quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Respostas (UNISAVE)


Respostas

1.    R: podemos ter como dois grupos os que divide a teoria da aprendizagem os seguintes:

·        Teorias de condicionamento e;

·        Teorias cognitivistas.

2.    são controvérsias principais entre as duas concepções de aprendizagem as seguintes:

·        a primeira refere se a questão do que é aprendido

·        a segunda controvérsia refere se a questão do que mantem o comportamento que foi aprendido

·        a terceira controvérsia refere se a maneira como solucionamos uma nova situação-problema(Transferência de aprendizagem).

3.    R: A cognição é o processo a traves do qual o mundo de significados tem origem a medida em que o ser se situa no mundo, estabelece relações de significação, isto é, atribuem significados à realidade em que se encontra.

4.    R: Para os cognitivistas a aprendizagem é o processo de organização das informações e de integração do material à estrutura cognitiva.

5.    R: Aprendizagem mecânica refere se à aprendizagem das novas informações com pouca ou nenhuma associação com conceitos já existentes na estrutura cognitiva. EX: o decorar de uma poesia em Francês, é o exemplo deste tipo de aprendizagem. E;

Aprendizagem significativa processa se quando um novo conteúdo (ideias ou informações) relaciona se com s conceitos relevantes, claros e disponíveis na estrutura cognitiva, sendo assim assimilado por ela. EX: nos estamos aqui apresentado à você um novo conteúdo.

 

6.    R: Para que uma aprendizagem seja significativa e fundamental que a noção de aprendizagem apresentada pelos cognitivistas já esteja lá como ponto de ancoragem.

7.    R: Segundo Bruner concebeu o processo de aprendizagem como captar, as relações entre os factos adquirindo novas informações. Transformando as e transferindo as para novas situações, partindo dai, ele formulou uma teoria do ensino.

8.    R: É da seguinte forma como um professor deve se preocupar ao organizar a matéria do ensino: dominar a estrutura da matéria estudada, isto é, a natureza geral do fenómeno; as ideias mais gerais, elementares e essenciais da matéria. Para se garantir ir adiante é necessário ainda o desenvolvimento de uma atitude de investigação.

9.    R: Bruner propõe a seguinte estrutura da organização da matéria que os especialistas nas disciplinas auxiliem a estruturar o conteúdo de ensino partir dos conceitos mais gerais e essenciais da matéria e, partir dai desenvolvam-no como uma espiral sempre dos conceitos mais gerais para os particulares, aumentando gradativamente a complexidade das informações.

10. R: Quanto a atitude de desenvolvimento, Brune sugere que se utilize o método da descoberta como método básico do trabalho educacional, o aprendiz tem plenas condições de percorrer o caminho da descoberta científica, investigando, fazendo perguntas, experimentando e descobrindo.

11. R: O princípio geral que norteia a proposta de Bruner é qualquer assunto pode ser ensinado com efiencia de alguma forma intelectualmente honesta, a qualquer criança em qualquer estágio de desenvolvimento.

12. R:  Qualquer assunto pode ser ensinado com efiencia a qualquer criança, a frase bem significa que é necessário que o professor apresente a matéria à em termos de visualização que ela tem das coisas. A criança poderá aprender qualquer coisa se a linguagem do professor for acessível e seus conhecimentos anteriores possibilitarem a compreensão de novo conteúdo.

 

13. R: São os tipos de variáveis consideradas no estudo da motivação as seguintes:

·        O ambiente

·        As forcas internas ao individuo como necessidade, desejo, vontade, interesse, impulso e instinto;

·        O objecto que atrai o individuo por ser de satisfação da forca interna que o mobília.

 

14. R: São as duas formas de se criar interesses:

·        Desenvolver nos alunos uma atitude da investigação, uma atitude que garanta o desejo mais duradouro de saber, de querer saber sempre;

·        Falar ao aluno sempre numa linguagem de fácil compreensão.

15. R: São as três maneiras de se ver a relação, desenvolvimento aprendizado apontadas por Vigotski e como ele se vê em relação:

16. R: A zona de desenvolvimento proximal é uma criança que esta lutando para aprender a ler, ao trabalhar com o aluno a ensinar a pronunciar palavras usando outras estratégias de reconhecimento de palavras, a criança  é capaz de aprender a ler,  um nadador aspirante esta tentando aprender um mergulho difícil, e as consequências desse conceito para o ensino.

 

 

 

 

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