quarta-feira, 13 de outubro de 2021

O consulado

 

 

Ficha de Leitura

 

Referências bibliográficas

BELO, Filomena. E OLIVEIRA, Ana. A revolução francesa.

LIDA, Quimene Editre. Coimbra, 2001.

                                                     

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Tema: O consulado

Observação

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Com Bonaparte termina a revolução burguesa para se instalar o regime burguês. A sua actuação vai criar os fundamentos do moderno em estado francês, a sociedade francesa esta ávida de paz: sentem se os efeitos do período conturbado que assolara a franca desde 1789.

Bonaparte pressente esse estado de espírito e proclama as suas intensões de forma eloquente: cidadãos; a revolução esta consolidada nos princípios que a inspiram: Agora terminou.

As grandes conquistas da revolução mantem se, mas agora num clima marcado pela paz, pela calma, pelo consenso.

Napoleão, que tinha comungado das aspirações nacionalistas do seu pai em relação a sua terra natal, a Córsega cedo envereda pela carreira das armas. As vitórias sucessivas cobrem no de gloria e projectam no para a vida política. A estratégia de barras, Tieyes, Talleyrand, entre outros, seria a de o usarem para eliminar os opositores personificados nos realistas e naquelas persistem em considerar se herdeiros dos Jacobinos e dos Sans culottes.  Gizam, então, uma estratégia que faz dele o herói  do golpe 18 do Brumário, mas esperam que , depois, ele continue no exterior a frente das campanhas deixando lhes o caminho livre.

 A sua actuação reveste se de um alegado realismo porque tem plena consciência da importância de reconciliar a nação consigo própria.

O nome de Napoleão suscita quase invariavelmente as más inflamadas paixões, aparecendo associado apreciações extremistas, de adulação ou de vitupério, separando dentre os seus actos aqueles que contribuem para o progresso da franca.

 

A Reorganização do estado

Para dar consecução ao seu programa e cumprir o desiderato de promover o bom funcionamento do estrado no seio de uma sociedade em paz, define três grandes prioridades: dotar a franca de uma nova constituição a segurar um administração eficaz e solidificar horário; em cerca de dois anos o essencial dos seus propósitos alcançados; comecemos então por acompanhar o percurso que lhe garante a consolidação do seu poder como magistrado supremo da nação.

A 15 de Dezembro de 1799 é proclamada mais uma constituição, do ano VIII (anexo3). Estabelece o consolado em que o poder esta nas mãos do primeiro cônsul, Napoleão, pois a ele compete a iniciativa das leis, a capacidade de nomear só ministros e a responsabilidade do orçamento da diplomacia e da guerra. Aos outros dois cônsules Cambacérès e lebrun restam funções meramente honoríficas, ou seja, Bona Parte é autoridade máxima.

No topo da hierarquia esta o conselho do estado que elabora e prepara os projectos da lei. O senador zela pela sua constitucionalidade, o tribunado discute as leis e o corpo legislativo vota as.

Em suma a constituição do ano VIII cumpriam o propósito defendido pelo Abade de Sieyes: Autoridade vem de cima e a confiança vem de baixo, neste caso concreto a favor de Napoleão.

Para tal, em Fevereiro de 1800, são promulgadas as leis sobre administração local que criam os prefeitos. Em cada departamento, esses magistrados, a quem se exige obediência e eficácia, aplicam as directrizes do governo. A este propósito, uma alocução dirigida aos perfeitos por Lucian Bonaparte, ministro do interior. É mais eloquente do que quaisquer comentários.

Toda a ideia de administração e de conjunto seria destruída se cada prefeito, interpretasse subjectivamente, uma lei ou um acto do governo. Não é deste modo que  o governo concebe a administração Guy Thuillier, Temoins de l administrativo, paris, Berger Levrault, 1967, Napoleão não quer um estado pobre, sem receitas suficientes , ao invés, deseja inverter a situação de penúria.

