Índice
2. Psicologia
do desenvolvimento
4. A
importância do estudo do desenvolvimento humano
5. Os fatores
que influenciam o desenvolvimento humano
6. Aspectos do
desenvolvimento humano
7. Teorias do
Desenvolvimento humano
7.4. Teoria do Contexto Cultural
1. Introdução
Falar
da psicologia do desenvolvimento área de conhecimento da psicologia estuda o
desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físico-motor,
intelectual, afetivo-emocional e social desde o nascimento até a idade adulta.
Esse estudo é compreender a importância do estudo do desenvolvimento humano. E
prende-se com o presente trabalho desenvolver mais afundo, a importância do
estudo do desenvolvimento humano, os fatores que influenciam o desenvolvimento
humano, aspectos do desenvolvimento humano, teorias do desenvolvimento humano,
teorias maturacionais, teorias cognitivas, teoria da aprendizagem, teoria do
contexto cultural.
2. Psicologia
do desenvolvimento
Discutimos,
até agora, como o interesse pelo homem data-se de séculos a.C., mas reunida
como ciência psicológica só surgiu no final do século XIX. Você viu com
Silva-Tadei (2011) que a Psicologia tal como a Medicina é dividida em
disciplinas ou áreas especializadas que delimitam ainda mais o seu objeto de
estudo. Em Teoria e Prática da Educação Infantil, você estudou sobre a história
social da infância e como deve se lembrar, a criança foi tomada como sujeito em
fase diferencial de desenvolvimento somente no início do século XX.
Existem
várias teorias do desenvolvimento humano em Psicologia. Elas foram construídas
a partir de observações, pesquisas com grupos de indivíduos em diferentes
faixas etárias ou em diferentes culturas, estudos de casos clínicos,
acompanhamento de indivíduos desde o nascimento até a idade adulta. Dentre
essas teorias, destaca-se a do psicólogo e biólogo suíço Jean Piaget
(1896-1980), pela sua produção contínua de pesquisas, pelo rigor científico de
sua produção teórica e pelas implicações práticas de sua teoria, principalmente
no campo da Educação.
3. Desenvolvimento
humano
O
desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento
orgânico. O desenvolvimento mental é uma construção contínua, que se
caracteriza pelo aparecimento gradativo de estruturas mentais. Estas são formas
de organização da atividade mental que se vão aperfeiçoando e solidificando até
o momento em que todas elas, estando plenamente desenvolvidas, caracterizarão
um estado de equilíbrio superior quanto aos aspectos da inteligência, vida
afetiva e relações sociais.
4. A
importância do estudo do desenvolvimento humano
A
criança não é um adulto em miniatura. Ao contrário, apresenta características
próprias de sua idade. Compreender isso é compreender a importância do estudo
do desenvolvimento humano. Estudos e pesquisas de Piaget demonstraram que
existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo,
próprias de cada faixa etária, isto é, existe uma assimilação progressiva do
meio ambiente, que implica uma acomodação das estruturas mentais a este novo
dado do mundo exterior. Estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as
características comuns de uma faixa etária, permitindo-nos reconhecer as
individualidades, o que nos torna mais aptos para a observação e interpretação
dos comportamentos.
5. Os fatores
que influenciam o desenvolvimento humano
Hereditariedade -
a carga genética estabelece o potencial do indivíduo, que pode ou não
desenvolver-se. Existem pesquisas que comprovam os aspectos genéticos da
inteligência.
Crescimento orgânico-
refere-se ao aspecto físico. O aumento de altura e a estabilização do esqueleto
permitem ao indivíduo comportamentos e um domínio do mundo que antes não
existiam.
Maturação neurofisiológica-
é o que torna possível determinado padrão de comportamento. A alfabetização das
crianças.
Meio-
o conjunto de influências e estimulações ambientais altera os padrões de
comportamento do indivíduo.
6. Aspectos do
desenvolvimento humano
O
desenvolvimento humano deve ser entendido como uma globalidade, mas, para
efeito de estudo, tem sido abordado a partir de quatro aspectos básicos:
·
Aspecto
físico-motor- refere-se ao crescimento orgânico, à
maturação neurofisiológica, à capacidade de manipulação de objetos e de
exercício do próprio corpo.
