terça-feira, 21 de maio de 2019

Nwadjahane


Introdução
O local histórico de Nwadjahane, situa-se em Moçambique , na provincia  de gaza, distrito de Manjakazi, A CERCA de 60 quilómetros de Xai-Xai, capital provincial e a pouco mais de 15 quilómetros da vila sede distrital.
Nas infra-estruturas que compõem o Museu Aberto de Nwadjahane destacam-se uma moradia rústica, bem como a casa que mandou construir em 1960, quando funcionário das Nações Unidas. O complexo integra ainda um cemitério familiar, uma biblioteca, um Monumento comemorativo e a zona de protecção ou mata sagrada, a nivel de recursos humanos  o museu e composto  por 8 colaboradores , sendo  um adiministrador, dois guias e cinco ajudantes gerais. A aldeia já tem energia eléctrica, água potável e outros serviços tal é o caso de comunicações móveis e de informática, tudo porque foi assumida a dimensão histórica e cultural daquele ponto. Com tudo  a funcionalidade do museu ten sido garantida pela fundaacao Eduardo Mondlane, e pela familiaMondlane. Sendo que a visita ao mesmo e gratis , e periodicamente milhares de cidadãos de várias partes do país e do mundo escalam o  Museu Aberto de Nwadjahane . Por definição,  segundo  o ICOM (conselho internacional dos museus) os museus são criados para estar ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento. Convivendo com a mudança das sociedades contemporâneas, aos museus são atribuídos objectivos de valorização de patrimónios locais, nacionais e universais. Uma vez que os museus não sobrevivem sem recursos materiais, têm de coexistir com osistema económico e, em certa medida, interagir com as suas exigências,
 Evocando deste modo a ideia de sustentabilidade.
Este trabalho é realizado no âmbito da disciplina de Gestão de Património Cultural e tem como tema:. Um conjunto de possíveis actividades, (turísticos, artístico-culturais) para sustentabilidade do Local Histórico de Nwadjahane
Partindo do pressuposto de que, Património Cultural é o conjunto de bens matérias e imateriais que traduzem a história, a formação e a cultura de um povo, uma comunidade de um pais. Portanto, o local histórico de Nwadjahane possui elementos numerosos que fazem parte do património móvel e imóvel que representa um povo.
Assim sendo, o presente trabalho ira propor algumas actividades a realizarem-se no âmbito da sustentabilidade do Património Cultural de Nwadjahane.

Problema

Nwadjahane foi residência do Primeiro Presidente do Partido FRELIMO, Doutor Eduardo ChivamboMondlane. A classificação inclui uma moradia rústica, bem como a casa que mandou construir em 1960. Em Abril de 2007, sob orientação do Partido FRELIMO e do Ministério da Educação e Cultura iniciaram obras de revitalização que culminaram com a inauguração das infra-estruturas no dia 20 de Junho, dia do 80º Aniversário Natalício do Professor Doutor Eduardo Mondlane. O complexo do Museu ao ar livre de Nwadjahane integra um cemitério familiar, uma biblioteca, um Monumento comemorativo e a zona de protecção.
Embora a importancia do LH acima citado, nos deparamos com várias questões no tange a sustestentabilidade e divulgação do mesmo local, para além das actividades de recriação. É nessa pespectiva que colocamos a seguinte questão: Até que ponto as actividades realizadas no LH de Nwadjahane são sustentáveis
Estrutura do trabalho
O presente trabalho estará estruturado da seguinte forma:objectivos, metodologia, revisão da literatura, discrição do local histórico de Nwadjahane, descrição das atividades realizadas no LHN, propostas das actividades a serem realizadas no LHN, conclusão e referências bibliográficas.

Objectivo Geral
·         Analisar um conjunto de possíveis actividades, (turísticos, artístico-culturais) para sustentabilidade do Local Histórico de Nwadjahane

Objectivo específicos
·         Identificar actividades realizados no local histórico de Nwadjahane
·         Descrever as formas de execução das actividades de modo a garantir a sua sustentabilidade 
·         Propor actividades a serem realizadas para a sustentabilidade do local histórico de Nwadjahane


Metodologia
A base deste estudo será a pesquisa qualitativa que se baseia no estudo exploratório, descritivo e análise de conceitos e opiniões sobre o assunto em pesquisa e caracteriza-se pela predominância de dados qualitativos, ou seja a informação colhida pelo pesquisador não é expressa em termos estatísticos ou então em números e as conclusões nelas baseadas representam um papel menor da análise (TESCH, 1999: 23-34).