 Constituído com o capital inicial de 30 milhões , tem o monopólio da emissão do papel moeda, partir de 13 de Maio de 1803. Tem origem na designada caixa contas correntes, sendo parregaux, recamier e deprez os seus banqueiros mas empreendedores. O efeito destas medidas concertadas  é notável: em 1802 o orçamento do estado  esta equilibrado, proeza que nem o antigo Regime nem a república tinha logrado atingir.

Quanto as actividades económicas, estimula as industrias e o comercio, e promove o lançamento de importantes infra estruturas: estradas, pontes e canais.

 

O enquadramento da sociedade

O génio de Napoleão esta longe de se esgotar nos campos de batalha ou nos domínios da administração: a forma como promove o enquadramento da sociedade demostra uma assinalável argucia e intuição política.

O conflito remonta aos alvores de 1789, e tivera o seu ponto  culminante com a constituição civil do clero. Embora confesse abertamente  não ser crente, afirma que a religião não é o mistério de encarnação, mas o da ordem social, e esclarece: a minha política assenta num pressuposto governar os homens de acordo com a vontade  da maioria. Acredito que esta  é a maneira de reconhecer  a soberania popular. A luz desta perspectiva, que dificilmente pode ir mais longe no pragmatismo, enceta negociações com o papa que se arrastam por um ano. Mas Pio VII também quer ultrapassar esta delicada situação, e em 1801 é assinada uma concordância. De facto o governo reconhece a religião apostólica, católica, e romana como sendo o cerdo professado pela a maioria da população, mas o clero fica dependente  do estado, pois: as nomeações dos bispos  serão feitas pelo o primeiro, cônsul (artigo5º); os bispos nomearam os curas. A sua escolha só poderá recair sobre pessoas que merecem  aprovação do governo (artigo7º), o governo assegurara o vencimento conveniente aos bispos  e curas (artigo9º).

 Em especial para com o Napoleão I, os cristãos devem aos príncipes que governam, e nos devemos em particular a napoleão, o nosso imperador, o amor, respeito, a obediência, a fidelidade, o serviço militar, os tributos ordenados para a conservação e defesa do império e do seu trono; devemos lhe ainda orações fervorosas para a sua salvação e para a prosperidade espiritual e temporal do estado. Falta referir aquela que é uma das maiores realizações de Napoleão: o código civil, O período pós revolucionário contribuiu para agravar a anarquia no sei do sistema Jurídico que ia sendo ajustado a medida das circunstâncias, mas  sem que tivesse um elo lógico e unificador. O Primeiro cônsul consegue chegar a um equilíbrio em que o ponto mais forte resulta das sínteses hábeis tradição ou direito revolucionário, preservando, em simultâneo, o essencial das conquistas revolucionarias que o estado solenemente se compromete a respeitar. O código civil promulgado a 21 de Marco de 1804, reúne 36 leis, votadas entre 1801 e 1803, compiladas em 2281 artigos.    

Destaquemos dois dos grandes aspectos mais relevantes nesta área. A família legitima sai reforçada, uma vez que a autoridade do pai como chefe revigorada, aos filhos naturais ano reconhecido quaisquer direitos, e se o divórcio não é abolido, a verdade é que agora é muito mais difícil de obter.    Esta definido o quadro jurídico, base de novas sociedade civil, que vigoraria durante dois séculos. A legislação napoleónica código penal e código comercial marca quase toda a europa até aos nossos dias. Napoleão tem plena consciência do alcance do documento que ficara para sempre associado ao seu nome. Napoleão não descura um outro segmento dominante da sociedade francesa e promove o enquadramento social da juventude. Esta orientação tem em vista formar cidadãos, que venham a revelar se doceis e acomodados para melhor se submeterem aos ditames do estado.

 

 A guerra e a paz

Depois da sua derrota em Abukir (1 de Agosto de 1798) que evidencia a supremacia naval da Inglaterra, Napoleão é confrontado com uma segunda coligação que integra, para além da sua arqui-rival, os Austríacos e os Russos.

Depois de uma campanha meteórica em Itália (Abril de 1796 a Abril de 1797), o império da Áustria é constrangido a assinar a paz em campofórmio (Outubro de 1797), os Russos também são sucessivamente batidos, e depois da vitória de Marengo a sua ameaça é sustida. Os Austríacos, perante o fracasso da coligação, renovam em lune-ville o tratado de Campofórmio. Os ingleses estão sozinhos e chega também a sua e de admitir a superioridade francesa.

