sexta-feira, 8 de novembro de 2019

inventário e balanço


Tema: inventário e balanço
Inventário e Balanço
Inventário
O inventário consiste numa relação (lista , rol) dos elementos patrimoniais com a indicação do seu  valor. Proceder a inventário consiste, pois, em analisar os elementos de um dado património descreve- lós e atribuir lhes um valor.
Na preparação/elaboração do inventário devemos considerar três fazes:
Ø  Identificação, em que se verifica quais os elementos patrimoniais existentes .
Ø  Descrição e classificação, em que os elementos serão apresentados e repartidos pelas classes a que dizem respeito.
Ø  Valorização, acto  de atribuição de um valor a cada elemento patrimonial.
Quanto ao âmbito, os inventários podem classificar se em gerais e parciais.
Um inventário diz se geral quando inclui sobre todos os elementos que constituem um dado património, e diz de parcial, quando abrange apenas alguns dos elementos patrimoniais . No inventário geral figuram todos os elementos patrimoniais, e no parcial figura apenas uma parte deles.  A inventário de mercadorias ou as dividas a receber e a pagar de dada empresa  são casos representativos de inventários parciais.
Quanto a  disposição dos elementos patrimoniais no inventário, podem considerar se dois casos distintos:
Ø  Os elementos aparecem dispostos sem obedecer a qualquer ordem. Neste caso o inventário diz se simples.
Ø  Os elementos aparecem agrupados, segundo a sua natureza, características ou função. Se isto acontece, o inventário diz se classificado.
Balanço
Elaborada o inventário geral, torna se necessário comparar o activo com o passivo para conhecer o valor e natureza do capital próprio. Essa comparação constitui o balanço. Assim, enquanto que o inventário constitui apenas um arrolamento(listagem) dos valores activos e passivos, o balanço, por sua vez, leva a cabo a comparação (balanceamento) entre aquelas classes de valores .
Segundo Dumarchey, Balanço é, pois a expressão da relação existente entre o activo , o passivo e a situação liquida.
Em pontos precedentes vimos que a situação patrimonial de qualquer empresa obedece sempre a formula:
ACTIVO+SL.PASSIVO=PASSIVO+SL.ACTIVO
ACTIVO=PASSIVO+SL.ACTIVO-SL.PASSIVO
ACTIVO=PASSIVOCAPITAL PROPRIO
Sendo o balanço constituído por dois membros, no primeiro membro (lado esquerdo) inclui-se ao activo; o passivo e o capital próprio (positivo ou negativo) constituem o segundo membro do balanço.
Na prática existem dois tipos de balanço:
Ø  Representação horizontal, em que o primeiro membro aparece do lado esquerdo. O segundo membro vem do lado direito, sendo ordem: capital próprio, passivo.
Ø  Representação vertical em que o segundo membro vem imediatamente abaixo do primeiro, mantendo se a ordem indicada quanto ao segundo membro.
No presente trabalho conclui se que quando elaborada o inventário geral, torna se necessário comparar o activo com o passivo para conhecer o valor e natureza do capital próprio. Essa comparação constitui o balanço. Assim, enquanto que o inventário constitui apenas um arrolamento(listagem) dos valores activos e passivos, o balanço, por sua vez, leva a cabo a comparação (balanceamento) entre aquelas classes de valores.

0 comentários:

Enviar um comentário