UNISAVE –Maxixe
Escola Superior de Contabilidade e
Gestão
Licenciatura em Gestão de Recursos
Humanos
Tema: P de Praça
Introdução
O
presente trabalho aborda um aspecto bastante importante em marketing, o P de praça. O mesmo apresentará primeiro
aquilo que é a noção do que seria a praça e como isso afecta na definição de um
mercado. Trará também bases ou técnicas de definição do lugar ideal para vender
nosso produto.
Desenvolvimento
P de praça
Em
marketing pode definir-se praça como sendo o lugar físico ou virtual onde é
oferecido um produto ou serviço. O P de praça é a forma em que o produto e
colocado a disposição desde a matéria-prima até ao consumo final. São os canais
de marketing definidos por : fornecedor da matéria-prima, fabricantes dos
produtos, os distribuidores e o consumidor final.
O
consumidor pode ter contacto com o seu produto através do comércio electrônico,
físico ou ambos.
Comércio electrónico,
mesmo na internet, existem sites próprios onde são feitas essas transacções,
mas há também o fecebook e o whatsApp;
Comércio físico,
os mercados são a prova viva dessa troca, em que o vendedor e o consumidor tem
um contacto físico;
E
o comércio físico- electrónico, em
que interagem por meio electrónico e posteriormente encontram-se para a troca.
Como definir correctamente a praça?
Definir
correctamente a praça significa disponibilizar o produto no lugar certo onde
está o cliente, saber em que locais os compradores costumam procurar esse tipo
de produto, definir quais são os seus concorrentes e o meio/canal de
distribuição e saber se terá acesso directo dos clientes, com lojas ou por intermediários.
Para tal é necessário elaborar uma boa estratégia de marketing.
Sabe-se
que o cliente está no centro de tudo, mas é importante que se faça uma balança
entre os aspectos relacionados com as fases anteriores do planeamento. O
produto deve ter restrições de transporte ou validade, oque condiciona a uma
praça mais restrita.
No
mercado o preço deve ser competitivo para que o seu produto tenha maior
demanda.
A
definição de praça implica à conjugação com outros intervenientes da estratégia
de marketing.
Conclusão
Após
a abordagem do trabalho conclui-se que praça é um factor muito importante para
o sucesso do nosso mercado. Para que consigamos ter saída na venda do nosso
produto é impertinente definir primeiro quem são os compradores, concorrentes,
quais os meios de distribuição e o local onde se encontram os clientes.
Bibliografia
ARMSTRONG, Gary. KOTLER, Philip. Princípios
de Marketing. 12ª Edição. São-Paulo. PEARSON, 2007.
CAETANO,
Joaquim. et all. Marketing e comunicação em moda: uma nova realidade. S/ed.
Lisboa. Escolar Editora, 2011.
Universidade
Save – Extensão Maxixe
Curso:
Licenciatura
em Gestão de Recursos Humanos
Cadeira:
Noções
de Marketing
Docente:
Xavier Cavilane
Discente: Âquiba
Momade Mussá
1. Introdução
As
pessoas têm cada vez mais tempo e apesar de que o acto da compra ser algumas
vezes interessante, os consumidores racionalizam o tempo gasto nessa
actividade. Desta forma, pode-se dizer que a principal função de um canal de
distribuição é fazer com que o produto chegue rapidamente ao local em que os
consumidores esperam encontra-la. Na mesma senda, irei abordar
assuntos/conteúdos relacionados com: circuito de distribuição, onde esta
inserido o papel da distribuição no Marketing, funções de distribuição, papeis
dos canais de marketing, marketing de distribuição, a natureza e a importância
dos canais de distribuição, número de níveis de canal, comportamento e
organização do canal, comportamento do canal, organizar a distribuição e o
canal de marketing como um sistema.
2.
Circuito
de Distribuição
2.1.O
papel da distribuição no Marketing
De
acordo com Kotler & Armstrong (2007), os sistemas de canais de marketing
engloba um conjunto de canais específicos unificados por uma empresa.
·
Comerciantes:
geralmente lojas de pequenas e media dimensão, ou grandes cadeias de retalho
com sistemas de gestão complexos;
·
Revendedores:
que podem ser de dois tipos armazenista, proprietários de grandes plataformas
de estacionamento de stocks, onde os comerciantes se abastecem e os grossistas,
entidades que compram em grande volumes para revender ao retalho e que muitas
vezes possuem a sua própria rede de vendedores;
·
Facilitadores:
são operadores logísticos de transportes ou de armazenagem que tratam de todos
os aspectos relacionados com a movimentação do stock ponto para ponto.
O
mercado é constituído por seguintes tipos de operadores: Grossistas – propõem
uma combinação de produtos complementares dado que trabalham com múltiplos
fornecedores. Retalho independente – lojistas que vendem bens e serviços ao
consumidor final.
2.2.Funções
de distribuição
·
Transportar: toda a actividade
necessária ao transporte dos produtos de local de fabrico para local de
consumo;
·
Fraccionar: colocação dos produtos
fabricados em porções e em condicionamentos que correspondem as necessidades
dos utilizadores;
·
Armazenar: assegurar a ligação entre o
fabrico e a compra ou utilização;
·
Combinar: constituição dos produtos
complementares/combinados adaptados a situações do consumo ou utilização;
·
Contador: facilitar o acesso a grupos de
compradores numerosas e dispersas;
·
Informar: melhorar o conhecimento das
necessidades do mercado e dos termos da troca comercial;
·
Promover: empurrar a venda de produtos
através de acções publicitárias organizadas no local de venda.
2.3.Papeis
dos canais de marketing
Há
muitos fabricantes que não dispõem de recursos financeiros para comercializar
os seus produtos directamente, uns pela extensão em que comercializam, outros
porque a organização logística da distribuição tem um peso financeiro brutal e
incomportável para a sua estrutura de custos: o preço dos veículos de
transporte, os salários de motoristas, o custo de combustíveis, isto é,
contribui para um decréscimo da competitividade da empresa. Um canal de
distribuição proporciona uma desmultiplicação de contactos tornando mais
racional o encontro entre entidades ofertantes e a procura dos consumidores.
Os
canais de distribuição pode realizar-se uma redução de disparidade de
funcionamento, pois sem intermédios os fabricantes teriam que produzir a escala
do consumidor e este teria que armazenar stocks importantes.
