Os 4 pilares que respondem aos desafios da Educação são:
Saber
ser: Nesse pilar, o aluno deverá ser capaz de elaborar pensamentos autónomos,
críticos e formular os seus próprios juízos de valor que estarão na base das
decisões individuais que tiver de tomar em diversas circunstâncias da sua vida;
Saber
Conhecer, nesse pilar o aluno tem que ter habilidades para (repetir
conteúdos programático), validando-os por meio de avaliações, isto é, tem de
ter conhecimentos científicos sólidos e a aquisição de instrumentos necessários
para a compreensão, a interpretação e a avaliação crítica dos fenómenos
sociais, económicos, políticos e naturais.
Saber
Fazer: nesse, proporciona, um espírito empreendedor
no aluno ou formando para que ele se adapte não só ao meio produtivo, mas
também às tendências de transformação no mercado, isto é, descrever
conhecimento pratico sobre como fazer alguma coisa.
Em fim, ultimo pilar é de saber viver juntos nesse, o aluno deve saber, saber comunicar-se
com os outros, respeitar-se a si, à sua família e aos outros homens de diversas
culturas, religiões, raças, entre outros.
tendo esses 4 pilaleres o saber ser, saber conhecer,
saber fazer e saber viver com outros, que cada um tem o seu domínio o indivíduo
cujo com todos esses domínios consegue sair se bem em todo tipo de
actividade, é necessário que todos esses pilares partam de uma comunidade
escolar, e que o aluno esteja mesmo preparado em buscar novos conhecimentos ou
ser curioso em tentar fazer descobertas científicas, buscados esses
conhecimentos terá que aplica-los e
pratica-los
2. As principais alterações do programa da
disciplina de português são: a abordagem cíclica dos conteúdos, os indicadores
de desempenho, uma proposta de obras literárias a serem lidas na 12ª classe e
um glossário. A abordagem cíclica dos conteúdos tem impacto pedagógica, visto
que é através dos conteúdos que constitui numa só unidade, em que teoria e
pratica se fundem.
3. Os
temas transversais propostos têm uma relação com a unidade, tipologia textual e
texto específico, por exemplo no
programa da 12ª classe temos como conteúdos textos Normativos, Texto específico: - Lei eleitoral, tema
transversal: declaração dos direitos humanos e democracia. Portanto, há uma
relação entre conteúdos de a partir da sua macha gráfica à temas transversais
pois esses dão suporte para a tipologia textual, assim como para o
desenvolvimento da competência linguística e comunicativa.
4. vantagens
e desvantagens da abordagem cíclica/em espiral dos conteúdos programáticos:
os ajuda-nos na identificação dos conteúdos nos quais serão abordados através
de textos e das actividades de língua realizadas na aula no âmbito do
desenvolvimento das habilidades linguísticas;
Desvantagens
Cada unidade não está definida competências básicas
que revelam os novos estágios do saber, saber fazer, saber ser e saber estar,
que o aluno deve demonstrar como resultado do processo de ensino aprendizagem.
5. O
grau de prescrição do programa de ensino de Língua Portuguesa e seu impacto
pedagógico.
Textos
Normativos (Lei eleitoral)
Texto Jornalístico (Artigo
de opinião, Artigo de fundo/editorial)
Texto Dramático (O
teatro contemporâneo em Moçambique).
Texto lírico (Poesia
de Agostinho Neto; Poesia de Francisco Tenreiro; Poesia de Corsino Forte; Poesia
Moçambicana Pós-independência.
Textos Literários (Caracterização
estrutural; caracterização temática; tipo de linguagem).
Textos Multiusos (Texto
expositivo - explicativo; Texto expositivo - argumentativo)
Texto de Pesquisa de dados (Ficha
de leitura)
Objectivos: Identifica as diferenças
lexicais, semânticas e sintácticas entre as variedades moçambicanas e
brasileira do português;
ü Explica
as medidas básicas de prevenção de doenças diversas.
No que diz respeito ao impacto pedagógico, o
professor organiza tarefas ou projectos que induz os alunos a mobilizar os seus
conhecimentos, habilidades e valores para encontrar ou propor alternativas de
soluções.
6. O
tempo proposto para unidade temática, na minha opinião não é suficiente, pois
numa unidade temática , temos que abordar todos conteúdos que tem que ver com o
mesmo. Por exemplo: Unidade temática:
IX, Textos expositivo-explicativos. Neste caso, sugeria que estivéssemos uns 3
dias a tratar a debruçar sobre conteúdo em causa. Em fim unidade temática é pertinente visto que, ajuda-nos
identificar com que tema está em foque.
Parte
II
1. Na
organização dos conteúdos penso eu que é coerente e funcional, uma vez que logo
à prior na unidade temática 1: textos normativos, entretanto, logo estimula
estudantes no primeiro dia de aula, pois o professor irá demonstrar aos alunos
o quanto deve seguir como normas ou regras de conduta, é dai que o professor
dará como tema o regulamente interno da escola.
2. Sim.
O conteúdo científico do manual respeita os objectivos educativos nacionais.
Pois, está integrado todos conteúdos do
PCESG (programa Curricular do Ensino Secundário Geral )
3. Sim.
O livro do aluno veicula conhecimento correcto e relevante para a formação
integral do aluno, uma vez que através da exploração do texto icónico o professor abre espaço para o aluno
se expor oralmente assim como colher as ideias dos seus colegas expressas
oralmente, estendendo por essa via, o seu vocabulário activo.por
exemplo no manual do aluno, na unidade temati 1, temos uma imagem icónica que
através dela, pode haver muito debate entre aluno-professor.
4. Penso
eu que o livro do aluno abre espaço
para criatividade do professor pois aprendizagem deve ser social, activa, tem
de haver a interação mútua entre aluno- professor.
5. Não.
Os Conteúdos veiculados pelos manuais não respeitam a faixa etária dos alunos
pois, no programa do ensino secundaria geral, há mesma visão
Geral dos Conteúdos de 8ª -12ª classe.
6. No
meu entender, concordo. Funcionamento da língua possibilita o desenvolvimento
da competência linguística do aluno. Por exemplo no manual na pagina 7 temos
(derivação e composição), dai, o aluno terá noção de classificar diversas
palavras justapostas, derivadas, aglutinadas, etc.
7. Ajuste
dos manuais ao contexto social e cultural moçambicano as habilidades
comunicativas desenvolvem-se através de um envolvimento conjugado de todas as
disciplinas e não se reserva apenas às disciplinas específicas de línguas. No
contexto social, em moçambique todos os professores deverão assegurar que
alunos se expressem com clareza e que saibam adequar o seu discurso às
diferentes situações de comunicação.
8- O professor deve transcender os actos de ensinar
a ler, a escrever, a contar ou de transmitir grandes quantidades de
conhecimentos de diversas áreas (interdisciplinaridade), tornando, assim, cada
vez mais importante preparar o aluno para aprender a aprender e para aplicar os
seus conhecimentos ao longo da vida.
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