segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Tipos de redes de computadores

 

Índice

1. Introdução. 2

2.1. Tipos de redes de computadores. 3

2.2. Classificação das redes quanto à extensão geográfica. 3

3. Redes ponto-a-ponto. 3

4. Redes cliente-servidoR

 


1. Introdução

O presente trabalho vai falar de redes especificamente, responder os objectivos gerais das redes de computador, falar dos dois tipos e principais tipos de rede , Redes ponto-a-ponto e rede cliente servidor. Ter conhecimentos sobre redes de computadores referentes a: protocolos, estrutura de cabos de uma rede, arquitectura, equipamento, segurança e tipos de redes.

 


2.Objectivos gerais das redes de computador

Proporcionar aos estudantes os conhecimentos sobre redes de computadores referentes a: protocolos, estrutura de cabos de uma rede, arquitectura, equipamento, segurança e tipos de redes. Os estudantes aprenderão a administração de uma rede de computadores cliente/servidor.

Instituídas durante a década de 60, as primeiras redes de computadores tinham  o propósito de trocar dados entre dois computadores. O cartão perfurado era  o meio utilizado para armazenar dados, sendo que o mesmo constituía-se  como uma forma demorada e trabalhosa de transportar grandes quantidades  de informações.

As redes de computadores apesar da evolução e crescente propagação, mantém seu objectivo primordial: compartilhar recursos (tanto de hardware como software) e propiciar a troca de informações (MORIMOTO, 2008a).

2.1. Tipos de redes de computadores

As redes de computadores, geralmente, são classificadas de acordo com sua disposição geográfica e hierarquia.

2.2. Classificação das redes quanto à extensão geográfica

Neste quesito, as redes são classificadas quanto ao alcance das mesmas, sendo que diversas classificações são propostas como forma de caracterização destes tipos de redes, conforme os tópicos a seguir.

3. Redes ponto-a-ponto

Uma rede ponto-a-ponto normalmente é utilizada em pequenas redes. Neste  tipo de rede os computadores trocam informações entre si, compartilhando  arquivos e recursos.

Uma rede do tipo ponto-a-ponto possui algumas características pontuais:

• É utilizada em pequenas redes.

• São de implementação fácil e de baixo custo.

• Possuem pouca segurança.

• Apresentam um sistema de cabeamento simples.

Ao citarmos uma vantagem e uma desvantagem deste tipo de rede, podemos considerar como ponto positivo o baixo custo para implementar uma rede do tipo ponto-a-ponto, onde todos os computadores podem acessar directamente todos os demais computadores e seus recursos compartilhados. Um ponto negativo neste tipo de rede está relacionado a baixa segurança que este  modelo proporciona.

Figure 1 Exemplo de uma rede ponto-a-ponto

4. Redes cliente-servidor

 Uma rede de computadores do tipo cliente-servidor possui um ou mais servidores, responsáveis por prover serviços de rede aos demais computadores conectados a ele que são chamados clientes. Cada cliente (computador que compõe este tipo de rede) que deseja acessar um determinado serviço ou recurso faz essa solicitação ao servidor da rede, por isso o nome cliente-servidor.

Esse tipo de rede surgiu da necessidade de criar uma estrutura que centralizasse o processamento em um computador central da rede (no caso o servidor, com recursos de hardware preparados para tal processamento). Como exemplos de serviços de rede que um servidor pode executar estão: servidor de aplicativos, serviço de impressão, hospedagem de sites, servidor de e-mail, servidor de arquivos, entre outros

Os computadores clientes, também chamados de “nós” em uma rede de computadores, são as estações de trabalho ou desktops. Os computadores clientes são utilizados pelos usuários que acessam as informações armazenadas no servidor e executam aplicações locais

Neste tipo de rede não há tolerância a falhas (como existe em um sistema descentralizado) haja vista um único sistema centralizado de informações (servidor).

• Um servidor de rede é um computador projetado (hardware) para suportar a execução de várias tarefas que exigem bastante do hardware (como disco rígido e processador), diferentemente de uma estação de trabalho (cliente), que não possui características para realizar o trabalho de um servidor (quando falamos puramente do hardware necessário a um computador servidor).

• No contexto do software para servidores, deve prover serviços usuais para atender os clientes da rede: autenticação, compartilhamento de recursos, entre outros.

Figure 2 Exemplo de uma rede cliente/servidor

 

 

 

 

 

 

Conclusão

Fim do trabalho conclui-se que esta matéria das redes Proporcionar aos estudantes os conhecimentos sobre redes de computadores referentes a: protocolos, estrutura de cabos de uma rede, arquitectura, equipamento, segurança e tipos de redes. Os estudantes aprenderão a administração de uma rede de computadores cliente/servidor. As redes de comunicação nesse mundo globalizado, cada vez mais rápidas e eficientes, permitiram a comunicação e o acesso rápido a qualquer parte do globo de forma instantânea.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Referências bibliográficas

FRANCISCATTO Roberto, Et all, redes de computadores, UFSM, 2014.

 

0 comentários:

Enviar um comentário