quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Transporte e comunicações - TRABALHO FEITO


Transporte e comunicações
 Os estabelecimentos industriais devem receber facilmente as matérias-primas e outros materiais e tem que expedir os produtos acabados para os seus clientes. É por isso, por exemplo, que as industrias que laboram com matérias-primasimportadas tendem a localizar se na proximidade das áreas portuárias.

Classificação da indústria
Tendo em conta as semelhanças existentes entre algumas indústrias, estas podem ser agrupadas segundo diversos critérios.
Critérios de classificação
Vamos referir duas classificações: a classificação clássica e a classificação segundo o destino ou finalidade do produto final.
Na classificação clássicadistinguem-se as indústrias extractivas, as indústrias transformadoras e as indústrias de construção civil e obras públicas.
Indústriasextractivas compreendem a produção de matérias-primas brutas (minerais) e de produtos energéticos (carvão, petróleo, gásnatural,urânio).
Indústrias transformadoras são as que, a partir de matérias-primas brutas ou semielaboradas, elaboram produtos acabados ou semiacabados, com destino a outras indústrias ou ao consumo final.
Indústrias de construção civil e obras publica são os que se dedicam, a produção de bens materiais, como edifícios, pontes, barragens, estradas, etc.
No entanto retira-se alguns, autores contestam a designação de indústrias a actividade extractiva, argumentando que se trata de uma actividade subsidiária da indústria propriamente dita, considerando-a por isso, como pertencente ao sector primário.
Quanto ao destino de produtos final, podem-se designar as indústrias de bens de consumo e as indústrias de bens de equipamentos.
Sãoindústrias de bens de consumo aquelascujo produto final não volta a sofrer transformação.
Exemplos de indústrias:
-Industria alimentar – as matérias-primas orgânicas da agricultura, criação do gado e pesca.
-Industrias têxtil – transforma matérias-primas de origem vegetal (linho, algodão) ou animal (lã, seda) e produtos semielaborados em tecidos de uso pessoal.
As indústrias de bens de equipamentos são aquelas cujos produtos vãopermitir o funcionamento de outras actividades. As indústrias que estão na base de todas as outras indústrias, como a siderurgia, a construção naval, a produção de matérias de construção e as metalurgias entre outras.
Entre esses produtos podemos encontrar a indústria de automobilística, que fornece veículos particulares (bens de consumo) e veículos utilitários (bens de equipamentos).
Indústrias de ponta são considerados como tal as industrias que se situam afrente ao nível do progresso técnico.
Regiões industriais do mundo.
A indústria encontra-se distribuída de maneira muito desigual pela superfície terrestre, concentrado número reactivamente reduzido de países, enquanto os restantes participa no processo ou como fornecedores de matérias-primas e de produtos alimentares ou como consumidores.
Grandes regiões indústrias do mundo
Durante o século XIX e até meados dos séculos XX, a produção industrial encontrava-se consertada num reduzido número de países, localizados, maritalmente, na Europa e na América do Norte.
Actualmente, o quadro da distribuição e extensão das áreas industriais sofreu algumas alterações, reflectindo o desigual nível de desenvolvimento dos diferentes países e região.
Europa
No continente europeu, destaca-se a região da europa ocidental. Aqui, a maioria dos países são desenvolvidos, despondo de recursos naturais, matérias-primas e fontes de energia.
Alguns países que se destacam, entre os quais Alemanha, a França, o Reino Unido, a Itália e a Espanha. São países que, para além de possuírem recursos naturais, dispõem igualmente- de mão-de-obra qualificada, recursos tecnológicos e infra-estruturas importantes. A nível europeu, a diversidade de produções industriais é muito grande; no entanto, pode-se dizer que as predominantes são as indústrias siderúrgicas, metalúrgicas, a fabricação de maquinaria, química, electromecânica, as indústrias automóvel, têxtil, alimentar, entre outras.
América do Norte
 Na América do Norte, destacam-se os Estados Unidos da América e o Canadá. Estes países possuem vastos recursos naturais, como carvão, petróleo, gás natural, alumínio e cobre, assim como energia eléctrica e nuclear. São igualmente possuidores de mão-de-obra qualificada e recursos financeiros e tecnológicos muito importantes.