 

O Imperio

A ascensão a imperador, plenamente confirmada por maioria esmagadora, a cerimónia de sagração, em Notre-Dame, o casamento religioso com Josefina, oficiado pelo papa Pio VII. Constituem o prelúdio para o aparecimento de uma corte brilhante em que se movimentam não só os antigos inimigos da revolução, ma também uma nova nobreza criada por iniciativa do próprio Napoleão.

Napoleão é credor de um imenso prestigio que as suas conquistas só contribuíram para aumentar mas sente que cada vitória pode ser a ultima e ambiciona por um poder ainda maior que não o deixe refém de nada nem de ninguém.

A promessa de respeitar a irrevogabilidade dos bens nacionais assumida por Napoleão no dia em que é sagrado imperador, é outra das vantagens que joga o seu favor.

Napoleão introduz outras marcas de distinção social. A partir do remonto  em ascende a alteza sereníssima cria uma nova nobreza, concedendo esse estatuto  aos seus familiares aos altos dignitários do estado e a outros de pilares do regime, os generais e os marechais agraciados com inúmeras honrarias, títulos e legião de honra. Tornam se assim das componentes importantes do Imperio.

 Napoleão rodeia se de uma corte em que o fausto e a pompa quase fazem evocar os tempos anteriores as grandes convulsões revolucionarias.

 

A capital é embelezada por grandes obras. Citemos como exemplos emblemáticos o arco do triunfo, o obelisco da praça vendome, as fachadas do palácio Bourbon e a igreja da madaleine.

Madame de Sahel (1766), filha de Nicker, assume frontalmente o seu repúdio pelo cesarismo bonapartista e torna se porta voz dos defensores do liberalismo então amordaça. É secundada pelo seu amigo Benjamim Constate (1767 a 1830), também ele hostil ao despotismo imperial mais tarde viria o acto adicional a constituição do impér. Um único avulta o de Franco irene de Chateaubriand (1768 a 1848) um dos mais insignes escritores da primeira metade do século  XIX. Em 1802 publica a obra o génio cristianismo, obra de referência em que faz apologia de um cristianismo renovado.

 

No domínio da pintura, David(1748 qa 1825), um antigo jacobino, republicano confesso, deputado da convenção que integrara os grupo dos que votaram a favor da condenação a morte de Luis XVI, e que ainda passa brevemente pela prisão após a queda do Robespierre(1794). Em relação a este último, enfatizemos tre característica que fazem dele uma maquina de guerra altamente efica: o volume dos contingentes a experiencia e o ideal. O elevado numero dos que entregam as forcas armadas resulta o primeiro da mobilização macica que, durante a convecção havia recrutado 3000 000  soldados, ma também tem sua origem no aumento demográfico vivido nesse século.

 

Os soldados  oferecem se como voluntários mesmo sabendo que a morte os espera, desde  que para tal sirvam a estratégia gizada pelo mago da artilha. Outro triunfo oferece o exercito: a juventude. Napoleão é feito general com 24 anos, Murat é responsável por uma brigada com 26 anos, Ney com 27 anos, ou seja, o comando esta confiando a um grupo de homens cujas idades oscilam entre os 26 e os 37 anos. Em 1806, setenta e nove dos cento e quarenta e dois generais do exercito prussiano tinham a provecta idade de 60 anos, e 25% dos comandantes de regimento pertenciam a mesma geração. Limita se o executar ordens, ou seja, tudo depende do líder. Outro ponto vulnerável decorre da existência de muitos soldados estrangeiros, recrutados nas zonas conquistadas sendo a sua fidelidade duvidosa, especialmente quando desaires ocorrem. A carreira  militar pauta se   pela meritocracia, ou seja,  promove e da cargos de Chefia aqueles que se distinguem pelas suas qualidades n terreno da refrega. O exercito torna se um dos meios de ascenso social, e não admira que generais do império sejam todos oriundos da media burguesia parisiense.

