segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Desenvolvimento humano - trabalho feito

 Desenvolvimento humano

O termo “desenvolvimento humano” é utilizado para indicar um processo complexo de transformação contínua, dinâmica e progressiva que começa com a vida, isto é, na concepção, e a acompanha, sendo agente de modificações e aquisições, (NUNES-2007). Para ele este processo ocorre durante todo o ciclo vital, por meio da interação entre as características biológicas individuais (crescimento e maturação) com o meio ambiente ao qual o sujeito é exposto. “O termo meio ambiente deve ser entendido como algo muito amplo, que envolve cultura, sociedade, práticas e interações”

Por sua vez, DAVIS (1994) citada por PIRES (2001), o desenvolvimento humano se estabelece através da interação do indivíduo com o ambiente físico e social. Ele volta a enaltecer que esse desenvolvimento é caracterizado pelo desenvolvimento mental e pelo crescimento orgânico. O desenvolvimento mental se constrói continuamente e se constitui pelo aparecimento gradativo de estruturas mentais. As estruturas mentais são formas de organização da atividade mental que vão se aperfeiçoando e se solidificando, até o momento em que todas elas, estando plenamente desenvolvidas, caracterizarão um estado de equilíbrio superior em relação à inteligência, à vida afetiva e às relações sociais. Algumas estruturas mentais podem permanecer ao longo de toda a vida, como, por exemplo: a motivação.

Outras estruturas são substituídas a cada nova fase da vida do indivíduo. Como por exemplo:

·         A obediência da criança é substituída pela autonomia moral do adolescente.

·         A relação da criança com os objetos que, se dá primeiro apenas de forma concreta se transforma na capacidade de abstração.


Importancia do estudo do Densevolvimento humano

Cada fase do desenvolvimento humano: pré-natal, infância, adolescência, maturidade e senescência; apresentam características que as identificam e permitem o seu reconhecimento.

O seu estudo possibilita uma melhor observação, compreensão e interpretação do comportamento humano. Distinguindo como nascem e como se desenvolvem as funções psicológicas do ser humano para subsidiar a organização das condições para o seu desenvolvimento pleno.

Factores que influenciam o Desenvolvimento humano

Diversos fatores indissociáveis e em contínua interação que afetam todos os aspectos do desenvolvimento Humano, (NUNES-2007).

Hereditariedade

É o conjunto de processos biológicos que asseguram que cada ser vivo receba e transmita informações genéticas através da reprodução, sendo responsável pelos muitos aspectos da forma do corpo, do funcionamento dos órgãos e do tipo de comportamento. A carga genética define o potencial do indivíduo, que pode ou não se desenvolver. Temos como exemplo as pesquisas que comprovam os aspectos genéticos da inteligência, no entanto, ela pode desenvolver-se aquém ou além do seu potencial, dependendo das condições do meio que encontra.

É a carga genética do indivíduo que será capaz de estabelecer a sua potencialidade, que poderá ou não se desenvolver. Exemplo: a inteligência poderá se desenvolver ou não dependendo das condições que o ambiente proporcionar.

Crescimento orgânico

É o processo responsável pelas mudanças do organismo tanto em tamanho como em complexidade. Refere-se às transformações do organismo como um todo, sofrendo influências tanto ambientais quanto do processo maturacional. Por exemplo, pense nas possibilidades de descobertas de uma criança, quando começa a engatinhar e depois a andar, em relação à quando esta criança estava no berço com alguns dias de vida. E logo percebemos que a estruturação do esqueleto permite à criança alcançar objetos que antes ela não conseguia.


Maturação neurofisiológica

Esta diz respeito ao processo de evolução da maturação do sistema neurofisiológico, tornando possíveis determinados padrões de comportamento. Como exemplo, temos o processo de alfabetização, que depende dessa maturação, pois para segurar o lápis e manejá-lo como um adulto é necessário um desenvolvimento neurológico que a criança dos seus 2 ou 3 anos de idade não possui.

