Introdução
O Local Histórico Nwadjahane, situa-se em Moçambique,
na provincia de gaza, distrito de
Manjakazi, A CERCA de 60 quilómetros de Xai-Xai, capital provincial e a pouco mais
de 15 quilómetros da vila sede distrital.
Nas
infra-estruturas que compõem o Museu Aberto de Nwadjahane destacam-se uma
moradia rústica, bem como a casa que mandou construir em 1960, quando
funcionário das Nações Unidas. O complexo integra ainda um cemitério familiar,
uma biblioteca, um Monumento comemorativo e a zona de protecção ou mata
sagrada, a nivel de recursos humanos o
museu e composto por 8 colaboradores ,
sendo um adiministrador, dois guias e
cinco ajudantes gerais. A aldeia já tem energia eléctrica, água potável e
outros serviços tal é o caso de comunicações móveis e de informática, tudo
porque foi assumida a dimensão histórica e cultural daquele ponto. Com
tudo a funcionalidade do museu ten sido
garantida pela fundaacao Eduardo Mondlane, e pela familiaMondlane. Sendo que a
visita ao mesmo e gratis , e periodicamente milhares de cidadãos de várias
partes do país e do mundo escalam o
Museu Aberto de Nwadjahane . Por definição, segundo
o ICOM (conselho internacional dos museus) os museus são criados para
estar ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento. Convivendo com a
mudança das sociedades contemporâneas, aos museus são atribuídos objectivos de
valorização de patrimónios locais, nacionais e universais. Uma vez que os
museus não sobrevivem sem recursos materiais, têm de coexistir com osistema
económico e, em certa medida, interagir com as suas exigências,
Evocando deste modo a ideia de
sustentabilidade.
Este
trabalho é realizado no âmbito da disciplina de Gestão de Património Cultural e
tem como tema:. Um conjunto de
possíveis actividades, (turísticos, artístico-culturais) para sustentabilidade
do Local Histórico de Nwadjahane
Partindo
do pressuposto de que, Património Cultural é o conjunto de bens matérias e
imateriais que traduzem a história, a formação e a cultura de um povo, uma
comunidade de um pais. Portanto, o local histórico de Nwadjahane possui
elementos numerosos que fazem parte do património móvel e imóvel que representa
um povo.
Assim
sendo, o presente trabalho ira propor algumas actividades a realizarem-se no
âmbito da sustentabilidade do Património Cultural de Nwadjahane.
Problema
Nwadjahane foi
residência do Primeiro Presidente do Partido FRELIMO, Doutor Eduardo Chivambo
Mondlane. A classificação inclui uma moradia rústica, bem como a casa que
mandou construir em 1960. Em Abril de 2007, sob orientação do Partido FRELIMO e
do Ministério da Educação e Cultura iniciaram obras de revitalização que
culminaram com a inauguração das infra-estruturas no dia 20 de Junho, dia do
80º Aniversário Natalício do Professor Doutor Eduardo Mondlane. O complexo do
Museu ao ar livre de Nwadjahane integra um cemitério familiar, uma biblioteca,
um Monumento comemorativo e a zona de protecção.
Embora
a importancia do Local Historico, nos deparamos com várias questões no tange a
sustestentabilidade e divulgação do mesmo local, para além das actividades de
recriação. É nessa pespectiva que colocamos a seguinte questão: Até que ponto as actividades realizadas no
LH de Nwadjahane são sustentáveis para…?
Estrutura do trabalho
O
presente trabalho estará estruturado da seguinte forma: 1.Introducaoobjectivos, metodologia, revisão da literatura, 2. discrição
do local histórico de Nwadjahane, descrição das atividades realizadas no LHN, 3.
propostas das actividades a serem realizadas no LHN, conclusão e referências
bibliográficas.
Objectivo Geral
·
Analisar
um conjunto de possíveis actividades, (turísticos, artístico-culturais) para
sustentabilidade do Local Histórico de Nwadjahane
Objectivo específicos
·
Identificar
actividades realizados no local histórico de Nwadjahane
·
Descrever
as formas de execução das actividades de modo a garantir a sua
sustentabilidade
·
Propor
actividades a serem realizadas para a sustentabilidade do local histórico de
Nwadjahane
Metodologia
A
base deste estudo será a pesquisa qualitativa que se baseia no estudo exploratório,
descritivo e análise de conceitos e opiniões sobre o assunto em pesquisa e
caracteriza-se pela predominância de dados qualitativos, ou seja a informação
colhida pelo pesquisador não é expressa em termos estatísticos ou então em
números e as conclusões nelas baseadas representam um papel menor da análise
(TESCH, 1999: 23-34).