Tal corno na Europa, a diversidade de produções industriais é muito grande; no entanto, podem-se salientar as indústrias de bens

Asia oriental
No continente asiático, do ponto de vista de desenvolvimento da indústria, destaca-se a região da Asia oriental, onde se localiza o Japão, considerados uns dos países de maior industrialização no mundo. O desenvolvimento deste país assenta, sobre tudo na distribuição da mão-de-obra, que é muito produtiva e qualificada.
As indústrias mais importante: siderúrgica, fabricação de aparelhos eléctricosautomóveis aeronáutica e telecomunicações.
Trata-se da Correa do sul, Taiwan, senga pura, Hong Kong (china), novos países industrializados. Na segunda metade do século XX, apoia-se na entrada de capitais estrageiros (sobretudo dos EUA, japão e europa ocidental), que financiam a tecnologia avançada e aproveitam a mão-de-obrabarata e elevada produtividade decorrente da característica de regiões das condições de trabalho.
São predominantes as indústrias de fabricação de automóveis, aparelhos electrónicos, comutadores, têxteis e produtos alimentares.
Regiões menos industrializadas do mundo
Em oposição aos países desenvolvidos industrialmente, encontram-se os países não industrializados ou aqueles onde a indústria ainda tem uma expressão pouco significativa.
África
Neste continente, a maior parte dos países são países em desenvolvimento, com a indústria a ter um papel pouco significativo nas suas economias.
Importantes países com recursos naturais: Angola e Nigéria são ricos em petróleo, Argélia é importante ao nível do gás natural e outros minerais.
Os países africanos com alguma expressão na produção industrial, destaca-se a África do Sul, com a sua indústria extractiva.
Ásia
A Ásia apresenta-se como um continente de forte contraste. Em oposição com os países industrializados, como o Japão, os "Tigres Asiáticos" ou ainda a China e a Índia, os restantes países ainda tem uma economia essencialmenteagrícola ou assente na exploração de recursos do subsolo.
Importância da indústria e do comércio no desenvolvimento económico e social
Na elevação do nível técnico e na melhoria dos índices qualitativos de todos os ramos económicos e particularmente no fabrico de instrumentos de trabalho.
É a indústria que fornece os instrumentos de produção para todos os sectores de actividade. Fornecem a agricultura tractores e outras alfaias agrícolas, adubos e fertilizantes, além de permitir a valorização dos produtos agrícolas através das indústrias alimentares. No sentido de conseguir, por exemplo fontes de energias alternativas, que respeitam as condições ambientais e, ao mesmo tempo, garantam o abastecimento energético necessários à Humanidade.
O sol, o vento, as marés, as ondas e a actividade geotérmico constituem as fontes de energias designadas por "limpas" ou "verdes", assim designadas porque não prejudicam o ambiente.
Desenvolvimento sustentáveis
Desenvolvimento sustentável é, normalmente, definido como o desenvolvimento que procura satisfazer necessidades da geração actual sem compromissivo, capacidades da gerações futuras de satisfazer as suas próprias necessidades isto significa possibilitar que as pessoas, hoje e no futuro, atinam um nível satisfatório de desenvolvimento social e económico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso rasurável dos recursos da terra e preservando as espécies e habitantes naturais.
Protecção e conservação dos recursos naturais
Assim, um recurso natural é um recurso proveniente da natureza.
Os recursos naturais, após a sua utilização, podem ser renováveis, isto e, voltarem a estar disponíveis, ou não renováveis, isto e, nunca ficarem disponíveis.
A flora e fauna são recursos naturais renováveis, pois tanto a primeira como a segunda podem ser utilizados (pelos mais teoricamente) de forma infinita, tento em conta as suas condições de reprodução.
Já os minerais são recursos naturais não renováveis. O petróleo e carvão são exemplos de recursos não renováveis, significando isso que qualquer dia poderão esgotar se e deixar de existir. Aos recursos naturais implicam usa-los de forma nacional e económica, para que os recursos não se estraguem nem se estingam rapidamente.
Turismo
Turismo – conceito
O turismo é uma actividade de serviço que envolve e acção de viajar, o mais frequentemente por razão de lazer, e o conjunto das actividades humanas que permitem a realização a realização dessas viagens nas melhores condições.
