Vias de comunicação
Dá-se o nome de vias de comunicação às vias para a circulação dos meios de comunicação e transporte. Assim, constituem vias de comunicação terrestre: estradas, amo--estradas, pontes, túneis, viadutos e linhas de caminho-de-ferro. Em muitas regiões ainda existem estradas em terra que, em algumas épocas do ano, se tornam intransitáveis, devido às precipitações. Já as linhasférreasnãotêmesseproblema.
Relativamente aos rios, é conveniente referir que nem todos sao navegáveis. Alguns, como os das regiões frias, só são navegáveis numa época do ano, outros não são prestáveis para a navegação, em consequência da topografia dos terrenos que atravessam ou da insuficiência de profundidade. Mesmo aqueles que são navegáveis exigem, sobretudo na proximidade dos portos, um sistemático tra-balho de dragagem para remoção dos sedimentos que se depositam no fundo do leito.
já para os transportes aéreos, é o ar que constitui a via de comunicação.
No caso deste tipo de transporte, é sobretudo a instabilidade atmosférica, ou seja, o mau tempo, que deve ser tida em conta. E por isso que há urna forre ligação entre a aviação OS serviço meteoroiógicos,.
Como se pode perceber a partir desta relação de vjas há aque-ia. que exigem mais investimentos, tanto para a construção como para a manutenção, corno SãO os casos das vias para o'N transportes terrestres (estradas, aut)-estradas, linhas de caminho-de-ferro.
Quanto aos transportes aéreos e marítimos, os maiores investimentos são direccionados para os aeroportos e portos.
Diferentes meios de comunicação:
— sonoros: rádio, telefone, telemóve1;
— escritos: jornal, revista, livro;
— audiovisual: televisão, cinema.
Através destes diferentes meios de comunicação o ser humano contacta e partilha conhecimentos e informações.
Assim, foi graças ao desenvolvimento das telecomunicações e da telemática que a comunicação entre as pessoas se tornou mais fácil, independentemente do local do mundo onde se encontrem. Com efeito, o progresso das telecomunicações terá conduzido ao aparecimento de uma grande variedade de meios de comunicação — rádio, televisão, telefone fixo, telernóvel, telefax, correio electrónico
deficiência motora ou visual, possibilitando a assistência médica, depoimentos em tribunal ou reuniões de trabalho feitas distância.
kBUIÁRIOriologá informática de :ombina som e imagem. :pressão que procura va-ie proximidade das pes-1 da actual facilidade de locais muito distantes.
5.8. importkinciasocioeconomich nos transporte!, e comunicacões
Nti sociedade actuai, os t ransnorteca. (urntitik.,t(ot* upan um papel de &st lque devido a stia ,ontrtbutçào p ira Lit%elIVOt' ntento dos países Os transportes são importantes porque fAcilttam n-t( sNoas, bens e serviços. Além disso. contribuem para das assimetrias espaciais. Permitem, igualmente, urna maior equdade territorial no acesso aos equipamentos não situados nos local e urna maior dispersão geográfica das actividades produtivas.
As telecomunicações são particularmente indispensáveis para sucesso de actividades corno os serviços financeiros, a investigação científica, a saúde, o comércio, a indústria, a educação, o lazer, entre outras, que exigem informação constante e actualizada, quer a nível nacional quer internacional..„. Actualmente, cada vez mais a informação circula fazendo uso da tecnologiamultimedia, conduzindo ao aparecimento de autêntiza.,, "auto-estradas de 'informação". Através dessas "auto-estradas" circulam grandes quantidades de textos, imagens e sons em formato digital. Graças ao desenvolvimento das telecomunicações, coloca-se à dis posição dos interessados a realidade de cada pais, as caractensti-as dos seus habitantes, os seus hábitos, entre outros elementos. Estas situações levam à transformação do planeta numa aldeia global".
Transportes, comunicações e ambiente
A utilização crescente dos transportes, especialmente os rodo-viários, tem provocado um impacto e uma grande pressão sobre o ambiente., os recursos naturais, os ecossistemas e saude humana.
0 comentários:
Enviar um comentário