quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Sociedade das diferenças vs escola multicultural e intercultural


Sociedade das diferenças vs escola multicultural e intercultural


Como já foi dito por Pieroni e tal (2014.p,32) a globalização é um produto de pensamento liberal e o fenómeno é considerado, por um lado, uma feliz meta da história e, por outro, alguns só vêem os efeitos contraditórios dela. Como resultado deste fenómeno, observa-se que, aumentaram sem precedentes os contactos entre as culturas e a coabitação entre os diferentes modos de vida, contribuindo para multi/interculturalidade das sociedades e das escolas.Podemos assim depreender que deduzir, a escola no geral, e o professor, de modo particular, precisam flexibilizar as suas práticas pedagógicas de modo a adequá-las às novas exigências da sociedade.

Da urgência da formação do “professor intercultural” na sociedade das diferenças

Hoje em dia, a gente vive numa sociedade marcada, principalmente, pelos contactos culturais. Observam-se transformações a nível da articulação dos diferentes agentes educativos, na gestão de salas de aulas e do currículo, bem como da gestão do próprio processo do ensino e aprendizagem. 
Novas exigências na formação de professores: o professor intercultural
O projecto intercultural escolar para poder ser realizado precisa de professores que sejam conscientes e à altura da função que deverão exercer. Para Zeichner (1993), se adoptarmos uma definição pragmática e contextualizada de cultura tendo presente que cada individuo está integrado em grupos múltiplos, justapostos e multiculturais.

 Para competencia intercultural
Como já foi dito por Pieroni e tal (2014.p,32) a globalização é um produto de pensamento liberal e o fenómeno é considerado, por um lado, uma feliz meta da história e, por outro, alguns só vêem os efeitos contraditórios dela. Como resultado deste fenómeno, observa-se que, aumentaram sem precedentes os contactos entre as culturas e a coabitação entre os diferentes modos de vida, contribuindo para multi/interculturalidade das sociedades e das escolas.

Complexidade cognitiva
Complexidade cognitiva é uma medida de quão difícil é entender uma unidade de código. Assim como a complexidade ciclomática, ela está associada à complexidade de um software e consequentemente a sua dificuldade de manutenção.

Teorias sociais
A teoria social procura questionar por que os seres humanos habitam o mundo como eles fazem e como isso aconteceu, olhando as relações de poder e as estruturas e normas sociais.
Pensamento de paulo freire
Para Paulo Freire, as questões e problemas principais da educação não são questões pedagógicas, ao contrário, são questões políticas. Para ele, a educação e o sistema de ensino não modifica a sociedade, mas a sociedade é que pode mudar o sistema instrucional.

Métodos passivos
Métodos de ensino são as acções desenvolvidas pelo professor, apresentadas pelo educador pedagogo ou pedagogista, pelas quais se organizam as atividades de ensino e dos alunos para atingir objetivos do trabalho docenteem relação a um conteúdo específico relacionado com a educação.

Métodos e técnicas de ensino
Os metodos estudados são: método expositivo.método de trabalho independente. trabalho em grupo atividades especiais.



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