Transporte
e comunicações
Os estabelecimentos industriais devem receber
facilmente as matérias-primas e outros materiais e tem que expedir os produtos
acabados para os seus clientes. É por isso, por exemplo, que as industrias que
laboram com matérias-primasimportadas tendem a localizar se na proximidade das
áreas portuárias.
Classificação
da indústria
Tendo em conta as semelhanças existentes
entre algumas indústrias, estas podem ser agrupadas segundo diversos critérios.
Critérios
de classificação
Vamos referir duas classificações: a classificação
clássica e a classificação segundo o destino ou finalidade do produto final.
Na classificação
clássicadistinguem-se as indústrias extractivas, as indústrias
transformadoras e as indústrias de construção civil e obras públicas.
Indústriasextractivas
compreendem
a produção de matérias-primas brutas (minerais) e de produtos energéticos
(carvão, petróleo, gásnatural,urânio).
Indústrias
transformadoras são as que, a partir de matérias-primas
brutas ou semielaboradas, elaboram produtos acabados ou semiacabados, com
destino a outras indústrias ou ao consumo final.
Indústrias
de construção civil e obras publica são os que se dedicam,
a produção de bens materiais, como edifícios, pontes, barragens, estradas, etc.
No entanto retira-se alguns, autores
contestam a designação de indústrias a actividade extractiva, argumentando que
se trata de uma actividade subsidiária da indústria propriamente dita,
considerando-a por isso, como pertencente ao sector primário.
Quanto
ao destino de produtos final, podem-se designar as indústrias de bens de consumo e as indústrias
de bens de equipamentos.
Sãoindústrias
de bens de consumo aquelascujo produto final não volta a sofrer
transformação.
Exemplos de indústrias:
-Industria alimentar – as
matérias-primas orgânicas da agricultura, criação do gado e pesca.
-Industrias têxtil – transforma
matérias-primas de origem vegetal (linho, algodão) ou animal (lã, seda) e
produtos semielaborados em tecidos de uso pessoal.
As indústrias
de bens de equipamentos são aquelas cujos produtos vãopermitir o funcionamento
de outras actividades. As indústrias que estão na base de todas as outras indústrias,
como a siderurgia, a construção naval, a produção de matérias de construção e
as metalurgias entre outras.
Entre esses produtos podemos encontrar a
indústria de automobilística, que
fornece veículos particulares (bens de consumo) e veículos utilitários (bens de
equipamentos).
Indústrias de ponta são considerados
como tal as industrias que se situam afrente ao nível do progresso técnico.
Regiões
industriais do mundo.
A indústria encontra-se distribuída de
maneira muito desigual pela superfície terrestre, concentrado número
reactivamente reduzido de países, enquanto os restantes participa no processo
ou como fornecedores de matérias-primas e de produtos alimentares ou como
consumidores.
Grandes
regiões indústrias do mundo
Durante o século XIX e até meados dos séculos
XX, a produção industrial encontrava-se consertada num reduzido número de
países, localizados, maritalmente, na Europa e na América do Norte.
Actualmente, o quadro da distribuição e
extensão das áreas industriais sofreu algumas alterações, reflectindo o
desigual nível de desenvolvimento dos diferentes países e região.
Europa
No continente europeu, destaca-se a
região da europa ocidental. Aqui, a maioria dos países são desenvolvidos,
despondo de recursos naturais, matérias-primas e fontes de energia.
Alguns países que se destacam, entre os
quais Alemanha, a França, o Reino Unido, a Itália e a Espanha. São países que,
para além de possuírem recursos naturais, dispõem igualmente- de mão-de-obra qualificada,
recursos tecnológicos e infra-estruturas importantes. A nível europeu, a
diversidade de produções industriais é muito grande; no entanto, pode-se dizer
que as predominantes são as indústrias siderúrgicas, metalúrgicas, a fabricação
de maquinaria, química, electromecânica, as indústrias automóvel, têxtil,
alimentar, entre outras.
América
do Norte
Na América do Norte, destacam-se os Estados
Unidos da América e o Canadá. Estes países possuem vastos recursos naturais,
como carvão, petróleo, gás natural, alumínio e cobre, assim como energia eléctrica
e nuclear. São igualmente possuidores de mão-de-obra qualificada e recursos
financeiros e tecnológicos muito importantes.