O turismo é uma actividade pertencente ao sector terciário.
O turismo é uma pessoa que viaja para fora do seu lugar de residência habitual, por qualquer outro motivo menos por razão de trabalho.
Quando esta actividade se realiza no interior das fronteiras dum país, designa-se turismo interior. Já quando implica a travessia de fronteiras, estamos perante o turismo internacional.
Tipos de turismo (cultural, desportivo, recreativo, literário, religioso, ambiental)
A distinção dos tipos de turismos resulta das motivações e das intenções dos viajantes ou turistas.
Vamos, então, conhecer alguns desses tipos.
Turismo cultural enfatiza os estilos de vida do passado através da valorização do património construído ou da realização de certames como feiras, congressos e festivais.
Os centos, os grandes museus, os locais onde se desenvolvem no passado as grandes civilizações do mundo, os monumentos, os grandes centros de peregrinação ou os fenómenos naturais ou geográficos constituem a preferência destes turistas. Incluem-se neste grupo viagens de estudo, bem como as realizadas para aprender línguas.
Turismo ambiental
Este tipo de turismo orienta-se para as actividades em áreas remotas de interesses paisagístico. Pode também ser designado de turismo ecológico ou ecoturismo, referindo-se a práticasturísticas que envolve viagens para "sítios naturais", tendo em conta a amenidade e valor recreativo resultantes do contacto com alguns aspectos do mundo natural. É um tipo de turismo que promove contacto directo com a Natureza.
Turismo religioso
Trata-se de turismo polarizado à volta de lugares importantes de cultos e peregrinação
O turismo aparece como um meio de o individuo se aproximar de Deus. O participante encara a peregrinação como parte integrante da sua prática religiosa.
O turismo religioso é uma forma de o crente conhecer melhor a história do grupo a que pertence.
A vista a lugares de culto e a santuários é um modo de o individuo, crente ou não, compreender as religiões que influenciaram, e ainda influenciam, as nossas sociedades, no plano histórico, sociológico e simbólico.
Turismo recreativo
Este tipo de turismo é praticado palas pessoas que viajam para "mudar de ares", por curiosidade, ver coisas novas desfrutar de belas paisagens, das distracções que oferecem as grandes cidades ou os grandes centros turísticos.
Este tipo de turismo é particularmente heterogéneo, porque a simples noção de prazer muda conforme os gostos, o carácter, o temperamento ou meio em que cada um vive.
Turismo desportivo
No primeiro caso, o objectivo da viagem é de assistir as manifestações desportivas, como os jogos olímpicos, os campeonatos de futebol, os jogos olímpicos de inverno, enquanto no segundo objectivo centra-se na prática de actividade desportiva, como a caça, a pesca, o desporto náutico, o alpinismo, o ténis, o golfe, etc.
As modernas tendências da procura, em que a preferência pelas férias activas assume uma importância cada vez maior, obrigam a que o desenvolvimento de qualquer centro turístico deva ser equipado com os meios apropriados à prática dos desportos, tendo em consideração as possibilidades de cada local.
Principais centros turísticos do mundo
No entanto, muitos espaços são ao mesmo tempo emissores e receptores, enquanto outros são sobretudo atravessados pelos turistas.
Os Estados industrializados são os mais dinamizados pelo atravessado pelos turistas
As três bacias são as seguintes:
- Europa ocidental, com a bacia mediterrânia;
- Estados Unidos da América e Canadá, com o México e a bacia das Caraíbas;
- Japão, Austrália e Nova Zelândia com Ásia do sudeste, as ilhas e arquipélagos do Pacífico ocidental.
Neste espaço, os principais fluxos são de três tipos: no interior das três bacias turísticas mundiais, entre os seus centros e a sua periferia e entre a bacia europeia e a bacia americana.
Importância do turismo
O turismo e uma actividade de prestação de serviços. Actualmente, detém uma importância primordial na vida económica, social e cultural de qualquer sociedade.
O turismo contribui para a distribuição de riqueza (renda).
Os países emissores, em geral são ricos enquanto os receptores nem sempre são ricos. Ao nível da mão-de-obra, contribui para reduzir o desemprego.
