Exercício 1
1- Sobre a
realidade sociocultural é possível assumir-se uma atitude científica e/ou do
senso comum. Indique o tipo de atitude subjacente às seguintes afirmações:
a) A morte é uma maldição divina.
R: é uma atitude do Senso
comum.
b) A morte está relacionada com os ciclos biológicos do
Homem.
R: é uma atitude científica.
c) A proliferação das drogas
deve-se a razões de índole económica, social e política.
R: é uma atitude científica.
d) A droga é censurável.
R: é uma atitude científica
e) O lucro é um roubo.
R: é uma atitude do senso comum.
f) O lucro resulta da actividade
económica capitalista.
R: é uma atitude científica.
2- Disserte sobre as
seguintes asserções:
a)
Nenhuma ciência pode afirmar-se como tal, enquanto
estiver coroada de fundamentos estereotípicos e do senso comum.
R: A ciência
distingue-se do senso comum pois que, a primeira estuda a realidade de forma
objectiva, procurando conhecer ou estabelecer leis e relações entre os factos,
é metódica, sendo o seu principal método é a experimentação, que se baseia em
provas e factos. Seguindo todos processos abordar-se-á como ciência
afastando-se de todos os preconceitos.
b)
As ciências são neutras, os cientistas não o são.
R: As ciências são neutras porque pode ser usadas para o
bem e também para mal, por serem caracterizados em um juízo universal e
objectiva. Os cientistas não o são neutros porque, eles reflectem as
contradições das sociedades que as degenera.
3- Com base nos
dicionários de Sociologia e/ou de Filosofia consolide os seguintes conceitos: estereótipo,
objectividade, senso comum, ideologia, relativismo cultural.
R: jobjectividade.
a)
Quais
os princípios do método antropológico?
R; Martinis (1999:30-31) fala-nos de quatro princípios que regem os métodos
antropológicos, designadamente:
ü O princípio holístico: (do grego Holismo = global, total,
abrangente, completo); por meio deste princípio, a Antropologia examina
qualquer temática na perspectiva da globalidade humana, olhando para a
humanidade como um todo. Nesse sentido, a Antropologia é a ciência coordenadora
do ser humano, já que contrariamente às outras ciências que estudam o Homem
numa perspectiva particular, esta disciplina procura compreender a complexidade
do Homem, estudando-o como um todo, isto é, cada uma das características do
Homem, os elementos comuns e diferentes entre os seres humanos, os seres
humanos de todos os tempos e lugares, a sua religiosidade, os seus aspectos
físicos, a sua história, a sua cultura, etc., integrando as diversas visões
científicas do que o ser humano significa.
ü O princípio histórico: visto que as culturas não são estáticas,
elas têm um carácter mutável e dinâmico, daí a pertinência de estudar as
culturas e a história dos povos para permitir ao máximo a colecta de
informações sobre os contactos entre povos, compreendendo melhor a sua evolução
ao longo do tempo. Este princípio ajuda no conhecimento dos processos e
instituições das civilizações do passado, buscando explicar as origens da vida
e dos comportamentos actuais.
ü O princípio comparativo: não se pode compreender bem um fenómeno ou facto senão por comparação com outros fenómenos ou factos. Os sistemas culturais são tão variados que exigem para a sua compreensão uma análise comparativa que forneça elementos precisos para o estudo da sua variação no tempo e no espaço. Há autores que consideram que este é o único método verdadeiramente antropológico, pois apenas por comparações é possível apurar e esclarecer conceitos fundamentais de uma cultura.
ü
O
princípio da interdisciplinaridade: o método antropológico é interdisciplinar na medida em que se serve das
técnicas de pesquisa fornecidas por outras disciplinas, pois a complexidade do
social exige, no seu estudo, o recurso à acção conjunta entre as várias
ciências sociais, sob pena de corremos o risco de obter informações desligadas
da realidade social, caso insistamos em abordar as questões numa óptica
científica.
b) Discuta sobre a pertinência da leccionação da
disciplina de no seu curso.
R: Antropologia é indispensável e pertinente no meu curso de
ensino de filosofia porque segundo a filosofia é um saber absoluto para além
disso, estuda ela estuda a totalidade que rodeia o homem. Portanto, sendo homem
que inventa antropologia segundo feuerbach este saber não fica distante dos
problemas cultural do homem numa determinada sociedade. E como estudante desta
área sou obrigado a entender os problemas antropológicos e culturais do homem.
Exercício 2
1-Tendo em conta a expressão “ Não
há culturas superiores nem culturas inferiores.”
a) Diga duas vantagens e duas desvantagens do
etnocentrismo.
R: As vantagens de etnocentrismo são: proteger a cultura da invasão de outras culturas. Permite valorizar os
aspectos do interior de uma cultura e suas desvantagens são: dificultar o desenvolvimento do diálogo
intercultural e abre espaço para conflitos étnicos, religiosos e raciais entre
os povos.
b) Dê a noção de cultura.
R: A cultura é um legado
colectivo que o indivíduo adquire do seu grupo; modo de vida global de um povo;
um mecanismo para a regulamentação normativa do comportamento, conjunto de
significados e valores partilhados e aceites por uma comunidade; etc.
c) Porque se pode afirmar que “todo o
comportamento humano tem um significado cultural”?
R: o
comportamento humano aparece com um significado cultural porque constitui uma
lei, norma numa sociedade e que se transmite em uma geração para outra que seja
entendido o processo da humanidade e os valores e costumes dos antepassados
dentro da sociedade.
d) Quais os traços imateriais da cultura?
R: Os traços imateriais ou espirituais da cultura
são as ideais, crenças, costumes, dogmas, hábitos, preceitos, religiões, tabus,
rituais, valores, etc.
e) Explique a relação entre os traços
materiais e imateriais da cultura?
R: A relação entre os
traços materiais e imateriais da cultura é que os dois domínios apresentam
aspectos simbólicos, que carregam a herança cultural de um determinado povo, ao
longo tempo que promove sua identidade.
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