Tal corno na Europa, a diversidade de
produções industriais é muito grande; no entanto, podem-se salientar as
indústrias de bens
Asia
oriental
No continente asiático, do ponto de
vista de desenvolvimento da indústria, destaca-se a região da Asia oriental,
onde se localiza o Japão, considerados uns dos países de maior industrialização
no mundo. O desenvolvimento deste país assenta, sobre tudo na distribuição da mão-de-obra,
que é muito produtiva e qualificada.
As indústrias mais importante:
siderúrgica, fabricação de aparelhos eléctricosautomóveis aeronáutica e
telecomunicações.
Trata-se da Correa do sul, Taiwan, senga
pura, Hong Kong (china), novos países industrializados. Na segunda metade do século
XX, apoia-se na entrada de capitais estrageiros (sobretudo dos EUA, japão e
europa ocidental), que financiam a tecnologia avançada e aproveitam a mão-de-obrabarata
e elevada produtividade decorrente da característica de regiões das condições
de trabalho.
São predominantes as indústrias de
fabricação de automóveis, aparelhos electrónicos, comutadores, têxteis e
produtos alimentares.
Regiões
menos industrializadas do mundo
Em oposição aos países desenvolvidos
industrialmente, encontram-se os países não industrializados ou aqueles onde a
indústria ainda tem uma expressão pouco significativa.
África
Neste continente, a maior parte dos
países são países em desenvolvimento, com a indústria a ter um papel pouco significativo
nas suas economias.
Importantes países com recursos
naturais: Angola e Nigéria são ricos em petróleo, Argélia é importante ao nível
do gás natural e outros minerais.
Os países africanos com alguma expressão
na produção industrial, destaca-se a África do Sul, com a sua indústria
extractiva.
Ásia
A Ásia apresenta-se como um continente
de forte contraste. Em oposição com os países industrializados, como o Japão,
os "Tigres Asiáticos" ou ainda a China e a Índia, os restantes países
ainda tem uma economia essencialmenteagrícola ou assente na exploração de
recursos do subsolo.
Importância
da indústria e do comércio no desenvolvimento económico e social
Na elevação do nível técnico e na
melhoria dos índices qualitativos de todos os ramos económicos e
particularmente no fabrico de instrumentos de trabalho.
É a indústria que fornece os
instrumentos de produção para todos os sectores de actividade. Fornecem a agricultura
tractores e outras alfaias agrícolas, adubos e fertilizantes, além de permitir
a valorização dos produtos agrícolas através das indústrias alimentares. No
sentido de conseguir, por exemplo fontes de energias alternativas, que
respeitam as condições ambientais e, ao mesmo tempo, garantam o abastecimento
energético necessários à Humanidade.
O sol, o vento, as marés, as ondas e a
actividade geotérmico constituem as fontes de energias designadas por
"limpas" ou "verdes", assim designadas porque não
prejudicam o ambiente.
Desenvolvimento
sustentáveis
Desenvolvimento sustentável é,
normalmente, definido como o desenvolvimento que procura satisfazer
necessidades da geração actual sem compromissivo, capacidades da gerações futuras
de satisfazer as suas próprias necessidades isto significa possibilitar que as
pessoas, hoje e no futuro, atinam um nível satisfatório de desenvolvimento
social e económico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo,
um uso rasurável dos recursos da terra e preservando as espécies e habitantes
naturais.
Protecção
e conservação dos recursos naturais
Assim, um recurso natural é um recurso
proveniente da natureza.
Os recursos naturais, após a sua
utilização, podem ser renováveis, isto e, voltarem a estar disponíveis, ou não
renováveis, isto e, nunca ficarem disponíveis.
A flora e fauna são recursos naturais
renováveis, pois tanto a primeira como a segunda podem ser utilizados (pelos
mais teoricamente) de forma infinita, tento em conta as suas condições de
reprodução.
Já os minerais são recursos naturais não
renováveis. O petróleo e carvão são exemplos de recursos não renováveis,
significando isso que qualquer dia poderão esgotar se e deixar de existir. Aos
recursos naturais implicam usa-los de forma nacional e económica, para que os
recursos não se estraguem nem se estingam rapidamente.
Turismo
Turismo
– conceito
O turismo
é uma actividade de serviço que envolve e acção de viajar, o mais
frequentemente por razão de lazer, e o conjunto das actividades humanas que
permitem a realização a realização dessas viagens nas melhores condições.