Técnicas de recolha de dados
No
que refere as técnicas de recolha de dados usar-se-á a pesquisa bibliográfica,
entrevistas abertas e pesquisa na internet.
A
pesquisa bibliográfica segundo Marconi &Lakato (2003:183) é aquela que
abrangem toda bibliografia já tornada pública em relação ao tema de estudo,
desde publicações em boletins, jornais, revistas, livros, monografias, teses e
materiais cartográficos, até meio de comunicação oral: rádio, gravações em fita
magnéticas e áudios visuais: filmes e televisão. Esta técnica vai facilitar na
recolha de informações já escritas em relação ao tema em estudo, e a internet
no sentido de procurarmos alguns conceitos e abordagens no que concerne ao
tema.
Segundo
Selltizet al (1967:273) citado por Gil (2003:109) as entrevistas enquanto
técnica de colecta de dados, são bastante adequadas para a obtenção de
informações acerca do que as pessoas sabem, crêem, esperam, sentem ou desejam,
pretendem fazer, fazem ou fizeram, bem como acerca das suas explicações ou
razões a respeito das coisas precedentes. Entretanto, existem vários tipos de
entrevistas, mas para esta pesquisa serão usadas as entrevistas abertas
obedecendo um formulário de perguntas previamente formuladas.
Minayo
(2008: s/p) define entrevistas abertas como aquelas em que o informante é
convidado a falar livremente sobre um tema, e as perguntas do investigador,
quando são feitas buscam dar reflexões mais profundas. A escolha deste tipo de
entrevista fundamenta-se pela necessidade de explorar o máximo das informações
por parte dos nossos entrevistados dando-lhes oportunidades de falar o que
sabem em relação ao assunto.
Revisão da literatura
Para
tanto, foram definidos dois conceitos a
saber:
sustentabilidade cultural e património
cultural. Estes conceitos servem de base de sustentação para a compreensão
do trabalho que nos propusemos a investigar.
Sustentabilidade
cultural
A sustentabilidade cultural se dá
através da preservação de valores e mensagens os quais conferem sentido e
identidade a determinado grupo cultural e étnico (Casalade 2001).
Se relacionarmos o termo
sustentabilidade ao património cultural como sendo a continuidade no tempo do
espirito do lugar pela valorização de seus significados e que estes possam ser
transmitidos e construírem vinculo a futuras gerações, os dois termos podem
ser associados de forma a resgatar a
consciência de que, o património cultural harmonizado com as necessidades da
sociedade se torna um aliado para a manutenção da qualidade de vida pelo
estimulo ao respeito à identidade de um povo e aos benefícios gerado pelo
dinamismo urbano.
Património
Cultural
Segundo Declaração de caracas (1992
s/d) património é o conjunto de bens materiais ou imateriais que contam a
história de um povo e sua relação com meio ambiente. E o legado que herdamos do
passado e que transmitimos as gerações futuras. Por outro lado, GPHA (2008:13), diz que património são todos os bens, materiais
e imateriais, naturais ou construídos, que uma pessoa ou um povo possui ou
consegue acumular.
Segundo
(Lei n˚ 10/88,1988:13-14), património éconjunto de bens materiais ou imateriais
que constituem herança de um grupo de pessoas e que reforçam, emocionalmente, o
seu sentido de comunidade com uma identidade própria, sendo percebidos por
outros, como característicos. Por outro lado, o património cultural e definido,
pela lei n˚10/88 de 22 de Dezembro, como sendo o “conjunto de bens materiais e
imateriais criados por povos Moçambique ao longo da sua história, com
relevância para a definição da sua identidade cultural
De
acordo com a coletânea da Legislação Cultural de Moçambique (2007: 11),
Património cultural É o conjunto de bens materiais e imateriais criados ou
integrados pelo Povo moçambicano ao longo da história, com relevância para a
definição da identidade cultural moçambicana. O património cultural é
constituído por bens culturais imateriais e materiais.
O
património cultural para ser sustentável é necessário o envolvimento dos
poderes construídos e a participação popular no sentido de estabelecer
prioridades sobre a manutenção de nossa cultura como forma de alavancar o
desenvolvimento de nossa sociedade, garantindo o direito às gerações futuras de
identificar seus próprios valores entre o passado, presente e futuro, bem como,
reconhecer que seu património cultural é dinâmico e exerce papel fundamental no
desenvolvimento económico e social do lugar
Descrição
do Local Histórico de Nwadjahane
O LHN é fundamentado pelo disposto
no Artigo 3 do Decreto N.º 65/2008, de 23 de Dezembro, que classifica como
Património Cultural o Local Histórico de Nwdajahane, onde nasceu, a 20 de Junho de 1920, o Fundador e
Presidente da Frente de Libertação de Moçambique, Arquitecto da Unidade
Nacional, Doutor Eduardo Chivambo Mondlane.