Na conservação do meio natural, e uma única actividade que pode tirar proveito da catividade da conservação da natureza, diferentemente da agricultura ou da pecuária.
O empreendimento hoteleiro e consumidor de produtos e serviços de vários tipos: material de higiene, e limpeza de escritório, alimentos e bebidas, roupas de cama, de recreação, etc.
O contacto entre turistas e a população local contribui para desenvolvimento cultural das duas partes. O artesanato e outras manifestações culturais podem ser estimulados partir do interesse dos estrageiros em querer conhece-los.
Impactos do turismo
Quando se fala do impacto, refere-se ao efeito desta actividade no local da recepção ou destino turístico que ser positivo ou negativos resultantes do desenvolvimento daquela actividade.
O número e o tipo dos seus visitantes, assim como a morfologia do local do destino (as características geográficas, sociais, económicas e ambientais), podem efectuar a sua capacidade para observar a sua actividade turística.
Impactos económicos do turismo
 -Ganhos em moeda estrangeira. Estes ganhos resultam das receitas obtidas através da venda de bens e serviços aos visitantes não resistentes do país de acolhimento
-Contribuição para as receitas do estado. Os rendimentos do estado proveniente do turismo podem classificar se em dois grandes grupos: directo e indirecto.
-Criação de emprego e rendimento. O primeiro caso refere se ao emprego criado especialmente para necessidades de satisfazer o sector turístico. O segundo caso relativo aos empregos criados em outros sectores com ligação com o turismo, como a lavandaria, os transportes e outros.
-Contribuição para o desenvolvimento regional. Este impacto e sempre apreciável tanto mais que muitas destas regiões podem ser por varias razões, ter poucas alternativas de desenvolvimento. Nesses casos, o turismo gera rendimento, emprego e actividades económicas, ajuda, assim, a suportar a comunidade e aumentar o nível dos seus rendimentos.
Impactos ambientais do turismo
O turismo, é uma das actividadeshumanas executadas em largas escalas, pode ter consequênciasadversas para solo, a vegetação e a vida animal nos cocais onde ocorre.
Com efeito, a questãoambiental é agora um tema central no processo de planificação. Por isso poucos projectos são analisados em um estudo de impacto ambiental
A qualidade do meio ambiente é um santocentral do desenvolvimento turístico, pois o turismo depende de forma importante das condições ambientais. Existem uma longa lista de danos ambientais causados polos motivos mais diversos, que adiante se enumerarem.
Entre os impactos positivos pedem referir-se
- Melhoramento de infra-estruturas
- Aumento da tracçãoambiental
- Consciencializaçãopara os problemas ambientais
Entre os impactos negativos podem refere-se:
- Poluição (visual, da água, do ar, sonora, com gestação de veículos e pessoas);
- Problemas derivados do mau uso dos solos;
- Saturação populacional;
- Saturaçãodos serviços e equipamentos;
- Degradaçãodos locais históricos e arqueológicos

TRANSPORTE E COMUNICAÇÃO
Transporte e comunicação.
Quando as sociedades e os países se desenvolvem, a economia de subsistênciado lugar a uma economia de trocas.
Essas trocas implicam o deslocamento de pessoas, de produtos, de entoações, de ideias.
Transporte é o acto ou efeito de transportar, isto é, a transferência de pessoas ou de produtos de um ponto para o outro.
Meios de comunicaçãoé o conjunto de todos os meios técnicos destinada á transmissão de conhecimentos e informações, tais como: telefone, rádio, televisão, jornais, etc.
Rede de transporte
O conjunto de vias utilizadas por um mesmo meio de transporte constitui uma rede. Os países industrializados apresentam redes mais fechados, que os países não industrializados.
Os sistemas de transportes resultam da influência e igualmente influenciamas relações humanas, a distribuição da população e o crescimento económica.
Meios de transportes
A maneira como possível proceder a deslocação nos diferentes meios, terrestres, aquáticos e aéreos, tem a designação de modo de transporte.
O terrestre é o moimento de pessoas de mercadorias por terra. Transporte terrestre: rodoviários, o ferroviário e o tubular.
