Indice
Estado do Mwenemutapa e origem
A organização político-administrativa
Introdução
Trablho que visa falar dos estados de Zimbbwe e Mwenemutapa na fase da
penetracao mercantil estrangeira , abordar em todos aspectos desde a origem,
que deu-se no secul IV onde sugiram os primeiros agricultores e metalurgicos
bantu que chegaram ao sula do zambeze vindos da regiao dos grandes lagos.
Actividades economicas que a principal
era a agropecuaria, a organizacao politica administrativa, estrutura socio
economica e idiologia que foi um factor integrador fundamental do sistema
politico mwenemutapa.
Grande Zimbabwe
Nos primeiros
séculos da nossa era, antes do século IV, os primeiros primeiros séculos e
metalúrgicos bantu chegaram ao sul do Zambeze, vindos da região dos Grandes Lagos. Fixaram-se numa região rica em ouro e
misturatam-se com as populações que viviam, de origem khoisan. Mais tarde, um grupo separou-se deste núcleo
e instalou-se ao sul do Limpopo; com os
Sotho, Tswana, Tong e Nguni, constituiram uma população do região austral de
Africa.
As Como condições geográficas favoráveis -
savana sem mosca tsé-tsé e paludismo, sem grandes florestas nem påntanos,
precipitação suficlente para uma agricultura variada e fácil-permitiram a
habituação de agricultores e pastores, No século XI, uma nova migração trouxe
ao planalto entre o Zambeze e o Limpopo
povos pastores shona, que foram grandes construtores de muralhas de pedra
(Zimbabwe), de que resquícios hoje de ruínas espalhadas pelo território por
eles ocupados.
Actividades económicas
Os Shonas
dedicavam-se fundamentalmente à agricultura, criação de gado, metalurgia ou
miração e comércio. De acordo com fontes
árabes (Al-Masudi), com a chegada dos primeiros comerciantes árabes,
provavelmente nos séculos IX-X, Intelaranuse as primetras trocas comerciais.
O controlo do
comércio a longa distância e a mineração do ouro foram como principais fontes
económicas que conduzem ao aumento de poder dos chefes., E preciso destacar que
o comércio não criou o Estado do Zimbabwe.
A organização político-social
A sociedade
shona encontrava-se organizada da seguinte forma: no topo estava o rei, que
vivia no Grande Zimbabwe, auxiliado por um Conselho de Anciãos; na base da
pirâmide estava a comunidade aldea, que vivia
nos madzimbábwès.
A decadência
Ainda não são
claras como causas da decadência deste Estado. Aventa-se a hipótese de que as
lutas clânicas pelo controlo do comércio a longa distância (entre o clã
Rozwi, chefiado por Mutota, e o clã Torwa), a seca do rio Save, que dificultava a comunicação com a
costa, o aumento demográ- fico na região do planalto e a procura de terras
férteis e de sal sido como as razões fundamentais da sua decadência.
Estado do Mwenemutapa e origem
Da desintegração do Grande Zimbabwe nascem
dois Estados nomeadmente o de Torwa, com
capital em Khami, na região do Grande Zimbabwe e o de Mwenemutapa, com capltal em Dande,
localizada entre os rios Mazoe e Luía.
Por volta de
1450, Mutota, chefe do clã Rozwi, abandona a região do planalto do Zimbabwe com
os seus seguidores em direcção ao vale do Zambeze, fixando-se na região de
Dande, criando o Estado do Zimbabwe.
Actividades económicas
A agricultura
continuava a ser a principal base económica. Dedicavam-se também à pastorícia,
à mineração do ouro, ao artesanato e ao comércio. O comércio a longa distância e a mineração
-Karanga trocavam o ouro por tecidos e missangas, que, como tempo, ascender à categoria
de bens de prestígio.
A organização político-administrativa
O poder central
localizava-se entre os rios Luíare Mazoe e estava circundado por uma cintura de
Estados vassalos ou satélites, entre os quais se encontravam Sedanda,
Quissanga, Quiteve, Manica e Báruè Maungwe, além de outros.
As classes
dominantes esses Estados, constituidas por parentes dos Mwenemutapas e por
estes nomeados, tinham a tendência de se rebelar quando o poder central
enfraquecia. A estrutura
político-administrativa pode ser representada da seguinte maneira:
Figura 1 Estrutura politico administrativa do Estado dos Mwenemutapas
A estrutura
socioeconómica
A articulação
entre alaristocracia dominante e como comunidades aldeas encerrava relações de
exploração de homem pelo homem, materializadas pelas obrigaçoes e direitos que
cada uma das partes tinha para com a outra.
As comunidades aldeas (mushas), sob a direcção
dos mwenemushas, garantiam com o seu
trabalho a manutenção e a reprodução da aristocracia, e esta concorrência para
o equilíbrio e reprodução social de toda a sociedade shona com o
desenvolvimento de operações atividades não diretamente produtivas.
Obrigações das mushas
Impostos em
trabalho:
Ø Mineração do
ouro, quer para alimentar o comércio a longa distância, quer para a importação
de produtos que, na sociedade shona, ascendiam à categoria de bens de prestígio.
Ø Prestação de
sete dias de trabalho mensais nas propriedades dos chefes (zunde);
Ø Construção de
casas para membros das classes dominantes;
Ø Transporte de
mercadorias de e para os acessórios comerciais.
Imposto em
géneros:
Ø Primícias das
colheitas (tributo simbólico) e uma parte da produção (tributo regular);
Ø Marfim, peles e
penas de alguns animais e aves, respectivamente;
Ø Materiais para
a construção da classe dominante: pedras, palhas, etc.
• Obrigações
da classe dominante:
Ø Orientar as
cerimónias de invocação das chuvas;
Ø Garantir a
segurança das pessoas e dos seus bens;
Ø Assegurar a
estabilidade política e militar no território;
Ø Servir de
intermediário entre os vivos e os mortos;
Ø Orientar as
cerimónias mágico-religiosas para evitar chelas, epidemias, calamidades
naturais,etc.
A ideologia
A religião foi
um fator integrador fundamental do sistema político mwenemutapa. Proprietários
do «Saber», da fecundidade da terra e
depositários da ordem do mundo, os Mwenemutapas constituíam os antídotos mais
eficazes contra um desordem. A sua morte significava o caos (choriros).
Conclusão
Apos ter feito
o presente trabalho chegou-se a conclusao de que os estados de mocambique
resistiram muito mesmo a penetracao mercantil estrangeira visto que
dificultaram bastante a cocupacao do estrageiro e interferencia nos asuntos
internos do estado porque os estados ja estavam organizados de forma
politica-administrativa, tinham uma estrutura socio economica que garantia cada
funcão entre os aldeaos dentro dos Estados , a idiologia que tinha um papel
muito forte na comunidade onde os
Mwenemutapas constituíam os antídotos mais eficazes contra um desordem.
A sua morte significava o caos (choriros). Praticava-se o culto aos espíritos
dos antepassados os Muzimus.
Referencias Bibliograficas
Jose Pereira,
Pre-Universitario – Historia 12 classe , Longman Mocambique , 2010
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