sábado, 10 de agosto de 2019

relatar as condições do campo experimental do (ISPG)


Índice

Introdução

No presente trabalho, pretende-se relatar as condições do campo experimental do (ISPG), localidade de Lionde, observadas na visita feita a 06 de setembro de 2018, no que concerne a componente hidráulica, abrangendo as áreas de irrigação e drenagem, construções rurais, sistemas de tratamento e abastecimento de água e açudes e barragens.
Os sistemas hidráulicos são projetados com a finalidade de controlar, ou armazenar ou conduzir a água. O planejamento, a construção e a operação de sistemas hidráulicos envolvem a aplicação de princípios fundamentais em engenharia, de mecânica dos solos, analisa estrutural, engenharia económica, e de muitos outros campos afins (HWANG, 1984).
Este trabalho, teve como principal objetivo conhecer o campo experimental do ISPG, de modo a familiarizar-se com o processo de passagem de água, o canal, o reservatório e os problemas que ocorrem dentro do campo experimental de modo a propor medidas de proteção desse local. O relatório apresenta a parte introdutória, a revisão bibliográfica, as constatações obtidas, as recomendações e a lista de Bibliografias.  

Objetivos

Geral

·         Visita ao campo experimental do instituto superior politécnico de Gaza

Específicos

·         Avaliar as atividades realizadas no campo experimental do ISPG;
·         Verificar a componente de sistemas de abastecimento de água as culturas produzidas no campo;

Características do campo de ISPG

A visita foi feita no campo experimental do ISPG, no posto administrativo de Lionde no distrito Chòkwé província de Gaza. Foi de muita importância realizar a aula prática do PSH, no que diz respeito os componentes hidráulicos agrícola (irrigação e drenagem), não descartando também as obras hidráulicas, açudes e barragens e sistemas de tratamento e abastecimento de água.

Revisão Bibliográfica

Tanque de reservatório de água

Os reservatórios são unidades hidráulicas de acumulação e passagem de água, situados em pontos estratégicos do sistema de modo a atenderem as seguintes situações (Filho, 2009):
·         Garantia da quantidade de água;
·         Garantia de adução com vazão e altura manométrica constantes;
·         Menores diâmetros no sistema;
·         Melhores condições de pressão.

Canal

É uma técnica utilizada na agricultura que tem por objetivo o fornecimento controlado de água para as plantas em quantidade suficiente e no momento certo, assegurando a produtividade e a sobrevivência da plantação. Portanto os canais podem assumir várias funções além da irrigação como por exemplo, para abastecimento urbano, rural ou industrial, o desvio de água de reservatórios para turbinas hidrelétricas.

Irrigação

Denomina-se irrigação o conjunto de técnicas destinadas a deslocar a água no tempo ou no espaço para modificar as possibilidades agrícolas de cada região. A irrigação visa corrigir a distribuição natural das chuvas (Santana,2010).
A técnica da irrigação pode ser definida como sendo a aplicação artificial de água ao solo, em quantidades adequadas, visando proporcionar a umidade adequada ao desenvolvimento normal das plantas nele cultivadas, a fim de suprir a falta ou a má distribuição das chuvas.
Dessa forma, o objetivo que se pretende com a irrigação é satisfazer as necessidades hídricas das culturas, aplicando a água uniformemente e de forma eficiente, ou seja, que a maior quantidade de água aplicada seja armazenada na zona radicular à disposição da cultura. Este objetivo deve ser alcançado sem alterar a fertilidade do solo e com mínima interferência sobre os demais fatores necessários à produção cultural (Pimenta & Batista,2009).

Caixa de retenção

A irrigação usada é por gravidade (por meio de sulcos e regadeiras). Sendo que para tal, em campo que por sua vez passa da caixa de retenção (em que a água quando sai da bomba tem uma retenção que encontra-se acima do reservatório de energia/pressão que atinge o nivel desejado que tem dimensões da parte interna de 1,42m por 1,46m com um diâmetro de 51cm (5,1mm) e vai passando para outra caixa de destribuição com medidas de 1,60m por 1,60m da água que se encontra a 200m para irrigar o campo de produção.