Técnicas de recolha de dados

No que refere as técnicas de recolha de dados usar-se-á a pesquisa bibliográfica, entrevistas abertas e pesquisa na internet.
A pesquisa bibliográfica segundo Marconi &Lakato (2003:183) é aquela que abrangem toda bibliografia já tornada pública em relação ao tema de estudo, desde publicações em boletins, jornais, revistas, livros, monografias, teses e materiais cartográficos, até meio de comunicação oral: rádio, gravações em fita magnéticas e áudios visuais: filmes e televisão. Esta técnica vai facilitar na recolha de informações já escritas em relação ao tema em estudo, e a internet no sentido de procurarmos alguns conceitos e abordagens no que concerne ao tema.
Segundo Selltizet al (1967:273) citado por Gil (2003:109) as entrevistas enquanto técnica de colecta de dados, são bastante adequadas para a obtenção de informações acerca do que as pessoas sabem, crêem, esperam, sentem ou desejam, pretendem fazer, fazem ou fizeram, bem como acerca das suas explicações ou razões a respeito das coisas precedentes. Entretanto, existem vários tipos de entrevistas, mas para esta pesquisa serão usadas as entrevistas abertas obedecendo um formulário de perguntas previamente formuladas.
Minayo (2008: s/p) define entrevistas abertas como aquelas em que o informante é convidado a falar livremente sobre um tema, e as perguntas do investigador, quando são feitas buscam dar reflexões mais profundas. A escolha deste tipo de entrevista fundamenta-se pela necessidade de explorar o máximo das informações por parte dos nossos entrevistados dando-lhes oportunidades de falar o que sabem em relação ao assunto.

Revisão da literatura
Para tanto, foram definidos dois conceitos a saber: sustentabilidade cultural e património cultural. Estes conceitos servem de base de sustentação para a compreensão do trabalho que nos propusemos a investigar.
Sustentabilidade cultural
A sustentabilidade cultural se dá através da preservação de valores e mensagens os quais conferem sentido e identidade a determinado grupo cultural e étnico (Casalade 2001).
Se relacionarmos o termo sustentabilidade ao património cultural como sendo a continuidade no tempo do espirito do lugar pela valorização de seus significados e que estes possam ser transmitidos e construírem vinculo a futuras gerações, os dois termos podem ser  associados de forma a resgatar a consciência de que, o património cultural harmonizado com as necessidades da sociedade se torna um aliado para a manutenção da qualidade de vida pelo estimulo ao respeito à identidade de um povo e aos benefícios gerado pelo dinamismo urbano.


Património Cultural
Segundo Declaração de caracas (1992 s/d) património é o conjunto de bens materiais ou imateriais que contam a história de um povo e sua relação com meio ambiente. E o legado que herdamos do passado e que transmitimos as gerações futuras. Por outro lado, GPHA (2008:13),diz que património são todos os bens, materiais e imateriais, naturais ou construídos, que uma pessoa ou um povo possui ou consegue acumular.
Segundo (Lei n˚ 10/88,1988:13-14), património éconjunto de bens materiais ou imateriais que constituem herança de um grupo de pessoas e que reforçam, emocionalmente, o seu sentido de comunidade com uma identidade própria, sendo percebidos por outros, como característicos. Por outro lado, o património cultural e definido, pela lei n˚10/88 de 22 de Dezembro, como sendo o “conjunto de bens materiais e imateriais criados por povos Moçambique ao longo da sua história, com relevância para a definição da sua identidade cultural
De acordo com a coletânea da Legislação Cultural de Moçambique (2007: 11), Património cultural É o conjunto de bens materiais e imateriais criados ou integrados pelo Povo moçambicano ao longo da história, com relevância para a definição da identidade cultural moçambicana. O património cultural é constituído por bens culturais imateriais e materiais.
O património cultural para ser sustentável é necessário o envolvimento dos poderes construídos e a participação popular no sentido de estabelecer prioridades sobre a manutenção de nossa cultura como forma de alavancar o desenvolvimento de nossa sociedade, garantindo o direito às gerações futuras de identificar seus próprios valores entre o passado, presente e futuro, bem como, reconhecer que seu património cultural é dinâmico e exerce papel fundamental no desenvolvimento económico e social do lugar