O turismo é uma actividade pertencente
ao sector terciário.
O turismo
é uma pessoa que viaja para fora do seu lugar de residência habitual, por
qualquer outro motivo menos por razão de trabalho.
Quando esta actividade se realiza no
interior das fronteiras dum país, designa-se turismo interior. Já quando implica a travessia de fronteiras, estamos
perante o turismo internacional.
Tipos
de turismo (cultural, desportivo, recreativo, literário, religioso, ambiental)
A distinção dos tipos de turismos
resulta das motivações e das intenções dos viajantes ou turistas.
Vamos, então, conhecer alguns desses
tipos.
Turismo
cultural enfatiza os estilos de vida do passado através da
valorização do património construído ou da realização de certames como feiras,
congressos e festivais.
Os centos, os grandes museus, os locais
onde se desenvolvem no passado as grandes civilizações do mundo, os monumentos,
os grandes centros de peregrinação ou os fenómenos naturais ou geográficos
constituem a preferência destes turistas. Incluem-se neste grupo viagens de
estudo, bem como as realizadas para aprender línguas.
Turismo
ambiental
Este tipo de turismo orienta-se para as
actividades em áreas remotas de interesses paisagístico. Pode também ser
designado de turismo ecológico ou ecoturismo, referindo-se a práticasturísticas
que envolve viagens para "sítios naturais", tendo em conta a
amenidade e valor recreativo resultantes do contacto com alguns aspectos do
mundo natural. É um tipo de turismo que promove contacto directo com a
Natureza.
Turismo
religioso
Trata-se de turismo polarizado à volta
de lugares importantes de cultos e peregrinação
O turismo aparece como um meio de o
individuo se aproximar de Deus. O participante encara a peregrinação como parte
integrante da sua prática religiosa.
O turismo religioso é uma forma de o
crente conhecer melhor a história do grupo a que pertence.
A vista a lugares de culto e a
santuários é um modo de o individuo, crente ou não, compreender as religiões
que influenciaram, e ainda influenciam, as nossas sociedades, no plano
histórico, sociológico e simbólico.
Turismo
recreativo
Este tipo de turismo é praticado palas
pessoas que viajam para "mudar de ares", por curiosidade, ver coisas
novas desfrutar de belas paisagens, das distracções que oferecem as grandes
cidades ou os grandes centros turísticos.
Este tipo de turismo é particularmente
heterogéneo, porque a simples noção de prazer muda conforme os gostos, o carácter,
o temperamento ou meio em que cada um vive.
Turismo
desportivo
No primeiro caso, o objectivo da viagem
é de assistir as manifestações desportivas, como os jogos olímpicos, os
campeonatos de futebol, os jogos olímpicos de inverno, enquanto no segundo
objectivo centra-se na prática de actividade desportiva, como a caça, a pesca,
o desporto náutico, o alpinismo, o ténis, o golfe, etc.
As modernas tendências da procura, em
que a preferência pelas férias activas assume uma importância cada vez maior,
obrigam a que o desenvolvimento de qualquer centro turístico deva ser equipado
com os meios apropriados à prática dos desportos, tendo em consideração as
possibilidades de cada local.
Principais
centros turísticos do mundo
No entanto, muitos espaços são ao mesmo
tempo emissores e receptores, enquanto outros são sobretudo atravessados pelos
turistas.
Os Estados industrializados são os mais
dinamizados pelo atravessado pelos turistas
As três bacias são as seguintes:
- Europa ocidental, com a bacia
mediterrânia;
- Estados Unidos da América e Canadá,
com o México e a bacia das Caraíbas;
- Japão, Austrália e Nova Zelândia com
Ásia do sudeste, as ilhas e arquipélagos do Pacífico ocidental.
Neste espaço, os principais fluxos são
de três tipos: no interior das três bacias turísticas mundiais, entre os seus
centros e a sua periferia e entre a bacia europeia e a bacia americana.
Importância
do turismo
O turismo e uma actividade de prestação
de serviços. Actualmente, detém uma importância primordial na vida económica,
social e cultural de qualquer sociedade.
O turismo contribui para a distribuição
de riqueza (renda).
Os países emissores, em geral são ricos enquanto
os receptores nem sempre são ricos. Ao nível da mão-de-obra, contribui para
reduzir o desemprego.
