quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Teorias e métodos pedagógicos para ensinar e aprender

  

Teorias e métodos pedagógicos para ensinar e aprender

 

Aprendizagem por resolução de problemas

Tem a sua origem na abordagem socioconstrutivista da aprendizagem, os estudantes constrói, pelas a s suas mãos, os seus conhecimentos através de interacções com o meio, e com outros parceiros da relação pedagógica, professores e estudantes.

Causas da revolução pedagógica

§  Desenvolvimento exponencial de saberes, destas ultimas décadas, e a impossibilidade ou a não pertinência de querer ensinar tudo;

§  O elevado grau de desperdício, destes saberes por parte, dos estudantes de um ano para o outro, ou ainda entre a universidade e actividade quotidiana ou profissional;

§  O carácter demasiado teórico, demasiado magistral, ou demasiado pouco contextualizado dos ensinos em relação das necessidades e as realidades do terreno;

§  O carácter passivo da aprendizagem do estudante em relação ao único transmissor de saber que é professor bem só face ao numero cada vez mais elevado de estudantes.

Quais são as características de um bom problema?

Formas de elaborar um problema:

§  A partir dos conhecimentos, capacidades que deverem ser cobertos pela aula a disciplina ou o modulo todos construídos na base de problemas que suscitam a curiosidade, o interesse, o carácter complexo ou não do problema é geralmente neste caso, um parâmetro importante a considerar;

§  A partir de critérios que emanam das problemáticas inerentes a profissão: o problema é frequente comportado?

O problema é geralmente criado em torno de uma situação um facto ou um conhecimento da vida quotidiana, a sua formulação deve ser concreta e interpeladora.

Problemas para que tipo de aprendizagem?

Os problemas propostos aos estudantes devem desencadear actividades de ordem cognitiva, mas também social e permitir o exercício de diversas competências. Verdadeira actividade de investigação em que o aluno deve:

§  Colocar o problema qual e a questão

§  Compreender o problema, apropriar se dele

§  Formular imponteis respostas antecipadas e verificação relativamente a questões que emergem da citação e que o estudante se coloca

§  Empreender diferentes assoes rausáveis a fim de testar as suas hipóteses organizar a pesquisa, consultar as fontes, analisar a bibliografia, avalia-la, fazer uma síntese

§  Interpretar e avaliar as diversas soluções em função de critérios dependentes do contesto

Estabelecer uma nova síntese e conclusões.

0 comentários:

Enviar um comentário