terça-feira, 10 de maio de 2022

Vantagens do método em grupo o trabalho em grupo

 

Índice

1. Introdução. 2

1.1.Objectivo geral 2

1.2. Objectivos específicos. 2

2. Método em grupo. 3

2.1. Importância. 4

3. Conclusão. 5

4. Referências bibliográficas. 6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 1. Introdução

O presente trabalho ira debruçar as vantagens do método em grupo o trabalho em grupo com o objectivo de promover a aprendizagem cooperativa, normalmente, é proposto em situações mais formais de trabalho na sala de aula. Por fim falar da e a sua importância. Sendo assim é importante um técnico de Medicina preventiva ter conhecimento e domínio de metodologia ensino, para melhor interagir com a comunidade.

1.1.Objectivo geral

·        Descrever as vantagens do método em grupo.

1.2. Objectivos específicos

·        Mencionar as vantagens do método em grupo

·        Descrever sua importância.

1.4. Metodologia

Segundo FACHIN (2017) método e a soma de etapas lógica, baseadas num conjunto de princípios ou hipóteses linguísticas, pedagógicas, psicológicas e que responde a um objectivo determinado (p.470). Face a isso, para esta pesquisa usou-se o método indutivo.

 

2. Método em grupo

O trabalho em grupo tem sempre um carácter transitório, isto é, deve ser empregue e conjugado com os outros métodos de exposição e de trabalho independente.

A finalidade principal do trabalho em grupo é obter a cooperação dos alunos entre si na realização de uma tarefa, e o desenvolvimento de habilidades necessárias à prática da convivência com as pessoas.

O método de trabalho em grupo utiliza-se para:

  • Aproveitar as experiências dos alunos na realização de tarefas;
  • Desenvolver a socialização dos alunos;
  • Promover a troca de ideias, opiniões entre os alunos;
  • Eliminar as diferenças na compreensão de um determinado tema.

Este método contribui para:

  • Completar, fixar e enriquecer conhecimentos e experiências;
  • Desenvolver o senso de responsabilidade;
  • Atender as diferenças individuais;
  • Treinar a capacidades de lideranças e aceitação de outro;
  • Desenvolver o senso crítico e a criatividade,
  • Oferecer ao aluno a oportunidade de estabelecer troca de ideias e opiniões, desenvolvendo as habilidades necessárias a práticas da convivência com pessoas.

O Trabalho em grupos, se for bem planificado e organizado, é capaz de desempenhar as seguintes funções:

  • Encorajar os alunos a raciocinar e agir independentemente.

O trabalho em grupos permite aos alunos a:

      • trabalhar de forma relativamente independente;
      • participar activamente no processo de ensino-aprendizagem;
      • seguir a sua curiosidade e contribuir com aspectos não previstos pelo professor;
      • cooperar com outros na procura de soluções para um problema;.
  • Praticar habilidades cognitivas.
  • Praticar e aperfeiçoar habilidades de comunicação, cooperação e solidariedade.

·         expressar as suas ideias e escutar as ideias dos outros;

·         enriquecer as ideias dos outros, ao invés de criticar;

·         respeitar as opiniões dos outros e tolerar oposição;

·         encorajar os outros membros do grupo.

Para assegurar uma aprendizagem efectiva dentro dos grupos, é indispensável a boa organização dos mesmos, bem como uma orientação clara sobre as tarefas a serem realizadas e como serão realizadas.

2.1. Importância

A partir do momento em que adota uma metodologia de ensino, uma instituição está se posicionando quanto aos seus valores e objectivos. No entanto, suas habilidades podem ser realçadas e potencializadas, quando actua em uma escola que possui um direcionamento alinhado às suas individualidades.

No grupo facilmente se manifestam as incompreensões reais e as falhas da mensagem. Cada membro do grupo interpreta, para os demais, a forma como recebeu a mensagem. O indivíduo que actua individualmente não tem controlo sobre certas variáveis de organização, que são competências da colectividade, das quais depende o exercício de uma certa metodologia ou estilo educativo (Sacristán, 2000 citado em Chale, 2007)

 

 

 

3. Conclusão

fim do trabalho conclui-se que método em grupo consiste em atribuir os mesmos ou diferentes temas de estudos a grupo de estudantes( três a cinco) pretende-se com este método a cooperar entre si. Sendo assim, destacamos as seguintes vantagens, Menos chance de sair com duvidas, acontece porque neste ambiente de estudos temos varias pessoas com compreensão, visão diferente sobre o tema o qual foram atribuídos, isto facilita bastante em caso de dúvidas. Ter capacidade de reter a matéria com facilidade, o aluno/estudante, tem a chance procrastinar, diminui bastante.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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4. Referências bibliográficas

MINED, Módulo 4 ,  Estratégias Metodológicas na Aprendizagem.

Nhamuave,, AlbertoMétodos de Ensino e Aprendizagem, Maputo. 2011.

 

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