Respostas
1. R: podemos ter como dois grupos os que divide a teoria da
aprendizagem os seguintes:
·
Teorias
de condicionamento e;
·
Teorias
cognitivistas.
2. são controvérsias principais entre as duas concepções de
aprendizagem as seguintes:
·
a
primeira refere se a questão do que é aprendido
·
a
segunda controvérsia refere se a questão do que mantem o comportamento que foi
aprendido
·
a
terceira controvérsia refere se a maneira como solucionamos uma nova
situação-problema(Transferência de aprendizagem).
3. R: A cognição é o processo a traves do qual o mundo de
significados tem origem a medida em que o ser se situa no mundo, estabelece
relações de significação, isto é, atribuem significados à realidade em que se
encontra.
4. R: Para os cognitivistas a aprendizagem é o processo de
organização das informações e de integração do material à estrutura cognitiva.
5. R: Aprendizagem mecânica refere se à aprendizagem das
novas informações com pouca ou nenhuma associação com conceitos já existentes
na estrutura cognitiva. EX: o decorar de uma poesia em Francês, é o exemplo
deste tipo de aprendizagem. E;
Aprendizagem
significativa processa se quando um novo conteúdo (ideias ou informações)
relaciona se com s conceitos relevantes, claros e disponíveis na estrutura
cognitiva, sendo assim assimilado por ela. EX: nos estamos aqui apresentado à
você um novo conteúdo.
6. R: Para que uma aprendizagem seja significativa e
fundamental que a noção de aprendizagem apresentada pelos cognitivistas já
esteja lá como ponto de ancoragem.
7. R: Segundo Bruner concebeu o processo de aprendizagem
como captar, as relações entre os factos adquirindo novas informações. Transformando
as e transferindo as para novas situações, partindo dai, ele formulou uma
teoria do ensino.
8. R: É da seguinte forma como um professor deve se preocupar
ao organizar a matéria do ensino: dominar a estrutura da matéria estudada, isto
é, a natureza geral do fenómeno; as ideias mais gerais, elementares e
essenciais da matéria. Para se garantir ir adiante é necessário ainda o
desenvolvimento de uma atitude de investigação.
9. R: Bruner propõe a seguinte estrutura da organização da
matéria que os especialistas nas disciplinas auxiliem a estruturar o conteúdo
de ensino partir dos conceitos mais gerais e essenciais da matéria e, partir
dai desenvolvam-no como uma espiral sempre dos conceitos mais gerais para os
particulares, aumentando gradativamente a complexidade das informações.
10. R: Quanto a atitude de desenvolvimento, Brune sugere que
se utilize o método da descoberta como método básico do trabalho educacional, o
aprendiz tem plenas condições de percorrer o caminho da descoberta científica,
investigando, fazendo perguntas, experimentando e descobrindo.
11. R: O princípio geral que norteia a proposta de Bruner é
qualquer assunto pode ser ensinado com efiencia de alguma forma
intelectualmente honesta, a qualquer criança em qualquer estágio de
desenvolvimento.
12. R: Qualquer
assunto pode ser ensinado com efiencia a qualquer criança, a frase bem
significa que é necessário que o professor apresente a matéria à em termos de
visualização que ela tem das coisas. A criança poderá aprender qualquer coisa
se a linguagem do professor for acessível e seus conhecimentos anteriores
possibilitarem a compreensão de novo conteúdo.
13. R: São os tipos de variáveis consideradas no estudo da
motivação as seguintes:
·
O
ambiente
·
As
forcas internas ao individuo como necessidade, desejo, vontade, interesse, impulso
e instinto;
·
O
objecto que atrai o individuo por ser de satisfação da forca interna que o
mobília.
14. R: São as duas formas de se criar interesses:
·
Desenvolver
nos alunos uma atitude da investigação, uma atitude que garanta o desejo mais duradouro
de saber, de querer saber sempre;
·
Falar
ao aluno sempre numa linguagem de fácil compreensão.
15. R: São as três maneiras de se ver a relação,
desenvolvimento aprendizado apontadas por Vigotski e como ele se vê em relação:
16. R: A zona de desenvolvimento proximal é uma criança que
esta lutando para aprender a ler, ao trabalhar com o aluno a ensinar a
pronunciar palavras usando outras estratégias de reconhecimento de palavras, a criança é capaz de aprender a ler, um nadador aspirante esta tentando aprender
um mergulho difícil, e as consequências desse conceito para o ensino.
0 comentários:
Enviar um comentário