Teorias e métodos
pedagógicos para ensinar e aprender
Aprendizagem por resolução de problemas
Tem a sua origem
na abordagem socioconstrutivista da aprendizagem, os estudantes constrói, pelas
a s suas mãos, os seus conhecimentos através de interacções com o meio, e com
outros parceiros da relação pedagógica, professores e estudantes.
Causas da revolução pedagógica
§ Desenvolvimento exponencial de saberes,
destas ultimas décadas, e a impossibilidade ou a não pertinência de querer
ensinar tudo;
§ O elevado grau de desperdício, destes
saberes por parte, dos estudantes de um ano para o outro, ou ainda entre a
universidade e actividade quotidiana ou profissional;
§ O carácter demasiado teórico, demasiado
magistral, ou demasiado pouco contextualizado dos ensinos em relação das
necessidades e as realidades do terreno;
§ O carácter passivo da aprendizagem do
estudante em relação ao único transmissor de saber que é professor bem só face
ao numero cada vez mais elevado de estudantes.
Quais são as características de um bom problema?
Formas de
elaborar um problema:
§ A partir dos conhecimentos, capacidades
que deverem ser cobertos pela aula a disciplina ou o modulo todos construídos
na base de problemas que suscitam a curiosidade, o interesse, o carácter complexo
ou não do problema é geralmente neste caso, um parâmetro importante a
considerar;
§ A partir de critérios que emanam das
problemáticas inerentes a profissão: o problema é frequente comportado?
O problema é
geralmente criado em torno de uma situação um facto ou um conhecimento da vida
quotidiana, a sua formulação deve ser concreta e interpeladora.
Problemas para que tipo de aprendizagem?
Os problemas
propostos aos estudantes devem desencadear actividades de ordem cognitiva, mas
também social e permitir o exercício de diversas competências. Verdadeira
actividade de investigação em que o aluno deve:
§ Colocar o problema qual e a questão
§ Compreender o problema, apropriar se dele
§ Formular imponteis respostas antecipadas e
verificação relativamente a questões que emergem da citação e que o estudante
se coloca
§ Empreender diferentes assoes rausáveis a
fim de testar as suas hipóteses organizar a pesquisa, consultar as fontes, analisar
a bibliografia, avalia-la, fazer uma síntese
§ Interpretar e avaliar as diversas soluções
em função de critérios dependentes do contesto
0 comentários:
Enviar um comentário