Tubo da secção

O tubo de sucção tem que ser maior, que é o tubo metálico tem um diâmetro interno de 11cm que é igual a 110mm de polgadas. E constatou-se que o diâmetro da secção é igual ao diâmetro do recalque e tem um comprimento de 6,55m. Do reservatório até a caixa de retenção leva 8 tubos de recalque para puxar a água, por questões de erosão o canal vai cada vez mais aumentando o seu diâmetro.
Reservatório elevado
O reservatório elevado é um projeto do ISPG com parceria com A4 Labs, que na sua primeira fase é para a irrigação campo experimental do IPSG utilizando o sistema de irrigação gota a gota, numa primeira fase vai se produzir repolho e tomate, isso na fase de estudo ou na fase de experimento, mas na sua fase mais avançada o projeto de A4 Labs servira para os pequenos agricultores, utilizando as aguas dos aquíferos aluvias para a sua utilização no abastecimento, irrigação e na recriação, de modo a minimizar a falta de agua na época da estiagem, utilizando bombas portáteis com painéis solares.


Metodologia

Materiais
·         Esferográfica;
·         Gravador;
·         Notebook;

Localização da Área em estudo

O distrito de chokwe está situado a sul da província de Gaza, no curso médio do rio Limpopo, tendo como limites a norte o rio Limpopo que o distrito de Massingir, Mabalane e Guija, a sul o distrito de Bilene e o rio Mazumuchope que o separa do distrito de Magude, este confina com o distrito de Bilene e Magude e a oeste com os distritos de Magude e Massingir.

Constatações

O campo experimental do Instituto Superior Politécnico de Gaza situa-se a 2.5 quilómetros da instituição, localidade de Lionde, possui um reservatório trapezoidal, que alimenta cerca de 30 hectares de várias culturas, que contém uma caixa de retenção e uma caixa de distribuição para conduzir água as culturas. O campo experimental possui um canal de terra de forma trapezoidal que alimenta um reservatório escavado de 100x50x2.6 m de dimensões, com uma de capacidade para conservar cerca de 10.500 m3 de água.
·         Constatou se o assoreamento do canal e do reservatório escavado;
·         Problemas de salinização de algumas áreas do campo;
·         Problemas de drenagem no campo de produção

Recomendações

Cerrada a visita, é notório que o canal é de grande importância, quer para a comunidade escolar, bem como para a comunidade localizada nos arredores, facto este que exige sejam criadas condições que garantam maior durabilidade do mesmo.
Abaixo, algumas medidas a tomar, tendo como base a realidade atual do campo:
·         Fazer a manutenção do canal para evitar o desassoreamento do canal;
·         Montar uma estrutura para elevar o nivel de  água no reservatorio
·         Revestimento do local da passagem de água de modo a evitar enchentes de argila para que não dificulte o transporte da água;
·         Montagem de drenos.

Referências Bibliográficas

§  ANDRADE, João Bosco, Saneamento Básico Sistema de Abastecimento de Agua, Universidade Católica de Goias,2004.
§  FILHO, Carlos Fernandes de Medeiro, Abastecimento de água, Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, Campina Grande – PB, 2009.
§  FRIZZONE, José António, Os métodos de irrigação, 2017;
§  PEREIRA, L.S., et al., El riego e sus tecnologias, Allacete: Crea-UCLM, 2010;
§  PIMENTA, Mello Jorge L., BATISTA, Sousa Leonardo D., Irrigação, 2009;
§  RODRIGUES, Gomes Márcio, ANDRADE MARCOS, FERRAZ Fábio, Apostila de Hidráulica, Centro Federal de Educação Tecnológica da Banhia, Unidade de Ensino de Santo Amaro, 2008  
§  SANTANA, Leonardo Mendes, Sistema de Irrigação Automatizada, Centro Universitário de Brasília- UniCEUB, 2010;


0 comentários:

Enviar um comentário