quarta-feira, 13 de outubro de 2021

1. Os 4 pilares que respondem aos desafios da Educação são:

 

   Os 4 pilares que respondem aos desafios da Educação são:

 

Saber ser: Nesse pilar, o aluno deverá ser  capaz de elaborar pensamentos autónomos, críticos e formular os seus próprios juízos de valor que estarão na base das decisões individuais que tiver de tomar em diversas circunstâncias da sua vida;

Saber Conhecer, nesse pilar o aluno tem que ter habilidades para (repetir conteúdos programático), validando-os por meio de avaliações, isto é, tem de ter conhecimentos científicos sólidos e a aquisição de instrumentos necessários para a compreensão, a interpretação e a avaliação crítica dos fenómenos sociais, económicos, políticos e naturais.

Saber Fazer: nesse, proporciona, um espírito empreendedor no aluno ou formando para que ele se adapte não só ao meio produtivo, mas também às tendências de transformação no mercado, isto é, descrever conhecimento pratico sobre como fazer alguma coisa.

Em fim, ultimo pilar é de saber viver juntos nesse, o aluno deve saber, saber comunicar-se com os outros, respeitar-se a si, à sua família e aos outros homens de diversas culturas, religiões, raças, entre outros.

tendo esses 4 pilaleres o saber ser, saber conhecer, saber fazer e saber viver com outros, que cada um tem o seu domínio o   indivíduo  cujo com  todos esses  domínios consegue sair se bem em todo tipo de actividade, é necessário que todos esses pilares partam de uma comunidade escolar, e que o aluno esteja mesmo preparado em buscar novos conhecimentos ou ser curioso em tentar fazer descobertas científicas, buscados esses conhecimentos terá que  aplica-los e pratica-los

2.       As principais alterações do programa da disciplina de português são: a abordagem cíclica dos conteúdos, os indicadores de desempenho, uma proposta de obras literárias a serem lidas na 12ª classe e um glossário. A abordagem cíclica dos conteúdos tem impacto pedagógica, visto que é através dos conteúdos que constitui numa só unidade, em que teoria e pratica se fundem.

 

3.      Os temas transversais propostos têm uma relação com a unidade, tipologia textual e  texto específico, por exemplo no programa da 12ª classe temos como conteúdos textos Normativos,  Texto específico: - Lei eleitoral, tema transversal: declaração dos direitos humanos e democracia. Portanto, há uma relação entre conteúdos de a partir da sua macha gráfica à temas transversais pois esses dão suporte para a tipologia textual, assim como para o desenvolvimento da competência linguística e comunicativa.

 

4.      vantagens e desvantagens da abordagem cíclica/em espiral dos conteúdos programáticos:

 

os ajuda-nos na identificação dos  conteúdos nos quais serão abordados através de textos e das actividades de língua realizadas na aula no âmbito do desenvolvimento das habilidades linguísticas;

Desvantagens

Cada unidade não está definida competências básicas que revelam os novos estágios do saber, saber fazer, saber ser e saber estar, que o aluno deve demonstrar como resultado do processo de ensino aprendizagem.

 

5.      O grau de prescrição do programa de ensino de Língua Portuguesa e seu impacto pedagógico.

   Textos Normativos (Lei eleitoral)

Texto Jornalístico (Artigo de opinião, Artigo de fundo/editorial)

Texto Dramático (O teatro contemporâneo em Moçambique).

Texto lírico (Poesia de Agostinho Neto; Poesia de Francisco Tenreiro; Poesia de Corsino Forte; Poesia Moçambicana Pós-independência.

Textos Literários (Caracterização estrutural; caracterização temática; tipo de linguagem).

Textos Multiusos (Texto expositivo - explicativo; Texto expositivo - argumentativo)

Texto de Pesquisa de dados (Ficha de leitura)

Objectivos: Identifica as diferenças lexicais, semânticas e sintácticas entre as variedades moçambicanas e brasileira do português;

ü  Explica as medidas básicas de prevenção de doenças diversas.

 

No que diz respeito ao impacto pedagógico, o professor organiza tarefas ou projectos que induz os alunos a mobilizar os seus conhecimentos, habilidades e valores para encontrar ou propor alternativas de soluções.

6.      O tempo proposto para unidade temática, na minha opinião não é suficiente, pois numa unidade temática , temos que abordar todos conteúdos que tem que ver com o mesmo. Por exemplo: Unidade temática: IX, Textos expositivo-explicativos. Neste caso, sugeria que estivéssemos uns 3 dias a tratar a debruçar sobre conteúdo em causa. Em fim unidade temática é pertinente visto que, ajuda-nos identificar com que tema está em foque.

 

 

Parte II

1.      Na organização dos conteúdos penso eu que é coerente e funcional, uma vez que logo à prior na unidade temática 1: textos normativos, entretanto, logo estimula estudantes no primeiro dia de aula, pois o professor irá demonstrar aos alunos o quanto deve seguir como normas ou regras de conduta, é dai que o professor dará como tema o regulamente interno da escola.

 

2.      Sim. O conteúdo científico do manual respeita os objectivos educativos nacionais. Pois, está integrado todos conteúdos do  PCESG (programa Curricular do Ensino Secundário Geral )

 

 

3.      Sim. O livro do aluno veicula conhecimento correcto e relevante para a formação integral do aluno, uma vez que através da exploração do texto icónico o professor abre espaço para o aluno se expor oralmente assim como colher as ideias dos seus colegas expressas oralmente, estendendo por essa via, o seu vocabulário activo.por exemplo no manual do aluno, na unidade temati 1, temos uma imagem icónica que através dela, pode haver muito debate entre aluno-professor.

 

4.      Penso eu que o livro do aluno abre espaço para criatividade do professor pois aprendizagem deve ser social, activa, tem de haver a interação mútua entre aluno- professor.

 

 

5.      Não. Os Conteúdos veiculados pelos manuais não respeitam a faixa etária dos alunos pois, no programa do ensino secundaria geral, há mesma  visão Geral dos Conteúdos de 8ª -12ª  classe.

 

6.      No meu entender, concordo. Funcionamento da língua possibilita o desenvolvimento da competência linguística do aluno. Por exemplo no manual na pagina 7 temos (derivação e composição), dai, o aluno terá noção de classificar diversas palavras justapostas, derivadas, aglutinadas, etc.

 

7.      Ajuste dos manuais ao contexto social e cultural moçambicano as habilidades comunicativas desenvolvem-se através de um envolvimento conjugado de todas as disciplinas e não se reserva apenas às disciplinas específicas de línguas. No contexto social, em moçambique todos os professores deverão assegurar que alunos se expressem com clareza e que saibam adequar o seu discurso às diferentes situações de comunicação.

 

8- O professor deve transcender os actos de ensinar a ler, a escrever, a contar ou de transmitir grandes quantidades de conhecimentos de diversas áreas (interdisciplinaridade), tornando, assim, cada vez mais importante preparar o aluno para aprender a aprender e para aplicar os seus conhecimentos ao longo da vida. 

 

 

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