Na conservação do meio natural, e uma
única actividade que pode tirar proveito da catividade da conservação da
natureza, diferentemente da agricultura ou da pecuária.
O empreendimento hoteleiro e consumidor
de produtos e serviços de vários tipos: material de higiene, e limpeza de
escritório, alimentos e bebidas, roupas de cama, de recreação, etc.
O contacto entre turistas e a população
local contribui para desenvolvimento cultural das duas partes. O artesanato e
outras manifestações culturais podem ser estimulados partir do interesse dos
estrageiros em querer conhece-los.
Impactos
do turismo
Quando se fala do impacto, refere-se ao
efeito desta actividade no local da recepção ou destino turístico que ser
positivo ou negativos resultantes do desenvolvimento daquela actividade.
O número e o tipo dos seus visitantes,
assim como a morfologia do local do destino (as características geográficas,
sociais, económicas e ambientais), podem efectuar a sua capacidade para
observar a sua actividade turística.
Impactos
económicos do turismo
-Ganhos em moeda estrangeira. Estes
ganhos resultam das receitas obtidas através da venda de bens e serviços aos
visitantes não resistentes do país de acolhimento
-Contribuição
para as receitas do estado. Os rendimentos do estado
proveniente do turismo podem classificar se em dois grandes grupos: directo e
indirecto.
-Criação
de emprego e rendimento. O primeiro caso refere se ao emprego
criado especialmente para necessidades de satisfazer o sector turístico. O segundo
caso relativo aos empregos criados em outros sectores com ligação com o
turismo, como a lavandaria, os transportes e outros.
-Contribuição
para o desenvolvimento regional. Este impacto e sempre
apreciável tanto mais que muitas destas regiões podem ser por varias razões,
ter poucas alternativas de desenvolvimento. Nesses casos, o turismo gera
rendimento, emprego e actividades económicas, ajuda, assim, a suportar a comunidade
e aumentar o nível dos seus rendimentos.
Impactos ambientais do turismo
O turismo, é uma das actividadeshumanas
executadas em largas escalas, pode ter consequênciasadversas para solo, a
vegetação e a vida animal nos cocais onde ocorre.
Com efeito, a questãoambiental é agora
um tema central no processo de planificação. Por isso poucos projectos são analisados
em um estudo de impacto ambiental
A qualidade do meio ambiente é um santocentral
do desenvolvimento turístico, pois o turismo depende de forma importante das
condições ambientais. Existem uma longa lista de danos ambientais causados
polos motivos mais diversos, que adiante se enumerarem.
Entre
os impactos positivos pedem referir-se
- Melhoramento de infra-estruturas
- Aumento da tracçãoambiental
- Consciencializaçãopara os problemas
ambientais
Entre os impactos negativos podem refere-se:
- Poluição (visual, da água, do ar,
sonora, com gestação de veículos e pessoas);
- Problemas derivados do mau uso dos
solos;
- Saturação populacional;
- Saturaçãodos serviços e equipamentos;
- Degradaçãodos locais históricos e arqueológicos
TRANSPORTE
E COMUNICAÇÃO
Transporte
e comunicação.
Quando as sociedades e os países se
desenvolvem, a economia de subsistênciado lugar a uma economia de trocas.
Essas trocas implicam o deslocamento de
pessoas, de produtos, de entoações, de ideias.
Transporte
é o acto ou efeito de transportar, isto é, a transferência de pessoas ou de
produtos de um ponto para o outro.
Meios
de comunicaçãoé o conjunto de todos os meios técnicos destinada
á transmissão de conhecimentos e informações, tais como: telefone, rádio,
televisão, jornais, etc.
Rede
de transporte
O conjunto de vias utilizadas por um
mesmo meio de transporte constitui uma rede. Os países industrializados
apresentam redes mais fechados, que os países não industrializados.
Os sistemas
de transportes resultam da influência e igualmente influenciamas relações
humanas, a distribuição da população e o crescimento económica.
Meios
de transportes
A maneira como possível proceder a
deslocação nos diferentes meios, terrestres, aquáticos e aéreos, tem a
designação de modo de transporte.
O terrestre é o moimento de pessoas de
mercadorias por terra. Transporte
terrestre: rodoviários, o ferroviário e o tubular.