2.4.Marketing
de distribuição
De
papel marcadamente passivo e sujeito a praticas de pressão por partes dos
fabricantes por parte dos fabricantes transformou-se em muito pouco tempo num
player importante e por vezes dominador; e que também não demorou muito tempo a
atingir níveis de prática abusiva de entidades de menor capacidade
reivindicativa.
2.5.A
natureza e a importância dos canais de distribuição
As
decides de canal de uma empresa afectam directamente todas as outras decisões
de marketing. A determinação de preços da empresa depende do fato de ela
trabalhar com grandes redes de desconto nacionais, usar lojas especializadas de
alta qualidade ou grau de persuasão, treinameto, motivação e apoio de que seus
parceiros de canal necessitam. É comum que as empresas dêem pouquíssima atenção
a seus canis de distribuição, as vezes com resultados desastrosos.
2.6.Número
de níveis de canal
As
empresas podem projectar seus canais de distribuição para disponibilizar
produtos e serviços aos clientes de diferentes modos. Cada faixa de
intermediários de marketing que realizam algum tipo de trabalho para aproximar
do comprador final o produto e sua posse é um nível de canal.
2.7.Comportamento
e organização do canal
Os
canais de distribuição ao mais do que simples conjuntos de empresas ligadas por
vario fluxos. Eles são complexos sistemas comportamentais nos quais pessoas e
empresas integram para atingir metas individuais, organizacionais e de canal.
Alguns sistemas de canais consistem apenas em interacções informais entre
empresas livremente organizadas.
2.8.Comportamento
do canal
Um
canal de distribuição é composto por empresas que se juntaram pelo bem comum.
Cada membro do canal desempenha um papel no qual é especializado. Por exemplo:
o papel de Samsung é fabricar produtos electrónicos que serão apreciados pelos
consumidores e criar demanda por meio de propaganda em escala nacional. O papel
da Best Buy é expor os produtos da Samsung em coçais convenientes, responder as
perguntas dos compradores e fechar as vendas, Kotler & Armstrong (2007).
2.9.Organizar a distribuição
Para Cobra (2013), o desenvolvimento e a
administração de um sistema de distribuição passa a ser afectado quando:
·
Há crescimento de capital requerido pelo
negócio da empresa e os custos fixos são altos;
·
O lucro marginal é declinante e a taxa
de retorno do investimento é baixa;
·
O processo de marketing é complexo’
2.10.
O
canal de marketing como um sistema
Crescente importância de distribuição no
contexto metodológico e empresarial tem mostrado diferentes dimensões da
administração, de canais ou vias de distribuição. O canal pode ser visto como
Canal como um sistema comportamental, um sistema económico, um sistema
ecológico e mesmo como um sistema de administração estratégica.
Canal
como um sistema comportamental - a estrutura do canal
pode tornar-se mais formalizada através do uso de contratos e de acordos do
tipo franchising. O sistema
comportamental aborda estruturas sociopedagógicas de relações entre pessoas –
clientes e membros do negócio.
Canal
como um sistema económico – a influência do preço no sistema
económico é em virtude de todo o relacionamento entre as empresas ao longo das
via de distribuição ser estimulado ou enfraquecido por problemas de natureza
económica da qual o preço é uma das variáveis principais.
O canal como um sistema ecológico -
A
sobrevivência da empresa é vista com base em variáveis como tamanho da empresa
e de seu sistema de distribuição, seu grau de centralização, sua integração no
meio ambiente e sua estrutura pior área produção, função e ciente. E o
desempenho de um canal de distribuição é analisado dos seguintes pontos de
vista: capacidade de sobrevivência e de crescimento, de lucratividade e do grau
de satisfação do cliente, Cobra (2013).
3. Conclusão
Ao
decorrer do trabalho, pude concluir que, os sistemas de distribuição são
organizados em consonância com os recursos de marketing dentro de hierarquias
que são as prioridades relacionadas aos canais a serem utilizados. Os
objectivos hierárquicos devem ser definidos de formas que permitam alocar
recursos para os canais de distribuição. O sistema ambiental deve ser analisado
de forma que compreenda suas interacções com os canais e suas repercussões
estratégicas. Em fim, a estrutura social e a orientação cultural da comunidade
do qual o sistema de distribuição faz parte da orientação estratégica básica de
acção.
4. Referencia Bibliográfica
COBRA, Marcos. “Marketing básico. 4ª ed. Reimpr. São Paulo. Altas, 2013
KHOTLER,
Philip. & ARMSTRONG,
Gray: “Princípios de marketing. 12ª ed. São Paulo: Pearson
Prentice Gall, 2007.
UNISAVE
- Maxixe
Escola
Superior de Contabilidade e Gestão
Ficha
de Leitura da Cadeira de Noções de Marketing
Nome:
Celeste Verónica Maculuve Docente: Ma. Xavier Cavilane
Funções de distribuidores
A
praça é tida como sendo o local onde um produto é exposto de forma permanente.
São muitos os intervenientes do processo de venda de um produto na praça, sendo
um destes os distribuidores, e que exerce um papel fundamental neste processo.
A
distribuição é um processo que está normalmente associado ao movimento de
material de um ponto de produção ou armazenagem até o cliente. Neste contexto, entende-se
por distribuidores, o conjunto de indivíduos ou entidade responsável pela distribuição
ou entrega de um determinado produto à praça.
Exemplo:
A Handling pode ser considerada um distribuidor pois faz entregas dos seus
produtos aos revendedores.
Tipos de distribuição
Segundo
Ballou (1993), a distribuição pode ser directa ou indirecta.
2.1.DistribuiçãoDirecta
A distribuição directa ocorre sem a participação
de um intermediário ou pessoa jurídica, o produtor vende directamente para seu consumidor.
Exemplo:
A Darlling pode se considerar um distribuidor directo pois faz a entrega ou venda
dos seus produtos aos consumidores finais.
Distribuição Indirecta
A distribuição indirecta utiliza intermediários para
colocar os produtos ao alcance de seus consumidores.
Exemplo:
A Coca-Cola faz uma distribuição indirecta, usando a Handling como seu
intermediário.
