Introdução: A maior parte da população moçambicana vive na base da prática de agricultura, a sua alimentação resulta da prática desta actividade agrícola.
A rega
mais eficiente para esta cultura será por gravidade (em sulcos), quando usada
em solos com boa capacidade de retenção de água. Os cuidados a ter em conta na
rega, o solo não pode ficar alagado em nenhuma das fases de desenvolvimento
desta cultura, principalmente depois do transplante e na fase de frutificação.
A variedade em causa é HTX cujo compaso a ser usado é de 35cm*120cm.
O tomate de nome científico
lycorsiipicum esculentum L pertence a família das solanáceas e originário da
costa Oriental. Pois no distrito de Chókwè o tomate e produzido em menor escala
e a venda deste produto tem vindo a crescer devido a produção que maior.
Em Moçambique o período de maior
incidência de pragas e doenças no tomateiro é principalmente de doenças e no
período de verão (Outubro e Marco) e o numero de tratamento fitossanitário deve
ser maior que no inverno (Abril-Setembro).
Justificação
Tendo em
conta que na comercialização dos produtos agrários nem todos os comerciantes
obedecem as regras de marketing (embalagem do produto, higiene, rotulagem). O
presente trabalho tem em vista incentivar os comerciantes a aderirem nas
melhores técnicas de conservação dos produtos.
Objectivo
geral
Promover
marketing e garantir qualidade dos produtos agrários
Objectivos
específicos
Desenvolver
actividades do comércio através do marketing;
Informar
os clientes sobre o produto em venda;
Fornecer
o produto de qualidade aos consumidores.
Garantir
a rentabilidade do negócio.
Os
factores que influenciam na oferta e procura do tomate são: qualidade
do tomate no mercado, preços baixos, abundância do tomate, escassez do tomate
ou bens substitutos, demanda e redução dos custos de produção.
Descrição
Escassez
do tomate: caso o tomate sofra uma redução em sua oferta no
mercado os produtores do mesmo que substitui o primeiro podem se sentir mais
interessados em produzir tomate para satisfazer a demanda que agora está
aberta.
Preços: caso
haja uma elevação de preços no mercado é natural que os produtores sintam mais
propensos, ou seja, mais interessado em produzir o tomate.
Redução
dos custos de produção: em algum momento os preços da
matéria-prima (tomate) sofrem uma determinada redução, assim é possível
produzir uma quantidade superior com quase a mesma quantidade de capital, assim
podem gerar stock, exportar ou até mesmo vender no mercado com um preço
inferior.
Demanda/procura: caso
haja um aquecimento no nível de demanda da sociedade por tomate, é certo que os
produtores elevarão o nível de produção de tomate para satisfazer o mercado.
Aspectos
que influenciam o nível da oferta: no
negócio que são os subsídios do governo ou a eliminação de impostos além da
redução das taxas de juros.
Características
da estrutura do meu mercado:
Ø Não
há interferência por parte dos produtores na determinação dos preços de tomate
e factores de produção;
Ø Tanto
produtores tanto como consumidores tem conhecimento dos preços e quantidade do
tomate oferecido no mercado;
Ø A
entrada de novos concorrentes com suas próprias qualidades do tomate não são
limitadas;
Ø Aumento
de preços, manipulação dos preços com vista a maximizar o lucro do monopolista;
Ø Baixa
oferta do tomate que é oferecido pelo monopolista;
Ø Venda
relativa ou algo parecido com a ideia de leilão, onde o monopolista poderá
vender o tomate por vários preços diferentes, a diferentes seguimentos do
mercado.
Ø O
grande número de vendedores e compradores do tomate no mercado faz com que
nenhum deles isolamentos seja capaz de exercer influência significativa sobre o
preço do tomate.
1c) Para
a formulação de preços/determinação do preço do produto no mercado depende dos
seguintes princípio:
Distribuição
dos custos comuns entre produtos e serviços: onde é
determinada rateio de custos indirecto, apesar de ser uma tarefa muito difícil
de executar porque qualquer critério de rateio escolhido sempre conterá algum
grau subjectividade;
Volume de
produção para cálculos de custos unitário: onde
várias parcelas do custo são primeiramente conhecidas pelo seu valor total e
este deve ser dividido pelo volume de produção ou operação para se chegar ao
custo unitário;
Tributação: onde
uns dos itens formadores do custo e portanto, do preço são os impostos
incidentes sobre o resultado da empresa como é caso do imposto de renda e
contribuição social das empresas pelo sistema de lucro real;
Tratamentos
dos custos variáveis não padronizados: onde na maioria dos casos, os
custos variáveis são bem padronizados;
Inclusão
de todos os custos de oportunidade: onde os denominados custos
«custos não caixa» precisam ser incluídos e alem disso computados
correctamente.
Distorção
do objectivo da formação de preços: onde o processo de formação de
preços não deve buscar, transformar a empresa numa reparadora de custos. Deve
ter antes de tudo o objectivo de análise de preços que eventualmente poderá
mostrar a empresa não tem competitividade para oferecer aquele produto.
Os
factores que influenciam a procura são:
Ø Abundância do produto;
Ø Preços baixos;
Ø Qualidade do produto.
Ø Demanda.
b) Os
factores que influenciam a oferta são:
Ø Concorrência;
Ø Escassez;
Ø Qualidade do produto.
Características
da estrutura do meu mercado:
Ø Não
há interferência por parte dos produtores na determinação dos preços de tomate
e factores de produção;
Ø Tanto
produtores tanto como consumidores têm conhecimento dos preços e quantidade do
tomate oferecido no mercado;
Ø A
entrada de novos concorrentes com suas próprias qualidades do tomate não são
limitadas;
Ø Aumento
de preços, manipulação dos preços com vista a maximizar o lucro do monopolista;
Ø Baixa
oferta do tomate que é oferecido pelo monopolista;
Ø Venda
relativa ou algo parecido com a ideia de leilão, onde o monopolista poderá
vender o tomate por vários preços diferentes, a diferentes seguimentos do
mercado.
Ø O
grande número de vendedores e compradores do tomate no mercado faz com que
nenhum deles isolamentos seja capaz de exercer influência significativa sobre o
preço do tomate.
Processo
de formação de preços de produto:
Ø Distribuição
dos custos comuns entre produtos e serviços;
Ø Volume
de produção para cálculo de custo unitário;
Ø Tributação;
Ø Tratamento
dos custos variados não padronizados;
Ø Inclusão
de todos os custos de oportunidades;
Ø Distorção
do objectivo da formulação do preço.
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