·
Aspecto
intelectual- é a capacidade de pensamento,
raciocínio. Por exemplo, a criança de 2 anos que usa um cabo de vassoura para
puxar um brinquedo que está embaixo de um móvel ou o jovem que planeja seus
gastos a partir de sua mesada ou salário.
·
Aspecto
afetivo-emocional- é o modo particular de o indivíduo
integrar as suas experiências. É o sentir. A sexualidade faz parte desse
aspecto. Exemplos: a vergonha que sentimos em algumas situações, o medo em
outras, a alegria de rever um amigo querido.
·
Aspecto
social- é a maneira como o indivíduo reage diante das
situações que envolvem outras pessoas.
7. Teorias do
Desenvolvimento humano
As
teorias funcionam como mapas conceituais que nos orientam na jornada de
compreender um determinado fato. Na psicologia do desenvolvimento, têm-se
várias teorias explicativas do desenvolvimento humano, vamos abordar algumas
delas agora.
7.1. Teorias Maturacionais
Dessen
e Costa Junior (2005) pontuam que as teorias maturacionais ressaltam o papel
ativo desempenhado pelos sistemas biológicos do indivíduo na determinação dos
padrões de desenvolvimento, tendo como maior representante desta perspectiva
teórica Gessel e Amatruda. Os teóricos dessa linha realçavam que as mudanças
que são observadas durante o desenvolvimento infantil são iniciadas pela
predisposição inerente ao organismo.
7.2. Teorias Cognitivas
Os
teóricos dessa abordagem elegeram como objeto de estudo o desenvolvimento, a
princípio, cognitivo enfatizando a centralidade da exploração dos objetos por
parte da criança (COLE e COLE, 2003). O foco dessa abordagem é a interação do
ambiente e o desenvolvimento cognitivo, de tal forma que não se prioriza nem o
biológico nem o ambiente, ambos têm a mesma importância para o desenvolvimento
humano. A figura central nas teorias cognitivas é o suíço Jean Piaget
(1896-1980), por sua preocupação principal de entender como uma criança se
tornaria um adulto no que tange o ponto de vista cognitivo.
7.3. Teoria da Aprendizagem
Segundo
Cole e Cole (2003), as teorias da aprendizagem secundarizam os fatores
biológicos, proclamando que as principais causas das mudanças no
desenvolvimento humano são modeladas a partir da interação com o ambiente, mais
precisamente, do contato com os adultos que moldam o comportamento e as crenças
das crianças, principalmente por meio de recompensas e punições. Sob esta
perspectiva teórica, tem-se o processo pelo qual o comportamento de um
organismo é modificado pela experiência.
7.4. Teoria do Contexto Cultural
Como
podemos perceber, as teorias até agora abordadas pressupõem que o
desenvolvimento surge da interação da herança biológica da criança e seu
ambiente. Cada qual atribui um peso diferente para cada uma dessas duas fontes
de influência e na maneira como concebem a interação que desencadeia o
desenvolvimento humano (COLE; COLE, 2003).
8. Conclusão
Em
conclusão a ampliação da concepção de psicologia do desenvolvimento torna a
produção nesta área de atuação bastante importante para elaboração de programas
de intervenção na prevenção e promoção de saúde, especialmente nos contextos
das práticas de profissionais da área de saúde e da de educação. Traz também
com ela a necessidade de avanços metodológicos, para que se possam responder
novas perguntas que surgem na medida em que o escopo da psicologia do
desenvolvimento se amplia. Tendo em conta que a psicologia de desenvolvimento
humano na educação tem um papel no
ensino-aprendizagem reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno
verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que
se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser
humano necessita para desenvolvimento dentro da sociedade.
9. Referências
bibliográficas
Alex
Eduardo Gallo, Psicologia do Desenvolvimento da Criança, MARINGA-PR, 2012.
A
Psicologia do desenvolvimento, CAPÍTULO 7.
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