Tendo por objectivo primordial  a consolidação de um poderoso império continental. Em oito anos de 1804 a 1812, Bonaparte conquista a Europa: as suas tropas dominam des Portugal a Moscovo, passando por Roma e Hamburgo. Numa Europa com 167 milhões de habitantes, o império controla 44 milhões e o grande império 82.

Napoleão que coloca os seus familiares a frente das zonas conquistadas com o objectivo de dominar o continente, e sobretudo, de fechar a hegemonia britânica. Napoleão torna se rei de Itália, anexa os estados pontifícios e domina o reino Napolês.

 

Em 1810 Napoleão casa se com Maria Luísa, filha do imperador da Áustria e sobrinha de Maria Antonieta, passando a fazer a parte das famílias reinantes europeias.

A grande  inovação é que, pelas primeira vê um decreto é imposto  a escala continental mas ai reside também o seu ponto nevrálgico que vira a revelar se fatal para uma estratégia tão ambiciosa.

Não devemos esquecer outro elemento importante doravante a franca tem de substituir a sua velha rival, tornando se grande fornecedora do continente.

Os sistemas demasiadamente restritivos geram efeitos perversos, e o mais comum é assistir se ao aumento do contrabando, dificilmente controlado pelas alfandegas e pelas forcas da ordem, recordemos que Beethoven, num gesto carregado de simbolismo, decide não lhe  dedicar a Heróica, inicialmente composta em sua honra, escrevendo na primeira página: Sinfonia heróica composta para celebrar a lembrança de grande homem.

 

Napoleão vai, contudo, encontrar opositores inesperados que obrigam a despertar se em varias frentes, desgastando as suas forcas. A península Ibérica é, por exemplo, uma zona fulcral para garantir o domínio das costas e evitar o contrabando.

O panorama não diverge substancialmente em Portugal que, de resto, desempenha um papel decisivo porque, apesar de Junot ter desembarcado em Lisboa com 40 000 homens, o futuro rei D. João VI não cede ao ditames do soberano francês ,  O Czar Alexandre I, de inicio cooperante, cedo demostra algumas reticencias, oque obriga Napoleão a lanar se na terrível campanha da Rússia. Que o feitiço se virou contra o feiticeiro.

 

A vitoriam achara a passo acelerado; a águia com as cores nacionais, agitar se a de campanário em campanário ate as torres de Norte Dame, o ultimo acto desta epopeia desenrola se na Bélgica. O Regresso de herói mobiliza a Inglaterra, que se alia a prussia, e em Waterloo vão confrontar se: dum lado, Napoleão com 74 000 homens, do outro, Wellington com 100 000 e Blacher com 135 0000..

 

Conclusão

Ao substituir a organização trinitária de uma sociedade de súbditos por uma comunidade de cidadãos, que se pretendem iguais em direitos civis e políticos, a revolução não só acelera a queda do antigo regime como provoca uma profunda e definitiva ruptura na concepção da sociedade humana, passados já mais de duzentos anos os acontecimentos iniciais da revolução Francesa, ela continua ainda a ser  o paradigma da revolução, o destaque dado as comemorações do cinquentenário da declaração dos direitos do homem, proclamada universal em 10 de Dezembro de 1948, demostra bem o longo caminho a percorrer até que os princípios ai enunciados enformem a realidade quotidiana de todos os povos.

 

Com todas as histórias também incorpora as investigações sobe novas acervos documentais ou simplesmente uma maneira diferente de interrogar as fontes já conhecidas. Mas a verdade é que só temos capacidade para ver aquilo de que andamos a procura, e, se por exemplo, as mulheres não forem por mim consideradas como merecedoras de atenção enquanto intervenientes a esfera pública, ainda que lá s encontrem, eu apenas concentrarei a minha atenção nos homens, pelo contrario, procura relativizar todo o saber mas numa atitude de desafio: exigir uma maior profundidade nos estudos, mas também um alargamento do campo de acção dessas pesquisas. Com todas as limitações inerentes ao que fica exposto, apresenta se uma síntese que, embora redutora, é porventura clarificadora quanto a importância dos acontecimentos que ocorreram em Franca, não é só no que diz respeito a ruptura operada no conceito de sociedade.

