Indice
Introdução………………………………………………………………………3
Objectivos………………………………………………………………………4
Justificativa da pesquisa………………………………………………………..4
Hipoteses............................................................................................................5
Definição e discussão dos conceitos……………………………………………6
Descrição do bairro…………………………………………………………….7
Metodologias da pesquisa……………………………………………………..7
Cronograma de actividades……………………………………………………8
Orçamento……………………………………………………………………..8
Bibliografia…………………………………………………………………….9
Introdução
No presente
trabalho vai se falar sobre a construção de uma escola secundária que terá
lugar no bairro de Manhala Rex em
Maxixe, essa proposta provém das
dificuldades que a maior parte dos alunos residentes no bairro em descrição tem
tido e tem durante longos anos incluindo
os de bairros vizinhos como por exemplo:Rumbana, Joacane, C3 e Mahangue. Em
outra vertente, pretende-se com este, contribuir na urbanização da cidade e
minimizer os problemas inerentes no que tange aos problemas economicos para o
transporte escolar.
2. Objectivos
2.1 Objectivo
geral
Descrever de forma clara e organizada a situacao dos alunos que residem no bairro em descrição bem como a importância futura da construção da escola.
N
2.2 ObjectivosEspecíficos
Descrever as tarefa que seram necessárias para a
construção da instituição;
Demonstrar a importância da educação para o desenvolvimento em particular
a ubanização
da cidade da
Maxixe;
Explicar claramente os passos para elaboracao do
orcamento e redistribuição intra-sectorial.
3. Justificativa
da pesquisa
O conhecimento sobre o facto de existentência de alguns
jovens que não apresentam pelo menos o nivel basico do ensino geral, gerado por falta de uma escola secundária nas proximidades das
suas residências, é encarodo como ponto de partida para proporcionar formas de minimização
do problema propondo ideias melhorativas para evitar que as próximas gerações tenham o
mesmo problema.
Sendo uma cidade que se encontra num país ainda em via desenvolvimento
o mais basico é, através de construções
de instituições públicas podem estes contribuirem para o desenvolvimentodo país
em particular a cidade Maxixe.
Para tal é importante investigar a dimensão do problema
com vista a garantir a nível local, regional e nacional algumas práticas que
possam ser usadas na redução do analfabetismo dos cidadãos, visando aumentar as
escolas e implementar esforcos relacionados ao processo constção.
A ideia de levar acabo o problema inerente surge da
necessidade de satisfazer os desejos da população de Manhala ter uma escolar
secundária no seu bairro.
4. Problema da
pesquisa
Porque e que muitos jovens da zona norte da cidade da
Maxixe nao possuem os níveis basico e médio
do ensino geral?
Grande parte da zona norte da cidade da Maxixe enfreta
problemas sérios na vida estudantil por variadas causas, primeiro, por que todas as escolas secundarias do primeiro
ciclo e Segundo ciclo doensino geral se encontram no sul e centro da cidade e
em seguida porque alguns estudantes resindentes no bairro de Manhala não tem
condições económicas para o transporte escolar.
5. Hipóteses
A hipotese é a
possivevel solução de qualquer problema em estudo, assim sendo
pretende-se neste ponto avancar as possíveis soluções ao problema de muitos
jovens residentes em Manhala nao terem acesso ao ensino basico e medio.
·
Construção de uma
escola no bairro
·
O municipio junto
com escolas secundárias devem comprar um carro para alunos
·
Baixar o transportepúblico
5. Definição e
discussão dos conceitos
Neste espaço deseja-se fazer um breve olhar sobre os
conceitos chaves,partindo dos diversos substrates dados pelos autores.
De acodo com( RICHARDSON 1999, p.27) observação directa e entrevista
estas tecnicas auxiliam o investigador a penetrar na complexidade de um
problema ou de um fenomeno ,com o de
trazer os significados implicitos que estao contidos na interpretacao que os
actors sociais fazem deles.
Revisao da literatura tem um papel fundamental no trabalho academic, pois e
atraves dela que e possivel situar o trabalho dentro da grande area de pesquisa
da qual faz parte, contextualizando-o (SANTOS: 2006, p.14).
