segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Historia de educação em Moçambique na época colonial

 

Introdução

Falar Historia de educação em Moçambique na época colonial mesmo que falar de um assunto, muito delicado visto que os nossos antepassados foram forcados a abandonar alguns hábitos para aprender outros hábitos que não eram de costume, visto que Os portugueses chegaram a Moçambique em 1498 e a administração colonial foi instalada três anos mais tarde, ficando o território dependente do Estado da Índia até 1752. Em 1569, Moçambique foi elevada à condição de capitania-geral, englobando a região de Sofala e a do Monomotapa. E a educação neste sistema era divido entres os nativos e os portugueses.

 

2. A Educação no período colonial (1845 – 1974)

 

A educação neste período foi caracterizada pela dominação, alienação e cristianização. Foi o período em que surgiu a primeira regulamentação do ensino nas colónias, período da Monarquia em Portugal, a 2 de Abril de 1845. A 14 de Agosto do mesmo ano, foi estabelecido um decreto que diferenciava o ensino nas colónias e na Metrópole e criava as escolas públicas nas colónias.

Em 1846 foi publicada a primeira providência legal para a organização da instrução primária no ultramar português; depois de 1854 foram criadas, por decreto, as primeiras escolas primárias na Ilha de Moçambique, no Ibo, Quelimane, Sena, Tete, Inhambane e Lourenço Marques.

Em 1846 foi publicada a primeira providência legal para a organização da instrução primária no ultramar português; depois de 1854 foram criadas, por decreto, as primeiras escolas primárias na Ilha de Moçambique, no Ibo, Quelimane, Sena, Tete, Inhambane e Lourenço Marques.

A 30 de Novembro de 1869, foi reformado o Ensino Ultramar, onde se decretava o ensino primário obrigatório, dividido em dois graus, com duas classes cada, em que as escolas estavam sob tutela das missões católicas.

Em 1912 foi criada, em Lourenço Marques, a primeira escola secundária em Moçambique.

2.1.Dois subsistemas de ensino do sistema de educação colonial

Um dos maiores marcos da educação colonial em Moçambique é a vigência de dois subsistemas de ensino, nomeadamente:

Ø  Ensino Oficial – para os filhos dos colonos ou assimilados;

Ø  Ensino rudimentar – para os chamados “indígenas”- os nativos.

Neste sentido, o sistema de ensino em Moçambique era de dois tipos, correspondendo a duas concepções de educação - para indígenas e educação da elite, para o colonizador e assimilado.

 

 

 

Em suma A história da educação em Moçambique compreende dois períodos: a educação antes da independência e pós-independência. Cada período é caracterizado por principais marcos. No período antes da

evido ao regime colonial. Os curricula defendiam as finalidades da Metrópole. Mas, com a fundação da FRELIMO, surgiram as zonas libertadas, constituindo a primeira fase de integração e valorização da educação moçambicana.

O período pós-independência tem como marcos: o antes e o depois do surgimento do SNE (Lei 4/83); o surgimento da Lei nº 6/92 e da Lei 18/2018. Resumo do tema 41 FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO PRIMÁRIO A independência trouxe uma nova dinâmica na educação em Moçambique, a qual se reflectiu na garantia, pelo Estado, da educação para todos, expansão da rede escolar; sistematização da experiência de educação nas zonas libertadas, formação de professores e revisão curricular contínua.

A proclamação do direito à educação para todos os moçambicanos, pela Constituição da República e a consequente massificação do acesso à educação, em todos os níveis de ensino, constitui o principal marco da educação pósindependência.

 

3.Conclusão

Fim do trabalho conclui-se que a educação passou por várias transformações, de acordo com os períodos em ela atravessou, visto que com a chegada dos portugueses deixou de ser o que era, isto é tomou uma nova visão, neste período Moçambique consegui libertar outras zonas, onde conseguiu também impor um outro modelo de educação e em fim depois a educação conheceu já uma grande evolução, pois muitos moçambicanos que não tinham acendido a educação passaram a ter e o número de analfabetos se reduziu. O trabalho faz reflexão ao processo de educação em geral e de educação em Moçambique no período colonial e sobre tudo como foi caracterizado tomando em conta os principais ideais na formação do homem.

 

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