sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Redes intermediárias/ Redes de valor


Ficha de Leitura da Cadeira de Noções de Marketing
Nome: Luís Alexandre Vilanculo
Referencias Bibliográficas
KOTLER, Philip. Marketing Especial, 2ͣ ed. Sao Paulo, Prentice Hall,2005
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 7ª. ed. S.A,1999
COBRA, Marcos., Marketing básico,4ª ed. São Paulo., Atlas, 2013
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Resumo
















































Redes intermediárias/ Redes de valor

As empresas atualmente devem contruir e gerenciar sistemas complexos acuais de canais e redes intermediários que estão em contínua evolução.
Redes intermediárias são conjuntos de caminhos de organizações interdependentes envolvidas no processo de disponibilizar bens ou serviços aos consumidores finais.
Os intermediários de Marketing ajudam as empresas a promover, a vender e a distribuir os seus produtos para os compradores ou até aos consumidores finais.
No grupo dos intermediários de marketing encontramos revendedores, empresas de distribuição, agência de serviços de marketing e os intermediários financeiros, afirma-se que estes ajudam a empresa a encontrar clientes ou vende para eles.
Observação:Para que um produto possa chegar até aos consumidores leva diversos caminhos denominados canais de distribuição, estes por sua vez ajudam as empresas a promover distribuir e vender seus produtos.
 De acordo com Maurício Santos diz que as redes de valor caracterizam empresas que geram valores a seus clientes através da intermediação do relacionamento entre eles, isto é de forma direta ou indireta.
As empresas selecionam membros para rede, gereciam a comunicação e relacionamento com os mesmos, prestam os serviços adequados e mantem uma infra-estruturafísica e de informações necessária para garantir a operação do negocio com eficiência e eficácia.
Os gerenciamentos dessa rede de valor exige que as empresas invistam continuamente em tecnologias de informação e em software.
E por sua vez os profissionais de marketing tem focado tradicionalmente a rede de valor pelo lado do cliente dotando softwares e práticas de gestão de relacionamento com o cliente.
Níveis de rede de valor
Encontramos três principais níveis de valor nomeadamente:
·         Nível 0- fabricantes: Estes vendem direto aos consumidores
·         Nível 1-Atacadistas: Os fabricantes vendem para os atacadista que por sua vez vendem aos consumidores;
·         Nível 2-varejista: Os fabricantes vendem aos atacadistas, os atacadistas vendem para os verejistas que por sua vez vendem aos consumidores 
·         Nível 3-Consumidor: os fabricantes disponibilizam o seu produto para os atacadistas que vendem para os verejista que por sua vez vende para o consumidor,
Dentre os níveis vistos vamos ver os principais agentes do marketing
Ø  Agente de transporte: garante que o produto chegue ao consumidor final
Ø  Agentes de armazenagem: estes mantém e organizam os produtos
Ø  Agente de processamento de pedido: fazem o atendimento directo ao cliente;
Ø  Operadores logísticos terceirizados: oferecem a parte logística para a empresa;
Ø  Agente de propaganda: divulgam o produto;
Ø  Agente financeiro:viabilizam financiamento e empréstimos
Ø  Companhias de Seguros: fazem que diminuam seus prejuízos.


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