Índice
O presente trabalho
ira debruçar as vantagens do método em grupo o trabalho em grupo com o objectivo
de promover a aprendizagem cooperativa, normalmente, é proposto em situações
mais formais de trabalho na sala de aula. Por fim falar da e a sua importância.
Sendo assim é importante um técnico de Medicina preventiva ter conhecimento e
domínio de metodologia ensino, para melhor interagir com a comunidade.
1.1.Objectivo
geral
·
Descrever
as vantagens do método em grupo.
1.2. Objectivos
específicos
·
Mencionar
as vantagens do método em grupo
· Descrever sua importância.
1.4. Metodologia
Segundo FACHIN (2017) método e a soma de etapas lógica, baseadas num conjunto de princípios ou hipóteses linguísticas, pedagógicas, psicológicas e que responde a um objectivo determinado (p.470). Face a isso, para esta pesquisa usou-se o método indutivo.
2. Método em
grupo
O
trabalho em grupo tem sempre um carácter transitório, isto é, deve ser empregue
e conjugado com os outros métodos de exposição e de trabalho independente.
A
finalidade principal do trabalho em grupo é obter a cooperação dos alunos entre
si na realização de uma tarefa, e o desenvolvimento de habilidades necessárias
à prática da convivência com as pessoas.
O
método de trabalho em grupo utiliza-se para:
- Aproveitar
as experiências dos alunos na realização de tarefas;
- Desenvolver
a socialização dos alunos;
- Promover
a troca de ideias, opiniões entre os alunos;
- Eliminar
as diferenças na compreensão de um determinado tema.
Este método contribui
para:
- Completar,
fixar e enriquecer conhecimentos e experiências;
- Desenvolver
o senso de responsabilidade;
- Atender as diferenças individuais;
- Treinar
a capacidades de lideranças e aceitação de outro;
- Desenvolver
o senso crítico e a criatividade,
- Oferecer
ao aluno a oportunidade de estabelecer troca de ideias e opiniões,
desenvolvendo as habilidades necessárias a práticas da convivência com
pessoas.
O
Trabalho em grupos, se for bem planificado e organizado, é capaz de desempenhar
as seguintes funções:
- Encorajar
os alunos a raciocinar e agir independentemente.
O trabalho em grupos permite aos alunos a:
- trabalhar
de forma relativamente independente;
- participar
activamente no processo de ensino-aprendizagem;
- seguir
a sua curiosidade e contribuir com aspectos não previstos pelo
professor;
- cooperar
com outros na procura de soluções para um problema;.
- Praticar habilidades cognitivas.
- Praticar
e aperfeiçoar habilidades de comunicação, cooperação e solidariedade.
·
expressar as suas ideias
e escutar as ideias dos outros;
·
enriquecer as ideias dos
outros, ao invés de criticar;
·
respeitar as opiniões
dos outros e tolerar oposição;
·
encorajar os outros
membros do grupo.
Para
assegurar uma aprendizagem efectiva dentro dos grupos, é indispensável a boa
organização dos mesmos, bem como uma orientação clara sobre as tarefas a serem
realizadas e como serão realizadas.
2.1. Importância
A partir do momento
em que adota uma metodologia de ensino, uma instituição está se posicionando
quanto aos seus valores e objectivos. No entanto, suas habilidades podem ser
realçadas e potencializadas, quando actua em uma escola que possui um
direcionamento alinhado às suas individualidades.
No grupo
facilmente se manifestam as incompreensões reais e as falhas da mensagem. Cada
membro do grupo interpreta, para os demais, a forma como recebeu a mensagem. O
indivíduo que actua individualmente não tem controlo sobre certas variáveis de
organização, que são competências da colectividade, das quais depende o
exercício de uma certa metodologia ou estilo educativo (Sacristán, 2000 citado
em Chale, 2007)
3. Conclusão
fim do trabalho
conclui-se que método em grupo consiste em atribuir os mesmos ou diferentes
temas de estudos a grupo de estudantes( três a cinco) pretende-se com este
método a cooperar entre si. Sendo assim, destacamos as seguintes vantagens, Menos
chance de sair com duvidas, acontece porque neste ambiente de estudos temos
varias pessoas com compreensão, visão diferente sobre o tema o qual foram
atribuídos, isto facilita bastante em caso de dúvidas. Ter capacidade de reter
a matéria com facilidade, o aluno/estudante, tem a chance procrastinar, diminui
bastante.
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4. Referências
bibliográficas
MINED, Módulo 4 , Estratégias Metodológicas na Aprendizagem.
Nhamuave,,
AlbertoMétodos de Ensino e Aprendizagem, Maputo. 2011.
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