O transporte aquático realiza-se pelos
oceanos, marres, lagos ou rios. Transportes
aquáticos: marítimos, os fluviais e os lacustres.
Os transportes aéreos são aqueles cuja
via é o ar, usando-se aviões ou helicópteros.
Evolução
dos meios de transporte
As condições de mobilidade não foram
sempre como hoje as conhecemos. A tracção de animal dominava os transportes.
Revolução
industrial dá um salto importante nos transportes,
com a descoberta da maquina a vapor, que foi aplicada a diferentes tipos de
transportes: ferroviários, marítimas e fluvial.
Os transportes nunca mais passaram de
ser aperfeiçoados, sempre com objectivo de tornar a vida do homem mais fácil.
O desenvolvimento dos transportes tem
como consequência a diminuição da distancia-tempo
e da distancia-curto.
Tipos
de transporte
Transporte
rodoviário
O transporte rodoviário inclui três
categorias: o individual, o colectivo de passageiros e o de mercadorias.
Transporte
ferroviário
Desempenha um papel fundamental na
Revolução Industrial. Tem duas funções: o movimento de mercadorias ou de
passageiros ou ainda, em simultâneo de mercadorias e passageiros, designando-se
por isso misto.
Este tipo de transporte exige
infra-estruturas (linhas férias, estraçoes, etc.) muito dispendiosas.
Transporte
marítimo e fluvial
Os transportes marítimos desempenham um
papel primordial na mundialização das trocas, permitindo ligações a longas
distâncias, atravessando oceanos e mares que separam os continentes. Ideal para
a deslocação de grandes cargas a longas distâncias.
As áreas portuárias são importantes
focos dinamizadores de desenvolvimento de indústrias que se alimentam de
matérias-primas importadas, consequentemente, de outros serviços ligados tanto
aos processos de cargas e descarga como em ligação com as indústrias que elas
dinamizam.
Tal como acontece com os transportes
marítimos, os transportes fluviais são importantes no movimento de grades
cargas a longas distancias. A diferença reside no facto de os transportes
fluviais serem intercontinentais.
Transporte
aéreos
Com o efeito, se bem que de forma
desigual, as ligações aéreas comprem praticamente todo o planeta. A América do
Norte, a Europa e Atlântico norte apresentam as redes mais tensas e as
circulações mais intensas. O crescimento económico do Japão e dos novos países
industrializados tem contribuído de forma significativo para o aumento de
trafego naquela parte do mundo. Os aeroportos, sobretudo os internacionais,
para além de dinamizarem o trafego aéreo, desempenha um papel preponderante no
desenvolvimento das actividades relacionadas com a apresentação de serviços na
aérea do próprio aeroporto e ao redor.
Transportes
por condutas ou tubular
O transporte por
conduta ou tubular realiza se através de condutas tubulares sendo normalmente
utilizados para transporte de petróleo e seus derivados e gás natural.
Os oleodutos são
marcantes nas paisagens dos países produtores de petróleo, estabelecendo
ligação entre as áreas de extracção, as refinarias e os terminais portuários,
isto e, onde acostam os navios petroleiros.
Os gasodutos têm vindo
a assumir importância crescente, acompanhado o aumento da importância do gás
como fonte de energia.
Vantagem
e desvantagem de cada tipo de transporte
De qualquer nodo, a
operação por um determinado tipo de transporte combina, entre outros critérios,
a capacidade, velocidade e preço.
Principais rotas.
As principais rotas
comerceiam são estabelecidas entre estes países. Por exemplo os transportes
marítimos, constata-se e o trafego marítimo mais intenso acontece no Atlântico
norte.
Já em relação ralação
ao movimento intercontinental, os voos sobre o Atlântico norte são mais
numerosos. Merecem igualmente importância das ligações entre o Japão e os novos
países industrializados.
Em geral, as ligações
económicas transporte entre os países em desenvolvimento são poucas
significativas. Estes estabelecem, antes de mais, ligações com os países
desenvolvidas.
Assim, apresentam-se
como bastante importantes as rotas do petróleo, que, como é evidente, tem a sua
origem nos países produtores de petróleo.
Particularidades
regionais dos transportes
Assim, em geral, as
redes de transportes são mais tensas nos países que apresentam níveis de desenvolvimento
mais elevados, entre quais o EUA, os países da Europa e o japão.