Descrição do Local Histórico de Nwadjahane
O LHN é fundamentado pelo disposto no Artigo 3 do Decreto N.º 65/2008, de 23 de Dezembro, que classifica como Património Cultural o Local Histórico de Nwdajahane, onde nasceu, a 20 de Junho de 1920, o Fundador e Presidente da Frente de Libertação de Moçambique, Arquitecto da Unidade Nacional, Doutor Eduardo ChivamboMondlane.
O Regulamento do Local Histórico de Nwdajahane irá estabelecer as condições de uso do Local Histórico de Nwdajahane, garantindo a sua valorização e preservação, em conformidade com a Lei N.º 10/88 de 22 de Dezembro sobre a Protecção do Património Cultural que, de entre outros aspectos, determina a protecção legal dos bens materiais e imateriais do Património Cultural Moçambicano O local histórico de Nwadjahane é constituído por 8 elementos sendo, cemitério familiar, floresta sagrada, casa de infância, casa 1961, aldeia Nwdajahane, Ntxuva, lagoa. Centro de recursos. Estes elementos fazem desta local um verdadeiro ponto turístico por ter características peculiares.
No entanto, são várias as actividades que são desenvolvidas no local histórico como prática do turismo cultural, visitas guiadas e de outros programas de interesse sociocultural e educativo. Importa referir a a actividade mais vulgar e o festival xingomane que tem atraindo milhares de pessoas sendo nacionais e internacionais, esta tem sido a principal actividade rentavel deste LHN.
Descrição do festival xingomana
Festival Xingomana é um festival anual na aldeia de Nwadjahane, distrito de Manjacaze, província de Gaza, local do primeiro presidente da frente da libertação nacional de Moçambique Eduardo ChivamboMondlane. Anualmente em honra do seu aniversario o local histórico de Nwadjahane  acolhe este evento, o Festival Xingomana comemora com:
Ø  Concurso de DançaXingomana;
Ø  Espectaculo de musica;
Ø  Feira do Livro;
Ø  Feira de Artesanato;
Ø  Feira de gastronomia;
Ø  Actividades desportivos;
Ø  Tecnologia e Meios de Comunicação, bem como atividades de cidadania relacionadas com o ambiente.
É intenção do Festival e serve como lobista para colocar Xingomana na Lista do Património Cultural Mundial da UNESCO. A dança Xingomana tradicional é uma expressão artística cultural praticada em toda a região sul de Moçambique sobretudo na província de Gaza, e é através desta expressão cultural que o festival visa incentivar, valorizar e preservar a dança Xingomana dentro das comunidades de modo que ele pode contribuir para o desempenho econômico, desenvolvimento social e cultural e o empoderamento da mulher moçambicana.
Em junho de 2015 o local histórico de Nwadjahane acolheu a primeira edição do festival xingomana sob lema celebrando Eduardo Mondlane, este envolveu grupos que praticam a dança tradicional xingomana, oriundos de todos os distritos da província de gaza onde premiou os melhores conjuntos, dado que assumiu-se como plataforma de competição entre os envolvidos, este projecto visa celebrar a vida e obra de Eduardo Mondlane, por outro lado visa candidatar Xingomana na lista do património cultural da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), não so, mas também integrar os onteudos sobre esta dança no curriculum local, que por sua vez, devera estimular palestras, debates e concursos nas escolas locais, aumentando o conhecimento, a viabilidade e informação sobre cultura xingomana e a vida do Eduardo Mondlane a nível nacional, regional e internacional assim como, promover e garantir a salva-guarda desta tradição. Nesta primeira edição o festival xingomana veio demostrar a ligação intrínseca entre cultura e turismo.
Patrocínio do primeiro festival xingomana
O festival Xingomana foi organizado pela NʼKateko Produções e NʼTctaila Produções e contou com o patrocínio de Moza Banco, Banco de Moçambique, PCD, STEMA, Petromoc, Matola Gás Company, Aguas da Namaacha, Tropigalia, Prodata, AdamʼsTransport, Padaria Farinha, Padaria Mukhokweni e ADECH.

