um
triângulo Acção amortecedora do antebraço.
Remate de
ombro em apoio
Descrição da
técnica
Ø Cotovelo do braço armado num plano acima do ombro;
Ø O pé de apoio oposto ao braço armado está avançado e
virado para a frente; Na parte final do remate o braço hábil realiza uma
extensão rapidamente acompanhando a bola, e o tronco faz uma rotação para a
esquerda;
Ø O pulso e dedos executam uma flexão final propulsionando
e direccionando a bola.
Remate em
suspeição descrição técnica.
A progressão
deve realizar-se à velocidade máxima, se possível, obliquamente em relação à
trajectória prevista do remate (a direcção de progressão pode ser de cerca de
45º em relação à baliza);
Armação do braço e rotação do tronco
semelhante às descritas para o remate de ombro em apoio;
Chamada feita com o pé oposto ao braço hábil,
o apoio desenrola-se do calcanhar para a ponta do pé;
Elevação
sustentada pela acção da perna livre que se eleva para o peito um pouco lateral
e ligeiramente flectida a nível do joelho;
Drible
Ø Ѐ possível um máximo de três passos com a bola na mão, o
drible e fundamental para se avançar no campo, fazendo a bola ressaltar no chão
de forma continua usando uma das mãos.
Ø para o efeito, bate a bola no chão afrente e ao lado do pé com os dedos
afastados, flectindo e estendendo o braço e a mão, sem olhar para a bola sem olhar para a bola e sem deixar que ultrapasse na cintura.
Finta
Sentir os movimentos do adversário para não actuar de forma automática
Dinâmica adequada do defesa directo, de 1 a 1,5m;
|
Conclusão
Após a realização
do trabalho concluiu se que o andebol
enquanto Jogo desportivo Colectivo está estruturado por normas tácticas que
determinam as condutas a serem assumidas pelos participantes expressando a
lógica interna deste jogo. A sequência estrutural do jogo corresponde à lógica
desta modalidade desportiva.
Andebol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas
equipas, cujo objectivo é introduzir a bola na baliza da equipa adversária e
evitar que ela seja introduzida na sua, respeitando as regras do jogo.
O andebol é uma
modalidade desportiva para nos que somos praticantes assim como alunos no
âmbito do desenvolvimento de algumas capacidades físicas e habilidades motoras.
Andebol um jogo desportivo colectivo escolar é neste
aspecto fundamental que o professor deve saber planificar a sua aula de modo a
facilitar nos aos processos de ensino e
aprendizagem, para não termos dificuldades no momento da orientação e execução
dos próprios exercícios e também outro
tipo de tarefa de modo alcançar os seus objectivos . Nos
processos do ensino do andebol o professor deve ensinar os seguintes aspectos
fundamentais como elementos técnicos neste caso sistemas defensivos e ofensivos
por exemplo: passe, drible, recepção, lançamento, finta e outros aspectos
importantes.
Referencias bibliográficas
1.CRUZ, Ana.
Psicologia aplicada al. Balonmano, editora Paidotribo 2007;
2. PRUDENTE, João. Eficácia
Ofensiva, em Balonmano y los sistemas tácticos Estruturados, Bayo la
necessidad. de analisar 2006.
3.GRAZIANO, Alberto.
Andebol: metodologia do ensino e de treino, Publifx2015.
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