O transporte aquático realiza-se pelos oceanos, marres, lagos ou rios. Transportes aquáticos: marítimos, os fluviais e os lacustres.
Os transportes aéreos são aqueles cuja via é o ar, usando-se aviões ou helicópteros.
Evolução dos meios de transporte
As condições de mobilidade não foram sempre como hoje as conhecemos. A tracção de animal dominava os transportes.
Revolução industrial dá um salto importante nos transportes, com a descoberta da maquina a vapor, que foi aplicada a diferentes tipos de transportes: ferroviários, marítimas e fluvial.
Os transportes nunca mais passaram de ser aperfeiçoados, sempre com objectivo de tornar a vida do homem mais fácil.
O desenvolvimento dos transportes tem como consequência a diminuição da distancia-tempo e da distancia-curto.
Tipos de transporte
Transporte rodoviário
O transporte rodoviário inclui três categorias: o individual, o colectivo de passageiros e o de mercadorias.
Transporte ferroviário
Desempenha um papel fundamental na Revolução Industrial. Tem duas funções: o movimento de mercadorias ou de passageiros ou ainda, em simultâneo de mercadorias e passageiros, designando-se por isso misto.
Este tipo de transporte exige infra-estruturas (linhas férias, estraçoes, etc.) muito dispendiosas.
Transporte marítimo e fluvial
Os transportes marítimos desempenham um papel primordial na mundialização das trocas, permitindo ligações a longas distâncias, atravessando oceanos e mares que separam os continentes. Ideal para a deslocação de grandes cargas a longas distâncias.
As áreas portuárias são importantes focos dinamizadores de desenvolvimento de indústrias que se alimentam de matérias-primas importadas, consequentemente, de outros serviços ligados tanto aos processos de cargas e descarga como em ligação com as indústrias que elas dinamizam.
Tal como acontece com os transportes marítimos, os transportes fluviais são importantes no movimento de grades cargas a longas distancias. A diferença reside no facto de os transportes fluviais serem intercontinentais.

Transporte aéreos
Com o efeito, se bem que de forma desigual, as ligações aéreas comprem praticamente todo o planeta. A América do Norte, a Europa e Atlântico norte apresentam as redes mais tensas e as circulações mais intensas. O crescimento económico do Japão e dos novos países industrializados tem contribuído de forma significativo para o aumento de trafego naquela parte do mundo. Os aeroportos, sobretudo os internacionais, para além de dinamizarem o trafego aéreo, desempenha um papel preponderante no desenvolvimento das actividades relacionadas com a apresentação de serviços na aérea do próprio aeroporto e ao redor.

Transportes por condutas ou tubular
O transporte por conduta ou tubular realiza se através de condutas tubulares sendo normalmente utilizados para transporte de petróleo e seus derivados e gás natural.
Os oleodutos são marcantes nas paisagens dos países produtores de petróleo, estabelecendo ligação entre as áreas de extracção, as refinarias e os terminais portuários, isto e, onde acostam os navios petroleiros.
Os gasodutos têm vindo a assumir importância crescente, acompanhado o aumento da importância do gás como fonte de energia.
Vantagem e desvantagem de cada tipo de transporte
De qualquer nodo, a operação por um determinado tipo de transporte combina, entre outros critérios, a capacidade, velocidade e preço.
Principais rotas.
As principais rotas comerceiam são estabelecidas entre estes países. Por exemplo os transportes marítimos, constata-se e o trafego marítimo mais intenso acontece no Atlântico norte.
Já em relação ralação ao movimento intercontinental, os voos sobre o Atlântico norte são mais numerosos. Merecem igualmente importância das ligações entre o Japão e os novos países industrializados.
Em geral, as ligações económicas transporte entre os países em desenvolvimento são poucas significativas. Estes estabelecem, antes de mais, ligações com os países desenvolvidas.
Assim, apresentam-se como bastante importantes as rotas do petróleo, que, como é evidente, tem a sua origem nos países produtores de petróleo.
Particularidades regionais dos transportes
Assim, em geral, as redes de transportes são mais tensas nos países que apresentam níveis de desenvolvimento mais elevados, entre quais o EUA, os países da Europa e o japão.