Vias de comunicação
Dá-se
o nome de vias de comunicação às vias para a circulação dos meios de
comunicação e transporte. Assim, constituem vias de comunicação terrestre:
estradas, amo--estradas, pontes, túneis, viadutos e linhas de caminho-de-ferro.
Em muitas regiões ainda existem estradas em terra que, em algumas épocas do
ano, se tornam intransitáveis, devido às precipitações. Já as linhas férreas
não têm esse problema.
Relativamente
aos rios, é conveniente referir que nem todos são navegáveis. Alguns, como os
das regiões frias, só são navegáveis numa época do ano, outros não são
prestáveis para a navegação, em consequência da topografia dos terrenos que
atravessam ou insuficiência de profundidade. Mesmo aqueles que são navegáveis
exigem, sobretudo na proximidade dos portos, um sistemático trabalho de
dragagem para remoção dos sedimentos que se depositam no fundo do leito.
Já
para os transportes aéreos, é o ar que constitui a via de comunicação.
No
caso deste tipo de transporte, é sobretudo a instabilidade atmosférica, ou
seja, o mau tempo, que deve ser tida em conta. É por isso que há urna forre
ligação entre a aviação OS serviço meteorológicos.
Como
se pode perceber a partir desta relação de vias,há aquelas exigem mais
investimentos, tanto para a construção como para a manutenção, comosão os casos
das vias para os transportes terrestres (estradas, auto-estradas, linhas de
caminho-de-ferro, etc.)
Quanto aos transportes aéreos e marítimos, os
maiores investimentos são direccionados para os aeroportos e portos.
Meios de comunicação
Alguns
são de comunicação de massa, sendo por isso designado massa medeia. Neste
conjunto esta a rádio, televisão, os jornais, etc.
Diferentes meios de comunicação:
—
Sonoros: rádio, telefone, telemóve1;
— Escritos: jornal, revista, livro;
— Audiovisual: televisão, cinema.
Através
destes diferentes meios de comunicação o ser humano contacta e partilha
conhecimentos e informações.
Assim,
foi graças ao desenvolvimento das telecomunicações e da telemática que a
comunicação entre as pessoas se tornou mais fácil, independentemente do local
do mundo onde se encontrem. Com efeito, o progresso das telecomunicações terá
conduzido ao aparecimento de uma grande variedade de meios de comunicação —
rádio, televisão, telefone fixo, telenovela, telefax, correio electrónico e
internet-, que não exigem proximidade física entre as pessoas.
Levou
ainda a que ultrapassar as limitações pessoas a comunicação, oque
particularmente importante para as pessoas com deficiência motora ou visual,
possibilitando a assistência médica, depoimentos em tribunal ou reuniões de
trabalho feitas a distância.
Importânciasocioeconómica dos
transportes e comunicações
Na
sociedade actual, os transportes e as comunicações ocupam um papel de destaque
devido a sua contribuição para o desenvolvimento dos países.
Os
transportes são importantes porque facilitam a mobilidade das pessoas, bens e
serviços. Além disso, contribuem para a correcção das assimetrias espaciais.
Permitem, igualmente, urna maior equidade territorial no acesso aos equipamentos
não situados nos locais e urna maior dispersão geográfica das actividades
produtivas.
As
telecomunicações são particularmente indispensáveis para sucesso de actividades
corno os serviços financeiros, a investigação científica, a saúde, o comércio,
a indústria, a educação, o lazer, entre outras, que exigem informação constante
e actualizada, quer a nível nacional quer internacional.
Actualmente,
cada vez mais a informação circula fazendo uso da tecnologiamultimédia,
conduzindo ao aparecimento de autênticas, "auto-estradas de
'informação". Através dessas "auto-estradas" circulam grandes
quantidades de textos, imagens e sons em formato digital. Graças ao
desenvolvimento das telecomunicações, coloca-se à disposição dos interessados a
realidade de cada país, as características dos seus habitantes, os seus
hábitos, entre outros elementos. Estas situações levam à transformação do
planeta numa “aldeia global".
Transportes e comunicações e
ambiente
A
utilização crescente dos transportes, especialmente os rodoviários, tem
provocado um impacto e uma grande pressão sobre o ambiente, os recursos
naturais, os ecossistemas e saúde humana.
