segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Historia da educação tradicional em Moçambique

 

Introdução

Falar da do presente tema a Historia da educação tradicional em Moçambique nos remete a falar dos primórdios antes da chegada do europeu com colonização e hábitos que são utilizados ate os dias de hoje, estamos perante a uma fase da Historia em que as populações que viviam em Moçambique viviam em comunidades, estados Reinos, onde a educação era passada de geração em barracão assim preservando os princípios.

 

Evolução da educação tradicional em Moçambique.

Na Historia da educação tradicional em Moçambique, fundamenta-se nos seus valores que as comunidades acumularam ao longo dos tempos e que têm como principal epicentro a pessoa humana. Ninguém vive só. Na lógica da cultura tradicional bantu o ser humano só tem sentido na sua vivência e convivência com o outro. Daí a vida em comunidade.

Generalidades

Educação - não existe um conceito acabado acerca de educação, entretanto, pode-se dizer que : "educação é o processo que visa a capacitar o indivíduo a agir conscientemente diante de situações novas de vida, com aproveitamento da experiência anterior, tendo em visto o integração, o continuidade e o progresso social, segundo o realidade de coda um, para serem atendidas as necessidades individuais e colectivas" (NÉRICI, 1991).

Tradição - conhecimento que provém da transmissão oral de hábitos durante um longo espaço de tempo e que passa de geração em geração.

O termo foi originariamente aplicado pelos primeiros cristãos às crenças centrais, transmitidas através da instrução nas coisas religiosas. A tradição inspira, muitas vezes, o respeito, simplesmente através da autoridade que nela se alicerça (tradicional). Representa normalmente o padrão ou modelo de referência, sendo por isso particularmente respeitada pelos conservadores e, por outro lado, atacada por não conservadores como obstáculo à mudança.

Portanto, tradição conjunto de ideias, sentimentos, costumes e aptidões transmitidos de geração em geração aos membros duma sociedade humana, quer através da linguagem verbal quer através dos próprios actos.

Educação Tradicional - as crianças aprendem para a vida por meio da vida. O individuo sofre uma tripla integração: pessoal, social e cultural. Aprende-se imitando os adultos nas actividades diárias, sem que alguém esteja especialmente destinado para a tarefa de ensinar.

A transmissão do saber é feita usando diversos elementos como: contos, lendas, fabulam, advinhas., provérbios, canções, tabus, ritos e outros.

Todos estes elementos têm uma grande importância na educação e na criação da consciência tradicional da vida. São exaltados os valores e repudiados os contravalores.

Os valores exaltados: a solidariedade, a amizade, a união, a prudência, o pudor, a decência, a simplicidade, a humildade etc.

Os contravalores repudiados: o egoísmo, a falta de respeito, a vingança, a mentira, a inveja, o boato, o ódio, a fornicação e outros males que desprestigiam a comunidade, a linhagem e a família.

Ensino tradicional moçambicana

Ritos de gravidez

A mulher ao sentir-se grávida troca impressões sobre o seu estado com pessoas femininas mais velhas da sua família e de maior confiança. Caso se confirme o seu estado de gravidez ê que se comunica ao seu marido

Neste período ela recebe muitas e variadas instruções das mais velhas dependendo dos ritos de cada comunidade e ou família, as instruções estio ligadas a:

·         Comportamento social ( relações sexuais com vários homens torna o parto difícil)

·         Alimentação

·         Tratamento

·         Escolha de parteira

Ritos de nascimento

Existem variados rituais após a nascença da criança dependendo dos usos e costumes de

Cada comunidade e ou famílias. Há cerimónias específicas para coda momento e para coda sexo.

Cerimónias específicas para:

1.      Corte da placenta conforme o sexo

2.      Defesa do recém-nascido contra maus espíritas

3.      Que o criança se assuste quando se encontro/ com outro pessoa ou colmar

4.      Protecção das crianças contra rodos quentes e outros rituais.

Educação dos Adolescentes

Ritos de iniciação masculina

O adolescente é ensinado tudo o que possa vir a encontrar na vida, necessita conhecer para a luta. Ele aprende a sofrer com resignação, a comer pouco e a beber menos e até a caça é ensinado.

Os ritos de iniciação masculina subscrevessem em realização da circuncisão. A circuncisão um costume que como força da lei e aquele que não for circuncidado é excluído em todas as actividades sociocultural.

Como o desenvolvimento masculino não é notado por sinais externos como na puberdade feminina, a escolha dos adolescentes para a cerimónia de circuncisão não é criteriosa mas baseia-se frequentemente na vivacidade espiritual e no desenvolvimento físico que os mais velhos lhes reconhecem.

Nesta escola tradicional temporária, o adolescente é ensinado a não roubar, a ajudar o pai nas actividades, a não bater nos filhos dos vizinhos, ser sempre voluntários nas actividades da família, como encarara mulher usualmente etc.

Esses ensinos são transmitidos na base de provérbios, adágio, e Sempre acompanhados com Untares s e danças durante as noites da sua permanência nesse mato.

Esses rituais de passagem diferem de uma linhagem a outra em técnicas e meios.

Através da escola tradicional temporaria, o adolescente e inserido na comunidade com as normas e leiras que regulam a vida da sociedade nos aspectos sociais, políticos económicos e assim ele adquire a aptidão para a manutenção da ordem social da região e da paz social e individual.

 

Conclusão

Fim do trabalho conclui-se que este modelo de ensino tradicional foi muito importante naquela época antes do sistema colonial e o actual, visto que era passado de geração em geração assim facilitando a transmissão do conhecimento entre as localidades. Exceptuando a escola tradicional temporária, a educação tradicional não tem dias e nem lugar especifico pata a sua administração.

 

0 comentários:

Enviar um comentário