Funções da distribuição
Com
base em Caetano et all (2011:184), os distribuidores exercem um papel importante
no processo de compra e venda de produtos, possuindo assim, diversas funções das
quais podemos destacar as seguintes:
Transportar
Esta
função está ligada ao processo ou actividade de transporte dos produtos do local
de fabrico para o local de consumo;
Fraccionar
Significa
colocar os produtos fabricados em porções e em condicionamentos que
correspondam as necessidades dos utilizadores;
Armazenar
É
a função relacionada a assegurar a ligação entre o fabrico e a compra ou utilização,
consiste ainda em guardar e zelar pelos produtos durante o processo de ligação dos
produtos do local de fabrico para o local de consumo;
Combinar
É
a constituição de produtos complementar e sou combinados adaptados a situação de
consumo ou utilização;
Contactar
É
a função de facilitar o acesso a grupos de compradores num erososedispersos, neste
processo, os distribuidores tem a missão de intermediários entre o produtor e o
consumidor, sendo ele que faz a ponte ou contacto entre ambos;
Informar
Os distribuidores têm a função de melhorar
o conhecimento das necessidades do mercado e dos termos da troca concorrencial,
esta função está aliada ao feedback;
Promover
Nesta
função, os distribuidores tem a missão de estimular a venda de produtos através
de acções publicitárias organizadas no local de venda. Ele trabalha ainda como uma
gente de marketing para impulsionar as vendas;
Segundo Caio (2008), em geral, pode se afirmar
que os distribuidores são utilizados por sua eficiência, em funções tais como:
Ø A
redução dos custos para seus clientes por meio da compra de grandes lotes e da
sua posterior divisão de lotes menores;
Ø Os
distribuidores mantêm estoques, reduzindo, portanto, os custos e os riscos de
estocagem para fornecedores e clientes;
Ø A
compra e venda: os distribuidores dispõem de uma força de vendas que ajuda os
fabricantes a atingir pequenos clientes comerciais a um custo relativamente baixo;
Ø Os
distribuidores quase sempre oferecem uma entrega mais rápida aos clientes, por
estar mais perto deles;
Ø Financiamento:
os distribuidores financiam os clientes, concedendo-lhes crédito, bem como os fornecedores,
fazendo pedidos antecipadamente e pagando suas facturas aprazo;
Ø A
decomposição das funções dos distribuidores permite por em evidência a questão
central da distribuição, saber qual é o agente económico que está em melhores condições
para assegurar essas funções: o próprio produtor, os armazenistas, os presta dores
de serviço como os transportadores, os retalhistas e os próprios consumidores.
Bibliografia
CAETANO, Joaquim; et all. Marketing e Comunicação. Porto: Escolar,
2011.
UniSave-Maxixe
Discente: CleidDalú
Ramos
Cadeira: MARKETING
Curso:
Gestão de RecursosHumanos
Politicas públicas e decisões de
distribuição
Canais dedistribuiçãopodemserconsiderados
o conjunto de empresas e indivíduos interligados que garantem que umamercadoriachegaráaoconsumidor
final.
As
empresassãolegalmente livres para desenvolverquaisquerestruturas de canais que
lhesconvenham. A legislaçãonorte-americanareferenteaoscanaisprocuraevitar as tácticas
de exclusãousadasporalgumasempresas que poderiamimpedir que outraempresausasse
um canal desejado. A maioria das leis referentes a canal trata dos direitos e
deveresmútuos dos membros do canal.
Muitosfabricantes
e atacadistasgostam de desenvolvercanaisexclusivos para seusprodutos. Quando o
fabricantepermite que apenascertos pontos de vendacomercializemseusprodutos, a estratégia
é chamada de distribuiçãoexclusiva.Quandoexige
que osrevendedoresnãocomercializemprodutos de seusconcorrentes, a estratégia é
chamada de direitosexclusivos de
distribuição. Ambas as partespodem se beneficiar dos contratos de
exclusividade: o fabricanteconseguemais pontos de vendafiéis e confiáveis, e
osrevendedoresobtêmumafonteestável de fornecimento e maiorapoio de vendas. Mas
oscontratos de exclusividadetambémimpedem que outros fabricantesvendam para
essesmesmosrevendedores.Essescontratossãolegaisdesde que nãoreduzam a
concorrência e desde que as ambaspartesconcordemvoluntariamente com ostermos do
contrato.
A
distribuição tem umafunçãologística, que dizrespeitomais à circulaçãofísica do
produto, e outra de marketing, que correspondeaoscontactos e serviços que
oenvolvem.
Ouseja,
as funções dos canais de distribuiçãonão se limitamapenas a garantir o
fluxofísico das mercadorias, sendoosmembros do canal
responsáveistambémporumasérie de outrasactividades, comoestimular a compra e
levantarinformaçõessobreos consumidores.
Uma
empresapode vender directamenteseuprodutoaoconsumidor, como é o caso de alguns.
Quandoissonão é possível, a
companhiacostumadistribuirsuamercadoriaouserviçopormeio de intermediários.
Osintermediáriospodemseragentes, representantes, corretores, distribuidores e
atacadistas, dentre outros.
As
organizações que formam um canal de
distribuiçãosãointerdependentes.Essadefiniçãoindica que elasprecisamumas das
outras para tornarem o produtoouserviçodisponível para usoouconsumo.
Qual a importância do canal de
distribuição
A
boa escolha do canal de distribuição do produtoouserviço é fundamental para o
sucesso do negócio e, porisso, é parte essencial da estratégia de marketing.
Optarpelo
canal correctosignificafazer o produtochegar no clientecertona hora certa. Além
disso, a forma de distribuição tem impacto no custo do produto.
O
canal de distribuiçãopode, portanto,
tantotornarumaempresamaiscompetitivacomocriar um problemaque impeça o
seucrescimento.
Tipos de canais de distribuição
Directo
A
empresadistribui o seuprodutodirectamente para o consumidor final. Um exemploé
as marcas de cosméticos que possuemredespróprias de revendedores que actuam de
porta em porta.
Indirecto
Para
fazer com que seuprodutochegueaoconsumidor, a empresautiliza o serviço de
intermediários.
Níveis de canal de distribuição
A
quantidade de intermediáriosenvolvidos no processo é o que define osníveis do
canal de distribuição.
Canal de nível 0
É
quando o fabricante se relacionadirectamente com o seuconsumidor final.
Canal de nível 1
Nesse
canal, o fabricantevendeseuproduto para um grandedistribuidor que actuatanto no
atacadocomo no varejo, ondealcançadirectamente o consumidor final.