6. Descrição do bairro
O bairro de Manhala-Rex esta situado no norte do distrito
da Maxixe, Provínvia de Inhambane. Ė um dos bairros que se encontra em via
expação, e quanto as sus delimitacoes encontra-se limitadoa norte cruzamento de
Juacane, este bairro de Barrane, oeste caudal do rio Nhanombe e sul (fabrica
Olimax) bairro de C3.
bairro é caracterizado por uma habitação construida por
material local, uma bela vista de rios e uma pequena vegetacao formada por
diversas espécies de plantas, nao apresenta
nenhuma infa-estrutura, apresenta um pequeno mercado, presta alguns serviços como, na a area agrícola
cultivo de hortícolas nas pequenas criações de gado.
7. Metodologias
da pesquisa
Tendo em conta que este projecto tem por objectivo
contribuir de uma certa forma no desenvolvimento do bairro, é necessario
apresentar alguns metodos usados para a
descoberta do problema inerrente na pesquisa do tema em estudo, assim sendo
teve-se como metodo de estudo e avaliacao
dos problemas encontrados no processo de uma pequena visita que durrou
uma semana, obedeceu a seguinte sequencia:
·
Observacao directa:
permitiu uma visao completa, ajudou tambem a examinar os factos teve –se um contacto mais directo com a
realidade;
·
Enrevista: permitiu
o contacto mais directo com a populacao , no sentido de inteirar de suas
opinioes acerca do objectivo do projecto;
·
Recolha de dados:
permtiu o conhecimento de numero total de estundantes.
8. Cronograma
de actividades
Número de ordens
|
Actividade
|
Data
|
01
|
Visita a area de
estudo e diagnosticoda situação actual
|
1 e 2 de Maio de
2015
|
02
|
Elaborar
entrevista para recolha de dados
|
3 de Maio de 2015
|
03
|
Entrevista com o chefe do bairro e com os moradores
|
4 de Maio de 2015
|
04
|
Analises de dados obtidos
|
5 de Maio de 2015
|
05
|
Escolha do
terreno para para a futura construnção
|
6 de Maio de 2015
|
06
|
Avaliar o terreno
para a execusão do plano projecto
|
7 de Maio de 2015
|
07
|
Limpezaao local escolhido
|
8-15 de Maio de 2015
|
Fonte: Clara
Sergio Muchiua
9. Orcamento
Número de orden
|
Actividades
|
Material
|
Valor monitário (em Mt)
|
||||
01
|
Visita a area de
estudo e diagnosticoo da situacao actual
|
Tansporte
e água
|
200mt
|
||||
02
|
Elaborar
entrevista para recolha de dados
|
Digitacao e impressão
de 40 fórmulas
|
150mt
|
||||
03
|
Entrevista com o
chefe do bairro e com os moradores
|
Transporte e lanche
|
300mt
|
||||
04
|
Análise de dados obtidos
|
Caneta, lapis,
caderno,borracha e maquina calculadora
|
200mt
|
||||
05
|
Escolha do
terreno para para a futura construnção
|
Transportee água
|
200mt
|
||||
06
|
Avaliar o terreno
para a execusaão do plano projecto
|
Transporte e água
|
200mt
|
||||
07
|
Limpezaao local escolhido
|
Material de
limpeza e transporte com carga
|
2000mt
|
Fonte: Clara
Sergio Muchiua
Bibliografia
LUDKE,Menga e ANDRE , Marli E.D.A; Pesquisa
em educação:abordagens qualitativas.São
Paulo: EPU, 1986.
SANTO, Luiz Fernando Amaral dos; Metodos e Tecnicas de Oesquisa II; São Paulo; 2006.
RICHARDSON, Robert;
Pesquisa social: metodos e tecnicas.
São Paulo: Editora Atlas, III edicao,1999.
Aviso: a proveniência destes documentos escritos foi por
meio de contribuições de amigos e estudantes que o fizeram em anos passados ou
depois da devida avaliação, nos não nos responsabilizamos por quais quer danos
em caso de direitos de autor ou copias
de trabalhos que poderão culminar em uma fraude académica pelo “copy past “dos trabalhos de investigação
cientifica.
Os presentes trabalhos estão para ajudar e desenvolver as
pesquisas no sistema de educação a nível em que estamos, EVIA SEUS TRABALHOS
PARA Correio electrónico EnviarJobsmz@gmail.com
ajudemos a criar uma comunidade de
estudantes que vão ajudar na evolução destes pais.
Facebook @Jobsfeitosmz
Twiter: @Jobsfeitosmz
Instagram:
@Jobsfeitosmz
Youtube: @Jobsfeito mz
ENVIA SEUS JOBS GANHAMOS TODOS
0 comentários:
Enviar um comentário