Festival de Xingomana 2016
O como já é sabido que o festival de Xingomana é realizado anualmente, e que a sua primeira edição foi no ano de 2015. A segunda edição do festival decorreu nos dias 18 a 19 de Junho de 2016 e teve uma participação de 11 grupos de dança da província meridional de Gaza, que evoluíram na lendária localidade de Nwadjahane, distrito de Mandlhakazi.
Importa ainda referir que este festival, ou seja, esta edição foi realizado pela Nkateko Produções, por ocasião da passagem dos 96 anos do nascimento de Eduardo ChivamboMondlane que foi assinalado a 20 de Junho de 2016.
Dos 11 grupos participantes foram apurados 3 melhores, dos quais o grupo de  Mandlakhazi que ficou em segundo lugar e Bilene e terceiro. Tendo como vencidor da prova o grupo de……….
Ø  Espetáculo Musical,
Ø  Feiras de Livro,
Ø  Artesanato,
Ø  Gastronomia,
Ø  Tecnologia e Media, e
Ø  Acampamento juvenil
Ø  Saude, bem como atividades de cidadania ligadas ao Meio Ambiente e Educação Fiscal.

Para além das actividades acima referenciadas a intenção do Festival e de servir como lobby para candidatura da dança Xingomana na Lista do Património Mundial Cultural da UNESCO. Este projecto tem uma mais valia porque, para além de ter este nobre objectivo a longo prazo, pela segunda vez, celebrou o aniversário de Eduardo Mondlane e a sua exaltação foi abarcar não só a sua vida e obra mas igualmente a sua cultura e a sua terra natal


Concurso de dança xingomana
XINGOMANA não se dança com sapatos, dança-se para a liberdade, foi isso que doze grupos de igual número de distritos de Gaza mostraram na aldeia de Nwadjahane, na primeira edição do Festival Xingomana, dançaram e cantaram pessoas de diferentes faixas etárias, maioritariamente mulheres adultas, que não pouparam esforços para serem destacados como os melhores. Sorte teve o Grupo Cultural de Nwadjahane que convenceu o júri, ficando em primeiro lugar com um prémio monetário de 104 mil meticais.
O segundo e terceiro lugar foram atribuídos aos grupos de Xai-Xai e Bilene com os prémios de 69400 meticais e 34800 meticais respectivamente.O júri viu-se obrigado a desqualificar o grupo da cidade de Xai-Xai que, por razões desconhecidas, todos os elementos executaram a dança calçados o que, segundo entendidos na matéria, quebra a originalidade dos movimentos.
A demonstração e o empenho mostravam que estes grupos não dançavam apenas pelos prémios, dançavam pela liberdade e soberania que tem desde que o país se libertou do colonialismo português

Parceria e patrocinio do II festival Xingomana
A 2ª edição do festival teve como parceiros Universidade Eduardo Mondlane (UEM),Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Instituto Superior de Artes e Cultura (ISArC), Fundação Casa de Agua, Fundação Eduardo Mondlane, GOLO, Arquiplan, Jornal O Publico, Ntumbuluku, Inotur, Festival azgo, adepee, Festival Canda, Autoridade Tributaria, UNESCO, entre ouros. Contou ainda com o patrocínio de várias empresas como: Moza Banco, Mcel, ProData, Agua de Namaacha, Petromoc, Tropigalia, Cervejas de Moçambique, entre outras.



Proposta de actividades a serem realizadas em nwadjahane em prol da sustentabilidade deste local histórico:
Hotel turístico
Hotel é um estabelecimento comercial especializado em proporcionar acomodações para viajantes por via de pagamento pelo alojamento. Este meio de hospedagem, geralmente é classificado como um elemento importante no âmbito dos serviços turísticos pois este na sua maioria disponibiliza serviços de alimentação, eventos e outros para proporcionar maior satisfação e permanecia dos seus hóspedes segundo o portal do turismo.
Os hotéis maiores podem fornecer um número de instalações de hóspedes adicionais tais como restaurante, salas de reuniões e mais espaços de lazer. No caso especifico de nwadjahane, nota se uma necessidade de considerar o aumento dos espaços hoteleiros pois em ocasiões como de festival xingomana, desloca se maior número de pessoas para este local e mediante a pesquisa feita no local, apenas tem um hotel e este por sua vez não possui capacidade de alojamento para muitos visitantes facto que pode contribuir para fraca aderência do festival por parte de turistas. Nesta medida, propomos a construção de mais hotéis neste local com vista a tender os visitantes na época de festivais e não só, com a construção de mais hotéis, o interesse de visitar o museu aberto de nwadjahane pode aumentar pois os visitantes não terão mais que se preocupar em comprar as tendas e a questão da alimentação pois o hotel não só fornecera alojamento, mas também cuidara da alimentação dos visitantes.
A construção destes hotéis, poderá contribuir para a sustentabilidade do local histórico de nwadjahane na medida em que:
·         Os hotéis geram fundos que podem ser aplicados para a renovação das infra estruturas de Nwadjahane;
·         Através destes o local será mais conhecido e reconhecido a nível nacional e internacional;
·         Os responsáveis pela limpeza e renovação do espaço de nwadjahane poderão ser beneficiados de um salario proveniente dos lucros dos hotéis param o sustento individual.



