Introdução
Falar da do presente tema a Historia da
educação tradicional em Moçambique nos remete a falar dos primórdios antes da
chegada do europeu com colonização e hábitos que são utilizados ate os dias de
hoje, estamos perante a uma fase da Historia em que as populações que viviam em
Moçambique viviam em comunidades, estados Reinos, onde a educação era passada
de geração em barracão assim preservando os princípios.
Evolução da educação tradicional em Moçambique.
Na Historia
da educação tradicional em Moçambique, fundamenta-se nos seus valores que as
comunidades acumularam ao longo dos tempos e que têm como principal epicentro a
pessoa humana. Ninguém vive só. Na lógica da cultura tradicional bantu o ser
humano só tem sentido na sua vivência e convivência com o outro. Daí a vida em
comunidade.
Generalidades
Educação - não existe um conceito
acabado acerca de educação, entretanto, pode-se dizer que : "educação é o
processo que visa a capacitar o indivíduo a agir conscientemente diante de
situações novas de vida, com aproveitamento da experiência anterior, tendo em
visto o integração, o continuidade e o progresso social, segundo o realidade de
coda um, para serem atendidas as necessidades individuais e colectivas"
(NÉRICI, 1991).
Tradição
- conhecimento que provém da transmissão oral de hábitos durante um longo
espaço de tempo e que passa de geração em geração.
O termo foi originariamente aplicado
pelos primeiros cristãos às crenças centrais, transmitidas através da instrução
nas coisas religiosas. A tradição inspira, muitas vezes, o respeito,
simplesmente através da autoridade que nela se alicerça (tradicional).
Representa normalmente o padrão ou modelo de referência, sendo por isso
particularmente respeitada pelos conservadores e, por outro lado, atacada por
não conservadores como obstáculo à mudança.
Portanto, tradição conjunto de ideias,
sentimentos, costumes e aptidões transmitidos de geração em geração aos membros
duma sociedade humana, quer através da linguagem verbal quer através dos
próprios actos.
Educação
Tradicional - as crianças aprendem para a vida por
meio da vida. O individuo sofre uma tripla integração: pessoal, social e
cultural. Aprende-se imitando os adultos nas actividades diárias, sem que
alguém esteja especialmente destinado para a tarefa de ensinar.
A transmissão do saber é feita usando
diversos elementos como: contos, lendas, fabulam, advinhas., provérbios,
canções, tabus, ritos e outros.
Todos estes elementos têm uma grande importância
na educação e na criação da consciência tradicional da vida. São exaltados os
valores e repudiados os contravalores.
Os
valores exaltados: a solidariedade, a amizade, a
união, a prudência, o pudor, a decência, a simplicidade, a humildade etc.
Os
contravalores repudiados: o egoísmo, a falta de
respeito, a vingança, a mentira, a inveja, o boato, o ódio, a fornicação e
outros males que desprestigiam a comunidade, a linhagem e a família.
Ensino
tradicional moçambicana
Ritos
de gravidez
A mulher ao sentir-se grávida troca
impressões sobre o seu estado com pessoas femininas mais velhas da sua família
e de maior confiança. Caso se confirme o seu estado de gravidez ê que se
comunica ao seu marido
Neste período ela recebe muitas e
variadas instruções das mais velhas dependendo dos ritos de cada comunidade e
ou família, as instruções estio ligadas a:
·
Comportamento social (
relações sexuais com vários homens torna o parto difícil)
·
Alimentação
·
Tratamento
·
Escolha de parteira
Ritos
de nascimento
Existem variados rituais após a nascença
da criança dependendo dos usos e costumes de
Cada comunidade e ou famílias. Há cerimónias
específicas para coda momento e para coda sexo.
Cerimónias específicas para:
1. Corte
da placenta conforme o sexo
2. Defesa
do recém-nascido contra maus espíritas
3. Que
o criança se assuste quando se encontro/ com outro pessoa ou colmar
4. Protecção
das crianças contra rodos quentes e outros rituais.
Educação
dos Adolescentes
Ritos
de iniciação masculina
O adolescente é ensinado tudo o que
possa vir a encontrar na vida, necessita conhecer para a luta. Ele aprende a
sofrer com resignação, a comer pouco e a beber menos e até a caça é ensinado.
Os ritos de iniciação masculina
subscrevessem em realização da circuncisão. A circuncisão um costume que como
força da lei e aquele que não for circuncidado é excluído em todas as
actividades sociocultural.
Como o desenvolvimento masculino não é
notado por sinais externos como na puberdade feminina, a escolha dos
adolescentes para a cerimónia de circuncisão não é criteriosa mas baseia-se
frequentemente na vivacidade espiritual e no desenvolvimento físico que os mais
velhos lhes reconhecem.
Nesta escola tradicional temporária, o
adolescente é ensinado a não roubar, a ajudar o pai nas actividades, a não
bater nos filhos dos vizinhos, ser sempre voluntários nas actividades da família,
como encarara mulher usualmente etc.
Esses ensinos são transmitidos na base
de provérbios, adágio, e Sempre acompanhados com Untares s e danças durante as
noites da sua permanência nesse mato.
Esses rituais de passagem diferem de uma
linhagem a outra em técnicas e meios.
Através da escola tradicional temporaria,
o adolescente e inserido na comunidade com as normas e leiras que regulam a
vida da sociedade nos aspectos sociais, políticos económicos e assim ele
adquire a aptidão para a manutenção da ordem social da região e da paz social e
individual.
Conclusão
Fim do trabalho conclui-se que este
modelo de ensino tradicional foi muito importante naquela época antes do
sistema colonial e o actual, visto que era passado de geração em geração assim
facilitando a transmissão do conhecimento entre as localidades. Exceptuando a
escola tradicional temporária, a educação tradicional não tem dias e nem lugar
especifico pata a sua administração.
0 comentários:
Enviar um comentário