Sob
o ponto de vista ambiental para além da poluição atmosférica, a existência das
estradas exercem grandes pressões sobre as aéreas naturais.
Existem
outras consequências menos visíveis, como a inactividade física, que e uma
consequência da finalidade de utilização nos transportes, que tem graves
consequências para a saúde, como a obesidade, os riscos cardíacos ou a
diabetes.
O
ruído provocado por todos os tipos de transportes e um dos impactos do qual
temos alguma percepção, por que, em geral, nos incomoda.
Em
geral, toda a população e vítima desses impactos; contudo as camadas mais
vulnerais da população são as crianças e os idosos.
CIDADES
Cidades- conceito
Existem
varias formas de fixação humana, mas as duas que são consideradas mais
significativas são o campo e a cidade.
Geralmente,
atribui-se a designação de campo as áreas rurais caracterizadas por construção
mais ou menos dispersas, geralmente de um só piso, que em conjunto constituem
as aldeias. Nessas áreas a actividade dominante é a agricultura.
Paisagem rural,
que, além das aldeias, das actividades agrícolas e florestais, podem apresentar
actividades como as turísticas e mesmo algumas indústrias. Os espaços rurais
podem ser muito diversificados, em função das características naturais.
As
cidades são aglomeradas populacionais de certa importância, onde existe uma
grande concentração da população, que se dedica essencialmente a indústria.
A
paisagem urbana corresponde a organização do espaço ocupado pelas cidades.
Trata-se de espaços muito marcados pela intervenção humana.
Esta
dificuldade prende-se com a existência de espaços intermédios ou de transição,
onde se misturam características do meio urbano e do meio rural, isto é, não se
trata de um espaço rural nem de um espaço urbano.
A
cidade só aparece quando se assa de uma actividade fundamentalmente agrícola
para uma situação em que o aproveitamento humano se afirma como lugar de
mercado e de organização da produção.
Evolução
das cidades
As
cidades antes da Revolução Industrial
O
nascimento das primeiras cidades resultou de um longo processo de grande
complexidade.
A
Revolução Neolítico, foi quando o ser humano começou a ser produtor dos seus
próprios alimentos. O aperfeiçoamento progressivo das técnicas agrícolas terá
criado condições para a produção de excedentes, permitindo a libertação de uma
parte da população das actividadesagrícolas.
A
população concentra-se nalguns espaços privilegiados, como vales dos rios e
espaços costeiros abrigados.
As
primeiras cidades surgiram por volta do ano 3500 a.C., no próximo oriente, junto
dos vales dos rios Tigre e Eufrates, na Mesopotâmia. Ai nasceram e crescem
muitos povoados, que se transformaram em cidades importantes, entre as quais se
salientam Babilónia, Uruk, Ur e Lagsh, entre outras.
A
partir da mesopotâmia, o fenómeno urbano difunde-se para os vales dos rios
Nilo, Indo e Amarelo, para a Ásia central e todo o Mediterrâneo oriental.
As
cidades adaptadas eram as mais numerosas, tendo nascidos em espaços mais favoráveis
ao desenvolvimento do comércio a circulação e a defesa. Tratava-se de cidades
com uma morfologia muito irregular
No
período do renascimento, emergem novas teorias sobre arquitectura e planeamento
urbano, de resultou a construção de cidades-fortalezas,
gozadas segundo um plano rigorosamente geométrico.
As
cidades tornaram-se fortes centros de produção e venda de todo tipo de
mercadoria e serviços, situação que foi consolidado no século XVI e XVII.
As cidades depois de revolução
industrial
A
revolução industrial, no século XVIII, Foi um fenómeno que ocorreu, essencialmente,
nas cidades Inglesas com a construção de fábricas e a concentração de operários
empregados na produção de mercadorias. Essas fábricas atraíram muitos
trabalhadores rurais para as cidades.
A
comunicação entre as cidades e os países foi agilizada pela invenção da máquina
a vapor em 1807, e da locomotiva em 1825.
A
indústria veio, no entanto, a implementarnovos fenómenos de urbanismo moderno,
caracterizado pela introdução de muitas melhorias técnicas, mais também pelo
surgimento de novos problemas, urbanos.
Evolução da população urbana
Taxa de urbanização
A
taxa de urbanização (TU) é a percentagem da população que vive no espaço urbano
(PU) relação a população total (PT) de uma dada região.