Meio

Diz respeito ao conjunto de influências e estimulações ambientais que interferem nos padrões de comportamento do indivíduo, incluindo neste termo a cultura, sociedade, práticas e interações.

Exemplo: se a estimulação verbal for muito intensa, uma criança de 3 anos pode ter um repertório verbal muito maior do que a média das crianças de sua idade, mas, ao mesmo tempo, pode ter dificuldades para subir e descer uma escada, porque esta situação pode não ter feito parte de sua experiência de vida. Outro exemplo pode ser notado numa criança que   o incentivo à leitura for muito intenso, uma criança aos cinco anos já pode saber reconhecer as letras e escrever, mas ao mesmo tempo, outra que não teve incentivo pode não as reconhecer e nem as escrever


Princípios do desenvolvimento humano

Apesar dos processos implícitos ao crescimento serem bastante complexos, tanto antes quanto após o nascimento, o desenvolvimento humano ocorre de acordo com princípios gerais que são encontradas em todas as pessoas, conforme apresentado a seguir (Pinheiro, 2013):

1) - O desenvolvimento humano é um processo ordenado e contínuo, dividido em quatro fases principais: infância, adolescência, idade adulta e senescência;


2) - O desenvolvimento humano se realiza da cabeça para as extremidades; sequência acéfalo-caudal: a criança sustenta primeiro a cabeça, para só então levantar o tronco, sentar e andar; progride do centro para a periferia do corpo; sequência próximo distal: a criança movimenta primeiro os braços, para depois movimentar as mãos e os dedos;


3) - O indivíduo tende a responder sempre de forma mais específica as estimulações do meio. Cada vez mais vão se especializando os movimentos do corpo para respostas específicas. A fala se torna mais abrangente em relação aos objetos a serem designados etc. O desenvolvimento se dá do geral para o específico;


4) - Os órgãos não crescem de maneira uniforme. Enquanto o cérebro, por exemplo, se desenvolve rapidamente na infância, as outras partes do corpo seguem ritmos diferenciados, as vezes de forma lenta em outras aceleradamente;


5) - Cada indivíduo se desenvolve de acordo com um ritmo próprio que tende a permanecer constante segundo seus padrões de hereditariedade, se não for perturbado por influências externas, como má alimentação; ou internas, como doenças;


6) - Todos os aspectos do desenvolvimento humano são inter-relacionados, não podendo ser avaliados sem levar em conta essas mútuas interferências.


Aspectos do densevolvimento humano

Entendido em sua globalidade, o desenvolvimento pode ser dividido em quatro aspectos, para facilitar o estudo. Os aspectos são:

a)      -  Aspecto físico-motor

 É a consideração do crescimento orgânico, da maturação neurofisiológica, da capacidade de manipulação de objetos e do exercício do próprio corpo. Exemplo: a criança que consegue procurar um brinquedo debaixo da cama por já conseguir coordenar os movimentos das pernas, pés, tronco, braços e mãos.

b)     -  Aspecto intelectual

É a capacidade de pensar, de raciocinar. Exemplo: A criança que para alcançar um pacote de bolachas em cima do armário, usa de um banquinho para alcançar as bolachas, ou seja, como percebeu que sua altura não era suficiente para alcançá-las, planejou sua ação através do uso de uma ferramenta (o banquinho) e conseguiu realizar a ação.

c)      -  Aspecto afetivo-emocional

É o modo particular de cada indivíduo integrar suas experiências, é o sentir. Exemplo: o medo da criança frente o comentário de sua professora no desempenho de uma atividade, a alegria de receber um presente.


  d) - Aspecto social

É a maneira como o indivíduo reage diante das situações que envolvem outras pessoas. Exemplo: na sala de aula, é fácil observar que algumas crianças procuram outras para a realização de suas tarefas enquanto outras permanecem sozinhas.

FIM

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