 

Em poucas palavras diríamos que a revolução da origem a uma nova sociedade e a um estado burguês, ao mesmo tempo que no terreno das ideologias promove a igualdade dos direitos e a unidade nacional, recorde se  que logo no inicio do movimento revolucionário ( 7 d Novembro de 17899 a organização social vigente recebeu um golpe mortal quando foi abolida a tradicional divisão em três ordens: clero, nobreza e povo.

( 17 de Junho de 1790), nem todos os plebeus sentem o beneficio de se encontrarem,  tal  como os seus antigos senhores  sujeitos a lei comum pós a ruina do antigo sistema de produção arrasta consigo todos aqueles que um ou outro modo lhe estavam ligados burguesia incluída. Muitos actividades exercidas pelos burgueses são artesanais e perfeitamente integradas no modo de produção tradicional, abolição do morgado) 15 de Marco 17909 vai provocar aparcelamento das terras mas beneficia todos os filhos excluídos da herança, sobretudo  a partir  do momento em que esse direito é também reconhecido aos descendentes ditos ilegítimos ( 2 de Novembro de 1793).

 

 Os direitos senhorias são no inicio declarados resgatáveis (17 de Junho de 1790) posteriormente são abolidos e os títulos feudais queimados (17 de Junho de 1793) as terras dos emigrados são confiscadas e nacionalizadas, mesmo a nobreza emigrada, mediante expedientes vários , vai conseguir recuperar as suas antigas terras. Aliais uma certa facção da antiga aristocracia, a liberdade económica trinfou depois de 9 tremido mas uma vez que mais as consequências foram nefastas para as classes populares ligadas ao sistema económico tradicional. A extinção das corporações pela lei alarde (2 de Fevereiro de 1791) surge como fundamental para o pleno desenvolvimento das actividades  produtivas da burguesia, numa situação de inferioridade devido ao regime censitário  e a lei le Chapelier ( 14 de Junho de 1791)

 

contudo convém recordar que a produção capitalista durante o período revolucionário, sobretudo o das guerras se circunscrever apenas a alguns sectores de actividade como por exemplo: o do algodão. Em consequência da abolição da servidão e da venda dos bens nacionais, também não são os camponeses pobres que ascendem a posse da terra: são os que já tem propriedades e algum poder de compra que aproveitam  a oportunidades  para ampliar as explorações e eventualmente para as modernizar, tanto na agricultura, como em mão de obra a industria, nas zonas onde predomina o minifúndio, os antagonismos entre proprietários e os que nada possuem agudizam se até meados do século XIX, tentando cada um dos grupos a defesa tenaz dos seus interesses, contudo  no essencial os seus direitos tradicionais, como o uso das florestas, dos pastos comuns e de respiga.

 

Conflito ideológico

Tal como a sociedade a vida intelectual sofre intensamente os acontecimentos revolucionarias, surgindo a revolução como o corolário do século das Luzes e do racionalismo, como reconhece a convenção ao homenagear descartes, admitindo o por decreto de 2 de Outubro de 1793 no ponteao, René Descartes merece as honras devidas aos grandes homens , e algumas palavras até há pouco inócuas, como nação, pátria ou lei adquirem um poder desconhecido, carregado de emoção e sentimento de empatia, enquanto outras, como aristocracia e tirania corporiza am todo o rancor e o ódio acumulados aos longo de décadas.

 

O jornalismo político tomou aliás, uma extensão considerável desde, que a liberdade de imprensa doi decretada em 1789, apesar da restrições que, de facto, se estabeleceram a partir de 1792. Ao teatro é também insuflada uma vida nova logo que em  1791 (13 de Janeiro) são abolidos os privilégios em matéria teatral e qualquer cidadão pode portanto construir num teatro publico e fazer representar as pecas da sua preferência com a convenção torna se escola de civismo, e é nesse sentido que o governo ordena (2 de agosto de 1793) a exibição teatros municipais rés vezes por semana de obras que descrevessem os gloriosos acontecimentos  da revolução e as virtudes dos defensores da liberdade. A pintura e a música  são também artes ao serviço da revolução dando forma ao esplendor que é exigido nas festas nacionais onde é exigido o entusiasmo de todo o povo que , como actor, nelas participa.

