terça-feira, 17 de novembro de 2020

Relacionar os modelos de investigação do processo de ensino e aprendizagem com a experiência do estudante.

 

Módulo: Metodologia do ensino superior

Observação:Tarefa: Relacionar os modelos de investigação do processo de ensino e aprendizagem com a experiência do estudante.  


 


 


(I)  Contextualização

No âmbito do módulo de Metodologias do Ensino Superior na Universidade Pedagógica Sagrada Família da Maxixe realizou-se o presente trabalho que tinha como objectivo: Relacionar a experiência do estudante  ao modelo de investigação do processo de ensino e aprendizagem predominante na Instituição Superior de sua formação acadêmica.  

 Para a materialização desta reflexão baseou-se evocação da experiência vivencial do estudante  correlacionada com a discrição dos modelos em SACRISTÁN E GÓMEZ (2000).


(II)               Desenvolvimento


De acordo com a análise feita conclui-se que o modelo predominante na Instituição de ensino superior freqüentado pelo estudante é o modelo de mediacional centrado no estudante.


Um número significativo de docentes planeava aulas de natureza reflexiva para os estudantes. A reflexão era feito em volta de temas relacionados com o processo de ensino e aprendizagem (PEA), dado que o estudante em causa é formando em Ensino de Psicologia Escolar.


A maior parte dos docentes influenciados pelo movimento de um ensino centrado no estudante planeava tarefas de pesquisa individual ou em grupo dando maior primazia ao primeiro. 


Os trabalhos em grupo eram apresentados em forma de seminário na turma com a posterior discussão do tema entre os estudantes. Neste processo era tarefa do docente coordenar o debate e fazer síntese da discussão. O conteúdo para as avaliações era significativamente proveniente das discussões feitas.


O comportamento adotado pelos docentes reflete o pensamento da Escola Nova, onde segundo MUCCHIELLI (1981) citado por MOREIRA (1997:83) compreende: “a utilização do grupo como meio de formação e como factor de progresso pedagógico (...) o despertar da iniciativa dos alunos que têm de descobrir aquilo que devem aprender”.


O aspecto negativo vivenciado é de que: Alguns docentes e não poucos esqueciam o seu papel de ensinar e deixavam de fazer as sínteses das discussões de forma mais profunda, alegando que sendo um ensino centrado no estudante este deviam na base do trabalho de  pesquisa e da discussão esforçar-se para reconstruir o seu conhecimento.  


 

(III)          Bibliografia   


1)      MOREIRA, A. Daniel. Didática do ensino superior. 17a Ed, São Paulo, Prepress editora, 1997.


2)      SACRISTÁN, J. Gimeno & CÓMEZ, A. I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. 4a Ed, São Paulo, Artes Médica editora (2000).


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FIM

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