Campeonato de jogo N’txuva
O jogo é uma atividade recreativa que os seres humanos utilizam com o objectivo de distração e disfrute para a mente e o corpo, os jogos também tem sido utilizados como uma das principais ferramentas a serviço da educação. Desde os tempos imemoráveis o homem tem usado o jogo como um recurso para se distrair e se divertir, hoje existe uma infinidade de jogos e um deles é txuva.
Ntxuva é um jogo de tabuleiro muito popular em Moçambique, é o Xadrez Africano. Apesar de ser um jogo de tabuleiro, é mais comum na zona sul do país ver pessoas a jogar o ntxuva em buracos no chão, onde não é comum ver jovens a jogar, diferente do que acontece nas outras zonas do país, a maior parte dos adeptos deste jogo são homens. O ntxuva era o passatempo preferido dos soldados em tempos de guerra, hoje este jogo já não tem a mesma presença que tinha anteriormente, e  seria importante trazer de volta este património nacional e africano.
O  jogo  tem  uma  natureza  guerreira,  pois, semelhante  ao  xadrez,  o  jogador  tem  que criar  estratégias  para  vencer  os  inimigos, com este jogo ajudaria na sustentabilidade do local historico de Nwadjahane aproveitando deste modo a entreter turistas na visita à lagoa onde Eduardo  Chivambo Mondlane apascentava gado e jogava N’txuva.
Restaurante
Restaurante é um estabelecimento comercial que propicia um servico de alimentacao aos clientes, é um espaco publico que qualquer pessoa pode ter acesso, entretento apesar de ser uma entidade publica, seus servicos são cobrado.Para o caso do local historico de Nwadjahane, um restaurante contribuiria para a sustentabilidade pois os visitantes passariam refeicoes com um preco acessivel onde tanto o atendimento como a comida são simples, a venda das refeicoes nesse restaurante seriam em foormato de buffet com um cardapio tipicamente local desde as bebidas, comidas e sobremesas, porem satisfatorios,desse modo seria um atrativo para os visitantes e esses não teriam que levar alimentos           para consumirem no local ou durante a viagem.


Dança xigubo
Xigubo é uma dança tradicional moçambicana e que representa a resistência colonial do país sobretudo na região sul. Maioritariamente praticada nas regiões interiores de Gaza e Maputo, a dança tem poucos praticantes ao nível das cidades, tendo em conta este facto que a Associação Cultural Ucheni, localizada na Cidade de Maputo, está a desenvolver um programa que visa ensinar os passos do xigubo a crianças.
Esta é uma iniciativa que visa perpetuar a dança entre Mocambicanos, de modo a que continue uma referência no vasto mosaico cultural moçambicano. "Optamos por trabalhar com crianças como uma forma de passar esta riqueza cultural moçambicana de geração em geração, por forma a que o xigubo não desapareça", disse Elias José Manhiça um dos coordenadores da associação.
O grupo  propoe que haja um grupo de criancas permanete para que o memso possa apresentar essa dança sempre que o LH recebesse visitantes, visto que esta dança é apenas apresentada quando acotence o Festiva.



Referências bibliográficas
UNESCO (2005), Diversidade cultural, encontrado em http//www.unesdoc.unesco.org, 20.11.2016, 115 h.
Gil, António Carlos (2003), Metodos e tecnicas de pesquisa social, 6 edição, editora Atlas, São Paulo.
TESCH, Renata (1990), Qualitative research: analysis: analysis types and software tools. Basingstoke
MARCONI, Marina de Andrade & LAKATOS, Eva Maria. (2003), fundamento de metodologia científica, editora atlas, 5ª edicao, São Paulo.
9. MINAYO, Maria De Cesilia (2008), pesquisa social, teoria, metodo  criatividade, vozes editores, 27ª edicão
http://queconceito.com.br/restauranteno dia 22/05/2017 as  14:23.



0 comentários:

Enviar um comentário