Rousseau nasceu em Genebra, na Suíça e viveu a partir de 1742 em Paris, onde fervilhavam na ideias liberais que culminaram na revolução francesa, em 1798.Conquistou a amizade de Diderot, filosofo do grupo iluminista, entre outros, e que se tornaram conhecidos como enciclopedistas, pelo facto de elaborarem uma enciclopédia que divulgava os novos ideais, a saber : Tolerância religiosa , confiança na razão livre, oposição a autoridade excessiva , naturalismo, entusiasmo pelas técnicas e pelo progresso.
Rousseau
inicia a sua reflexão politica partindo da hipótese de o homem se ter
encontrado num estado de natureza e num
outro estado contratual. O primeiro estado e minuciosamente descrito em
Discurso sobre a desigualdade entre os homens e o segundo em o Contrato social.
Segundo Rousseau ,enquanto os homens <<só se dedicavam as obras que um
único homem podia criar e as artes que não solicitavam o concurso de varias
mãos, viveram tão livres , sadios , bons e felizes quando o podiam ser por sua
natureza e continuaram a gozar entre si das dessoras de um comercio
independente; mas, desde o instante em que um homem sentiu necessidade do
socorro do outro desde que constatou a um só contar com provisões para,
desapareceu a igualdade, o trabalho tornou se necessário e as vastas florestas
transformaram se em campos aprazíveis que se impões regar com o suor dos homens
e nos quais logo se viu a escravidão e a miséria germinarem e crescerem com as
colheitas >> . por tanto a propriedade introduz a desigualdade entre
os homens, a diferenciação entre o rico
e pobre , o poderoso e fraco o senhor e o escravo culminando na predominância da lei no mas forte .
O homem e um homem corrompido pelo poder e
esmagar pela violência .
O
contrato social ,para ser legitima , deve ser fruto de um consentimento de
todos membros da sociedade .cada associado alínea totalmente , na verdade , renuncia
a todos os seus direitos a favor da comunidade .
M as
como todos abdicam igualmente , na verdade , cada um nada perde , pois este
acto de associação produz , em lugar da pessoa particular de cada contratante ,
um corpo moral e colectivo composto por tantos membros quantos os membros da
assembleia , alcançando a sua unidade , o seu eu comum , a sua vontade
(democracia directa)
A
democracia rousseauniana critica o
regime da democracia representativa ( alguns cidadãos representam o povo nas
decisões dos destinos do pais e na elaboração e aprovação das leis) , pois
considera que toda a lei não ratificada pelo povo em pessoa e nula. Eis a razão
pela qual propõe uma democracia participativa ou directa . só se mantém
soberania do povo através da reunião das assembleias frequentes de todos os
cidadãos . porem , reconhece que este sistema e aplicável sobretudo nas
pequenas sociedades .
Do
DIREITO DO MAIS FORTE
O
mais forte e suficientemente forte para ser sempre o senhor se não ser
transformar a sua forca em direito e a obediência em dever .dai o direito do
mais forte conseguido aparentemente por heroína e , na realidade , estabelecido
em principio :mas será que nunca nos explicada esta palavra ? A forca e um acto físico , não vejo moralidade pode resultados seus efeitos .Ceder a forca e
um acto de necessidade , não de vontade , e , quando muito , um acto de
prudência . Em que sentido poderá constituir um dever?
[…] sempre que e a forca que faz o direito , o efeito muda com a
causa ; qualquer forca que se sobreponha a primeira sucederão seu direito .A
partir do memento em que se pode desobedecer legitimamente e, visto que o mas
forte tem sempre razão , apenas importa conseguir ser o mas forte . Mas ,
afinal , que e o direito que desaparece quando a forca cessa ? Se se tem de
obedecer pela forca , não e
preciso obedecer por dever e , se não e obrigado a obedecer . Vemos portanto
que esta palavra <<direito>> não acrescenta nada a forca ., neste
caso , não significa absolutamente nada.
DO FACTO SOCIAL
Considero que os que homens atingiram aquele ponto em que os
obstáculos que prejudicam a sua conservação no estado da natureza levam a
melhor , pela pela resistência , sobre as forcas que cada individuo pode
empregar para se manter neste estado . Então esse estado primitivo já não pode subsistir
e o género humano pereceria se não modificasse a sua maneira de ser.
Como os homens não podem engendrar novas forcas , mas somente unir
e dirigir as que existem , não dispõem de outro meio para se conservar que não
seja o de formarem , por agregação , uma soma de forcas que possa leva los a
vencer a resistência , de as porem em jogo e de fazer com que elas actuem
concordantemente .
Esta soma de
forcas só pode nascer de contribuição de vários mas, dado que a forcas a liberdade de cada homem constituem os
primeiros instrumentos de conservação , como e , que ele os fará actuar
sem se prejudicar e sem negligenciar os cuidados que deve a si próprio?
Esta dificuldade , encarada dentro do tema que trato , pode enunciar se nestes termos :
<< Encontrar uma forma de associação que defenda e proteja com toda a forca comum a pessoa e os bens de cada associado e pela qual cada um , unido se a todos , não obedece , contudo , senão a si mesmo e permaneça tão tão livre como antes >> E este problema fundamental para que o contrato social da a solução.
sem se prejudicar e sem negligenciar os cuidados que deve a si próprio?
Esta dificuldade , encarada dentro do tema que trato , pode enunciar se nestes termos :
<< Encontrar uma forma de associação que defenda e proteja com toda a forca comum a pessoa e os bens de cada associado e pela qual cada um , unido se a todos , não obedece , contudo , senão a si mesmo e permaneça tão tão livre como antes >> E este problema fundamental para que o contrato social da a solução.
Conclusão
Neste presente
trabalho concluímos que […] sempre que e a forca que faz o direito , o efeito
muda com a causa ; qualquer forca que se sobreponha a primeira sucederão seu
direito .A partir do memento em que se pode desobedecer legitimamente e, visto
que o mas forte tem sempre razão , apenas importa conseguir ser o mas forte .
Mas , afinal , que e o direito que desaparece quando a forca
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