Universidade Pedagógica-Maxixe
Cadeira: Gestão
internacional de recursos humanos
A
gestão internacional de recursos humanos tem vindo a emergir como uma consequência
natural da internacionalização dos negócios e da economia que tende a ser cada
vez mais transnacional. Este capitulo tem como objetivo fornecer alguns
elementos de experiencia em praticas de gestão internacional de recursos
humanos e de explicar os aspetos que assumem a maior importância no plano
internacional
Secção1: Recrutamento dos gestores internacionais
As
praticas mais comuns poem em evidencia
que o recrutamento dos empregados é quase sempre da responsabilidade das
filiais. Os expatriados tem características especificas sendo geridos
centralmente. Algum a sociedades acompanham a nível central a evolução dos
gestores de todas suas filiar, com vários objetivos: realizar rotações dos
gestores, conhecer bem todos os quadros de forte potencial
Método de recrutamento utilizados e perfis –tipo dos
quadros internacionais - A politica
de recrutamento exprime-se pela definição
de perfis-tipo, procurados para funções especificas , tomando como
exemplo Mazda. De maneira geral o domínio da língua estrageira e disponibilidade
para viajar, são exigências
incontornáveis momento do recrutamento
Avaliação de pessoal e acompanhamento das carreiras
internacionais – De acordo com a
dimensão da empresa a avaliação pode ser a nível da central ou ao nível da
zona, exemplo da general motoras que faz o acompanhamento a nível da zona,
já na salvay a gestão de quadros inclui
um conjunto de aspetos sistematizados e coordenados a nível central ,onde o
perfil dos quadros esta claramente definido
Seccao2: Compensação e estatuto dos quadros internacionais
De
uma empresa multinacional para a outra o grau de liberdade no que respeita as
formulas de remuneração varia bastante.
Em
cada uma a sede tem a grande preocupação de ver aplicar as mesmas formulas nos
outros países, deparando-se habitualmente com três tipos de problemas: A
legislação de trabalho( que pode inibir
ou limitar),a fiscalidade e Problemas de
controle de cambio.
As
politicas de remuneração apresentam muitas vezes grandes diferenças entre os
países que e fonte de erros nas comparações. Para tratar deste assunto no plano
internacional e preciso falar da remuneração global que inclui: salario fixo,
salario variável, stok option, viatura, entre outras vantagens socias.
O
sistema de recompensa global propõe dois grande conjuntos de recompensas:
intrissicas e extrissicas.
Recompensas
intrínsecas: refere-se ao conteúdo e ao contexto do trabalho – quanto ao
conteúdo temos a variedade das competências; o significado atribuído a
realização de tarefas; autonomia na tomada de decisões e ao feedback a cerca da qualidade e do impacto do trabalho
efectuado e quanto ao contexto, temos as condições de trabalho, as relações com
os colegas e horários de trabalho.
Recompensas
extrínsecas: podem ser categorizada nas seguintes famílias de compensação,
directa e indirecta
outro lado a compensação indirecta caracteriza-se
por programas de desenvolvimento, programas de proteção, pagamento de tempo não
trabalhado.
Politica de emprego
Algumas
empresas multinacionais adotaram como principio de base a segurança do emprego
em geral, a nível mundial uma politica de emprego garantido mas, há casos em
que não foi possível prosseguir com esse principio, exemplo da IBM
Secção 3. Expatriação e gestão de quadros internacionais
Um
dos problemas especialmente internacionais da gestão de recursos humanos e a
expatriação e a gestão dos expatriados.
Critérios de seleção
mais praticados para quadros internacionais
A
grande maioria das empresas multinacionais da enfase a aquisição previa
de especialização num domínio, e a um principio de êxito profissional. Elas
investem nos expatriados que já tenham competência e bom potencial, da
importância a motivação, dos expatriados e de suas famílias, a sua vontade de
partir e de viver noutra cultura. Os candidatos a expatriação são muitas vezes escolhidos por serem jovens e pelo facto
de serem biculturais.
Choque cultural e duração óptima da expatriação
Algumas
empresa multinacionais dizem que o expatriado tem de ficar um certo tempo no
pais para se tornar eficaz, estabelecendo um prazo mínimo para ser
rentável uma mutação. ao contrario de outras multinacionais pensam que a expatriação demasiado longa tornara
difícil o regresso e que, para la de um certo tempo passado no estrangeiro, os
expatriados terão interesse em ficar no pais.
Causa de fracasso e principais problemas ligados a
expatriação
As
dificuldades ligadas à expatriação são semelhantes na larga maioria das
empresas multinacionais tais como: dificuldades, como problemas conjugais e
escolaridade dos filhos; problemas de adaptação, nova posição social, língua,
dificuldades de adaptação á nova cultura; a recusa de regresso devido ao
endurecimento da vida no pais de expatriação, muitas multinacionais dão
conta de dificuldades no regresso. Então a preparação previa dos expatriados e da sua família é um factor
que pode favorecer na adaptação cultural, evitando fracassos e frustrações.