Canal de nível 2
A
indústriarepassa o produtoa um distribuidor que, porsuavez, o
venderáexclusivamente para o varejo. O varejofaz a vendaaoconsumidor final.
Canal de nível 3
É
o canal maistradicional, envolvendodistribuidor, representante, varejo e
cliente
Tipos de distribuição
Existemtrêstiposprincipais
de distribuição.
Distribuiçãoexclusiva
Ossistemas de distribuiçãoexclusivasãousadosporempresas
que necessitam de canais de distribuiçãoleais, sobreosquaistenham um maiorcontrolo.
Nessesistema,
a empresa e o intermediáriotêm um pacto de exclusividadesobre a venda do
produto, garantindoserviços de venda e de assistênciaespecializados, com
exposiçãoapropriada.
Distribuiçãoselectiva
A
distribuiçãoselectiva é aquelaem que,
devido à natureza do negócio, a empresaselecciona um númerorestrito de canais
de distribuição.
O
intuito da estratégia é valorizar o produto. Nessemodelo,
sãoescolhidosapenasintermediários que ofereçam as característicasdesejadas, que
sãoosmaisadequados para atingir o público-alvo da marca.
Ex: artigoscomoroupas de grife e
relógioscaros, que sãovendidosapenasemlojas de luxo.
Distribuiçãointensiva
Na
distribuiçãointensiva, a estratégia da empresa visa atingir o maiornúmero de
consumidores possíveis. Para isso, seuproduto é escoadopor um númeroamplo de
canais de distribuição.
A
distribuiçãointensiva é utilizada,
sobretudo, nosprodutos que possuem um alto consumo, mas baixo valor agregado. A
vendadesseprodutopodeserfeitatantoporrepresentantescomerciaisosprópriosfabricantescomoporatacadistas
e distribuidores.
Entre
osprodutos que contam com essetipo de distribuiçãopodemoscitarosgénerosalimentícios,
as bebidas e o sistema de higiene.
Bibliografia
KOTLER, Philip;Keller,
Kevinl. Administração de marketing, 14ªed.
São
Paulo: Pearson education,2012.
KOTLER, Philip;Armstrong. Princípios de marketing, 12ªed. São
Paulo:Pearson Prentice,2007.
Introdução
Neste
presente trabalho irei falar de retalhistas, onde decorrera o seu
desenvolvimento a sua função, como fazer o comércio a retalho e as suas
actividades também pode exercer a função importante de colectar informações
sobre mercado consumidor, isso facilita a orientação nas decisões do próprio
retalhista e dos seus fornecedores.
Retalhista
é o elemento do canal de distribuição que vende ao cliente final.
Compra
os produtos aos grossistas (ou fabricantes) servindo de elo no canal de
distribuição pode ser intermediário de elo entre produtos e consumidores e
tornam eficiente a troca entre ambos.
Os
retalhistas s têm como principal função a prestação dos serviços ao consumidor.
E Toda actividade retalhista deve ter como foco o cliente.
O retalhista precisa ter muito bem definido o
seu publica – alvo e procurar conhece-lo e encanta-lo sempre, tanque tratar de
estriar relacionamento para que o cliente seja defensor da marca da empresa ou
da sua loja, temos de que maneiras alternativas de pagamento, facilitando a
compra para o consumidor;
O
retalhista agrega valor ao produto ou serviço que comercializa e procura de
forma organizada expor os produtos que auxiliam na escolha de consumidor,
tornando o processo de compra mais satisfatória. Estes fazem a distribuição dos
produtos de uma forma organizada e de uma variável de marketing mix das
organizações, a tomada da decisão é feita no âmbito da sua eficácia.
Existem
em retalhistas a forma de distribuição adequada que é muitas vezes um factor decisivo
no sucesso determinado produto, é provável que influencie o seu preço e o seu
valor aos olhos dos compradores.
Não venda a retalho inclui as actividades
necessários para a venda de bens e serviços directamente aos consumidores
finais, que os utilizam para fins estritamente pessoais, assim a venda a
retalho engloba, entre outras a venda de bens alimentares vestuários, calçado,
electrodomésticos serviços financeiros artigo de mobiliário e de coração para
casa etc.
E
a maior venda retalho é feita em lojas de venda ao público, onde os
consumidores procuram os bens e serviços que lhes interessam. Toda a via existe
outras formas mais recentes de venda a retalho que englobam designada mente a
venda por internet por correio, telefone e porta a porta etc.
Síntese
Durante
a minha leitura entendi que os retalhistas são pessoas que fazem o comércio de
produtos ou serviços de uma forma mais fácil fazendo a entrega ao consumidor,
onde tem a sua principal função prestar serviços ao consumidor, onde os mesmos
tentam fazer daquilo que os seus clientes gostam ou quer receber deles, os
retalhistas neste comércio precisão de definir o seu mercado alvo.
Conclusão
A
pois abordado o trabalho conclui que os retalhistas tem uma grande tarefa no
comercio, que tornam o comercio a retalho mais facilitado para o mercado, e
este faz a venda directa aos consumidores em estabelecimentos apropriados ou em
lugares permitidos.
Referência Bibliográfica
Retalhistas in Artigos de apoio infopedia
[em
linha]. Porto: por Editor, 2003- 2019-10-09
[consulta,
2019 – 10 -07 16: 10: 54].
Cláudia
Pinheiro; n° E6290; 20 de Maio de 2012.
Introdução
O
pressente trabalho aborda o tema Grossista. O mesmo desenvolver-se-á trazendo o
possível conceito, e por estar relacionado com a distribuição apresentará
também aquilo que são as suas funções. Traz a explicação de funcionamento do
mercado grossista, seu papel e exemplos práticos do nosso dia-a-dia no país.
Desenvolvimento
Para
que o produto chegue ao consumidor final e necessário que este passe por vários
canais e intermediários que operam na sua distribuição. No caso de produtos
destinados aos consumidores finais os intermediários podem ser, para além do
fabricante, o grossista, o retalhista e o próprio consumidor final. No caso de
produtos industriais, destinados a empresas que os utilizam para o fabrico de
outros produtos, estes substituem os consumidores como destinatário final dos
produtos e neste processo não aparecem os retalhistas.
Esses
canais afectam naquilo que são as decisões de marketing pois a cada canal o
produto tende a alterar o seu preço envolvendo compromissos a longo prazo.