Vias de comunicação
Dá-se o nome de vias de comunicação às vias para a circulação dos meios de comunicação e transporte. Assim, constituem vias de comunicação terrestre: estradas, amo--estradas, pontes, túneis, viadutos e linhas de caminho-de-ferro. Em muitas regiões ainda existem estradas em terra que, em algumas épocas do ano, se tornam intransitáveis, devido às precipitações. Já as linhas férreas não têm esse problema.
Relativamente aos rios, é conveniente referir que nem todos são navegáveis. Alguns, como os das regiões frias, só são navegáveis numa época do ano, outros não são prestáveis para a navegação, em consequência da topografia dos terrenos que atravessam ou insuficiência de profundidade. Mesmo aqueles que são navegáveis exigem, sobretudo na proximidade dos portos, um sistemático trabalho de dragagem para remoção dos sedimentos que se depositam no fundo do leito.
Já para os transportes aéreos, é o ar que constitui a via de comunicação.
No caso deste tipo de transporte, é sobretudo a instabilidade atmosférica, ou seja, o mau tempo, que deve ser tida em conta. É por isso que há urna forre ligação entre a aviação OS serviço meteorológicos.
Como se pode perceber a partir desta relação de vias,há aquelas exigem mais investimentos, tanto para a construção como para a manutenção, comosão os casos das vias para os transportes terrestres (estradas, auto-estradas, linhas de caminho-de-ferro, etc.)
 Quanto aos transportes aéreos e marítimos, os maiores investimentos são direccionados para os aeroportos e portos.
Meios de comunicação
Alguns são de comunicação de massa, sendo por isso designado massa medeia. Neste conjunto esta a rádio, televisão, os jornais, etc.
Diferentes meios de comunicação:
— Sonoros: rádio, telefone, telemóve1;
 — Escritos: jornal, revista, livro;
 — Audiovisual: televisão, cinema.
Através destes diferentes meios de comunicação o ser humano contacta e partilha conhecimentos e informações.
Assim, foi graças ao desenvolvimento das telecomunicações e da telemática que a comunicação entre as pessoas se tornou mais fácil, independentemente do local do mundo onde se encontrem. Com efeito, o progresso das telecomunicações terá conduzido ao aparecimento de uma grande variedade de meios de comunicação — rádio, televisão, telefone fixo, telenovela, telefax, correio electrónico e internet-, que não exigem proximidade física entre as pessoas.
Levou ainda a que ultrapassar as limitações pessoas a comunicação, oque particularmente importante para as pessoas com deficiência motora ou visual, possibilitando a assistência médica, depoimentos em tribunal ou reuniões de trabalho feitas a distância.
Importânciasocioeconómica dos transportes e comunicações
Na sociedade actual, os transportes e as comunicações ocupam um papel de destaque devido a sua contribuição para o desenvolvimento dos países.
Os transportes são importantes porque facilitam a mobilidade das pessoas, bens e serviços. Além disso, contribuem para a correcção das assimetrias espaciais. Permitem, igualmente, urna maior equidade territorial no acesso aos equipamentos não situados nos locais e urna maior dispersão geográfica das actividades produtivas.
As telecomunicações são particularmente indispensáveis para sucesso de actividades corno os serviços financeiros, a investigação científica, a saúde, o comércio, a indústria, a educação, o lazer, entre outras, que exigem informação constante e actualizada, quer a nível nacional quer internacional.
Actualmente, cada vez mais a informação circula fazendo uso da tecnologiamultimédia, conduzindo ao aparecimento de autênticas, "auto-estradas de 'informação". Através dessas "auto-estradas" circulam grandes quantidades de textos, imagens e sons em formato digital. Graças ao desenvolvimento das telecomunicações, coloca-se à disposição dos interessados a realidade de cada país, as características dos seus habitantes, os seus hábitos, entre outros elementos. Estas situações levam à transformação do planeta numa “aldeia global".
Transportes e comunicações e ambiente
A utilização crescente dos transportes, especialmente os rodoviários, tem provocado um impacto e uma grande pressão sobre o ambiente, os recursos naturais, os ecossistemas e saúde humana.
Sob o ponto de vista ambiental para além da poluição atmosférica, a existência das estradas exercem grandes pressões sobre as aéreas naturais.
