terça-feira, 17 de maio de 2022

TEXTE UP MAXIXE

 

Exercício 1

1- Sobre a realidade sociocultural é possível assumir-se uma atitude científica e/ou do senso comum. Indique o tipo de atitude subjacente às seguintes afirmações:

a) A morte é uma maldição divina.

R: é uma atitude do Senso comum.

b) A morte está relacionada com os ciclos biológicos do Homem.

R: é uma atitude científica.

c) A proliferação das drogas deve-se a razões de índole económica, social e política.

R: é uma atitude científica.

d) A droga é censurável.

R: é uma atitude científica

e) O lucro é um roubo.

R: é uma atitude do senso comum.

f) O lucro resulta da actividade económica capitalista.

R: é uma atitude científica.

 

 

 

2- Disserte sobre as seguintes asserções:

 

a)      Nenhuma ciência pode afirmar-se como tal, enquanto estiver coroada de fundamentos estereotípicos e do senso comum.

R: A ciência distingue-se do senso comum pois que, a primeira estuda a realidade de forma objectiva, procurando conhecer ou estabelecer leis e relações entre os factos, é metódica, sendo o seu principal método é a experimentação, que se baseia em provas e factos. Seguindo todos processos abordar-se-á como ciência afastando-se de todos os preconceitos.

b)      As ciências são neutras, os cientistas não o são.

 

R: As ciências são neutras porque pode ser usadas para o bem e também para mal, por serem caracterizados em um juízo universal e objectiva. Os cientistas não o são neutros porque, eles reflectem as contradições das sociedades que as degenera.  

 

3- Com base nos dicionários de Sociologia e/ou de Filosofia consolide os seguintes conceitos: estereótipo, objectividade, senso comum, ideologia, relativismo cultural.

 

R: jobjectividade. 

 

a)      Quais os princípios do método antropológico?

 

 

R; Martinis (1999:30-31) fala-nos de quatro princípios que regem os métodos antropológicos, designadamente:

 

ü  O princípio holístico: (do grego Holismo = global, total, abrangente, completo); por meio deste princípio, a Antropologia examina qualquer temática na perspectiva da globalidade humana, olhando para a humanidade como um todo. Nesse sentido, a Antropologia é a ciência coordenadora do ser humano, já que contrariamente às outras ciências que estudam o Homem numa perspectiva particular, esta disciplina procura compreender a complexidade do Homem, estudando-o como um todo, isto é, cada uma das características do Homem, os elementos comuns e diferentes entre os seres humanos, os seres humanos de todos os tempos e lugares, a sua religiosidade, os seus aspectos físicos, a sua história, a sua cultura, etc., integrando as diversas visões científicas do que o ser humano significa.

ü  O princípio histórico: visto que as culturas não são estáticas, elas têm um carácter mutável e dinâmico, daí a pertinência de estudar as culturas e a história dos povos para permitir ao máximo a colecta de informações sobre os contactos entre povos, compreendendo melhor a sua evolução ao longo do tempo. Este princípio ajuda no conhecimento dos processos e instituições das civilizações do passado, buscando explicar as origens da vida e dos comportamentos actuais.

ü  O princípio comparativo: não se pode compreender bem um fenómeno ou facto senão por comparação com outros fenómenos ou factos. Os sistemas culturais são tão variados que exigem para a sua compreensão uma análise comparativa que forneça elementos precisos para o estudo da sua variação no tempo e no espaço. Há autores que consideram que este é o único método verdadeiramente antropológico, pois apenas por comparações é possível apurar e esclarecer conceitos fundamentais de uma cultura.

 

ü  O princípio da interdisciplinaridade: o método antropológico é interdisciplinar na medida em que se serve das técnicas de pesquisa fornecidas por outras disciplinas, pois a complexidade do social exige, no seu estudo, o recurso à acção conjunta entre as várias ciências sociais, sob pena de corremos o risco de obter informações desligadas da realidade social, caso insistamos em abordar as questões numa óptica científica.

 

 

 

b) Discuta sobre a pertinência da leccionação da disciplina de no seu curso.

 R: Antropologia é indispensável e pertinente no meu curso de ensino de filosofia porque segundo a filosofia é um saber absoluto para além disso, estuda ela estuda a totalidade que rodeia o homem. Portanto, sendo homem que inventa antropologia segundo feuerbach este saber não fica distante dos problemas cultural do homem numa determinada sociedade. E como estudante desta área sou obrigado a entender os problemas antropológicos e culturais do homem.

 

Exercício 2

1-Tendo em conta a expressão “ Não há culturas superiores nem culturas inferiores.

 

a)      Diga duas vantagens e duas desvantagens do etnocentrismo.

R: As vantagens de etnocentrismo são: proteger a cultura da invasão de outras culturas. Permite valorizar os aspectos do interior de uma cultura e suas desvantagens são: dificultar o desenvolvimento do diálogo intercultural e abre espaço para conflitos étnicos, religiosos e raciais entre os povos.

 

 

b)     Dê a noção de cultura.

R: A cultura é um legado colectivo que o indivíduo adquire do seu grupo; modo de vida global de um povo; um mecanismo para a regulamentação normativa do comportamento, conjunto de significados e valores partilhados e aceites por uma comunidade; etc.

c)      Porque se pode afirmar que “todo o comportamento humano tem um significado cultural”?

R: o comportamento humano aparece com um significado cultural porque constitui uma lei, norma numa sociedade e que se transmite em uma geração para outra que seja entendido o processo da humanidade e os valores e costumes dos antepassados dentro da sociedade. 

d)     Quais os traços imateriais da cultura?

R: Os traços imateriais ou espirituais da cultura são as ideais, crenças, costumes, dogmas, hábitos, preceitos, religiões, tabus, rituais, valores, etc.

 

e) Explique a relação entre os traços materiais e imateriais da cultura?

 

R: A relação entre os traços materiais e imateriais da cultura é que os dois domínios apresentam aspectos simbólicos, que carregam a herança cultural de um determinado povo, ao longo tempo que promove sua identidade. 

 

 

 

0 comentários:

Enviar um comentário