Tema:Analisar a viabilidade técnica para a implantação de um mercado do Bairro de Bembe-Maxixe
Introdução
No presente trabalho iremos apresentar a viabilidade técnica para aconstrução de um mercado no Bairro de Bembe, cidade Maxixe, através de tecnologias resilientes a mudanças climaticas,com vista a resolver o problema de falta de um mercado para a compra de produtos diversosno bairro.
Segundo o dicionário de Ciências sociais,1986:742, mercados são espaços multifuncionais capazes de atrair mais que os habituais clientes, é um local de convívio. Os mercados exercem um papel extremamente importante ao suprir cidades, grandes e pequenas, ao fornecer itens de víveres para a subsistência de seus habitantes.
Objectivos
Objectivo geral
· Analisar a viabilidade técnica da implantação de um mercado na zona de Bembe;
Objectivos específicos
· Descrever as técnicas para a implantação de um mercado e os materiais necessários;
· Definir os pontos fortes para a implantação do mercado;
· Elaborar um projecto arquitetónico
Problema
· Dificuldade no acesso de produtos diversos no Bairro;
Justificativa
O que nos motivou a escolher e estudar o tema, é sobre tudo o interesse em contribuir para o desenvolvimento das zonas rurais que produzem maior quantidade de produtos alimentícios ou de primeira necessidade mais que carece de um mercado para a venda desses produtos, servindo assim para o acolhimentos de vários vendedores diminuindo assim o índice de famílias desempregadas.
Problematização
Esta proposta vem como forma a criação de um mercado de renome, onde poderá facilitar também a acessibilidade de transporte de produtos e de pessoas, contribuindo para o desenvolvimento económico-social e para o desenvolvimento local, facilitando a obtenção de produtos provenientes das machambas, produtos de primeira necessidade, entre outros, assim sendo surge a pergunta de partida.
· Qual seria o impacto que advir com a implantação do mercado em Bembe.
Fundamentação teórica
Para a realização do presente projecto, foram necessárias bases solidas para comprovar fundamentos e teorias, não apenas em artigos científicos, mas também em projectos a serem implementados na práticas ou projectos relacionados, que necessitarão de exatidão de dados e processos objectivos.
Neste sentido, foram buscadas por nós os diferentes textos já publicados relacionados com o tema, para construir uma análise sobre a realidade vivenciada.
Segundo ARYEETEY (1995),os mercados são profundamente segmentos e transações financeiras num segmento dificilmenteafectam as transações noutras.
Segundo Marco Vitrúvio (25 a C.), desde a antiguidade, acreditava-se que a arquitectura deveria proporcionar utilidade, solidez e beleza. Escolheu-se estudar a utilidade, mais precisamente, investir como funciona um edifício de mercado.
Segundo Argan( 1984), com a intenção de sugerir uma serie tipológica possível de classificar qualquer edifício de mercado interessante, recorreu-se ao método Clark e Pause, que propõe uma técnica diagramática exclusiva para exame de ideias geratrizes, relativa a projectos de edifícios.
Segundo o livro de Geraldo Gomes da Silva (Silva, 1987), os mercados forma caracterizados, a partir de sua vedação externa, como mercados abertos e fechados. Tal caracterização corresponde a classificação proposta por LuísCloquet, em 1900, que diferenciava os mercados temporários dos permanentes também a partir do aspecto de suas empenas, abertas e fechadas, respetivamente.
Segundo Silva (2015), o profissional de marketing estimula e desenvolve a troca com o cliente para entender ambas as partes. O marketing age de forma bem espontânea buscando satisfazer os envolvidos, tano ofertando como recebendo algo de valor, a fim de que haja uma troca onde todos saiam satisfeitos.
Segundo Mbokolo (2011), o sector informal da economia Moçambicana, passa a ter grande importância socioeconómica, alem de se construir como fonte de ocupação, renda e sobrevivência da maior parte da população.
Segundo Fonseca (2017) expõe que a metodologia do artigo baseado na pesquisa de campo e coleta de dados, assim como, nas informações documentais, sendo essa a primeira etapa a ser desenvolvida na pesquisa.
