segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Trasmissao de dados

 

Índice

1.Introducao. 2

2.Transmissão de dados. 3

2.1. Importância. 3

3.Conclusao. 5

4.Referencias bibliograficas. 6

 

1.Introducao

O presente trabalo vai falar acerca da trasmissao de dados onde ira-se difinir e falar acerca da importancia de trasmissao de dados, A transmissão de dados é o processo de envio de dados digitais ou analógicos por um meio de comunicação para um ou mais dispositivos de computação, rede, comunicação ou eletrônicos. Permite a transferência e comunicação de dispositivos em um ambiente ponto a ponto, ponto a multiponto e multiponto a multiponto.

 

 

 

 

 

 2.Transmissão de dados

Transmissão de dados, é a transferência dos dados físicos (num fluxo de bits digital ou um sinal analógico digitalizado) ao longo de um canal de comunicação ponto-a-ponto ou multiponto. Exemplos desses canais são fios de cobre, fibras ópticas, canais de comunicação sem fios, dispositivos de armazenamento e barramentos. Os dados são representados como um sinal eletromagnético, tal como tensão elétrica, onda de rádio, microondas, sinais infravermelhos.

A transmissão é efectuada sob a forma de sinais (eléctricos, ópticos, etc.), que podem ser digitais ou analógicos, e que constituem uma forma de representação dos dados (símbolos binários) adequada para transmissão.

2.1. Importância

A importância em relação à instalação de redes e computadores incide essencialmente na:

Partilha de recursos físicos da rede ou seja, hardware: Torna-se obviamente mais barato partilhar impressoras, scanners, etc … do que comprar uma para cada computador;

Partilha de software: através de uma rede é possível vários utilizadores acederem a um mesmo programa localizado num dos computadores da rede. Basta imaginar um supermercado cujas caixas registadoras estão ligadas em rede e com acesso a uma única base de dados, com o seu stock permanentemente actualizado;

Partilha de dados/informação entre os utilizadores como, por exemplo, através de mensagens de correio electrónico, conversação em directo, transferência de ficheiros;

Melhor organização do trabalho, nomeadamente com a possibilidade de:

definição de diferentes níveis de acesso à informação consoante o estatuto dos utilizadores da rede;

supervisão e controlo do trabalho na rede, por parte de utilizadores com responsabilidades a esse nível;

constituição de grupos de trabalho;

calendarização de tarefas, tais como cópias de segurança.

Aspectos da segurança:

Confidencialidade – capacidade de limitar o acesso à informação apenas a quem autorizado

Autenticação – garantir que a pessoa (entidade) é quem afirma ser

Integridade – da informação transportada ou armazenada

Mecanismos de segurança:

Controlo de acesso – diversos mecanismos (passwords, cartões de acesso, firewalls, …)

Encriptagem – tornar os dados ilegíveis a terceiros

Assinaturas digitais – chave privada e chave pública

Detecção de intrusão

Complemento do firewall para a detecção em tempo real de padrões de ataque e/ou de vírus.

2.2.Meios de Transmissão

·         via terrestre

·         cabos metálicos

·         fibra ótica

·         via aérea

·         transmissão de superfície

·         transmissão via satélite

O modo como os dados são transmitidos ao longo dos canais de transmissão. 

1.  Transmissão em paralelo e em série  Os  dados  a transmitir ao longo de uma  rede  são emitidos  sob  a forma de  sinais  eléctricos. 

Esses sinais apresentam  uma  propriedade  inerente, que  é  a  tensão  eléctrica. Como os sistemas informáticos entendem a linguagem binária, 0 ou 1,  tem  de  ser  feita  uma  associação,  uma  correspondência  entre  as  tensões  e  os  códigos binários.  Os protocolos estão, em geral, definidos por normas internacionais (por exemplo, a  norma RS 232) que estabelecem  as  relações entre os bits e os níveis de tensão eléctrica para o formato dos dados a transmitir e para o débito de transmissão de  bits por unidade de tempo. 

 


3.Conclusao

Fim do trabalho conclui-se Transmissão de dados, transmissão digital, ou comunicação digital, é a transferência dos dados físicos (num fluxo de bits digital ou um sinal analógico digitalizado) ao longo de um canal de comunicação ponto-a-ponto ou multiponto. Exemplos desses canais são fios de cobre, fibras ópticas, canais de comunicação sem fios, dispositivos de armazenamento e barramentos. Os dados são representados como um sinal eletromagnético, tal como tensão elétrica, onda de rádio, microondas, sinais infravermelhos. O presente tema muito importante visto que Permitir acesso simultâneo a programas e dados importantes, Permitir às pessoas compartilhar dispositivos periféricos, Facilitar o processo de realização de cópias de segurança (backup), Agilizar as comunicações pessoais com o correio eletrônico ou mensagens instantâneas.

 

4.Referencias bibliograficas

 

https://brasilescola.uol.com.br/informatica/comunicacao-dados.htm acessado a a 19/06/2022.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Transmiss%C3%A3o_de_dados 18/06/2022.

 

0 comentários:

Enviar um comentário