O Regulamento do Local Histórico de
Nwdajahane irá estabelecer as condições de uso do Local Histórico de
Nwdajahane, garantindo a sua valorização e preservação, em conformidade com a Lei
N.º 10/88 de 22 de Dezembro sobre a Protecção do Património Cultural que, de
entre outros aspectos, determina a protecção legal dos bens materiais e
imateriais do Património Cultural Moçambicano O local histórico de Nwadjahane é
constituído por 8 elementos sendo, cemitério familiar, floresta sagrada, casa
de infância, casa 1961, aldeia Nwdajahane, Ntxuva, lagoa. Centro de recursos.
Estes elementos fazem desta local um verdadeiro ponto turístico por ter
características peculiares.
No entanto, são várias as
actividades que são desenvolvidas no local histórico como prática do turismo
cultural, visitas guiadas e de outros programas de interesse sociocultural e
educativo. Importa referir a a actividade mais vulgar e o festival xingomane
que tem atraindo milhares de pessoas sendo nacionais e internacionais, esta tem
sido a principal actividade rentavel deste LHN.
Descrição
do festival xingomana
Festival Xingomana
é um festival anual na aldeia de Nwadjahane, distrito de Manjacaze, província
de Gaza, local do primeiro presidente da frente da libertação nacional de
Moçambique Eduardo Chivambo Mondlane. Anualmente em honra do seu aniversario o
local histórico de Nwadjahane acolhe
este evento, o Festival Xingomana comemora com:
Ø
Concurso
de DançaXingomana;
Ø
Espectaculo
de musica;
Ø
Feira
do Livro;
Ø
Feira
de Artesanato;
Ø
Feira de gastronomia;
Ø
Actividades
desportivos;
Ø Tecnologia e Meios
de Comunicação, bem como atividades de cidadania relacionadas com o ambiente.
É intenção do
Festival e serve como lobista para colocar Xingomana na Lista do Património
Cultural Mundial da UNESCO. A dança Xingomana tradicional é uma expressão
artística cultural praticada em toda a região sul de Moçambique sobretudo na
província de Gaza, e é através desta expressão cultural que o festival visa
incentivar, valorizar e preservar a dança Xingomana dentro das comunidades de
modo que ele pode contribuir para o desempenho econômico, desenvolvimento
social e cultural e o empoderamento da mulher moçambicana.
Em junho de 2015 o
local histórico de Nwadjahane acolheu a primeira edição do festival xingomana
sob lema celebrando Eduardo Mondlane, este envolveu grupos que praticam a dança
tradicional xingomana, oriundos de todos os distritos da província de gaza onde
premiou os melhores conjuntos, dado que assumiu-se como plataforma de
competição entre os envolvidos, este projecto visa celebrar a vida e obra de
Eduardo Mondlane, por outro lado visa candidatar Xingomana na lista do
património cultural da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e
Cultura (UNESCO), não so, mas também integrar os onteudos sobre esta dança no
curriculum local, que por sua vez, devera estimular palestras, debates e
concursos nas escolas locais, aumentando o conhecimento, a viabilidade e
informação sobre cultura xingomana e a vida do Eduardo Mondlane a nível nacional,
regional e internacional assim como, promover e garantir a salva-guarda desta
tradição. Nesta primeira edição o festival xingomana veio demostrar a ligação
intrínseca entre cultura e turismo.
Patrocínio do primeiro festival xingomana
O festival Xingomana foi organizado
pela NʼKateko Produções e NʼTctaila Produções e contou com o patrocínio de Moza
Banco, Banco de Moçambique, PCD, STEMA, Petromoc, Matola Gás Company, Aguas da
Namaacha, Tropigalia, Prodata, AdamʼsTransport, Padaria Farinha, Padaria
Mukhokweni e ADECH.
Festival
de Xingomana 2016
O como já é sabido que o festival
de Xingomana é realizado anualmente, e que a sua primeira edição foi no ano de
2015. A segunda edição do festival decorreu nos dias 18 a 19 de Junho de 2016 e
teve uma participação de 11 grupos de dança da província meridional de Gaza,
que evoluíram na lendária localidade de Nwadjahane, distrito de Mandlhakazi.