Existem outras consequências menos visíveis, como a inactividade física, que e uma consequência da finalidade de utilização nos transportes, que tem graves consequências para a saúde, como a obesidade, os riscos cardíacos ou a diabetes.
O ruído provocado por todos os tipos de transportes e um dos impactos do qual temos alguma percepção, por que, em geral, nos incomoda.
Em geral, toda a população e vítima desses impactos; contudo as camadas mais vulnerais da população são as crianças e os idosos.

CIDADES
Cidades- conceito
Existem varias formas de fixação humana, mas as duas que são consideradas mais significativas são o campo e a cidade.
Geralmente, atribui-se a designação de campo as áreas rurais caracterizadas por construção mais ou menos dispersas, geralmente de um só piso, que em conjunto constituem as aldeias. Nessas áreas a actividade dominante é a agricultura.
Paisagem rural, que, além das aldeias, das actividades agrícolas e florestais, podem apresentar actividades como as turísticas e mesmo algumas indústrias. Os espaços rurais podem ser muito diversificados, em função das características naturais.
As cidades são aglomeradas populacionais de certa importância, onde existe uma grande concentração da população, que se dedica essencialmente a indústria.
A paisagem urbana corresponde a organização do espaço ocupado pelas cidades. Trata-se de espaços muito marcados pela intervenção humana.
Esta dificuldade prende-se com a existência de espaços intermédios ou de transição, onde se misturam características do meio urbano e do meio rural, isto é, não se trata de um espaço rural nem de um espaço urbano.
A cidade só aparece quando se assa de uma actividade fundamentalmente agrícola para uma situação em que o aproveitamento humano se afirma como lugar de mercado e de organização da produção.
Evolução das cidades
As cidades antes da Revolução Industrial
O nascimento das primeiras cidades resultou de um longo processo de grande complexidade.
A Revolução Neolítico, foi quando o ser humano começou a ser produtor dos seus próprios alimentos. O aperfeiçoamento progressivo das técnicas agrícolas terá criado condições para a produção de excedentes, permitindo a libertação de uma parte da população das actividadesagrícolas.
A população concentra-se nalguns espaços privilegiados, como vales dos rios e espaços costeiros abrigados.
As primeiras cidades surgiram por volta do ano 3500 a.C., no próximo oriente, junto dos vales dos rios Tigre e Eufrates, na Mesopotâmia. Ai nasceram e crescem muitos povoados, que se transformaram em cidades importantes, entre as quais se salientam Babilónia, Uruk, Ur e Lagsh, entre outras.
A partir da mesopotâmia, o fenómeno urbano difunde-se para os vales dos rios Nilo, Indo e Amarelo, para a Ásia central e todo o Mediterrâneo oriental.
As cidades adaptadas eram as mais numerosas, tendo nascidos em espaços mais favoráveis ao desenvolvimento do comércio a circulação e a defesa. Tratava-se de cidades com uma morfologia muito irregular
No período do renascimento, emergem novas teorias sobre arquitectura e planeamento urbano, de resultou a construção de cidades-fortalezas, gozadas segundo um plano rigorosamente geométrico.
As cidades tornaram-se fortes centros de produção e venda de todo tipo de mercadoria e serviços, situação que foi consolidado no século XVI e XVII.
As cidades depois de revolução industrial
A revolução industrial, no século XVIII, Foi um fenómeno que ocorreu, essencialmente, nas cidades Inglesas com a construção de fábricas e a concentração de operários empregados na produção de mercadorias. Essas fábricas atraíram muitos trabalhadores rurais para as cidades.
A comunicação entre as cidades e os países foi agilizada pela invenção da máquina a vapor em 1807, e da locomotiva em 1825.
A indústria veio, no entanto, a implementarnovos fenómenos de urbanismo moderno, caracterizado pela introdução de muitas melhorias técnicas, mais também pelo surgimento de novos problemas, urbanos.
Evolução da população urbana
Taxa de urbanização
A taxa de urbanização (TU) é a percentagem da população que vive no espaço urbano (PU) relação a população total (PT) de uma dada região.
