sexta-feira, 9 de abril de 2021

Psicologia do desenvolvimento, Filosofia da Educação de Infância

 

Índice

1. Introdução. 3

2. Psicologia do desenvolvimento. 3

3. Desenvolvimento humano. 4

4. A importância do estudo do desenvolvimento humano. 4

5. Os fatores que influenciam o desenvolvimento humano. 4

6. Aspectos do desenvolvimento humano. 5

7. Teorias do Desenvolvimento humano. 5

7.1. Teorias Maturacionais. 5

7.2. Teorias Cognitivas. 6

7.3. Teoria da Aprendizagem.. 6

7.4. Teoria do Contexto Cultural 6

8. Conclusão. 7

9. Referências bibliográficas. 8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1. Introdução

Falar da psicologia do desenvolvimento área de conhecimento da psicologia estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social desde o nascimento até a idade adulta. Esse estudo é compreender a importância do estudo do desenvolvimento humano. E prende-se com o presente trabalho desenvolver mais afundo, a importância do estudo do desenvolvimento humano, os fatores que influenciam o desenvolvimento humano, aspectos do desenvolvimento humano, teorias do desenvolvimento humano, teorias maturacionais, teorias cognitivas, teoria da aprendizagem, teoria do contexto cultural.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2. Psicologia do desenvolvimento

Discutimos, até agora, como o interesse pelo homem data-se de séculos a.C., mas reunida como ciência psicológica só surgiu no final do século XIX. Você viu com Silva-Tadei (2011) que a Psicologia tal como a Medicina é dividida em disciplinas ou áreas especializadas que delimitam ainda mais o seu objeto de estudo. Em Teoria e Prática da Educação Infantil, você estudou sobre a história social da infância e como deve se lembrar, a criança foi tomada como sujeito em fase diferencial de desenvolvimento somente no início do século XX.

Existem várias teorias do desenvolvimento humano em Psicologia. Elas foram construídas a partir de observações, pesquisas com grupos de indivíduos em diferentes faixas etárias ou em diferentes culturas, estudos de casos clínicos, acompanhamento de indivíduos desde o nascimento até a idade adulta. Dentre essas teorias, destaca-se a do psicólogo e biólogo suíço Jean Piaget (1896-1980), pela sua produção contínua de pesquisas, pelo rigor científico de sua produção teórica e pelas implicações práticas de sua teoria, principalmente no campo da Educação.

3. Desenvolvimento humano

O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico. O desenvolvimento mental é uma construção contínua, que se caracteriza pelo aparecimento gradativo de estruturas mentais. Estas são formas de organização da atividade mental que se vão aperfeiçoando e solidificando até o momento em que todas elas, estando plenamente desenvolvidas, caracterizarão um estado de equilíbrio superior quanto aos aspectos da inteligência, vida afetiva e relações sociais.

4. A importância do estudo do desenvolvimento humano

A criança não é um adulto em miniatura. Ao contrário, apresenta características próprias de sua idade. Compreender isso é compreender a importância do estudo do desenvolvimento humano. Estudos e pesquisas de Piaget demonstraram que existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa etária, isto é, existe uma assimilação progressiva do meio ambiente, que implica uma acomodação das estruturas mentais a este novo dado do mundo exterior. Estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma faixa etária, permitindo-nos reconhecer as individualidades, o que nos torna mais aptos para a observação e interpretação dos comportamentos.

5. Os fatores que influenciam o desenvolvimento humano

Hereditariedade - a carga genética estabelece o potencial do indivíduo, que pode ou não desenvolver-se. Existem pesquisas que comprovam os aspectos genéticos da inteligência.

Crescimento orgânico- refere-se ao aspecto físico. O aumento de altura e a estabilização do esqueleto permitem ao indivíduo comportamentos e um domínio do mundo que antes não existiam.

Maturação neurofisiológica- é o que torna possível determinado padrão de comportamento. A alfabetização das crianças.

Meio- o conjunto de influências e estimulações ambientais altera os padrões de comportamento do indivíduo.