No
mercado existem dois (2) tipos de operadores intermediários: o grossista e o
retalhista. Mas o trabalho desenvolverá apenas o tema grossista.
Grossista
Grossista
ou comércio por grosso ou ainda comércio armazenista é o local físico
onde são feitos ou processos de compra e venda de produtos em grande escala.
É
um interveniente ou tipo de operador de distribuição geral de produtos, que vem
directamente das fábricas, em grandes quantidades com objectivo de revende-los
aos mercados (empresas, instituições e revendedores), ou seja, locais de venda
que tenham cadastro de pessoa jurídica, a um preço mais baixo reduzido a até
50% do preço estipulado no comércio retalhista (super mercados, lojas, etc).
As
empresas que adquirem produtos do grossista o fazem para revender aos
consumidores finais ou para usar como matéria-prima nas suas actividades.
Distribuição - definição
Distribuição
é o conjunto de todas as entidades singulares ou colectivas, que, através de
várias transacções comerciais e diferentes operações logísticas, que vao desde
a fase de produção até á de consumo.
Funções da distribuição
Segundo
CAETANO et all (2011:184) a distribuição tem como função:
Transportar:
o processo de retirada do produto do local de fabrico para o local de consumo;
Fraccionar:
colocação dos produtos fabricados em porções e condicionamentos que
correspondam ás necessidades dos consumidores;
Armazenar:
assegurar a ligação entre o fabrico e a compra ou utilização final do produto;
Combinar:
constituição de produtos combinados adaptados a situação de consumo ou
utilização;
Contactar:
facilitar o acesso a grupos de compradores numerosos e dispersos;
Informar:
melhorar o conhecimento das necessidades do mercado e dos termos de troca da
concorrência;
Promover:
empurrar a venda de produtos através de acções publicitárias organizadas no
local de venda.
Como funciona o mercado grossista?
Os
grossistas têm muito stock de produtos e geralmente vendem em grandes
quantidades a outros distribuidores. É comum a determinação da quantidade
mínima a se comprar e assim oferecem a um preço mais baixo para arrecadar
lucros.
Alguns
grossistas vendem directamente ao consumidor final, no qual seguem a mesma
técnica de determinação de quantidades para ter acesso a um preço especial.
Por
outro lado, há produtores que vendem os seus produtos ao consumidor final
evitando passar por um distribuidor grossista.
Porquê os fabricantes não fazem o
processo de distribuição por si?
O
fabricante delega a tarefa de distribuição de produtos devido o défice de
recursos financeiros para o fazer directamente, pela extensão em que
comercializam, pela organização logística da distribuição que tem uma grande
influência na estrutura de custo do produto ou também devido à falta de lucros
ao estabelecer seu próprio canal de compra final.
Outro
factor que influencia a existência de canais de distribuição são a falta de
viabilidade devido o impulso de valor por unidade que é baixo.
Papel do mercado grossista
O
grossista traz vantagens aos restantes elementos da cadeia, tanto na base
monetária como a jusante.
O
grossista é o responsável fundamental pela colocação do produto á disposição do
cliente nas condições adequadas;
O
grossista tem o papel de reduzir o número de compradores de pequenas
quantidades e que se encontrem dispersos, tornando mais racional o encontro
entre entidades ofertantes e a procura dos consumidores;
Também
os produtos ficam mais próximo do comprador, constituindo combinação variada e
permitindo que os intermediários comprem em quantidades maiores para revender
ou para o uso a um preço mais baixo e proporcionando serviços de transporte
eficientes.
Exemplos
1.Se
eu quiser fazer uma festa posso ir a um grossista comprar loiça, pratos, copos
e colheres descartáveis num grossista para que me custe mais barato. Este caso
remete-nos ao facto de obtermos um bem desejado a um preço mais baixo do que
encontraríamos num super-mercado ou revendedor retalhista qualquer.
2.A
CDM (Cerveja de Moçambique) é produtor da cerveja mais consumida no nosso país,
e devido a dispersão dos clientes consumidores tem dificuldades de
distribuição. Disponibiliza aos mercados a grosso grande proporção
correspondente a 50 caixas a um preço de 18.000,00. Este por sua vez revende
uma quantidade de 10 caixas ao retalhista a um preço de 4.800,00, e este também
o revende para o consumidor final a um preço unitário de 50,00. Se formos a
prestar atenção, a cada operador o preço aumenta, mas o produto fica mais
disponível para que o comprador o encontre com facilidade.
Conclusão
Após
a abordagem do trabalho cheguei a conclusão que grossista é o local físico onde
se efectuam as actividades de compra e venda de produtos para fins comerciais.
Este é o segundo maior distribuidor, antecede o retalhista e sucede o produtor.
O
grossista comercializa seus produtos em grandes quantidades e a um preço mais
baixo. O papel fundamental do grossista é trazer à disponibilidade os produtos
em perfeitas condições de consumo.
Bibliografia
CAETANO,
Joaquim; et all. Marketinge Comunicação
em Moda: uma Nova Realidade. S/ed. Lisboa, Escolar editora: 2011.
Universidade Save Extensão Maxixe
Curso: Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos
Ficha de Leitura de Noções de Marketing
Nome: Lina Neta João Chibissane
Docente: Xavier Cavilane
Tema: Ponto de Venda
_____________________________________________________________________
1.
Ponto
de venda
Com base em Kotler, é um local onde o produto
é exposto de forma permanente independente da sazonalidade ou promoção em que
sejam oferecidos, por tempo limitado, vantagens adicionais aos consumidores.
O
ponto de venda significa qualquer tipo de estabelecimento comercial que busque
convencer os seus consumidores a comprar, pode ser (online, loja virtual) ou
lojas físicas.
Conforme
Miranda (1997), o ponto de venda deve ser trabalhado para atender a demanda do
seu público-alvo sendo assim, factores como localização do PDV o layout, a
selecção de mercadorias, divulgação interna e externa, a exposição de produtos,
inclusive o vitrinismo, as demonstrações e ofertas directas ao consumidor.
Podemos
afirmar que ponto de venda diz respeito a todo o local usando para a venda de
um determinado produto.
Exemplo:
O mercado do peixe de Maputo é um ponto de venda para o peixe.
O
ponto de venda também é conhecido pelo PDV é o local em que precisa garantir as
melhores condições de apresentação para ter a certeza de que o seu cliente se
sentirá confortável o suficiente para se concentrar apenas na decisão de
vendas.
