Introdução
Falar
Historia de educação em Moçambique na época colonial mesmo que falar de um
assunto, muito delicado visto que os nossos antepassados foram forcados a
abandonar alguns hábitos para aprender outros hábitos que não eram de costume,
visto que Os portugueses chegaram a Moçambique em 1498 e a administração
colonial foi instalada três anos mais tarde, ficando o território dependente do
Estado da Índia até 1752. Em 1569, Moçambique foi elevada à condição de
capitania-geral, englobando a região de Sofala e a do Monomotapa. E a educação
neste sistema era divido entres os nativos e os portugueses.
2. A Educação no período colonial (1845 – 1974)
A educação neste período foi
caracterizada pela dominação, alienação e cristianização. Foi o período em que
surgiu a primeira regulamentação do ensino nas colónias, período da Monarquia
em Portugal, a 2 de Abril de 1845. A 14 de Agosto do mesmo ano, foi
estabelecido um decreto que diferenciava o ensino nas colónias e na Metrópole e
criava as escolas públicas nas colónias.
Em 1846 foi publicada a primeira
providência legal para a organização da instrução primária no ultramar
português; depois de 1854 foram criadas, por decreto, as primeiras escolas
primárias na Ilha de Moçambique, no Ibo, Quelimane, Sena, Tete, Inhambane e
Lourenço Marques.
Em 1846 foi publicada a primeira
providência legal para a organização da instrução primária no ultramar
português; depois de 1854 foram criadas, por decreto, as primeiras escolas
primárias na Ilha de Moçambique, no Ibo, Quelimane, Sena, Tete, Inhambane e
Lourenço Marques.
A 30 de Novembro de 1869, foi reformado
o Ensino Ultramar, onde se decretava o ensino primário obrigatório, dividido em
dois graus, com duas classes cada, em que as escolas estavam sob tutela das
missões católicas.
Em 1912 foi criada, em Lourenço Marques,
a primeira escola secundária em Moçambique.
2.1.Dois subsistemas de ensino do sistema de educação colonial
Um dos maiores marcos da educação
colonial em Moçambique é a vigência de dois subsistemas de ensino,
nomeadamente:
Ø Ensino
Oficial – para os filhos dos colonos ou assimilados;
Ø Ensino
rudimentar – para os chamados “indígenas”- os nativos.
Neste sentido, o sistema de ensino em
Moçambique era de dois tipos, correspondendo a duas concepções de educação -
para indígenas e educação da elite, para o colonizador e assimilado.
Em suma A história da educação em
Moçambique compreende dois períodos: a educação antes da independência e
pós-independência. Cada período é caracterizado por principais marcos. No
período antes da
evido ao regime colonial. Os curricula
defendiam as finalidades da Metrópole. Mas, com a fundação da FRELIMO, surgiram
as zonas libertadas, constituindo a primeira fase de integração e valorização
da educação moçambicana.
O período pós-independência tem como marcos:
o antes e o depois do surgimento do SNE (Lei 4/83); o surgimento da Lei nº 6/92
e da Lei 18/2018. Resumo do tema 41 FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO PRIMÁRIO
A independência trouxe uma nova dinâmica na educação em Moçambique, a qual se
reflectiu na garantia, pelo Estado, da educação para todos, expansão da rede
escolar; sistematização da experiência de educação nas zonas libertadas,
formação de professores e revisão curricular contínua.
A proclamação do direito à educação para
todos os moçambicanos, pela Constituição da República e a consequente
massificação do acesso à educação, em todos os níveis de ensino, constitui o
principal marco da educação pósindependência.
3.Conclusão
Fim do trabalho conclui-se que a
educação passou por várias transformações, de acordo com os períodos em ela
atravessou, visto que com a chegada dos portugueses deixou de ser o que era,
isto é tomou uma nova visão, neste período Moçambique consegui libertar outras
zonas, onde conseguiu também impor um outro modelo de educação e em fim depois
a educação conheceu já uma grande evolução, pois muitos moçambicanos que não
tinham acendido a educação passaram a ter e o número de analfabetos se reduziu.
O trabalho faz reflexão ao processo de educação em geral e de educação em
Moçambique no período colonial e sobre tudo como foi caracterizado tomando em
conta os principais ideais na formação do homem.
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