Redes
intermediárias/ Redes de valor
As empresas atualmente devem contruir
e gerenciar sistemas complexos acuais de canais e redes intermediários que
estão em contínua evolução.
Redes
intermediárias são conjuntos de caminhos de
organizações interdependentes envolvidas no processo de disponibilizar bens
ou serviços aos consumidores finais.
Os intermediários de Marketing ajudam as
empresas a promover, a vender e a distribuir os seus produtos para os compradores
ou até aos consumidores finais.
No grupo dos intermediários de
marketing encontramos revendedores, empresas de distribuição, agência de
serviços de marketing e os intermediários financeiros, afirma-se que estes
ajudam a empresa a encontrar clientes ou vende para eles.
Observação:Para
que um produto possa chegar até aos consumidores leva diversos caminhos
denominados canais de distribuição, estes por sua vez ajudam as empresas a
promover distribuir e vender seus produtos.
De acordo com Maurício Santos diz que as
redes de valor caracterizam empresas que geram valores a seus clientes
através da intermediação do relacionamento entre eles, isto é de forma direta
ou indireta.
As empresas selecionam membros para
rede, gereciam a comunicação e relacionamento com os mesmos, prestam os
serviços adequados e mantem uma infra-estruturafísica e de informações
necessária para garantir a operação do negocio com eficiência e eficácia.
Os gerenciamentos dessa rede de valor
exige que as empresas invistam continuamente em tecnologias de informação e
em software.
E por sua vez os profissionais de
marketing tem focado tradicionalmente a rede de valor pelo lado do cliente
dotando softwares e práticas de gestão de relacionamento com o cliente.
Níveis
de rede de valor
Encontramos três principais níveis de
valor nomeadamente:
·
Nível
0- fabricantes: Estes vendem direto aos consumidores
·
Nível
1-Atacadistas: Os fabricantes vendem para os
atacadista que por sua vez vendem aos consumidores;
·
Nível
2-varejista: Os fabricantes vendem aos atacadistas,
os atacadistas vendem para os verejistas que por sua vez vendem aos
consumidores
·
Nível
3-Consumidor: os fabricantes disponibilizam o seu
produto para os atacadistas que vendem para os verejista que por sua vez
vende para o consumidor,
Dentre
os níveis vistos vamos ver os principais agentes do marketing
Ø Agente de transporte: garante
que o produto chegue ao consumidor final
Ø Agentes de armazenagem:
estes mantém e organizam os produtos
Ø Agente de processamento de
pedido: fazem o atendimento directo ao cliente;
Ø Operadores logísticos
terceirizados: oferecem a parte logística para a
empresa;
Ø Agente de propaganda:
divulgam o produto;
Ø Agente financeiro:viabilizam
financiamento e empréstimos
Ø Companhias de Seguros:
fazem que diminuam seus prejuízos.
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