terça-feira, 21 de maio de 2019

DEFINICAO DE MACHOPE



Introdução


neste presente trabalho irei abordar  sobre uso e costume da minha tribo  os manhembanas que são  da província de  Inhambane principalmente no sul de moçambique e um povo tradicionalmente  da agricultura de s substencia em que muitos abandonaram  as suas terras natais para se mudarem oara a cidade .

Os seus vizinhos incluem o grupoétnico dos changanas que vivem no oeste da província de gaza

A dança predominante de Inhambane e conhecida  como o ‘zorre, kavata, timbila, essa dança era executada pelas as mulheres , que amarram um pano chamado nqueca, e que punham também nas ancas , os maanhembanas  usam bastante coco nas suas refeições  ou em qualquer tipo de refeições tem que entrar o coco, a pesar  dessa realidade  ter mudado um pouco por causa do ciclone de dineo , quando  há falecimentos numa família  eles tem o abito de dançar para descontentar a família no caso de não ficarei tristes.

Os naturais de Inhambane de  são considerados simpáticos  e acolhedores de pessoas, durante a viagem do vasco da gama  na passagem de Inhambane ele deu o nome de terra de boa gente.


Definição de machope


Os chopes são um povo do sul de moçambique, principalmente em distrito de Zavala ou  Inharrime, na província de Inhambane.

Este povo viveu tradicionalmente da agricultura de subsistência, mas muitos abandonaram as suas terras natais para se mudarem para cidades os chopes tem a sua própria língua, um idioma tonal pertencente a família de línguas bantu muitos falao igualmente tonga ou português como língua secundaria.

Os seus povos vizinhos incluem um grupo étnico dos changanas que vivem o oeste, na província de gaza, e que invadiram território chope no seculo xix. Historicamente, alguns chopes foram escravizados e outros tornaram-se trabalhadores migrantes na africa do sul.

Os chopes são conhecidos internacionalmente pelo instrumento musical imbila e dança associada, uma manifestação cultural conhecida desde o tempo de ngungunyane, que foi considerada pela Unesco património oral e imaterial da humanidade.

Os chopes identificam-se culturalmente, como povo, como um povo de boa gente.

v  A dança típica dos manhembanas e o zore, a mesma e executada pelas mulheres que amaram um pano chamado (nqueca) nas ancas, um pouco abaixo da cintura.

Usam bastante coco nos seus pratos, principalmente se forem de verduras 
(o coco e abundante na provincia de Inhambane apesar de essa realidade ter mudado um pouco com ciclone dineo)

_Não dispersão o uso de marisco nas suas refeições (o marisco e abundante também na província)

_quando há falecimentos numa determinada família, a comunidade concentra-se la, tentam criar um ambiente descontraído, cantando e dançando, particularmente na véspera do funeral, ambiente esse que se mantem ate ao amanhecer, de igual modo as comunidades contribuem, em espécie, com o que tiveram, para ajudar a família.

As mulheres manhambanas costumam sofrer da queda de cabelo nas partes laterais da cabeça, particularmente quando fazem tranças com regularidades.

Dança dos chopes:

-kavata

-timbila

-zorre

Os naturais ou habitantes de Inhambane são considerados simpáticos  e acolhedores, dai que o vasco da gama sua passagem por la  apelidou a província como  “ terá de boa gente”.

Conclusão

Neste presente trabalho irei concluir que os machopes ou manhembanas são pessoas de boa gente e sua terra por acolher as pessoas duma boa forma pude perceber que os manhembanas usa-o bastante coco nas suas refeições o prato mias preferido e matapa a dança típica era kavataezorre, raramente essa dança era dançada pelas mulheres tal como em cerimonias, festivais e mais.



0 comentários:

Enviar um comentário