6. Aspectos do desenvolvimento humano

O desenvolvimento humano deve ser entendido como uma globalidade, mas, para efeito de estudo, tem sido abordado a partir de quatro aspectos básicos:

·         Aspecto físico-motor- refere-se ao crescimento orgânico, à maturação neurofisiológica, à capacidade de manipulação de objetos e de exercício do próprio corpo.

·         Aspecto intelectual- é a capacidade de pensamento, raciocínio. Por exemplo, a criança de 2 anos que usa um cabo de vassoura para puxar um brinquedo que está embaixo de um móvel ou o jovem que planeja seus gastos a partir de sua mesada ou salário.

·         Aspecto afetivo-emocional- é o modo particular de o indivíduo integrar as suas experiências. É o sentir. A sexualidade faz parte desse aspecto. Exemplos: a vergonha que sentimos em algumas situações, o medo em outras, a alegria de rever um amigo querido.

·         Aspecto social- é a maneira como o indivíduo reage diante das situações que envolvem outras pessoas.

7. Teorias do Desenvolvimento humano

As teorias funcionam como mapas conceituais que nos orientam na jornada de compreender um determinado fato. Na psicologia do desenvolvimento, têm-se várias teorias explicativas do desenvolvimento humano, vamos abordar algumas delas agora.

7.1. Teorias Maturacionais

Dessen e Costa Junior (2005) pontuam que as teorias maturacionais ressaltam o papel ativo desempenhado pelos sistemas biológicos do indivíduo na determinação dos padrões de desenvolvimento, tendo como maior representante desta perspectiva teórica Gessel e Amatruda. Os teóricos dessa linha realçavam que as mudanças que são observadas durante o desenvolvimento infantil são iniciadas pela predisposição inerente ao organismo.

7.2. Teorias Cognitivas

Os teóricos dessa abordagem elegeram como objeto de estudo o desenvolvimento, a princípio, cognitivo enfatizando a centralidade da exploração dos objetos por parte da criança (COLE e COLE, 2003). O foco dessa abordagem é a interação do ambiente e o desenvolvimento cognitivo, de tal forma que não se prioriza nem o biológico nem o ambiente, ambos têm a mesma importância para o desenvolvimento humano. A figura central nas teorias cognitivas é o suíço Jean Piaget (1896-1980), por sua preocupação principal de entender como uma criança se tornaria um adulto no que tange o ponto de vista cognitivo.

7.3. Teoria da Aprendizagem

Segundo Cole e Cole (2003), as teorias da aprendizagem secundarizam os fatores biológicos, proclamando que as principais causas das mudanças no desenvolvimento humano são modeladas a partir da interação com o ambiente, mais precisamente, do contato com os adultos que moldam o comportamento e as crenças das crianças, principalmente por meio de recompensas e punições. Sob esta perspectiva teórica, tem-se o processo pelo qual o comportamento de um organismo é modificado pela experiência.

7.4. Teoria do Contexto Cultural

Como podemos perceber, as teorias até agora abordadas pressupõem que o desenvolvimento surge da interação da herança biológica da criança e seu ambiente. Cada qual atribui um peso diferente para cada uma dessas duas fontes de influência e na maneira como concebem a interação que desencadeia o desenvolvimento humano (COLE; COLE, 2003).

 

 

 

8. Conclusão

Em conclusão a ampliação da concepção de psicologia do desenvolvimento torna a produção nesta área de atuação bastante importante para elaboração de programas de intervenção na prevenção e promoção de saúde, especialmente nos contextos das práticas de profissionais da área de saúde e da de educação. Traz também com ela a necessidade de avanços metodológicos, para que se possam responder novas perguntas que surgem na medida em que o escopo da psicologia do desenvolvimento se amplia. Tendo em conta que a psicologia de desenvolvimento humano na educação  tem um papel no ensino-aprendizagem reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano necessita para desenvolvimento dentro da sociedade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

9. Referências bibliográficas

Alex Eduardo Gallo, Psicologia do Desenvolvimento da Criança, MARINGA-PR, 2012.

A Psicologia do desenvolvimento, CAPÍTULO 7.

 

 

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