A
comunicação usada nos pontos de vendas age de forma decisiva e estimulante para
o consumo por tratar-se de novo cenário onde os consumidores estão cada vez
mais conformados, exigentes e ponderados em relação ao tempo gasto.
Os
cinco sentidos (visão, audição, tacto, olfacto e paladar) devem ser explorados
para influenciar e induzir o comportamento do consumidor fazendo com que o
produto tenha destaque ocasionando a rotatividade de mercadorias e a
preferência do público.
Uma
vez estabelecido o quê vender e para quem vender, é preciso definir como vender
e assim administrar o composto metodológico de uma Empresa.
O
s produtos depois de produzidos precisam chegar ao consumidor final, e por isso
passam por diversos elos de cadeia de distribuição sendo importante destacar os
intermediários (revendedores, transportadores e armazenadores) que fazem a
ligação entre a empresa produtora e o consumidor final.
Apesar
das novas tecnologias, o ponto de vendas assume um papel cada vez mais decisivo
no processo de aquisição de produtos e serviços. Tem se exigido das empresas
maior competência no trato directo com seus consumidores.
Tal
como o treinamento do pessoal, capacitação, motivação e o uso de ferramentas
como Merchandising e a promoção de vendas, o ponto de venda é mais exigido nas
organizações para a obtenção dos resultados superiores.
Segundo
Kotler (2002), merchandising é a actividade que procura acompanhar todo ciclo
de lançamento de um produto desde a sua adequação para os PDVS (imagem, compra,
volume, materiais promocionais) até o controle da sua performance mercadológica
diante dos consumidores.
O
merchandising é também o conjunto de esforços de comunicação realizados no
ponto de venda de produtos ou em locais de uso de serviços directamente entre
os consumidores.
O
Merchandising contribui muito no tempo de venda pois as suas acções podem
conter conjuntos com campanhas de promoção, promoção de venda.
O
merchandising utiliza qualquer tipo de material impresso para comunicação
básica.
Exemplo: cartazes,
displays, folhetos, bandeirolas, tudo isso contendo desenhos, frases ou
fotografias.
Exemplo prático:
Os clubes nocturnos promovem os seus eventos com base em cartazes, panfletos e
mais para o seu público-alvo.
2.
Importância
da localização na escolha de um ponto de venda
A
localização éum factor a considerar no momento de escolha ou identificação de
um ponto de venda, e pode contribuir significativamente para o sucesso das
vendas. A localização é muito importante na medida em que está directamente
ligada à visibilidade do produto, um ponto de vendas bem localizado proporciona
maiores chances de notoriedade do produto.
Uma
boa localização proporciona também maior destaque e consequente adesão ou
movimento do público-alvo ao seu ponto de venda.
Para
Ugaya (1993), o ponto de venda salienta a importância da visibilidade,
oferecida em cada situação, sendo as esquinas os locais mais valorizados nesse
aspecto, seguidas do trecho de rua voltadas para praça, largo ou final e o
começo da rua.
De
facto, de nada adianta oferecer um preço diferenciado e um serviço de qualidade
se os clientes nao frequentam o seu ponto de venda.
Ex: Amontagem
de um ponto de vendas de produtos de makilhagem em Mavume, não terá muita
aceitação porque poucas pessoas usam esses produtos, diferente de venda de água
numa fronteira.
3.
Aspectos
a ter em conta na implementação de um ponto de venda
3.1. Facilidade ao
acesso
O
ponto de venda deve ser de fácil acesso para todos, inclusive das pessoas
portadoras de deficiências. Ao instituir um ponto de venda, deve se ter em
conta alguns aspectos relacionados com o transporte, porque o ganho obtido ao
saber tomar decisões coerentes sobre o produto pode ser perdido se não forem
dedicados iguais as questões de praça, de forma especial, o respeito de onde o
produto será oferecido, e como o cliente chegará até este local.
3.2. Alinhamento ao
perfil do público
Neste
aspecto, deve se garantir que a localização escolhida para montar o seu ponto
de venda esteja de acordo com o perfil do seu público-alvo. Ou seja, o bairro,
com maior concentração dos consumidores para o seu produto, os locais mais
frequentados pelos seus clientes. Esses são alguns pontos que precisam ser
levados em consideração.
Ex:
a montagem de Uma reprografia em frente a uma escola.
3.3. Raios de
distribuição geográfica da concorrência
Para
esse quesito deve se fazer uma análise em torno da concorrência. Você pode
fugir de ter competidores mais fortes logo em frente, quando se firmar em
regiões que não concentram lojas do seu segmento. Dependendo da região, procura
diferenciar o seu produto, se a loja ao lado dedica-se a venda de cosméticos,
procura algo diferente, como acessórios de carros, txopela ou mesmo
confeitaria, claro de acordo com o nível de estudo de mercado ou do público-alvo.
UNISAVE –Maxixe
Escola Superior de Contabilidade e
Gestão
Licenciatura em Gestão de Recursos
Humanos
Docente: Ma.
Xavier Cavilane
Ficha de Leitura da Cadeira de
Noções de Marketing
Nome:
Luís Alexandre Vilanculo
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Referencias
Bibliográficas
KOTLER, P.;. Princípios de Marketing. 12ª. ed. S.A,2010
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da página
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Resumo
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Redes
intermediárias/ Redes de valor
As empresas actualmente devem construir
e gerenciar sistemas complexos actuais de canais e redes intermediários que
estão em contínua evolução.
Redes
intermediárias são conjuntos de caminhos de
organizações interdependentes envolvidas no processo de disponibilizar bens
ou serviços aos consumidores finais.
Os intermediários de Marketing ajudam
as empresas a promover, a vender e a distribuir os seus produtos para os
compradores ou até aos consumidores finais.
No grupo dos intermediários de
marketing encontramos revendedores, empresas de distribuição, agência de
serviços de marketing e os intermediários financeiros, afirma-se que estes
ajudam a empresa a encontrar clientes ou vende para eles.
Observação:Para
que um produto possa chegar até aos consumidores leva diversos caminhos
denominados canais de distribuição, estes por sua vez ajudam as empresas a
promover distribuir e vender seus produtos.
De acordo com Maurício Santos diz que as
redes de valor caracterizam empresas que geram valores a seus clientes
através da intermediação do relacionamento entre eles, isto é de forma directa
ou indirecta.