Segundos dados do relatório do desenvolvimento humano do ano2000 publicado pelo PLUB, a população urbana atingiu os 34% da população mundial em 1960, 44% em 1992, 48% no ano 2000 e, nos primeiros anos do século XXI previa-se uma taxa de população urbana mundial a superar os 50%.
Entre os países com uma baixa taxa de urbanização destacam-se os de continente africano, que estão entre os menos urbanizados.
Moçambique foi de 4% em 1960, 30% 1992 e 40% em 2000.
Classificação das cidades
As cidades podem ser classificadas segundo vários critérios, sendo mais importante e funcional.
Funções das cidades
Entre as as funções urbanas mais comuns destacam-se:
- Residencial;
- Comercial;
- Industrial;
- Serviços. Nalguns casos, o tipo de serviço do nome a função (religiosa, cultural, político administrativa, etc.).
As cidades podem ser classificadas surgindo assim, cidades industriais, portuárias, comerciais, universitárias, turísticas, etc.
As catividades que possuem semelhanças entre se, isto é, que desempenham a mesma função urbana, tende localizar-sepróximas uma das outras, dando origem a áreas funcionais.



Conclusão
A indústria
Classificação das indústrias
Este conteúdo tem como percepção das importâncias das indústrias como devemos investir nelas para ter como desenvolvimento do mundo.
Quanto o régio do mundo é necessário que conhecemos as grandes e pequenas regiões indústrias do mundo.
Neste caso as regiões grandes do mundo são aquelas que apresentam grandes desenvolvimentos em algumas regiões elevadas.
As menos elevadas apresentam um crescimento muito baixo que não da proposta por falta de melhorias das indústrias e que se não apostar nestas indústrias apresentara um baixo rendimento.
Turismo
Tem como o objectivo mais visitas de pessoas de países fora para demostrar uma paz que aja um desenvolvimento, o conhecimento das pessoas, permite a circulação de dinheiro de vários países diferente para que não haja uma isolação dos países permitindo a obtenção de conhecimento de algumas culturas, de apreciar beleza dos países diferentes.
Quanto aos transportes, neste caso existem variedades dos transportes que são alguns: barcos, carros, motos, navios, aviões, comboios etc.
Os transportes são necessários no nosso dia-a-dia os transportes são como meios de comunicação ele podem transportar uma informação, hoje em dia existem transportes modernos, de antes a existiam os carros, as bicicletas, as motorizadas, esses transportes tem como a desvantagem, a poluição do ambiente, ar, através dos fumos, que destrói a camada de ozono, elas tem como vantagem a fácil comunicação o rápido deslocamento de um, lado para o outro, serve como fonte de rendimento na sua utilização racional. 


Índice
Industria………………………………..………………………………………….......................1
Classificação da indústria…………………………………………………………………………1
Regiões industriais do mundo……………………………………………………………………..2
Regiões menos industriais do mundo…………………………………………………………..…3
Importância da indústria e do comércio, no desenvolvimento económico e social………….……4
Utilização dos recursos naturais e problemas ambientais……………………………………..…..4
Turismo…………………………………………………………………………………………...5
Turismo-conceito………………………………………………………………………………….5
Tipos de turismo……………………………………………………………………………......…5
Principais centros turísticos do mundo……………………………………………………………6
Importância do turismo…………………………………………………………...……………….6
Impacto do turismo………..………………………………………………………………………7
Transporte e comunicação……………………………………………………………………....8
Transporte- conceito…………………………….………………………………………………...8
Redes de transporte……………………………………………………………………………….8
Meios de transportes………………………………………………………………………………9
Tipos de transportes……………………………………………………………………………….9
Vantagens e desvantagens do transportes………………………………………………………..10
Principais Rotas………………………………………………………………………………….11
Vias de comunicação…………………………………………………………………………….11
Meios de comunicação…………………………………………………………………………...12
Importância socioeconómico dos transportes……………………………...................................12
Comunicações e Ambientais……………………………………………………………………13
As cidades……………………………………………………………………………………….14
Cidades- conceito………………………………………………………………………………..14
Evolução das cidades…………………………………………………………………………….15
Evolução da população urbana…………………………………………………………………..15

 

0 comentários:

Enviar um comentário