quinta-feira, 20 de maio de 2021

Markentig de producao de Tomate

Introdução: A maior parte da população moçambicana vive na base da prática de agricultura, a sua alimentação resulta da prática desta actividade agrícola.

A rega mais eficiente para esta cultura será por gravidade (em sulcos), quando usada em solos com boa capacidade de retenção de água. Os cuidados a ter em conta na rega, o solo não pode ficar alagado em nenhuma das fases de desenvolvimento desta cultura, principalmente depois do transplante e na fase de frutificação. A variedade em causa é HTX cujo compaso a ser usado é de 35cm*120cm.

O tomate de nome científico lycorsiipicum esculentum L pertence a família das solanáceas e originário da costa Oriental. Pois no distrito de Chókwè o tomate e produzido em menor escala e a venda deste produto tem vindo a crescer devido a produção que maior.

Em Moçambique o período de maior incidência de pragas e doenças no tomateiro é principalmente de doenças e no período de verão (Outubro e Marco) e o numero de tratamento fitossanitário deve ser maior que no inverno (Abril-Setembro).

Justificação

Tendo em conta que na comercialização dos produtos agrários nem todos os comerciantes obedecem as regras de marketing (embalagem do produto, higiene, rotulagem). O presente trabalho tem em vista incentivar os comerciantes a aderirem nas melhores técnicas de conservação dos produtos.

Objectivo geral

Promover marketing e garantir qualidade dos produtos agrários

Objectivos específicos

Desenvolver actividades do comércio através do marketing;

Informar os clientes sobre o produto em venda;

Fornecer o produto de qualidade aos consumidores.

Garantir a rentabilidade do negócio.

Os factores que influenciam na oferta e procura do tomate são: qualidade do tomate no mercado, preços baixos, abundância do tomate, escassez do tomate ou bens substitutos, demanda e redução dos custos de produção.

Descrição

Escassez do tomate: caso o tomate sofra uma redução em sua oferta no mercado os produtores do mesmo que substitui o primeiro podem se sentir mais interessados em produzir tomate para satisfazer a demanda que agora está aberta.

Preços: caso haja uma elevação de preços no mercado é natural que os produtores sintam mais propensos, ou seja, mais interessado em produzir o tomate.

Redução dos custos de produção: em algum momento os preços da matéria-prima (tomate) sofrem uma determinada redução, assim é possível produzir uma quantidade superior com quase a mesma quantidade de capital, assim podem gerar stock, exportar ou até mesmo vender no mercado com um preço inferior.

Demanda/procura: caso haja um aquecimento no nível de demanda da sociedade por tomate, é certo que os produtores elevarão o nível de produção de tomate para satisfazer o mercado.

Aspectos que influenciam o nível da oferta: no negócio que são os subsídios do governo ou a eliminação de impostos além da redução das taxas de juros.

 Características da estrutura do meu mercado:

Ø  Não há interferência por parte dos produtores na determinação dos preços de tomate e factores de produção;

Ø  Tanto produtores tanto como consumidores tem conhecimento dos preços e quantidade do tomate oferecido no mercado;

Ø  A entrada de novos concorrentes com suas próprias qualidades do tomate não são limitadas;

Ø  Aumento de preços, manipulação dos preços com vista a maximizar o lucro do monopolista;

Ø  Baixa oferta do tomate que é oferecido pelo monopolista;

Ø  Venda relativa ou algo parecido com a ideia de leilão, onde o monopolista poderá vender o tomate por vários preços diferentes, a diferentes seguimentos do mercado.

Ø  O grande número de vendedores e compradores do tomate no mercado faz com que nenhum deles isolamentos seja capaz de exercer influência significativa sobre o preço do tomate.

 

1c) Para a formulação de preços/determinação do preço do produto no mercado depende dos seguintes princípio:

Distribuição dos custos comuns entre produtos e serviços: onde é determinada rateio de custos indirecto, apesar de ser uma tarefa muito difícil de executar porque qualquer critério de rateio escolhido sempre conterá algum grau subjectividade;

Volume de produção para cálculos de custos unitário: onde várias parcelas do custo são primeiramente conhecidas pelo seu valor total e este deve ser dividido pelo volume de produção ou operação para se chegar ao custo unitário;

Tributação: onde uns dos itens formadores do custo e portanto, do preço são os impostos incidentes sobre o resultado da empresa como é caso do imposto de renda e contribuição social das empresas pelo sistema de lucro real;

Tratamentos dos custos variáveis não padronizados: onde na maioria dos casos, os custos variáveis são bem padronizados;

Inclusão de todos os custos de oportunidade: onde os denominados custos «custos não caixa» precisam ser incluídos e alem disso computados correctamente.

Distorção do objectivo da formação de preços: onde o processo de formação de preços não deve buscar, transformar a empresa numa reparadora de custos. Deve ter antes de tudo o objectivo de análise de preços que eventualmente poderá mostrar a empresa não tem competitividade para oferecer aquele produto.

     

 Os factores que influenciam a procura são:

Ø  Abundância do produto;

Ø  Preços baixos;

Ø  Qualidade do produto.

Ø  Demanda.

b) Os factores que influenciam a oferta são:

Ø  Concorrência;

Ø  Escassez;

Ø  Qualidade do produto.

 

 

Características da estrutura do meu mercado:

Ø  Não há interferência por parte dos produtores na determinação dos preços de tomate e factores de produção;

Ø  Tanto produtores tanto como consumidores têm conhecimento dos preços e quantidade do tomate oferecido no mercado;

Ø  A entrada de novos concorrentes com suas próprias qualidades do tomate não são limitadas;

Ø  Aumento de preços, manipulação dos preços com vista a maximizar o lucro do monopolista;

Ø  Baixa oferta do tomate que é oferecido pelo monopolista;

Ø  Venda relativa ou algo parecido com a ideia de leilão, onde o monopolista poderá vender o tomate por vários preços diferentes, a diferentes seguimentos do mercado.

Ø  O grande número de vendedores e compradores do tomate no mercado faz com que nenhum deles isolamentos seja capaz de exercer influência significativa sobre o preço do tomate.

 

 Processo de formação de preços de produto:

Ø  Distribuição dos custos comuns entre produtos e serviços;

Ø  Volume de produção para cálculo de custo unitário;

Ø  Tributação;

Ø  Tratamento dos custos variados não padronizados;

Ø  Inclusão de todos os custos de oportunidades;

Ø  Distorção do objectivo da formulação do preço.

 

 

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