Importa ainda referir que este
festival, ou seja, esta edição foi realizado pela Nkateko Produções, por
ocasião da passagem dos 96 anos do nascimento de Eduardo Chivambo Mondlane que
foi assinalado a 20 de Junho de 2016.
Dos 11 grupos participantes foram
apurados 3 melhores, dos quais o grupo de
Mandlakhazi que ficou em segundo lugar e Bilene e terceiro. Tendo como
vencidor da prova o grupo de……….
Ø
Espetáculo Musical,
Ø
Feiras de Livro,
Ø
Artesanato,
Ø
Gastronomia,
Ø
Tecnologia e Media, e
Ø
Acampamento juvenil
Ø
Saude, bem como atividades de cidadania ligadas ao
Meio Ambiente e Educação Fiscal.
Para além das actividades acima
referenciadas a intenção do Festival e de servir como lobby para candidatura da
dança Xingomana na Lista do Património Mundial Cultural da UNESCO. Este
projecto tem uma mais valia porque, para além de ter este nobre objectivo a
longo prazo, pela segunda vez, celebrou o aniversário de Eduardo Mondlane e a
sua exaltação foi abarcar não só a sua vida e obra mas igualmente a sua cultura
e a sua terra natal
Concurso de dança xingomana
XINGOMANA não se dança com sapatos,
dança-se para a liberdade, foi isso que doze grupos de igual número de
distritos de Gaza mostraram na aldeia de Nwadjahane, na primeira edição do
Festival Xingomana, dançaram e cantaram pessoas de diferentes faixas etárias,
maioritariamente mulheres adultas, que não pouparam esforços para serem
destacados como os melhores. Sorte teve o Grupo Cultural de Nwadjahane que
convenceu o júri, ficando em primeiro lugar com um prémio monetário de 104 mil
meticais.
O segundo e terceiro lugar foram
atribuídos aos grupos de Xai-Xai e Bilene com os prémios de 69400 meticais e
34800 meticais respectivamente.O júri viu-se obrigado a desqualificar o grupo
da cidade de Xai-Xai que, por razões desconhecidas, todos os elementos
executaram a dança calçados o que, segundo entendidos na matéria, quebra a
originalidade dos movimentos.
A demonstração e o empenho mostravam
que estes grupos não dançavam apenas pelos prémios, dançavam pela liberdade e
soberania que tem desde que o país se libertou do colonialismo português
Parceria
e patrocinio do II festival Xingomana
A 2ª edição do festival teve como parceiros Universidade
Eduardo Mondlane (UEM),Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Instituto Superior
de Artes e Cultura (ISArC), Fundação Casa de Agua, Fundação Eduardo Mondlane,
GOLO, Arquiplan, Jornal O Publico, Ntumbuluku, Inotur, Festival azgo, adepee,
Festival Canda, Autoridade Tributaria, UNESCO, entre ouros. Contou ainda com o
patrocínio de várias empresas como: Moza Banco, Mcel, ProData, Agua de
Namaacha, Petromoc, Tropigalia, Cervejas de Moçambique, entre outras.
Proposta
de actividades a serem realizadas em Nwadjahane em prol da sustentabilidade
deste local histórico:
Hotel
turístico
Hotel é um estabelecimento
comercial especializado em proporcionar acomodações para viajantes por via de
pagamento pelo alojamento. Este meio de hospedagem, geralmente é classificado como
um elemento importante no âmbito dos serviços turísticos pois este na sua
maioria disponibiliza serviços de alimentação, eventos e outros para
proporcionar maior satisfação e permanecia dos seus hóspedes segundo o portal
do turismo.
Os hotéis maiores podem fornecer um
número de instalações de hóspedes adicionais tais como restaurante, salas de
reuniões e mais espaços de lazer. No caso especifico de Nwadjahane, nota se uma
necessidade de considerar o aumento dos espaços hoteleiros pois em ocasiões
como de festival xingomana, desloca se maior número de pessoas para este local
e mediante a pesquisa feita no local, apenas tem um hotel e este por sua vez
não possui capacidade de alojamento para muitos visitantes facto que pode
contribuir para fraca aderência do festival por parte de turistas. Nesta
medida, propomos a construção de mais hotéis neste local com vista a tender os
visitantes na época de festivais e não só, com a construção de mais hotéis, o
interesse de visitar o museu aberto de nwadjahane pode aumentar pois os
visitantes não terão mais que se preocupar em comprar as tendas e a questão da
alimentação pois o hotel não só fornecera alojamento, mas também cuidara da
alimentação dos visitantes.