Segundos
dados do relatório do desenvolvimento humano do ano2000 publicado pelo PLUB, a
população urbana atingiu os 34% da população mundial em 1960, 44% em 1992, 48%
no ano 2000 e, nos primeiros anos do século XXI previa-se uma taxa de população
urbana mundial a superar os 50%.
Entre
os países com uma baixa taxa de urbanização destacam-se os de continente
africano, que estão entre os menos urbanizados.
Moçambique
foi de 4% em 1960, 30% 1992 e 40% em 2000.
Classificação das cidades
As
cidades podem ser classificadas segundo vários critérios, sendo mais importante
e funcional.
Funções
das cidades
Entre
as as funções urbanas mais comuns destacam-se:
-
Residencial;
-
Comercial;
-
Industrial;
-
Serviços. Nalguns casos, o tipo de serviço do nome a função (religiosa,
cultural, político administrativa, etc.).
As
cidades podem ser classificadas surgindo assim, cidades industriais,
portuárias, comerciais, universitárias, turísticas, etc.
As
catividades que possuem semelhanças entre se, isto é, que desempenham a mesma
função urbana, tende localizar-sepróximas uma das outras, dando origem a áreas funcionais.
Conclusão
A indústria
Classificação das indústrias
Este
conteúdo tem como percepção das importâncias das indústrias como devemos
investir nelas para ter como desenvolvimento do mundo.
Quanto
o régio do mundo é necessário que conhecemos as grandes e pequenas regiões
indústrias do mundo.
Neste
caso as regiões grandes do mundo são
aquelas que apresentam grandes desenvolvimentos em algumas regiões elevadas.
As
menos elevadas apresentam um crescimento muito baixo que não da proposta por
falta de melhorias das indústrias e que se não apostar nestas indústrias
apresentara um baixo rendimento.
Turismo
Tem
como o objectivo mais visitas de pessoas de países fora para demostrar uma paz
que aja um desenvolvimento, o conhecimento das pessoas, permite a circulação de
dinheiro de vários países diferente para que não haja uma isolação dos países
permitindo a obtenção de conhecimento de algumas culturas, de apreciar beleza
dos países diferentes.
Quanto
aos transportes, neste caso existem variedades dos transportes que são alguns:
barcos, carros, motos, navios, aviões, comboios etc.
Os
transportes são necessários no nosso dia-a-dia os transportes são como meios de
comunicação ele podem transportar uma informação, hoje em dia existem
transportes modernos, de antes a existiam os carros, as bicicletas, as
motorizadas, esses transportes tem como a desvantagem, a poluição do ambiente,
ar, através dos fumos, que destrói a camada de ozono, elas tem como vantagem a
fácil comunicação o rápido deslocamento de um, lado para o outro, serve como fonte
de rendimento na sua utilização racional.
Índice
Industria………………………………..………………………………………….......................1
Classificação
da indústria…………………………………………………………………………1
Regiões
industriais do mundo……………………………………………………………………..2
Regiões
menos industriais do mundo…………………………………………………………..…3
Importância
da indústria e do comércio, no desenvolvimento económico e social………….……4
Utilização
dos recursos naturais e problemas ambientais……………………………………..…..4
Turismo…………………………………………………………………………………………...5
Turismo-conceito………………………………………………………………………………….5
Tipos
de turismo……………………………………………………………………………......…5
Principais
centros turísticos do mundo……………………………………………………………6
Importância
do turismo…………………………………………………………...……………….6
Impacto
do turismo………..………………………………………………………………………7
Transporte e comunicação……………………………………………………………………....8
Transporte-
conceito…………………………….………………………………………………...8
Redes
de transporte……………………………………………………………………………….8
Meios
de transportes………………………………………………………………………………9
Tipos
de transportes……………………………………………………………………………….9
Vantagens
e desvantagens do transportes………………………………………………………..10
Principais
Rotas………………………………………………………………………………….11
Vias
de comunicação…………………………………………………………………………….11
Meios
de comunicação…………………………………………………………………………...12
Importância
socioeconómico dos transportes……………………………...................................12
Comunicações
e Ambientais……………………………………………………………………13
As
cidades……………………………………………………………………………………….14
Cidades-
conceito………………………………………………………………………………..14
Evolução
das cidades…………………………………………………………………………….15
Evolução
da população urbana…………………………………………………………………..15
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