Choque cultural e adaptação a um ambiente estrangeiro
O
quadro de expatriados, normalmente sofre
um choque cultural, como se tivesse de regressar a situação de uma criação que
tem de aprender de novo as coisas mais
simples, o que pode gerar uma angústia, impotência ou mesmo de hostilidade face
ao novo ambiente onde esta inserido, o equilíbrio físico também é afectado ,
necessitando de maior assistência medica apos a sua deslocação. Visto que os
novos quadros internacionais que tem uma missão temporária num novo ambiente
cultural estrageiro passam de forma inevitável do processo de aculturação
Assim
sendo obedecendo a curva da aculturação que evidencia o tempo e sentimento
teremos:
Em
primeiro a fase mais curta ,designada
euforia/ encantamento, de seguida a fase de choque ,quando começa a vida
real do novo ambiente, depois a fase de aculturação onde o individuo estrageiro
adquire confiança em si mesmo e finalmente integra-se a nova rede social e por
fim a quarta fase que constitui o estado
de estabilidade mental que acaba por ser alcançado .
Secção 4: Custos associados à expatriação
As
politicas de remuneração variam segundo
o pais da sociedade-mae considerando certos países a expatriação uma situação
excepcional que justificam suplementos salariais. Nos países desenvolvidos
algumas empresas tem como politica dar aos expatriados salários comparáveis aos
nacionais do mesmo nível. Outras multinacionais tentam dar o mesmo nível de
vida que no pais de origem, outras ainda concedem suplementos salarias ou
vantagens como alojamento, carro ou outras.
O
salario dos expatriados compõe-se, e, geral de três elementos: o salario base,
os montantes de incentivo chamados prémios de expatriação e os diferencias de
igualização. De forma geral as empresas parecem ser cada vez mais sensíveis aos custos dos expatriados, o
que , com a tendencia para a diminuição
dos níveis hierárquicos, tornou-se a principal causa de supressão dos
quarteis-generais de zona. Com isso as despensas associadas pela expatriação de
um quadro seriam de ordem do dobro, relação aum quadro local do mesmo nível.
Preparação para a expatriação e socialização antecipada
Algo
não é muito frequente e, muitas
limitam-se à formação em línguas. Algumas empresas também dão uma formação
cultural previa para países difíceis de Africa, Asia ou do Medio oriente ou organizam
uma recepcao a chegada, para evitar que
o expatriado se sinta isolado durante a missão , algumas empresas instalam um
sistema de apadrinhamento, de mentors ou de coach que favorecem a integração e
fornecem informação e apoios necessários
Tendências recentes em matéria de expatriação
A
expatriação ainda constitui, na maioria dos casos ,o veiculo do know- how, administrativo e técnico. O que
parece limitar cada vez mais as
expatriações aos gestores de alto potencial, já que é suposto que estes
adquiram uma compensação muito internacional dos problemas e uma visão mundialista em matéria de estratégia e de
gestão.
Secção 5: Perfil do gestor e do quadro internacional
Entendemos por gestores internacionais tanto as pessoas que dirigem as operações
longínquas das empresas multinacionais, responsáveis por um centro de lucro no
estrageiro , por uma filial ou por uma zona, que tenham dois tipos qualidades: qualidades ditas ‘ clássicas’ em
gestão e qualidades relacionadas coma
função..
Qualidades gerais e especificas do quadro internacional
Constituem
qualidades importantes, abertura de espirito, facilidade comunicação e de
relacionamento, interpessoal, conhecimentos técnicos dos produtos e serviços e
a autonomia
Qualidades
especificas do quadro internacional, as que estão ligadas a função é o caso das
competências de língua, experiencia internacional, adaptabilidade e
flexibilidade, conhecimento do mercado local e por fim a visão clara da
estratégia global
Cultura de grupo internacional
Algumas
grandes empresas multinacionais constituem, ao longo dos anos uma cultura de
empresa muito forte, para outras empresas multinacionais, esta preocupação é
mais recente e coincide com dois elementos: por um lado, a atenção que prestam
actualmente os especialistas da gestão ao conceito de cultura de grupo,
projecto de empresa gestão- internacional e, por outro lado a globalização
crescente de conceitos ou de produtos padrão.
Formação como processo de socialização
A formação constitui o processo essencial e
normal de socialização individua As empresas multinacionais estão cada vez mais
conscientes da importância da formação, tanto para manter este pessoal, como para criar uma visão e praticas
mais comuns na optica de uma globalização. E estas formações englobam
participantes de vários países.
Comunicação interna dos grupos internacionais
A
comunicação e considerado meio poderoso
para o processo de aculturação onde as
empresas implementsm, processos de comunicação interna diversos que classificam em três categorias:
comunicação escrita; comunicação oral e cartas ou projectos de empresa e
inquéritos.
Como criar uma cultura de grupo internacional
Pressão
social e a expectativa de uma reação de acordo com as normas. Essa expectativa
normativa exprime-se, também pelos métodos de avaliação de desempenho das
unidades ou indivíduos. Ter uma grelha
de avaliação internacional tem uma grande forca na criação de uma cultura comum, mas também existem
outras formas utilizadas para a criação de uma cultura de grupo internacional,
como é o caso da instauração da
<<campany way>> pelas regras e procedimentos
Assim
sendo a criação de uma cultura parece importante ,na condição de ela integrar
os pontos fortes das diferentes culturas nacionais, em uma espécie de
fertilização cruzada.
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