sábado, 10 de agosto de 2019

Automação em Drenagem Pluvial e Controle de Enchentes


1.Introdução
Aproveitamento de águas pluviais atraveis de automação dos sistemas de drenagem no controle de enchentes pode ser a solução para conter a danificação de infra-estruturas em grandes centros urbanos bem como para suprir a necessidade de vazões no abastecimento de água potável, o  estudo pelo qual pretende-se elaborar a análise crítica procura mecanismos de conter a danificação  e suprir as necessidades de água atravez da gestão de águas fluviais usando técnicas de implantação de sistemas de drenagem sustentável que são conhecidas pelas siglas LID (Low Impact Development), SUDS (Sustainable Urban Design System), WSUD (Water Sensitive Urban Design), BMP (Best Management Practices) e IMP (Integrated Management Practices), procurando obter grandes avaços em algumas regiões no Brazil através da implantação dessas técnicas.
2.Análise crítica
2.1.Resumo
O resumo apresentado no artigo em questão traz um resumo muito directo e explicativo do que o autor pretende trazer no trabalho mas não contepla todo o conteúdo desenvolvido no trabalho em forma de resumo, não permitindo ao leitor saber a essencia do que se trata no trabalho em questão.
“: Apresentar a importância da automação nos sistemas de drenagem pluvial  e controle de enchentes nos grandes centros urbanos, visando mitigar os problemas  decorrentes de inundações em áreas com escoamento natural limitado, devido ao  aumento da taxa de impermeabilização do solo, bem como apresentar a importância  da utilização da tecnologia disponível atualmente na otimização destes sistemas.”
O tema é apresentado mas não explicado, apenas a sua importância e o objectivo é bem elaborado e directo, simples e claro. Não é apresentado no resumo nehum dado explicativo, apenas os factores que levam a corrência de enchentes em grandes centros urbanos e não apresenta métodos a serem usados para colmatar essa situação e nenhum resultado de uso dos métodos usados para pesquisa são apresentados nesta parte textual.
Tratando-se de um artigo que fala da importancia do uso das tecnologias no sistema de drenagem urbano, seria importante mensionar a palavra “TECNOLOGIA” nas palavras passe.

2.2.Introdução
Não se apoiando totalmente em referências blibliográficas, o artigo traz alguns factos já conhecidos responsáveis pela redução da capacidade de infiltração de água no solo em grandes centros urbanos.“…Com o crescimento urbano, muitas vezes desordenado, são necessárias obras de retificação de canais, pavimentações de grandes áreas e ocupação parcial ou total de locais sujeitos a alagamentos naturais. Desta forma, houve o surgimento de problemas de diversas naturezas, destacando a dificuldade para uma drenagem adequada quando da ocorrência de eventos hidrológicos de alta intensidade…”
A introdução não é clara quanto a finalidade e objectivos de estudo, apresenta apenas a situação actual dos grandes centros urbanos quanto a problemática da drenagem, não é clara quanto ao modo em que o problema será solucionado, apresentando apenas tecnologias usadas pelo mundo de controlo na drenagem urbana.
2.3.Materiais e métodos
O artigo traz em si métodos de contenção de alagamento em centros urbanos, como o uso de pisos permeáveis, valas de infiltração/filtração, trincheiras filtrantes, bacias de detenção (piscinões), apoiando em tecnologias inovadoras como LID (Low Impact Development), SUDS (Sustainable Urban Design System), WSUD (Water Sensitive Urban Design), BMP (Best Management Practices) e IMP (Integrated Management Practices), o autor propõe o uso de outras tecnologias ligadas a automação dos sistemas de drenagem como a (modelagem matemática, previsão meteriológica, monitoramento de bacias hidrográficas, utilizazão de controladores lógicos e programáveis, e Telemetria, captação e reuso da água). Aborda também questões legais para implatação de sistemas de drenagem.
O trabalho não inclui dados estatísticos decorentes do estudo, mas seria apropriado que fossem usados para comparar por exemplo os niveis de enchetes actuias e passados decorentes da ocupação urbana, para justificar o uso dessas novas tecnologias propostas pelo artigo.
2.4.Resultados
Os resultados são apresentados em forma ilustrativa, comparado algumas cidades antes e depos de instalação de sistemas de drenagem integrados.
Não são apresentadas tabelas ou gráficos ilustrando os níveis de redução de alagamento decorente de aplicação dessas tecnologias.

2.5.Discussão
Não foram dados aspectos limitantes do uso das tecnologias na conservação da água e redução dos danos decorentes das chuvas torenciais. O estudo não aponta os factores ambientais como mudanças climáticas no modo em que pode influenciar os sistemas de drenagem.
O autor faz uma uma análise rápida e de forma clara nos aspectos que achou importantes na drenagem e conservação de água, deixando questões relacionadas a serem respondidas e uma vaga perceção por parte do leitor.
2.6.Conclusão
Na conclusão o autor explica as razões decorentes do estudo, mecanismos para implatação de sistemas de drenagem viáveis e sua importância. Não relaciaona a conclusão com os hipóteses mas com o objetivos, melhorar o sistema de drenagem usando mecanismos tecnológicos.
 As ideias que o grupo pode aproveitar para o projecto de investigação são as seguintes:
·         Influências da topografia no aproveitamento de águas fluviais;
·         Comparação de dados estatísticos passados e atuais de regiões no mundo que implantaram esse sistema e como pode ser usado nas condições do país
·         Usar algumas feramentas citadas no artigo para simulação de um evento hidrológico em uma região urbana e verificar a sua sustentabilidade.

0 comentários:

Enviar um comentário