1. Introdução
O
estágio proporciona uma maior compreensão dos conteúdos abordados pelo curso,
além da reflexão e futura confirmação sobre a área de actuação do profissional.
O
objectivo do estágio ‘’e o estudante associado a um treinamento específico
voltado para exercício de actividade profissional e consequentemente a
compreensão da importância do profissional perante a sociedade.
O
estágio no Instituto Industrial Comercial Eduardo Mondlane-Inhambane, tem como
objectivo desenvolver o estudante durante o período de formação e prepará-lo
para assumir novos desafios no Instituto assim que formados.
O
programa de estágio no sector de apuração de resultados consistiu no
melhoramento de habilidades no processo de estruturas verticais. Neste
relatório serão descritas actividades desenvolvidas durante 10 semanas
2. Objectivos
2.1.Objectivo
geral
Melhorar a habilidade
no processo de estruturas verticais.
2.2.Objectivos
específicos
Aplicar o traço à
produção de argamassa;
Assentamento de blocos;
Produção de blocos;
Produção de peças de
madeira.
Desenvolvimento
3. Cronograma
de actividades
Segundo
as actividades alcançadas do projecto de estágio de 10 semanas do ano de 2021,
ilustra o controlo das suas actividades através de uma
tabela de cronograma de actividades.
Actividade |
Período |
|||||||||
1ª |
2ª |
3ª |
4ª |
5ª |
6ª |
7ª |
8ª |
9ª |
10ª |
|
Definir
o objectivo a alcançar no estágio |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Limpeza
do terreno |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Assentamento
de Blocos |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Revestimento
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Produção
de Blocos |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Produção
de peças de carpintaria |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Autoavaliação |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
1. Local do estagio
O
meu estágio decorreu no Instituto Industrial e Comercial Eduardo Mondlane
Inhambane,.
2. Desenvolvimento
do estágio
O
estágio foi realizado a 10 semanas do ano 2021, no canteiro de obra de diversas
actividades, onde foram desenvolvidas actividades relacionadas com agenciamento,
supervisão, execução.
O
canteiro de obra era totalmente demarcado para actividades construtivas,
munidos de oficinas para fabricação de algumas peças na carpintaria, e oficinas
de construção onde levantavam materiais de trabalho.
3. Desenvolvimento
de actividades envolvidas
Entre
tantas actividades acompanhadas na obra em questão estão relacionadas algumas
dessas acções com detalhes de execução e processo produtivo.
Actividade 1
3.1.Limpeza do terreno
Realizou-se
em primeiro lugar uma limpeza de local de execução das actividades onde usou-se
alguns equipamentos para a execução da limpeza como: vassoura, enxada,
capinadeira.
Depois
tivemos o recebimento de alguns materiais para facilitar a execução das nossas
actividades como areia e cimento.
Actividade 2
3.2.Produção de Blocos
Produzimos
blocos maciçado usando traço 1:2,5 de diâmetro 20 e 15 onde usamos uma máquina
de vibração no processo de colocação de argamassa, nos moldes em máquina era
vibrada e o outro controlava nos locais dos vazios e puxava a argamassa. Usamos
ferramentas de construção como pá, baldes, colher de pedreiro e mangueira para
introduzir água no cimento misturado com areia.
Fig.1:
Produção de blocos
Actividade 3
3.3.Assentamento de blocos
Assentamento
de blocos foi uma outra actividade do estágio. Nada mais que é que a montagem
do bloco é interligado a argamassa de cimento e areia, para levantarmos uma
parede tivemos duas coordenadas básicas, uma horizontal (nivela o comprimento)
e outra vertical, (nivela a inclinação e prumo).
A
obra foi executada com bloco maciçado assim usando uma linha de Nylon como guia
de nível, prumo, esquadro e régua. Ferramentas necessárias para utilização
nesse processo de execução da obra garantindo o padrão utilizando em todo o
processo de alvenaria de obra, as juntas deveriam ter um espaçamento no máximo
de 2cm, mas devido a falta de ferramenta de confirmação estimávamos o
espaçamento. Usou-se o traço 1:3 em argamassa do assentamento.
Fig2:
Levantamento de alvenarias
Actividade 4
3.4.Produção de algumas peças de
carpintaria
Segundo
na oficina de carpintaria onde usamos alguns materiais como: a madeira, cola de
madeira, barrotes e algumas ferramentas como a plaina electrónica, serra de
carro, serra de fita, lixa, fita-métrica, esquadro e prego, produzimos algumas
peças como aros de porta e janelas, onde usávamos as regras de EPI.
Durante
as nossas actividades de estágio havia um bom controle, feita na participação
dos estudantes como a presença e habilidades que tem cada estagiário feito
pelos Formadores Daniel e Teodósio.
4. Conclusão e
Recomendações
Ao
término deste relatório, entende-se que a teoria e prática se completam e sendo
assim nota-se que as vezes os operários não tomam as providências cabíveis para
um bom desempenho destas actividades, este pode ser atributo ao baixo nível da
escolaridade de a vícios construtivos adquiridos com o tempo e prática de
certas actividades. Contudo, todos os processos vistos no canteiro de obra onde
ocorreram actividades do meu estágio, todas as informações feitas pelos
responsáveis, resultaram ainda mais gama de conhecimentos que o curso
proporcionou. As actividades de estágio foram focadas principalmente o processo
construtivo e quantificação. Durante o período de vigência do estágio pude
observar e presenciar que algumas actividades foram efectuadas de acordo com
uma forma aprendida na sala de aula.
Recomendo para o Instituto que nos seguintes programas de estágios, possa facultar aos
0 comentários:
Enviar um comentário