 

A este respeito declara David  perante a convenção (19 de Marco de 1793) o verdadeiro patriota deve aproveitar com ânsia todos os meios de esclarecer os seus convidados e de apresentar incessantemente a seus filhos os tacos sublimes do heroísmo e da virtude , os conceitos utilizados por David no seu discurso remetem no para a mundividência religiosa tradicional mas tanto o governo como a burguesia republicana mantem se hostis ao catolicismo.

 

Estado Burguês

A organização jurídicas do estado do antigo regime ruiu logo na noite de 4 de Agosto de 1789, quando todos os súbditos do rei foram declarados cidadãos iguais sem distinção de nascimento, o súbdito é  um sujeito que se poe  por natureza passivo relativamente e portanto é considerado infalível, ao invés, exige se ao cidadão que exercite e desenvolva todas as sua capacidades enquanto homem que colabore e seja responsável não apenas pelo seu destino, mas ainda pelo da sociedade em que se integra, em consequência desta igualdade do cidadãos todos privilegias particulares atribuídos a povoações cidades, cantões, regiões, principados ou províncias deixam de ter sentido e são definitivamente abolidos, segundo a teoria de direito natural, tal como a sociedade  baseado num contrato entre os governados e o governo, entendido agora como o garante dos direitos naturais dos cidadãos.

 

Unidade nacional

Esta torna se desde o inicio do processo revolucionário, uma palavra chave capaz de libertar forcas latentes e elevar os homens acima de si próprios, mas funciona também como mascara a qual se esconde a contradição fundamental da nova saída da revolução, todavia a unidade nacional progride através das novas instituições administrativas que formam o quadro de um estado economicamente unificado pela destruição de autorias dos particularismos das alfandegas internas mas também pela a uniformização. Quando os cidadãos passivos ingressam nos batalhões da guarda nacional, ( Junho de 1792), o exercito, a nação em armas torna se o símbolo por excelência da igualdade, devido a promoção rápida com quem galardoa coragem dos seus soldados, ao contrario da assembleia constituinte, que  lécitos, preocupada que estava com a autonomia, a convenção promove através dos clubes e das sociedades populares o Francês , fazendo passar a mensagem de que o seu uso é prova de patriotismo.

 Barere ( 27 de Janeiro  de 1794) o federalismo e a superstição falam o baixo Betão; a emigração e o ódio a república falam alemão, na democracia deixar os cidadãos  ignorantes  da língua nacional, incapazes de controlar o poder , é trair a patilha  o Francês que teve honra de servir na declaração dos direitos do homem  deve tornar de s língua de todos  os Franceses, torna se imperiosa a formação cívica as assembleias  revolucionarias  prosseguem a tarefa educativa de que a constituinte incumbira os proibiste-os mesmo no púlpito, segundo  a constituição do ano III, o seu objectivo é manter a fraternidade entre os cidadãos e liga lós  a constituição a partia  e as leis , da esta ligação  torna se  efectivamente urgente sobretudo para as massas, espoliadas das suas praticas religiosas  e do sentimento de integração e pertença que o exercício de qualquer culto promove. Outra coisa não pretendia festa do ser  supremo ( 8 de Junho de 1794).

 

Igualdade de direitos

A proclamação teórica da igualdade e a supressão efectiva da prerrogativa dos indivíduos e dos grupos privilegiados que sustentavam o antigo regime podiam formar os alicerces de uma sociedade igualitária e de uma nação unificada.

Assistência é uma das áreas indispensáveis para atenuar desigualdades das condições de vida e para caminhar no sentido da igualdade de direitos. Conforme reconhece o titulo primeiro a constituição se 1791, prevê a criação de um estabelecimento geral de socorros públicos, a escassez de recursos  financeiros foi adiando a sua concretização durante os sucessivos  governos e a reforma de conjunto não chegou a ser feita, apesar da abundancia da produção teórica e legislativo sobe a convenção a esperança ficou por cumprir.