A construção destes hotéis, poderá
contribuir para a sustentabilidade do local histórico de nwadjahane na medida
em que:
·
Os hotéis
geram fundos que podem ser aplicados para a renovação das infra estruturas de
Nwadjahane;
·
Através
destes o local será mais conhecido e reconhecido a nível nacional e
internacional;
·
Os
responsáveis pela limpeza e renovação do espaço de nwadjahane poderão ser
beneficiados de um salario proveniente dos lucros dos hotéis param o sustento
individual.
Campeonato
de jogo N’txuva
O jogo é uma atividade recreativa
que os seres humanos utilizam com o objectivo de distração e disfrute para a
mente e o corpo, os jogos também tem sido utilizados como uma das principais
ferramentas a serviço da educação. Desde os tempos imemoráveis o homem tem
usado o jogo como um recurso para se distrair e se divertir, hoje existe uma
infinidade de jogos e um deles é txuva.
Ntxuva é um
jogo de tabuleiro muito popular em Moçambique, é o Xadrez Africano. Apesar de
ser um jogo de tabuleiro, é mais comum na zona sul do país ver pessoas a jogar
o ntxuva em buracos no chão, onde não é comum ver jovens a jogar, diferente do
que acontece nas outras zonas do país, a maior parte dos adeptos deste jogo são
homens. O ntxuva era o passatempo preferido dos soldados em tempos de guerra,
hoje este jogo já não tem a mesma presença que tinha anteriormente, e seria importante trazer de volta este
património nacional e africano.
O jogo
tem uma natureza guerreira, pois, semelhante
ao xadrez, o jogador tem que criar
estratégias para vencer os inimigos, com este
jogo ajudaria na sustentabilidade do local historico de Nwadjahane aproveitando
deste modo a entreter turistas na visita à lagoa onde Eduardo Chivambo Mondlane apascentava gado e jogava
N’txuva.
Restaurante
Restaurante
é um estabelecimento comercial que propicia um servico de alimentacao aos
clientes, é um espaco publico que qualquer pessoa pode ter acesso, entretento
apesar de ser uma entidade publica, seus servicos são cobrado.Para o caso do
local historico de Nwadjahane, um restaurante contribuiria para a
sustentabilidade pois os visitantes passariam refeicoes com um preco acessivel
onde tanto o atendimento como a comida são simples, a venda das refeicoes nesse
restaurante seriam em foormato de buffet com um cardapio tipicamente local
desde as bebidas, comidas e sobremesas, porem satisfatorios,desse modo seria um
atrativo para os visitantes e esses não teriam que levar alimentos para consumirem no local ou durante a
viagem.
Dança xigubo
Xigubo é uma dança tradicional
moçambicana e que representa a resistência colonial do país sobretudo na região
sul. Maioritariamente praticada nas regiões interiores de Gaza e Maputo, a
dança tem poucos praticantes ao nível das cidades, tendo em conta este facto
que a Associação Cultural Ucheni, localizada na Cidade de Maputo, está a
desenvolver um programa que visa ensinar os passos do xigubo a crianças.
Esta é uma
iniciativa que visa perpetuar a dança entre Mocambicanos, de modo a que
continue uma referência no vasto mosaico cultural moçambicano. "Optamos
por trabalhar com crianças como uma forma de passar esta riqueza cultural
moçambicana de geração em geração, por forma a que o xigubo não
desapareça", disse Elias José Manhiça um dos coordenadores da associação.
O grupo propoe que haja um grupo de criancas
permanete para que o memso possa apresentar essa dança sempre que o LH
recebesse visitantes, visto que esta dança é apenas apresentada quando acotence
o Festiva.
Referências bibliográficas
UNESCO
(2005), Diversidade cultural, encontrado em http//www.unesdoc.unesco.org,
20.11.2016, 115 h.
Gil, António Carlos (2003), Metodos e tecnicas de pesquisa social, 6 edição, editora Atlas, São
Paulo.
TESCH, Renata (1990), Qualitative research: analysis: analysis types and software tools. Basingstoke
MARCONI, Marina de Andrade
& LAKATOS, Eva Maria. (2003), fundamento
de metodologia científica, editora atlas, 5ª edicao, São Paulo.
9. MINAYO, Maria De Cesilia (2008), pesquisa social, teoria, metodo criatividade, vozes editores, 27ª edicão
http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/caderno-cultural/38607-xingomana-a-danca-da-libertacao.html
acessado no dia 22/05/2017 as 14:17.
http://chacatepolitico.blogspot.com/2009/09/locais-historicos-de-gaza.html
no dia 22/05/2017 as 14:23.
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dia 22/05/2017 as 14:23.
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