As empresas seleccionam membros para
rede, gereciam a comunicação e relacionamento com os mesmos, prestam os
serviços adequados e mantém uma infra-estruturafísica e de informações
necessária para garantir a operação do negócio com eficiência e eficácia.
Os gerenciamentos dessa rede de valor
exigem que as empresas invistam continuamente em tecnologias de informação e
em software.
E por sua vez os profissionais de
marketing têm focado tradicionalmente a rede de valor pelo lado do cliente
dotando softwares e práticas de gestão de relacionamento com o cliente.
Níveis
de rede de valor
Encontramos três principais níveis de
valor nomeadamente:
·
Nível
0- fabricantes: Estes vendem directo aos consumidores
·
Nível
1-Atacadistas: Os fabricantes vendem para os
atacadistas que por sua vez vendem aos consumidores;
·
Nível
2-varejista: Os fabricantes vendem aos atacadistas,
os atacadistas vendem para os verejistas que por sua vez vendem aos
consumidores
·
Nível
3-Consumidor: os fabricantes disponibilizam o seu
produto para os atacadistas que vendem para os verejista que por sua vez
vende para o consumidor,
Dentre
os níveis vistos vamos ver os principais agentes do marketing
Ø Agente de transporte: garante
que o produto chegue ao consumidor final
Ø Agentes de armazenagem:estes
mantêm e organizam os produtos
Ø Agente de processamento de
pedido: fazem o atendimento directo ao cliente;
Ø Operadores logísticos terciarizados:
oferecem a parte logística para a empresa;
Ø Agente de propaganda:
divulgam o produto;
Ø Agente financeiro:viabilizam
financiamento e empréstimos
Ø Companhias de Seguros:
fazem que diminuam seus prejuízos.
|
Universidade Save
Cadeira:
Marketing
Tema:
Merchandising
Discente:
Moisés Boane Júnior
Docente:
Ma. Xavier Cavilane
Introdução
Neste
presente trabalho pretende-se abordar o tema Merchandising no mundo de negócio, como funciona e a sua
finalidade. Também pretende trazer os possíveis conceitos do merchandising e
seus respectivos elementos, explicando-os de forma detalhada ou resumida.
Merchandising
Segundo
COBRA (2013; P.460) Merchandising é um conjunto de operações tácticas
efectuadas no ponto de venda, para colocar no mercado o produto ou serviço
certo, no lugar certo, na quantidade certa, no preço certo, no tempo certo, com
o impacto visual adequado e na exposição correcta.
De
acordo com o autor acima citado Merchandising seria o conjunto de acções
promocionais feitas para colocar o produto certo na hora certa e no lugar certo
para atrair os consumidores.
Elementos do conceito de Merchandising
A - Produto ou serviço certo –
um produto ou serviço certo pode ser dito adequado quando atende os seguintes
requisitos:
1.
Qualidade
intrínseca diz respeito as expectativas de desempenho,
durabilidade, funcionamentos e adequação ao tipo de uso ou consumo a que se
destina.
Exemplo;
ausência de defeitos, perdas, adequação ao uso, erros ou falhas, presença de
características que interessam o cliente, entre elas confiança e
previsibilidade.
2.
Utilidade
do produto ou serviço refere se a outras características,
alem das físicas, os benefícios que terão os consumidores ao comprarem o
produto ou serviço.
Exemplo:
os anúncios que agente vê na TV: comprem o sabão em pó contem o exclusivo
removedor, elimina as manchas da sua roupa.
1.
Benefícios
As
pessoas compram o que os produtos ou serviços fazem associadamente ao que elas
querem ou esperam que o produto ou serviço faca por elas.
Exemplo:
o comprador de relógio não compra apenas as horas certas, compra também a
garantia de status social decorrente de um modelo de estilo exclusivo ou de
moderno, ou que apresente outras funções múltiplas: um calendário, uma
calculadora e um rádio.
2.
Identificação
O
produto certo precisa ser destacado de seus concorrentes no ponto de venda,
seja pelo estilo diferente, seja pela marca, seja pela embalagem, seja pelas
próprias características.
Exemplo: a
roupa que agente compra na pep.
B – O Lugar certo
Para
planejar a colocação do produto certo no lugar certo, objectivando maximizar o
lucro nas vendas, é preciso considerar os seguintes requisitos:
1.
Área
mercadolologica
Significa
determinar o raio geográfico dentro do qual um produto pode ser colocado a
venda com retornos compatíveis e com os investimentos de produção e de
distribuição realizados.
Exemplo: abrir
uma empresa num lugar onde há competitividade para realizar as necessidades dos
consumidores.
2. Zonas metodológicas
3. Significa
especificar os limites geográficos no sentido amplo, compreendendo as
indústrias instaladas, as pessoas e seus modos de vida, bem como as considerações
de clima.
Exemplo:
estudar as empresas instaladas e as pessoas que lá se encontram para poder
instalar a sua empresa.
4.
Estilo
de vida
As
diferenças estilo de vida são também importantes nas chamadas zonas metodológicas
geográficas.
Exemplo:
O hábito de vida da Maxixe é diferente de Gaza e do Maputo, é mais parecido com
o do Inhambane céu.
5.
População
O
número de habitantes por sexo, classe socioeconómica, faixa etária e o número
de nascimentos e de mortes são dados vitais para estratégia segmentação de mercado.
Exemplo: antes
de abrir um negócio fazer um estudo da população que reside no local onde
pretende fazer um negocio.
C – Localização do ponto de venda
1. Ambiente doméstico
quando é visitado por vendedor ou recebe uma mala directa oferecendo produtos
ou serviços
2. Campo
quando é abordado na rua por vendedores ambulantes;
Exemplo:
as pessoas que vendem roupa nas ruas da cidade.
3. O local de trabalho do comprador
quando se recebe na empresa a visita de um vendedor de seguro, de livros etc.
Exemplo: aquela
pessoa que vem nas nossas casas nos vender, tomate, roupa, couve etc.
4. O local de trabalho de vendedor
quando se vai ao encontro de vendedor de automóveis, supermercados etc.
Exemplo:
É quando agente vai ao mercado ou nas lojas comprar um produto.
D- Ponto de apresentação
O
comprador potencial pode ser atingido por diversas maneiras:
1-
Vendas
através de máquinas
Exemplo:
comprar cigarros, jornais, revistas, chocolate, refrigerantes, através de
máquinas que accionam mediante o uso de moeda.