 

Em matéria de ensino a realização é notória sobretudo a partir de 1795 quando, as diversas  instituições criadas das anteriormente são integradas e reorganizadas, pela lei 25 de Outubro sobre instrução publica em escolas primarias centrais especiais e no instituto nacional, o ensino é laico e moderno mas, sem  o obrigatoriedade  e sem gratuitidade, permanece privilegiou de uma memoria e incapaz de dar a todos os indivíduos a formação necessária para o exercício pleno dos direitos naturais, a igualdade é bandeira quando se trata de atacar  privilégio da aristocracia, ma em relação ao povo ela situa se apenas  no pleno teórico. A nação legal a burguesia censitária até 10 de Agosto de 1792, quando pelo sufrágio universal e pelo armamento dos cidadãos passivos, o povo é integrado na nação.

Associadas em grupos diversos, as mulheres manifestam a sua presença e defendem os seus interesses logo na apresentação de alguns  cadernos de queixas, na primavera de 1789.

 

Os homens  tornaram a bastilha, as mulheres tornaram o rei no primeiro de Outubro, tudo foi comprometido pelas  damas de Versalhes , no dia seis  tudo foi recuperado graça a intervenção das mulheres de paris.

Mulheres e pobres  serão só indivíduos  eternamente, votados a me moralidade, ela que geram a vida, eles de quem depende o trabalho, que alimenta a vida. Condocert foi um dos espíritos lúcidos que se aperceberam da contradição em que encorrilha, a teoria que defende, universalidade dos seus princípios e simultaneamente  recusa a sua aplicação acerca de metade da população da mesma nacionalidade. Em 1790, Condorcet publica u artigo onde  expõe os seus pontos de vista sobre a igualdade dos sexos e defende o direito de voto para as mulheres.

 

Ao definir o casamento como um contrato civil, a constituição de 1791  promete a liberdade civil as mulheres. As leis de Setembro de 1792 regulamentarao  a forma de estabelecer os contratos matrimoniais e também, em caso de divórcio as circunstâncias em que a mulher é reconhecida como um sujeito capaz  de governar, esta promoção será no entanto, anulada pelo código civil de  1804.

No plano externo, a  revolução social de massas ocorridas no estado mais poderoso da europa teve muitas e douraduras repercussões, a partir de 1808 abalaram toda América Latina, cm  na fundação do primeiro movimento Hindu., no ideário da revolução estão contidas as raízes do liberalismo  que se funda nas nações  de contrato e de direito natural propostos pelo o século das luzes  (Lucke Montesquieu)) ainda hoje o regime liberal se mantem em discussão e tem como objectivos principais: a liberdade pessoal e a liberdade de opinião e de expressão: igualdade de direitos mas não igualdade de bens nem de instrução; a limitação do poder do estado através de uma constituição e da separação dos poderes: o estado tem como função proteger os cidadãos e renuncia a todo o abuso de poder; participação política do cidadão pela a eleição de representantes para um parlamento que decide sobre as leis e controla o governo; a liberdade económica, entendida como oposição a intervenção do estado; a separação entre a igreja e o estado e a progressiva laicização da sociedade.

 O liberalismo é sustentado pela parcela esclarecida da burguesia que salvaguarda o seu poder através da instituição do voto censitário.

Albert Mathiz, um grande historiador, não marxista da revolução, escreve em 1920 sobre o paralelismo entre o governo os montanheses, de Junho de 1793 a Junho de 1794, e a ditadura bolchevique dos anos da guerra civil: Jacobismo e Bolchevismo são pela mesma razão ditaduras, nascidas da guerra civil e da guerra estrangeira, duas ditaduras de classe operando pelos mesmos meios, o terror, a requisição e as taxas, e propondo se, em ultima instancia, um objectivo semelhante, a transformação da sociedade e não apenas russa ou da sociedade francesa, mas da sociedade universal.

 

 

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