domingo, 18 de julho de 2021

Conceitos de Canalização

 Índice

O que é canalizador?. 2

O que são aparelhos sanitários?. 2

Aparelhos sanitários. 2

Tipos de tubos: PVC, CPVC, PPR, PEX, PVC Esgoto. 2

Tipos de redes de canalização. 4

Normas e regulamentos da canalização. 4

Ferramentas. 4

Materiais. 4

Equipamentos. 5

Anexos. 6

 

 


O que é canalizador?

O canalizador ou encanador é o responsável pela instalação, montagem, reparação, assim como pela manutenção de sistemas de canos, de estruturas para redes de abastecimento de água e gás, e para escoamento e esgotos. Também repara e trata de instalações e equipamentos hidráulicos.

Os canalizadores ou encanadores podem trabalhar em vários sectores e áreas de actividade, desde a indústria ao comércio, passando por refinarias e plataformas de exploração de petróleo, até obras de construção civil.

 

O que são aparelhos sanitários?

São aparelhos conectados a uma instalação predial, tendo como objectivo prover água para fins higiénicos, também pode ser chamado de louça sanitária.

 

Aparelhos sanitários

                     Chuveiro;

                     Aquecedor:

                     Lavatório;

                     Pia;

                     Urinário;

                     Banheiro.

 

Tipos de tubos: PVC, CPVC, PPR, PEX, PVC Esgoto.

O PVC soldável utiliza adesivo e solução limpadora para fazer a união dos tubos com as conexões, geralmente de cor marrom. Antes de fazer a junção entre as peças é necessário lixar a ponta do tubo e o interior da conexão até desaparecer o brilho da superfície. Em seguida, limpa-se a superfície com um pano e solução limpadora, aplica-se a cola no tubo e na conexão e faz a união entre eles com uma leve torção entre o tubo e a conexão. Com outro pano retira-se o excesso de adesivo. O roscável utiliza uma Tarraxa para fazer rosca na ponta dos tubos e fita veda-rosca para fazer a união dos tubos com as conexões, geralmente são na cor branca. Cuidado para não utilizar fita em excesso porque pode quebrar a conexão e nem faça aperto excessivo.

 

O CPVC – Policloreto de Vinila Clorado – são tubos e conexões de alta resistência mecânica e a corrosão. São indicados para água fria e água quente com temperatura de trabalho de 70ºC e máxima de 80ºC. A instalação é feita por juntas soldáveis com utilização de adesivo, como nas instalações de PVC.

 

O PPR – Polipropileno CopolímeroRandom – são tubos e conexões unidos por termofusão a 260ºC, formando uma tubulação única, sem o risco de vazamentos e sem a utilização de colas e fazer roscas. São indicados principalmente para água quente e dispensa o isolamento térmico, aquele tipo de espuma que envolve as tubulações de cobre.

A temperatura de trabalho é de 70ºC, mas suportam picos de até 95ºC. Essa tolerância é importante para caso haja algum problema no aquecedor.

 

O PEX – Polietileno Reticulado Monocamada – é um sistema de bobinas de tubos (tipo mangueira) ligados a um módulo distribuidor que conduz água fria e principalmente água quente, com temperatura de trabalho a 70 e picos de 95. As conexões são metálicas (em latão) do tipo deslizantes. É um sistema muito indicado para paredes em drywall e edificações com vários ambientes iguais, como um hotel.

 

PVC Esgoto

O PVC Esgoto se divide em duas categorias: a série Normal na cor branca e o série Reforçada na cor cinza claro. Os diâmetros mais comuns são de 40mm, 50mm, 75mm, 100mm, 150mm e 200mm. As conexões das séries normais e reforçada são fabricadas com bolsas do tipo dupla actuação e são acopladas aos tubos de PVC através de anéis de borracha.

 

 

 

Tipos de redes de canalização

                     Canalização de Água - Nas canalizações de água antigas há frequentemente rupturas, infiltrações e água que chega às torneiras com partículas, cor ou sabor estranhos. As pequenas reparações não são mais que, muitas vezes, o adiar da resolução de um problema maior. Os diversos remendos na canalização poderão ter um custo final superior ao da opção definitiva de substituição total da canalização acrescendo os custos de reparações associados às infiltrações e rupturas.

                     Canalização de Esgotos - Apesar de superior à canalização de água, dados os materiais utilizados, também a canalização de esgoto tem um tempo de vida útil, a partir do qual, podem começar a surgir problemas como infiltrações e maus cheiros.

                     Canalizações de Gás - Os problemas nas canalizações de gás podem ter consequências que ultrapassam os prejuízos. O risco de explosão é sério mesmo para pequenas fugas, sendo o risco de vidas uma realidade. Dada a perigosidade, estas instalações estão sujeitas a medidas de fiscalização muito específicas, sendo comum a proibição, por parte das autoridades, do fornecimento de gás a todo o edifício até à correcção ou substituição da instalação.

Normas e regulamentos da canalização

                     Regulamentos de sistema predial;

                     Regulamento de sistema predial de distribuição de águas;

                     Normas de instalação pluviais.

Ferramentas

                     Tenções;

                     Uniões;

                     Fita;

                     Fita métrica;

                     Chave de fenda;

                     Fita de serra.

Materiais

                     Tubos;

                     Válvulas;

                     Uniões;

                     Forquilho duplo;

                     Curvas.

Equipamentos

                     Luvas;

                     Botas;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anexos

Fig. PVC marrom soldável

 

Fig 2: PVC branco roscável

 

Fig 3: conexões ou uniões

F

0 comentários:

Enviar um comentário