2- Venda atráveis de férias, salões,
convenções, lojas e outros esses meios de venda constituem
uma táctica de incrementar a procura do produto e seus usos aplicações. Essa
prática tem crescido tanto que é comum.
Exemplo:
fábricas de tecidos e confecções treinarem seus vendedores.
D- Densidade da representação
1- Distribuição exclusiva
ocorre quando se vende com exclusividade um produto através de um único canal
de distribuição, isto é, apenas um ponto no mercado tem exclusividade de venda.
Exemplo:
distribuir o seu produto independentemente do preço ou categoria do produto em
destaque.
2- Distribuição selectiva
é usada para trabalhar unicamente com canais de distribuição especialmente
seleccionados para a venda de certos produtos, por exemplo, revendedores de
automóveis e distribuidores de máquinas e equipamentos escolhidos em conformidade
com o potencial económico de áreas geográficas definidas.
Exemplo:
artigos como roupa de grife e relógios caros, que são vendidos em lojas de
luxo.
3- Distribuição geral
tipo de cobertura horizonte de mercado em que se pratica a venda através de
todo e qualquer ponto de venda.
Exemplo:
a distribuição de peixes, que são colocados a venda em bares, restaurantes,
supermercados etc.
Conclusão
Após
abordagem do trabalho concluiu-se que o merchandising é o panejamento de
actividades que se realizam em estabelecimentos comerciais, principalmente nas
lojas de auto-serviço, como parte do complexo mercadológico de bens de consumo,
apresenta-los de maneira adequada a criar ânimo de compra na mente dos consumidores.
Referencias Bibliográfica
COBRA,Marcos.
Marketing Básico. 4ª Ed. São Paulo: Atlas. 2013.
Universidade Save-Maxixe
Curso:Gestão
de Reclusos Humanos
Doente:Ma.
Xavier Cavilane
Descente:CândidaSílvia
A Murace
Logística
O
crescimento dos mercados globais, o aumento da competitividade e as influências
de tecnologia, obsolescência e a modernidade estão causando significativos
impactos na rotina das organizações
Manter
um bom relacionamento com os clientes é, hoje em dia, um fundamento básico no
mundo dos negócios. É através da manutenção de uma carteira de clientes fiéis
que uma empresa pode minimizar a dependência de estar continuamente
conquistando novos clientes, numa frenética luta com um número cada vez maior
de concorrentes. Esta acirrada perseguição a novos clientes tem aumentado
dramaticamente os custos de marketing e, por esta razão, seguidamente ouvimos
falar que manter os clientes conquistados sai mais barato do que atrair
clientes novos. Diante disso darei continuidade falando da logística dentro da distribuição.
Segundo Kotler e Keller (2006) o marketing envolve a
identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais, sendo definido
de uma maneira simplista pelo autor, como uma forma de suprir necessidades
lucrativamente.
Neste sentido, Casas (2007, p.15) menciona que: Marketing é a
área do conhecimento que engloba todas as actividades concernentes às relações
de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos
consumidores, visando alcançar determinados objectivos da organização ou
indivíduo e considerando sempre o meio ambiente de actuação e o impacto que
estas relações causam no bem-estar da sociedade.
Na
perspectiva de Christopher (1997), logística é o processo de gerenciar
estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e
produtos acabados através da organização, de modo a maximizar a lucratividade
presente e futura através do atendimento dos pedidos a baixos custos.
Sendo
este pensamento podemos afirmar que o raio de actuação da logística estende-se
por toda a organização, do gerenciamento de matérias-primas até a entrega do
produto final.
Segundo os conceitos assim supracitado podemos dizer que Marketing
e a Logística trabalham juntos, enquanto o primeiro desenvolve produtos e se
preocupa com as vendas provenientes da elaboração de campanhas, o segundo faz a
gestão dos meios de distribuição dos bens. Tanto a Logística e a Marketing ambas se preocupam com o
perfeito atendimento das necessidades impostas.
Objectivo da Logística
Segundo Ballou, Ronald. H, os objectivos da logística são:
·
Fazer com que produtos e serviços, sejam
entregue a pessoa certa no local combinado e a um preço justo;
·
Atender aos requisitos do cliente.
Como podemos observar à logística se preocupa com o perfeito
atendimento das necessidades dos clientes sem onerar demais as operações
considerando os custos, mas mantendo o controlo desses, pois, a logística é o processo
de planeamento, implementação e controle do fluxo e armazenagem eficientes e de
baixo custo de matérias-primas, estoque em processo, produto acabado e
informações relacionadas, desde o ponto de origem até o ponto de consume.
Philip Kotler citado por Oliveira (2010) diz: Muitas empresas definem seu objectivo
para a logística de mercado como levar os produtos certos, no prazo combinado,
com o mínimo custo. Infelizmente, esse objectivo proporciona pouca orientação
prática, uma vez que nenhum sistema de logística de mercado pode
simultaneamente maximizar o atendimento aos clientes e minimizar o custo de
distribuição, pois, um atendimento excelente ao cliente implica estoques
elevados, transporte especial e vários depósitos, factores que aumentam os
custos de logística de Mercado.
É
notório que a logística está dedicada ao planeamento e execução das actividades
logísticas associadas com a entrega de produtos. Mesmo quando o assunto é
serviço ao cliente, mais atenção é dedicada aos aspectos do relacionamento
entre fabricantes, distribuidores e clientes finais, enfatizando atributos como
redução e cumprimento de prazos de entrega, disponibilidade de produto, apoio
na entrega física, informação sobre o status do pedido e outras necessidades de
atacadistas e varejistas, do que aos aspectos relacionados com a manutenção e
conservação de produtos anteriormente vendidos.
Referrencias
Bibliograficas
BALLOU, Ronald H. Autor 1 Transportes, administração de materiais e
distribuição física: Logística Empresarial. 1ª Ed. Edição Brasil: Local
de publicação Atlas, Editora 2007.
CASAS, A. L. L., Marketing de serviços.
5ªEd. São Paulo: Atlas, 2007, 257p.
KOTLER, P. KELLER, K. L., Administração de marketing.
12ª Ed. São Paulo: Pearson Hall, 2006. 750p.
OLIVEIRA, Francisco, Técnicas
de Logística: Analista de redes sociais nas empresas. 1ªEd.São
Paulo, 2010.
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