Plano de Acção
Objectivo: Implantação de um mercado de Bembe
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N° | Tarefas | Recursos Necessários | Custo | Responsável da actividade | Data | ||
Inicio | Término | Observações | |||||
1 | Revisão literária | Computador contendo software de edição e formatação de textos, internet |
20 | Lara e Benevolêncio
| 12/02/2022 | 13/02/2022 |
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2 | Visita e levantamento de dados preliminares ao local onde pretende implantar o mercado | Caderneta de anotações,camera de captação de imagens, transporte
| 70
| Lara e Benevolêncio | 12/02/2022 | 15/02/2022 | -Área do mercado; -O número de habitantes; Principais produtos |
3 | Esboçar as peças desenhadas, evidenciando as dimensões e os detalhes cruciais para a projecção rigorosa | Papel A4 para o esboço; Lápis, lapiseira e borracha; máquina calculadora; | 200 | Lara e Benevolêncio | 12/02/2022 | 20/03/2022 | Software archicad e cypecad |
4 | Fazer a representação gráfica do projecto em um software (ARCHICAD) | Esboço do projecto,computador contendo ARCHICAD | 50 | Lara e Benevolêncio | 21/03/2022 | 05/04/2022 | -Uso do computador e do software archicad; |
5 | Elaborar uma memória descritiva e justificativa | Internet, Projecto arquitectónico, normas e regulamentos | 100 | Lara e Benevolêncio | 21/04/2022 | 22/04/2022 | Computador |
6 | Apresentar o projecto | Projecto impresso e computador
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| Lara e Benevolêncio | 22/04/2022 | 22/04/2022 |
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Métodos e técnicas de pesquisa
Para a realização do presente projecto foram usado dois métodos de pesquisa:
· Pesquisa bibliográfica: buscando informações na internet em diversos sites e autores, procurando saber acerca do tema para procurar desenvolver o presente projecto, isso implica um conjunto ordenado de procedimentos d busca por soluções, atendo ao objecto de estudo.
· Pesquisa em campo: sendo exigido maior aprofundamento sobre o tema, tivemos que explorar mais o local onde se pretende fazer a análise e implantação do mercado, tendo necessário reunir dados, procurando interagir com a população local. Para esse tipo de pesquisa é importante sabre sobre quais as informações precisa-se coletar.
Cronograma de actividades
Etapas | Actividades | Período de actividades | |||||
Janeiro | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | ||
Planificação | Revisão da literatura
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Identificar o local de recolha do material para implantação do mercado |
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Execução |
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Esboçar as peças desenhadas |
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Fazer a representação gráfica do projecto |
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Auto- avaliação | Avaliação do projecto |
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Avaliação | Apresentação do projecto |
Inserção dos módulos
Ø Módulos genéricos
Ø Usar a língua inglesa com propósito sociais, pessoais e de negócios
· Participar em interacções socais
· Usar linguagem culturalmente apropriada
Ø Resolver problemas de estatística;
· Resolver problemas económicos simples da vida pessoal e da comunidade;
Ø Resolver problemas económicos simples da vida pessoal e da comunidade
· Efectuar cálculos com números reais
Ø Interpretar textos escritos e orais de caracter utilitário e informativo
· Contribuir no debate com intervenções oportunas e claras tendo em conta o tema, a audiência, com opiniões e ideias fundamentadas, concordando ou discordando dos restantes participantes fluentes e correctamente.
Ø Módulos vocacionais
Ø Apoiar no planeamento de recursos de uma obra
· Explicar o projecto
· Qualificar e estimar o custo dos materiais;
· Participar na elaboração de um projecto de infra-estrutura municipal;
· Participar na determinação dos elementos da infra-estrutura;
· Fazer aprovar e produzir as plantas e memoria descritiva final;
Ø Desenhar as plantas de um prédio e seus espaços circundantes
· Planear o trabalho;
· Preparara as postas em planta;
· Desenhar as plantas;
· Redigir a memória descritiva;
Ø Participar na concepção de elementos estruturais de construções de betão
· Determinar os esforços e os momentos presentes na obra;
· Dimensionar os elementos da obra;
· Determinar as características técnicas dos elementos de montagem;
Ø Fazer o levantamento topográfico
· Efectuar o reconhecimento do lugar;
· Efectuar o levantamento topográfico;
Dados recolhidos
A área escolhida e marcada apresenta quatro lados, cada um mede 80m localiza-se a poucos metros da estrada.
Área
A=l²= 80x80=6400m²=6,4 km
Sendo uma zona rural, e com fácil obtenção de produtos provenientes das machambas, e de primeira necessidade, há uma necessidade de construção de um alpendre que possa acolhei um número significativo de vendedores, contara também com um WC feminino e masculino.
Referências bibliográficas
Fonseca, R.C.V. Metodologia do trabalho científico. Curitiba:IESDE,2017.
Oliveira,F.R. de etal.Horta escolar, educação ambiental e a interdisciplinaridade. Revbea, São Paulo, V.13,N° 2: 10-31, 2018.
Associação Brasileira de normas técnicas. Seleção e contratação de serviços e obras de engenharia e arquitectura de natureza privada: NBR 5670.Rio de Jneiro,1977.
Coelho, Sérgio Salles; NOVAES, Celso Carlos. Modelagem de informações para construção (BIM) e ambientes colaborativos para gestão de projectos na construção civil. Pelotas, RS: Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, 2008
Sobre o conceito de tipologia arquitetónica, In: Projecto e destino. São Paulo,2000
GRAEFF,Edgar A. Edifício. Cadernos Brasileiros de arquitectura. São Paulo: Projecto editores associados LTDA.
Pelotas séc. XIX. Cadernos de folhas de arquitectura e urbanismo. Pelotas, 1994.
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